Assim como outros tantos empreendimentos do mercado fitness, ter a certeza de que vale a pena abrir um studio de Pilates depende de uma série de estudos e análises. Isso porque, apesar de fazer parte das tendências para o ano, os riscos – principalmente relacionados à sazonalidade – deste tipo de investimento, devem ser considerados.
Além disso, vale reforçar que abrir um studio de Pilates pode não ser o maior desafio da jornada de um empreendedor. Já que a gestão e manutenção do negócio são tão importantes quanto o processo de abertura.
Mas é claro que não estamos aqui para desestimular a sua intenção de mergulhar nesse universo. Até porque sabemos que, se perguntássemos aos mais de 5.800 mil clientes da Tecnofit se vale a pena abrir um studio de Pilates, muitos certamente responderiam que sim!
Ainda mais quando é possível contar com um parceiro estratégico de gestão personalizada, como o Tecnofit Studio.
Então, para te ajudar a esclarecer algumas dúvidas e direcionar os principais custos relacionados à abertura de um studio de Pilates, preparamos este artigo. Aproveite e tenha uma ótima leitura!
Vale a pena abrir um studio de Pilates?
Para saber se vale a pena abrir um studio de Pilates é preciso conhecer o público-alvo e suas principais necessidades, avaliar a concorrência, entender as possibilidades de planos e preços, comparar o investimento com a previsão de faturamento, entre alguns outros fatores.
Por isso, assim como qualquer outro investimento em uma empresa, antes de tomar uma decisão é preciso fazer uma pesquisa de mercado e garantir a habilidade – além das melhores soluções – para gerenciar o negócio.
Como anda o mercado de Pilates?
Segundo o Sebrae, nos últimos 15 anos, percebemos uma alta procura por produtos e serviços que proporcionam, além de atividades físicas que promovam a melhora do condicionamento físico, soluções que ajudem na prevenção de doenças, elevação do bem-estar e autoestima, além de resultados em relação ao equilíbrio físico e mental.
Também de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, esse cenário fez com que o Pilates se tornasse a atividade física que mais cresceu em relação à demanda nos últimos 10 anos.
Quando olhamos para os últimos acontecimentos – não só no Brasil, mas no mundo -, a pandemia da Covid-19 também contribuiu com o impulsionamento da demanda por exercícios físicos que possam ser realizados em casa ou em locais alternativos, como é o caso do Pilates – o qual não precisa de equipamentos sofisticados para sua realização.
Hoje, o mercado do Pilates no Brasil conta com uma série de studios e profissionais cada vez mais especializados na modalidade. Além, é claro, de novidades em equipamentos e acessórios surgindo de forma consistente com a procura.
Outros estilos da modalidade também foram criados para atender os diferentes perfis de alunos. Além do Pilates Clássico, hoje é possível encontrar studios personalizados que oferecem Power Pilates, Pilates Contemporâneo, Pilates Aéreo, Pilates Funcional, entre outros.
Considerando esse cenário – e as tendências do mercado fitness em geral, a situação do Pilates do Brasil pode ser considerada em expansão. No entanto, vale acompanhar qualquer tipo de mudança na economia, política e saúde pública, entre outros aspectos que podem impactar o mercado de diferentes maneiras.
Quem pode abrir um studio de Pilates?
Qualquer pessoa pode abrir um studio de Pilates. É indicado, apenas, ter experiência no mercado e em gestão de negócios.
No entanto, apenas dois profissionais são habilitados para ministrar aulas de Pilates no Brasil: Fisioterapeuta e o Profissional de Educação Física. Isso significa que é obrigatório que os profissionais sejam graduados em uma das áreas e devidamente registrados e regulamentados nos Conselhos Profissionais vinculados – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Conselho de Educação Física, respectivamente.
Qual o custo para montar um studio de Pilates?
Para ter uma visão clara de todos os custos necessários para montar um studio de Pilates é preciso investir em um plano de negócios bem estruturado que contemple os principais custos e despesas iniciais e fixos – como contratações, aluguel, manutenções e reformas, obtenção de licenças e autorizações necessárias -, além de projeções de receita, estratégia de marketing, entre outros fatores.
Abaixo detalhamos alguns deles. Confira:
Custos para legalizar e regulamentar a empresa
O Brasil é considerado um dos países com maior volume e mais altas taxas para abrir – e manter – uma empresa, por isso os custos com a burocracia precisam ser considerados para garantir a legalização do negócio e evitar qualquer tipo de multa por não conformidade com a legislação posteriormente.
O valor gasto nesses processos deve considerar honorários de contabilidade, registro de empresa e pagamento de taxas.
Custos com a estrutura
O valor deve variar de acordo com o aluguel ou compra do imóvel, além de gastos com possíveis manutenções, como reforma, decoração, instalações e compras de móveis. Tudo também vai depender do tamanho, localização e itens escolhidos.
Custos com equipamentos e acessórios de Pilates
A dica para começar a investir em um studio de Pilares é dar preferência para aparelhos multifuncionais, nos quais os alunos podem realizar diversos tipos de exercício e movimento. Os principais equipamentos para essa modalidade são: Cadillac, Ladder Barrel, Reformer e Step Chair.
