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Social media para Personal Trainer: quais as melhores estratégias
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Social media para Personal Trainer: quais as melhores estratégias

Saiba como melhorar seus resultados a partir da produção de conteúdo em mídias sociais.

Personal Trainer trabalhando para se destacar nas redes sociais

Pode ser difícil de acreditar: há algum tempo, as pessoas usavam enormes listas amarelas para buscar o contato de profissionais, empresas e pessoas com as quais precisavam conversar. Hoje – e não tão depois, para falar a verdade – difícil mesmo é encontrar alguém que não marque presença digitalmente para garantir melhores resultados de busca e novos clientes, como é o caso de social media para Personal Trainer. 

Para os quase 26 milhões de profissionais liberais atuantes no Brasil (segundo o IBGE), as redes sociais tornaram-se grandes vitrines para seus produtos e serviços. E além de serem usadas como as obsoletas listas telefônicas, ainda permitem a criação de uma relação com seus clientes. 

Uma pesquisa com mais de 2 mil usuários brasileiros do Instagram, feita pela Opinion Box no começo de 2023, revelou que 79% das pessoas acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas; e 44% já usaram a plataforma para conversar com essas organizações. 

No caso de Personal Trainers não é diferente. Com o mercado fitness em ascensão em paralelo ao crescimento das redes sociais – tanto em números, quanto em relevância -, criar estratégias de marketing pessoal e profissional é uma ótima oportunidade para melhorar seus resultados. 

Continue acompanhando este artigo para conhecer a importância da atuação em social mídia para Personal Trainers e quais são as melhores estratégias. 

Como divulgar seu trabalho de Personal Trainer?

No Brasil, diferentemente de outras profissões, como Médicos ou Advogados, os profissionais de Educação Física não têm restrições para divulgar seus trabalhos nas mídias sociais. 

No entanto, como órgãos responsáveis por regulamentar a profissão, o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e Conselho Regional de Educação Física (CREF), são responsáveis por garantir que esses profissionais mantenham boas práticas nas suas estratégias de marketing, de acordo com os seus Códigos de Ética. 

Isso inclui evitar fazer promessas irrealistas sobre resultados, ou fornecer informações falsas sobre saúde e programas de treinamento, além de usar corretamente seus títulos profissionais. 

Além dessas premissas, existem algumas dicas interessantes para planejar a divulgação dos seus serviços nas redes sociais. Conheça algumas delas: 

Determine seu público-alvo

Uma das grandes vantagens da utilização de social media para Personal Trainers é exatamente a expansão dos seus potenciais clientes. No entanto, quantidade nem sempre significa qualidade. 

É fundamental entender qual é o público-alvo que mais faz sentido para o seu modelo de atuação para identificar a melhor rede social para investir, além de preparar um calendário editorial e estratégias de relacionamento que tenham conexão com essas pessoas. 

Mantenha sua conta pessoal e profissional separada

Apesar de ser comum encontrarmos influenciadores que misturam suas redes sociais pessoais com as profissionais, a dica aqui é mantê-las separadas, principalmente no início dessa transição ou criação de uma página de social media para Personal Trainer. 

Dessa forma, você pode ter a liberdade e privacidade para realizar as publicações pessoais para o seu grupo de seguidores mais próximos, enquanto dá foco e orientação às editorias de Personal Trainer na página profissional, sem precisar se preocupar em invadir ambos os espaços. 

Crie um calendário editorial estratégico

Depois de entender quem você deseja impactar e o melhor formato, é importante definir como vai fazer isso. E uma das dicas é criar um calendário editorial estratégico, com todo tipo de conteúdo sobre o qual você é especialista e que vai gerar valor para seus alunos, seguidores e potenciais clientes. 

Entenda também, dentro do calendário de eventos e datas comemorativas do ano, aquelas que se conectam com o seu negócio. Carnaval, início do verão e inverno, por exemplo. Outra boa sugestão é criar conteúdos episódicos – como se fosse uma série, para seus seguidores criarem o hábito de acompanhar periodicamente. Todas as segundas-feiras, dicas de treino de 30 minutos, por exemplo. 

Produza conteúdo de qualidade

Com tantos profissionais nas redes sociais e tanto conteúdo disponível na internet, o que vai fazer com o que seu conteúdo se diferencie dos concorrentes tem muito a ver com a qualidade oferecida. 

Para isso, estude quais são as tendências das redes sociais que decidir trabalhar; se possível, invista em equipamentos técnicos de qualidade; dedique tempo de qualidade para fazer gravações, criações visuais e publicações; e construa o conteúdo buscando oferecer mais – e melhor – do que seus concorrentes. 

Junte forças com um influenciador

Em 2022, um estudo da Spark e Instituto QualiBest, mostrou que 76% das pessoas já tinham comprado um produto ou serviço graças à recomendação de um influenciador digital. Dados como esse comprovam a relevância desses profissionais nas redes sociais. 

Considerando esse cenário, unir forças ou até mesmo contratar um influenciador ou micro influenciador para divulgar o trabalho de Personal Trainer pode ser uma ótima ideia. Outra opção é oferecer o pagamento por permuta para um influenciador da sua região. Ou seja, treiná-lo para que ele possa compartilhar os treinos nas suas redes. 

Use hashtags

Conhecidas pelo símbolo de jogo da velha, as hashtags são usadas para facilitar a busca por palavras, termos ou conceitos relevantes – os quais são transformados em hiperlink e levados para um grupo de pesquisa sobre o mesmo assunto. 

No caso do mercado fitness, o uso de hashtags pode aproximar e conectar usuários, profissionais e alunos que buscam por termos parecidos. E essa técnica tem potencial de levar o seu conteúdo para mais pessoas com os mesmos interesses, ajudando a melhorar os resultados da sua página. 

