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6 dicas para fazer seu studio de dança crescer
Marketing e Vendas

6 dicas para fazer seu studio de dança crescer

Conhecer o público-alvo, investir em estratégias de marketing, promover experiências diferenciadas. Além de promover aulas dinâmicas e divertidas, saiba como conquistar excelentes resultados com esse tipo de negócio!

Quem dança, seus males espanta! Tudo bem, sabemos que o ditado não é bem assim, mas a licença poética vale, considerando todos os benefícios que um studio de dança pode proporcionar aos seus alunos. 

Dançar traz vários impactos positivos para a saúde física e mental. É justamente por isso que a tendência é que cada vez mais pessoas procurem por esse tipo de atividade. E mais do que estar preparado para receber novos clientes, é importante conhecer algumas dicas para impulsionar o seu negócio, aproveitando o movimento do mercado. 

Para isso, é preciso muito mais do que um bom serviço. A gestão adequada, investimento em marketing, conhecimento do público-alvo e o fortalecimento da imagem da marca também estão atrelados ao sucesso de um studio de dança. 

E como, aqui na Tecnofit, nosso maior objetivo é justamente o sucesso dos empreendedores fitness, trouxemos neste artigo uma série de dicas para fazer seu studio de dança crescer. Spoiler: são bem mais de seis! Fique por aqui para acompanhar nossas sugestões. 

1. Escolha um nicho para o seu studio de dança

Foco: a vida de empreendedor provavelmente vai te ensinar a importância dessa palavra antes do que você imagina. Ao montar uma academia ou studio de dança, é primordial filtrar os tipos de serviços ou modalidades oferecidos no seu estabelecimento. 

E, sim. Muitas vezes, a vontade é de abraçar o mundo! Mas o foco vai te ajudar a criar uma estratégia muito mais assertiva e relevante para o seu público-alvo, imagem da marca, investimento em marketing e vendas e outras decisões que direcionam o crescimento do seu studio de dança. 

2. Tenha um público-alvo bem definido

E falando em foco, ele também vale para a definição do seu perfil de clientes ideal: o público-alvo do seu studio de dança! Qual(is) idade(s) você pretende atingir? Seu studio de dança terá turmas para crianças, adultos e idosos ou apenas para uma faixa etária definida?

Respondendo a algumas questões como essas, você conseguirá elaborar melhor as estratégias de marketing e vendas. É possível determinar alguns períodos do ano em que talvez valha a pena aplicar preços mais atrativos para captar mais alunos. 

Faça uma pesquisa de campo e escolha executar essas ações em meses estratégicos. Qual foi o mês que seu studio foi mais procurado? Com base nisso, fica mais fácil definir suas ações.

3. Presença digital e inbound marketing

Apesar de as estratégias de marketing tradicional ainda serem muito eficazes para alguns nichos e objetivos, o marketing digital já não pode mais ficar fora do seu planejamento! 

De acordo com o relatório de impacto econômico do Google, a plataforma Ads movimentou 104,5 bilhões de reais no Brasil em 2022, a maior parte do investimento proveniente de pequenos negócios, como um studio de dança. E não para por aí: as expectativas de gasto global com anúncios digitais deve chegar a US$ 526 bilhões em 2024, 55% a mais do que em 2019

Estatísticas como essas mostram a importância de estar “nas redes” para promover conexões com seus alunos e potenciais clientes. Mas além disso, é interessante contar com parceiros estratégicos para investir em práticas de inbound marketing, as quais são responsáveis por fomentar o relacionamento com os leads, a fim de concretizar novas vendas. 

4. Criação de conteúdo (de qualidade) nas redes sociais

Mas se você acha que ainda não é o momento de investir em anúncios pagos para potencializar a visibilidade, outra estratégia muito importante para aumentar o relacionamento com os seus seguidores é investir em conteúdo de qualidade nas redes sociais. 

E a regra aqui é buscar a diferenciação dos concorrentes. Fique por dentro das novidades desse universo, acompanhe as tendências, “memes” da vez, e conversas que estão rolando nesses canais para incluir o seu negócio!

Que tal fazer um vídeo curto com os melhores momentos das aulas no seu studio de dança?

5. Fortaleça o branding da sua marca

O que torna um chinelo, Havaiana. Uma esponja de aço, o Bombril. Uma cola instantânea, o Super Bonder. O nome disso é branding! E quem não quer que o nome do seu studio de dança seja confundido com a categoria, de tão conhecido? 

Quando mais pessoas conhecerem e admirarem o seu negócio, maiores são as chances de prospecção de alunos. E para isso, é necessário seguir uma série de dicas. 

O primeiro passo para o reconhecimento – além da qualidade do trabalho e do atendimento – é fortalecer o branding do seu studio. Você tem um site? Cartão de visita? Como está a comunicação da fachada do seu studio? Todos esses pontos contribuem muito para a visibilidade do seu negócio fitness.

6. Aposte em parcerias estratégicas

É difícil um empreendedor discordar que o networking é tudo, né? Se você está iniciando a carreira como gestor(a) de um studio de dança, procure estabelecer parcerias estratégicas para tornar sua empresa cada vez mais conhecida! 

Além disso, se você oferecer um serviço de qualidade com experiências diferenciadas, com apoio desses parceiros, com toda certeza atrairá mais alunos.

Dicas extras! 