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Além deles, é fundamental fazer a compra de acessórios básicos, como: Bolas de Pilates, Caixa Reformer, Faixa Elástica, Kit de Halteres, Rampa, entre outros.
É muito provável que o maior investimento do studio de Pilates seja em relação aos equipamentos e acessórios, mas é também um dos diferenciais atrativos para os alunos. Por isso, a orientação é procurar aparelhos de alta qualidade para minimizar custos de manutenção, reparos ou trocas.
Custos com marketing e divulgação
Para que seu studio de Pilates seja conhecido e reconhecido no mercado, as estratégias de marketing têm um papel fundamental. No entanto, a verdade é que os custos com a divulgação também podem variar bastante conforme os caminhos escolhidos.
É possível definir uma estratégia que priorize desde o contato orgânico com o cliente por meio da divulgação de conteúdo nas páginas do site e redes sociais, até investimento em anúncios pagos, eventos, materiais impressos, entre outros.
E apesar de ser um importante custo inicial, vale reforçar que os esforços em marketing devem fazer parte de toda a vida do empreendimento, com foco na atração e retenção de clientes, propagação da marca, entre outros objetivos.
Considerando os custos listados acima e um capital de giro de aproximadamente R$ 10 mil, estudos de especialistas estimam que o investimento inicial para abrir um studio de Pilates de pequeno a médio variam em torno de R$ 30 mil a R$ 75 mil.
Quanto fatura em média um studio de Pilates?
Da mesma forma que os custos, o faturamento de um studio de Pilates pode variar de acordo com vários fatores: se é uma empresa credenciada ou franquia, localização, volume de alunos e preço dos planos, entre outros.
Segundo empresas do setor, um studio de Pilates de 40 alunos com o valor de R$ 300,00 por mês pode girar em torno de R$ 15 mil reais. Para franquias, o lucro pode variar entre R$ 3 mil e R$ 6 mil por mês.
É melhor investir em credenciamento ou franquia para estúdio de Pilates?
Para avaliar a comparação entre abrir um studio de Pilates no modelo de franquias ou credenciamento, vale entender a diferença entre os dois conceitos. Explicamos abaixo os principais detalhes entre as modalidades, assim como seus prós e contras. Conheça:
Credenciamento
É uma modalidade nova, oferecida por apenas uma marca de Pilates no Brasil. Nela, o empreendedor pode investir em pacotes de acordo com o que faz mais sentido para a sua realidade. Permite um investimento inicial mais baixo e garante mais liberdade para o proprietário do negócio – como os serviços oferecidos, itens decorativos ou estratégia de marketing, por exemplo.
Prós
As principais vantagens de abrir um studio de Pilates pelo modelo de credenciamento são:
- Reconhecimento de marca no mercado.
- Investimento inicial mais baixo.
- Liberdade para adaptações pontuais.
- Consultoria em áreas variadas, como capacitação em marketing e gestão.
Contras
Enquanto algumas das desvantagens dessa modalidade são:
- Limitação em relação aos equipamentos escolhidos.
- Falta de liberdade para adaptação de aparelhos e formato do studio.
- Possibilidade de pouca conexão entre a marca e o público-alvo.
Franquias
A modalidade de franquias já é bastante conhecida no mercado fitness, principalmente pelas grandes redes de academia, como SmartFit e BlueFit, por exemplo. Funciona como um modelo de negócio pronto, com alta escalabilidade.
Para investir em uma franquia é fundamental entender as políticas, procedimentos e custos envolvidos. Assim como o suporte que a franqueadora oferece e em quais períodos.
Prós
O lado bom de investir em franquias de Pilates gira em torno das seguintes vantagens:
- Reputação de marca, que pode ajudar a atrair clientes desde o início.
- Suporte e treinamento para ajudar na gestão, marketing e vendas.
- Modelo de negócio pronto e comprovado, que pode reduzir os riscos.
- Aquisições de equipamentos e suprimentos em alta escala, o que promove a economia de custos.
Contras
Assim como o modelo de credenciamento, as franquias também têm algumas desvantagens:
- O investimento inicial pode ser alto, incluindo taxas e royalties.
- O proprietário tende a ter menos controle sobre as decisões de equipamentos e fornecedores.
- Algumas restrições de localização também podem ser impostas pelas franqueadoras.
- Baixa personalização do negócio.
Conclusão
Apesar de desafiador, abrir um studio de Pilates pode ser uma oportunidade gratificante: além de entrar no mundo do empreendedorismo, o negócio ainda ajuda as pessoas a alcançarem seus objetivos de saúde e bem-estar.
E conforme abordamos ao longo do artigo, a gestão da empresa é tão importante quanto os processos de abertura. Por isso, é fundamental se cercar com conteúdo relevante e parceiros que possam contribuir com essa jornada, como é o caso da Tecnofit.
O sistema de gestão Tecnofit Studio certamente vai ajudar a ter uma resposta positiva ao se perguntar se vale a pena abrir um studio de Pilates. E você pode fazer um teste agora mesmo para comprovar tudo o que a solução pode fazer pela sua empresa. Aproveite!