Em um studio de pilates, a ocupação da grade horária costuma ser um desafio para grande parte dos gestores, especialmente quando se fala das turmas em horários menos concorridos.
Oferecer descontos pode ser uma estratégia para chamar mais alunos para treinarem nas turmas da tarde, mas não é a única.
Pensando em ajudar você a aumentar cada vez mais a ocupação da grade horária do seu studio, convidamos o Nanndo da Mobilize Pilates para compartilhar as estratégias que o levaram a saltar de 6 para 70 alunos ativos em menos de um ano.
Aqui vale um spoiler: para colocar as dicas do Nanndo em prática no seu studio, é preciso que você como gestor esteja disposto a se dedicar, acompanhar resultados de forma constante e estar preparado para ajustar as metas e os planos regularmente.
Mas isso não significa que você deverá fazer tudo sozinho. Na verdade, a tecnologia é uma ótima aliada de quem almeja conquistar um studio de sucesso!
Então, vamos ao depoimento do Nanndo? Boa leitura!
Você que é um gestor de studio de pilates – ou de qualquer outra empresa do segmento fitness – com certeza sentiu os impactos na pandemia na sua empresa, certo? Comigo não foi diferente. Após o baque de precisar fechar as portas e perder muitos alunos, resolvi mergulhar em conhecimento, arregaçar as mangas e colocar em prática várias estratégias para recolocar o meu negócio nos trilhos.
Bom, mas antes de mais nada, deixa eu me apresentar. Meu nome é Luiz Fernando Garbelotti, mas todos me conhecem como Nanndo. Sou Educador Físico e, em 2010, realizei o sonho de ter meu próprio studio de pilates, que no começo era chamado simplesmente de “Studio Pilates”. Anos depois cheguei ao nome de hoje, Mobilize Pilates.
Meu negócio próprio crescia a passos largos – cheguei a ter 5 studios simultaneamente! Foi uma fase de muito aprendizado e amadurecimento. Em dezembro de 2019 centralizei em um único espaço e resolvi alavancar o mesmo, tinha acabado de mudar para um imóvel maior, fizemos reformas, personalizamos do ambiente, adquirimos equipamentos novos, estava lindo, pronto para começar. Porém, com a chegada da pandemia, tudo mudou.
Foram quase 7 meses com as portas fechadas, tendo que lidar com os custos e cobranças que não paravam de chegar. Consegui manter alguns alunos tendo aulas na modalidade online, mas estava bastante desmotivado com o que viria pela frente.
No pilates quem cai….. levanta e levanta com postura
Enquanto isso, aproveitei para me alimentar de muito conhecimento teórico através de livros, mentorias, cursos online, enfim, tudo o que me ajudasse a ter um norte para investir em uma gestão mais profissionalizada do meu próprio negócio.
Quando 2021 começou, movido pelo começo de um novo ano e cheio de esperança, coloquei na minha cabeça que eu faria a minha tentativa final de reerguer a Mobilize Pilates, iria aplicar o que aprendi e vivi em todos esses anos. Todo o aprendizado teórico foi transformado em estratégia. Fui estabelecendo novos processos de gestão, aperfeiçoei o meu modelo de trabalho e repaginei o studio para aumentar sua capacidade máxima.
Sabe aquilo que dizem sobre escrever as suas metas, para que elas sejam algo visual e, diariamente ao olhar para elas, você consiga se sentir mais motivado para atingi-las? Foi o que fiz: em janeiro de 2021, escrevi o passo a passo de como eu sairia da marca de 6 para 70 alunos.
Como o Sistema Tecnofit me ajudou a atingir esse objetivo?
Em fevereiro de 2021 comecei a usar o Tecnofit para me auxiliar nesse modelo de gestão que eu tinha em mente, ou seja, uma gestão profissionalizada, capaz de transformar a Mobilize Pilates em uma empresa, deixando para trás a “eupresa” que existia até então.
O sistema me ajudou muito desde o início, comecei a explorar cada aba e usar o máximo possível. Com os indicadores nas mãos e uma parte do operacional automatizada (cobranças, pagamentos, mudanças de agenda via app, etc), foi mais fácil focar no que realmente importava: MEU CRESCIMENTO!
A possibilidade de centralizar minha operação em um único espaço me poupou bastante tempo. Cruzar informações de planos e agendamentos em tempo real, a facilidade em opções de recebimentos, automatizar cobranças e ainda disponibilizar um aplicativo aos alunos com certeza estão entre os grandes diferenciais que eu posso destacar sobre o sistema.
“Não dá pra crescer com pensamento pequeno de EU empresa, para alavancar é necessário profissionalizar”
Superando o desafio da grade horária menos concorrida
Lembra do objetivo que eu tinha estabelecido em janeiro de 2021? Pois bem, em novembro do mesmo ano eu bati essa meta. A conquista foi muito celebrada, afinal, era uma meta ambiciosa.
Sabe aquilo que eu comentei sobre transformarmos nossas metas em algo visual, para sempre nos lembrarmos do nosso objetivo e ao mesmo tempo conseguirmos entender se estamos no caminho certo? Pois bem, olha aqui embaixo um dos gráficos que eu acompanhava regularmente e que mostra a meta atingida!
Como você pode ver, o resultado não vem de um dia para o outro e é fruto de muita dedicação, tentativa e erro, além da busca por novos métodos que nos aproximem cada vez mais do nosso objetivo.