Achou que tinha acabado por aqui? A gente avisou que tinha muito por vir. Além dessas dicas, fundamentais para fazer o seu studio de dança crescer, trouxemos mais algumas sugestões que podem te ajudar a se diferenciar em meio a um mercado tão concorrido. Confira! 

Participe de eventos do seu segmento

Além de maximizar a visibilidade da sua marca em eventos, shows, apresentações, congressos e feiras, essa é uma boa oportunidade para se posicionar como especialista nas modalidades de dança oferecidas no seu studio. Fique por dentro dos eventos realizados na sua comunidade e avalie a possibilidade de criar um, para receber alunos e interessados. 

Já pensou em ter um parceiro para transformar a gestão do seu negócio fitness? Clique aqui e descubra como a Tecnofit pode ser o apoio que você precisa para alcançar o sucesso!

Ofereça aulas experimentais gratuitas

Já parou para pensar na quantidade de objeções que as pessoas podem ter para fazer a matrícula em um studio de dança? Desde não saber dançar, até a vergonha, falta de conhecimento sobre as técnicas de diferentes modalidades e sobre os benefícios da prática. 

E boa parte delas pode ser quebrada com aulas experimentais! 

Essa é uma oportunidade para que os alunos conheçam melhor o seu espaço e as modalidades oferecidas sem compromisso. É uma forma de criar uma conexão de confiança, que pode fazer toda a diferença nas técnicas de vendas. 

Invista em treinamento e qualificação dos professores

Se você acompanha o blog da Tecnofit sabe o quanto reforçamos a importância de instrutores especializados e engajados. Muito mais do que orientar a técnica, eles são responsáveis por motivar os alunos a conquistarem seus resultados, o que tem impacto direto nos índices de fidelização. 

Por isso, se possível, não deixe de investir na contratação especializada e no desenvolvimento desses profissionais, seja nas hard ou soft skills. 

Crie um programa de fidelidade para os alunos

E falando em índices de fidelização, outra excelente estratégia para garantir a motivação e retenção dos alunos é por meio de um clube de fidelidade, que oferece prêmios em troca do compromisso com o studio de pilates. 

Você pode reconhecer os alunos que pagarem a mensalidade em dia, contratarem planos mais robustos ou fizerem a matrícula em mais de uma modalidade, por exemplo. Entre os prêmios, escolha algo atrativo, como descontos, produtos personalizados ou programas de aulas exclusivas. 

Diversifique as modalidades de dança oferecidas

Outra forma de fazer seu studio de dança crescer é aumentando as fontes de receita. E um exemplo disso é diversificar as modalidades de dança oferecidas. Isso pode fazer com que mais pessoas tenham interesse no seu estabelecimento. Mas para isso, lembre-se de considerar o foco no público-alvo e nos serviços que fazem sentido para a sua empresa. 

Organize workshops com profissionais convidados

Seja pela arte ou pelos objetivos fitness, o serviço de um studio de dança pode ser complementado com momentos de geração de valor, com palestras, workshops ou aulas especiais com dançarinos ou coreógrafos renomados. Isso certamente vai fazer com que os alunos reforcem a conexão e admiração pelo seu espaço, além de atrair novos clientes. 

Incentive depoimentos e avaliações dos alunos nas redes sociais

Estar nas redes não significa que você precisa ser sempre o locutor dos seus benefícios. Incentivar que os alunos do seu studio de dança compartilhem a experiência das aulas nas suas próprias redes sociais, marcando sua página, também é uma excelente forma de promover a visibilidade. E ainda melhor: de maneira orgânica! 

Crie espaços e momentos, como aulas especiais, desafios, apresentações e eventos em que eles se sintam à vontade para contar para os seus seguidores. 

Promoções e pacotes especiais

Principalmente em momentos de baixa procura, apostar em ofertas especiais pode ser uma forma de melhorar os resultados do seu studio de dança – ou, ao menos, não deixá-los caírem! Avalie o melhor momento para promover pacotes de mensalidade com descontos especiais ou outros formatos de promoção, como a matrícula grátis para quem levar um amigo, por exemplo. 

Promova concursos e desafios

É muito comum que os studios de dança promovam apresentações temáticas ou de final de ano para o público externo. Mas, dentro de casa, você também pode criar pequenos desafios ou concursos saudáveis para que os alunos desafiem seus limites e se desenvolvam nas suas modalidades, aumentando o engajamento. 

Conclusão

Sabemos que todas essas dicas contribuem, e muito, para o crescimento do seu studio de dança. Mas também vale ressaltar que uma gestão facilitada e eficiente é imprescindível em qualquer negócio fitness. 

Não importa o tamanho, modelo ou o serviço oferecido, o importante é contar com a praticidade na hora de gerenciar horário de aulas, turmas, alunos, pagamentos e controle financeiro em geral.

Por isso, queremos que você conheça a Tecnofit e simplifique a gestão do seu studio de dança! Faça um teste gratuito e contrate o plano de acordo com a quantidade de alunos matriculados.

Quer saber mais sobre como fazer seu studio de dança crescer? 

Aqui na Tecnofit temos o compromisso de promover conteúdo de qualidade e soluções completas e inovadoras para que os empreendedores fitness possam garantir excelentes resultados para os seus negócios. Confira outros artigos de blog sobre o assunto e aproveite as nossas dicas!

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