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O que os alunos esperam da retomada do segmento fitness
Mercado Fitness

O que os alunos esperam da retomada do segmento fitness

Com a vacinação avançando e grande parte da população mundial se imunizando contra o COVID-19, a retomada das atividades físicas acabou sendo um processo natural. No entanto, o desejo dos praticantes de exercícios físicos mudou um pouco desde o início da pandemia. Em alguns países, como Estados Unidos e Austrália, o número de alunos matriculados…

Com a vacinação avançando e grande parte da população mundial se imunizando contra o COVID-19, a retomada das atividades físicas acabou sendo um processo natural. No entanto, o desejo dos praticantes de exercícios físicos mudou um pouco desde o início da pandemia.

Em alguns países, como Estados Unidos e Austrália, o número de alunos matriculados em academias e espaços fitness já está se aproximando do que era antes da pandemia.

retomada das atividades

Fonte: A Return to Wellness — Charting the Wellness Industry Recovery.

Porém, achar que os alunos vão voltar como antes é um grande erro. Como dito: os desejos e necessidades dos clientes mudaram. Logo, esse é o momento que você, gestor fitness, precisa parar e ouvir seus visitantes e alunos.

A empresa norte-americana Mindbody está desenvolvendo a Pesquisa de Índice de Bem-Estar 2022 e, como parte desse experimento, divulgaram alguns dados referentes às preferências dos consumidores fitness.

Segundo esses dados liberados recentemente, os alunos que estão voltando aos treinos ou treinando pela primeira vez estão buscando:

Custos mais baixos

Dos participantes que responderam a pesquisa da Mindbody, 37% deles disseram que a redução de preços seria um fator atraente para retornar ou se matricular em uma academia.

Pessoas preocupadas com os preços não são novidade para nenhuma empresa, mas enquanto você busca reconstruir seu negócio e atrair novos clientes, é um ótimo momento para encontrar maneiras criativas de incentivar os visitantes a optarem pelo seu serviço.

Nesse momento de retomada das atividades, você pode oferecer benefícios adicionais, como acompanhamento nutricional ou avaliações físicas gratuitas. Outra boa ideia pode ser criar um clube de fidelidade, visando trazer mais valor para o serviço ofertado.

Free Pass

Ter uma opção “experimente antes de comprar” alivia qualquer preocupação para aqueles que estão considerando se matricular em um negócio fitness. Segundo a Mindbody, 23% dos participantes disseram que isso influenciaria sua decisão de visitar uma academia.

Muitos gestores fitness não são fãs de oferecer seus serviços gratuitamente, e com razão, mas durante a retomada das atividades físicas, essa pode ser uma boa saída.

Talvez você não precise oferecer um Free Pass de 7 dias, por exemplo, mas pode usar a criatividade para fornecer condições especiais e preços reduzidos para os consumidores testarem seus serviços.

Treinar com amigos

Nos últimos meses, todos nós passamos a maior parte do nosso tempo trancados em casa, sem contato com amigos e familiares. Logo, todos nós estamos ansiosos para passar um tempo juntos com quem amamos novamente.

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Então, essa é uma ótima oportunidade para alavancar o aspecto comunitário de seu negócio. Organize eventos, crie desafios ou lance uma promoção que incentive os alunos a convidar seus entes queridos.

Mais de 20% dos entrevistados disseram que são influenciados por recomendações de amigos e familiares ao tentar uma nova atividade física. Além disso, alunos que treinam com familiares e amigos têm maior probabilidade de permanecer por muito tempo em seu negócio.

Ou seja, oferecer planos para amigos e familiares treinarem juntos além de uma estratégia de aquisição, também funciona como estratégia de retenção e uma maneira de reduzir a inadimplência na sua empresa.

Aulas para iniciantes

Se engana quem pensa que a retomada das atividades fitness impacta somente pessoas que já treinavam antes da pandemia. Na verdade, neste momento, muitas pessoas estão se matriculando em uma academia ou box de CrossFit pela primeira vez.

E, mesmo para alunos que já treinavam antes, esse retorno pode ser mais lento, já que passaram mais de 1 ano trancafiados em casa. Por isso, segundo a Mindbody, 17% dos respondentes da pesquisa disseram que buscam por aulas para iniciantes neste momento.

Essas pessoas sinalizaram que preferem ambientes mais íntimos, com mais atenção e menos alunos. Ou seja, essa é uma ótima oportunidade para você desenvolver aulas e planos para iniciantes, como turmas com menos alunos, etc.

Treinar com semelhantes

Dos consumidores entrevistados, 13% deles disseram que preferem treinar com pessoas com quem têm coisas em comum. Considere oferecer aulas voltadas especificamente para vários dados demográficos, incluindo idade e local de moradia.

Outra ideia super legal pode ser criar grupos específicos como, por exemplo, condicionamento físico para mulheres pré e pós-natal.

Conclusão

A retomada das atividades está acontecendo, e está acontecendo agora! Esses 5 pontos trazidos pela pesquisa da Mindbody descrevem diversas maneiras de atender públicos distintos em seu negócio fitness.

Além disso, não podemos deixar de ressaltar que seus clientes estão evoluindo tanto quanto você. Ou seja, assim como seu pensamento de gestão mudou durante a pandemia, o pensamento de consumo dos clientes mudou também.

Então, como foi dito no começo desse texto, não é mais possível oferecer serviços da mesma forma que eram oferecidos pré-pandemia.

No entanto, agora que você já sabe o que os alunos têm desejado neste momento de retomada, você pode usar esses insights para criar novas estratégias para o seu negócio e melhorar a experiência dos alunos. Até a próxima!

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