Entre esses métodos, quero compartilhar 4 estratégias que você colocar em prática no seu studio de pilates para aumentar o número de alunos com foco em preencher a grade horária naqueles horários mais desafiadores e menos concorridos, no período da tarde entre 14h e 17h.
Nesse caso, temos um desafio real: o horário da tarde realmente é menos concorrido, isso é um fato e não temos o poder de mudar essa realidade. Nossa missão como gestores é tornar esse horário mais atrativo.
Vale lembrar que essas estratégias não são “receita de bolo”, nem fórmula mágica, muito pelo contrário. São, na verdade, dicas que exigem do gestor muito jogo de cintura para colocar a mão na massa e fazer adaptações de acordo com a própria realidade. Então, vamos a elas?
4 dicas para preencher a agenda da tarde
Como eu falei, a agenda da tarde em um negócio fitness, seja ele uma academia tradicional ou um studio de pilates, é naturalmente mais ociosa, afinal, coincide com a jornada de trabalho da maioria das pessoas. Então, como preencher a grade horária para garantir uma empresa mais lucrativa? Aqui vão 4 dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo.
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1. Estabeleça um horário promocional
Não temos como obrigar nenhum aluno a deixar de frequentar o studio no horário nobre e fazer uma aula de pilates no meio da tarde. Porém, podemos “enfeitar” esse período do dia para que ele fique mais atrativo para o público.
Então, a dica é oferecer 10% de desconto para os alunos que se matricularem nos horários entre 14h e 17h.
Mas atenção: para essa estratégia não ser um tiro no seu pé, é fundamental que a precificação do seu studio de pilates esteja em dia. Caso contrário, um desconto mal formulado poderá impactar diretamente no ticket médio e no seu faturamento mensal.
“Um pré-requisito fundamental para essa dica ser colocada em prática é que a precificação esteja em dia, evitando que os descontos comprometam o seu ticket médio alvo”
2. Direcione a sua estratégia de vendas às pessoas certas
Ok, você definiu que irá oferecer esse horário promocional em seu studio, o próximo passo é anunciá-lo para todo mundo, certo? Errado!
Você precisa anunciar esse benefício às pessoas certas, que tenham reais condições de frequentar o seu studio no horário promocional. Afinal, você não quer que nenhum aluno tenha problemas com o chefe por causa das aulas, não é mesmo?
Pensando nisso, você pode direcionar a sua divulgação para públicos como aposentados, autônomos, empresários, pessoas que trabalham de forma remota, etc. Ao anunciar nas redes sociais, por exemplo, você pode definir exatamente o público que deseja atingir.
Inclusive, no seu discurso de vendas, foque na exclusividade que as pessoas terão ao treinar em um horário menos concorrido, tendo a chance de contar com um atendimento individualizado.
3. Ofereça ativamente o benefício aos atuais clientes
Entre os seus alunos, há algum aposentado que faz aulas pela manhã? Ou algum empresário que frequenta o studio às 19h?
De olho nesses perfis de alunos, ofereça ativamente o benefício de treinar em um horário menos concorrido, podendo contar com um atendimento personalizado e ainda pagar menos por isso.
Essa abordagem pode ser feita tanto no dia a dia, durante as aulas, quanto no momento de renovação do plano.
Em um primeiro momento, talvez você possa pensar que essa não é uma estratégia muito inteligente, afinal, você estaria tirando um aluno que está pagando o preço cheio para direcioná-lo a um horário promocional.
Mas é preciso encarar essa dica como uma estratégia de longo prazo focada em ajuste de produtividade. Afinal, ao mesmo tempo em que é muito dificil preencher os horários ociosos, no futuro um prospect poderá procurar o seu studio querendo treinar no horário nobre e não encontrará nenhuma vaga disponível.
4. Aproveite o Gympass
Se você ainda não aceita o Gympass no seu studio, eu recomendo muito que você repense essa estratégia, afinal, esse benefício empresarial funciona como uma ponte entre o cliente e o seu studio.
Vale reforçar que você tem a possibilidade de criar regras específicas para a utilização do benefício no seu studio, restringindo o agendamento justamente para o horário promocional.
E aí, bora lotar a grade horária do seu studio de pilates?
A você que leu tudo o que eu falei até aqui, quero te dizer que com dedicação, paciência e força de vontade é realmente possível fazer o seu studio de pilates crescer e lotar a sua grade horária até mesmo naqueles períodos do dia que são menos procurados.
Após atingir a marca de 70 alunos, continuei colocando em prática as estratégias que me ajudaram a chegar onde cheguei e fui fazendo crescer ainda mais a minha carteira de clientes. Atualmente, temos uma média de 90 a 95 alunos ativos na Mobilize Pilates.
“Atualmente, temos uma média de 90 a 95 alunos ativos na Mobilize Pilates!”
Além disso, reforço que ninguém faz nada sozinho. No meu caso, além de contar com muitos mentores para aprender tudo o que eu sei hoje, também tive a ajuda de pessoas e um sistema que realmente facilita muito o dia a dia de um gestor de studios.
Ainda nesse tópico de que juntos vamos mais longe, quero te contar que atualmente eu também presto consultoria para outros studios com foco na alavancagem e desenvolvimento de gestão. Aproveite para me seguir no Instagram, conheça melhor o meu trabalho e me mande uma mensagem. Eu tenho certeza que posso ajudar você a também transformar o seu studio em um case de sucesso!