Monitore seus resultados 

Por último, mas não menos importante: para qualquer investimento em social media de Personal Trainer, é preciso medir os resultados. Afinal, você só vai saber o quanto cada conteúdo, planejamento e interação com influenciadores valeu a pena, se puder absorver o retorno dessa estratégia. 

Monitore não apenas os resultados de engajamento das próprias plataformas, mas também o quanto esses investimentos resultaram em conversão. E, a partir disso, tome decisões estratégicas para mudança de rota ou outros esforços para otimizar seus números. 

Quais são as estratégias mais eficientes para o marketing pessoal de Personal Trainer?

São várias as estratégias de marketing para divulgar o trabalho de Personal Trainer de forma digital. A escolha pela mais eficiente vai depender do seu objetivo, tempo e recursos disponíveis para investimento, perfil do público-alvo, entre outras variáveis. Conheça as principais e avalie o que trará melhores resultados para você: 

Conteúdo de social media para Personal Trainer

A todo momento, as redes sociais criam espaços para desenvolvimento de novos negócios e empresas. O relacionamento entre Personal Trainer e seguidores promove o posicionamento como especialista no assunto, torna a marca e negócio mais conhecidos, facilita a comunicação, promove um ambiente de confiança, entre outras tantas vantagens. 

O principal investimento nessa estratégia gira em torno do planejamento e produção do conteúdo, criação de publicações – sejam elas posts estáticos, vídeos, áudios, entre outros formatos -, e monitoramento dos resultados. 

SEO ou otimização para buscadores 

Outra estratégia de marketing digital é a produção de conteúdo para sites, normalmente por meio de blog, para que os buscadores – como o Google, por exemplo – entendam a relevância da página e promovam a visibilidade nas suas primeiras páginas. 

Pode ser uma boa alternativa para Personal Trainers. Afinal, ainda vai contribuir com a construção de uma página completa, que oferece valor para quem procura conteúdo de qualidade relacionado ao universo fitness. 

Anúncio para Personal Trainer 

Há ainda a possibilidade de investir em anúncios pagos nos buscadores, redes sociais e até mesmo em páginas de notícias. Apesar de o investimento, nesses casos, ser mais alto, quando bem realizado, o resultado tende a ser ainda mais eficiente – principalmente em curto prazo.  

Além de planejar o valor correto, é fundamental avaliar os formatos, canais, tipos de campanha e público-alvo mais interessante para cada objetivo, a fim de garantir a melhor performance. 

7 ideias de posts para social media de Personal Trainer

Agora que você já sabe algumas dicas importantes para criar e planejar o conteúdo de uma página de social media para Personal Trainer, listamos abaixo algumas ideias para que você possa usar ou se inspirar. Confira:

1. Dicas de alongamento, mobilidade ou aquecimento

Com o objetivo de complementar o treino. A sugestão aqui é que você possa demonstrar com detalhes e tirar dúvidas para auxiliar os seguidores a realizarem os exercícios, evitando lesões. 

2. Histórias de sucesso de alunos

Convide seus alunos para contarem depoimentos – em texto ou vídeo – sobre o atingimento dos resultados fitness a partir do seu plano de treinamento personalizado. Quanto mais transparente, melhor. Então é legal que eles possam compartilhar também os principais desafios e obstáculos dessa jornada.

3. Receitas saudáveis para melhorar os hábitos alimentares

Sabemos que uma dieta personalizada e nutritiva tem o poder de potencializar os resultados do treino. Por isso, uma boa dica é compartilhar receitas que possam ajudar os seus seguidores a adotarem hábitos alimentares completos e saudáveis. 

Um cuidado importante é ter o acompanhamento de um profissional especializado, como um Nutricionista, na divulgação desse tipo de conteúdo. 

4. Demonstração de técnicas corretas de exercícios

Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a forma certa de realizar um exercício. E ter um vídeo de um especialista em mãos pode ajudar a fazer o movimento de forma correta, evitando lesões. 

Procure ser o mais didático possível, esclarecendo qualquer pergunta compartilhada pelos seguidores. 

5. Frases inspiracionais

Citações relacionadas à saúde, bem-estar e superação pessoal podem ter impactos diferentes em cada pessoa. Além de compartilhar essas frases, também é interessante revelar como elas podem se encaixar na vida de alguém, com experiências próprias. 

6. Vantagens da orientação de um Personal Trainer

Aqui é interessante tratar os riscos de realizar exercícios físicos por conta própria em comparação com os benefícios de ter um atendimento personalizado. Outros diferenciais do seu atendimento também podem ser abordados nessa editoria de conteúdo de social media para Personal Trainer. 

7. Perguntas e respostas

À medida que as pessoas se interessam pelo universo fitness, é comum que tenham dúvidas sobre os melhores caminhos para potencializarem seus resultados. E nada melhor do que alguém com experiência e especialidade no assunto para respondê-las, com exemplos práticos. 

O mais interessante de planejar o conteúdo de social media de Personal Trainer é que não precisa ser um caminho de via única. Os seguidores, alunos e interessados podem contribuir com suas percepções, feedbacks e perguntas para que essa página seja “construída” e alimentada a várias mãos. 

Conclusão

Com essas dicas, você certamente está para criar uma página de social media para Personal Trainer. Lembre-se de, além de monitorar os resultados oferecidos pelas próprias ferramentas, avaliar de que forma esse investimento (de tempo e recursos) está sendo transformado em conversão de alunos. 

Você pode acompanhar essa evolução por meio do Tecnofit Personal – um aplicativo completo e personalizado para profissionais que atuam nessa função. Faça o download agora mesmo e saiba como a Tecnofit pode contribuir com os seus resultados!