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Guia para a retenção de alunos em cross training
Gestão e Empreendedorismo

Guia para a retenção de alunos em cross training

Conheça diferentes estratégias para considerar no planejamento do seu estabelecimento e obter excelentes resultados de retenção de clientes.

retenção de alunos em cross training

Você já deve ter ouvido falar que conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que fidelizar um atual. A famosa frase de Philip Kotler, uma das maiores referências de marketing no mundo, é apenas uma das evidências que mostram o quanto é importante investir na retenção de alunos em cross training. 

Além disso, de acordo com uma pesquisa da BIA Advisory Services, a retenção de clientes significa mais da metade da receita de 61% das pequenas empresas. E os clientes habituais tendem a gastar 67% mais do que os novos clientes. 

Para fortalecer essa estatística, vale destacar que o treinamento funcional, também conhecido como cross training, segue por mais um ano consecutivo na lista de tendências do mercado fitness, divulgada pelo American College of Sports Medicine (ACSM). 

A modalidade, que vai ao encontro da tendência demográfica de envelhecimento da população, é especialmente importante para idosos e outros públicos segmentados, apesar de oferecer benefícios para o corpo e mente para todos os perfis de praticantes. Por conta disso, tende a crescer ainda mais ao longo dos próximos anos. 

Considerando todo esse cenário, fica mais fácil entender os motivos pelos quais vale a pena investir em estratégias de retenção de alunos em cross training. E, neste artigo, trouxemos uma série de dicas para que você possa ter excelentes resultados com essa iniciativa. 

A importância da retenção de alunos em cross training 

Maior previsibilidade para tomar decisões estratégicas, feedbacks poderosos que ajudam a melhorar a experiência e controle financeiro. Essas são algumas das vantagens da retenção de alunos em cross training. Conheça outros fatores impactados por essa estratégia. 

Estabilidade financeira

As estratégias de retenção de alunos em cross training contribuem para uma maior previsibilidade – que, por sua vez, são extremamente favoráveis para o desenvolvimento de um planejamento financeiro a longo prazo. 

Com esse plano em mãos, é possível reduzir custos operacionais e de aquisição de clientes, com a segurança de uma fonte de receita contínua, garantindo a estabilidade financeira do seu negócio. 

Crescimento sustentável

Além dessa estabilidade, os investimentos em retenção de alunos em cross training também contribuem com o marketing “boca a boca”, ou seja, melhores resultados na recomendação dos seus alunos para outros potenciais clientes, impactando em um crescimento orgânico e sustentável. 

Com esse cenário, você também ganha mais tempo e segurança para trabalhar na experiência dos alunos, fortalecendo a reputação do seu espaço. Além disso, o crescimento sustentável pode ser reforçado por meio da criação de um senso de comunidade, em um ambiente motivador. 

Menor rotatividade

A consistência também é um dos benefícios da retenção de alunos em cross training. Por meio dela, você consegue acompanhar o progresso e personalizar o treino dos alunos de forma muito mais eficiente, garantindo melhores resultados. E, como consequência, o engajamento. 

Outra vantagem conquistada por meio da retenção de alunos em cross training é o poder dos feedbacks, que ajudam a identificar áreas de melhoria e acompanhar os resultados das mudanças. 

Estratégias para aumentar a retenção de alunos em cross training

Agora que você conhece as principais vantagens de investir em estratégias de retenção de alunos em cross training, é hora de ficar por dentro de algumas dicas para usar como referência ou aplicar no seu negócio. Vamos a elas?

1. Identificação das necessidades e expectativas dos alunos 

É praticamente impossível manter os seus alunos engajados e fieis ao seu estabelecimento sem conhecê-los a fundo! Estamos falando dos seus objetivos, expectativas, necessidades e limitações. Uma experiência que pode ir muito além de uma avaliação física, por exemplo. 

Dedique-se a criar um espaço seguro e confortável para que seus alunos compartilhem suas percepções, feedbacks e sugestões. Desenvolva seus colaboradores para apoiarem e engajarem seus clientes em busca dos resultados esperados. Monitore o progresso e ofereça suporte sempre que necessário. Tudo isso vai fazer com que o aluno tenha uma experiência personalizada, e as chances de retenção aumentem significativamente! 

2. Criação de um ambiente acolhedor

Voltando à primeira dica, é preciso conhecer os seus alunos para criar um ambiente em que eles se sintam incluídos, seguros e confortáveis para buscarem seus objetivos fitness. Sejam eles quais forem. 

Para isso, certifique-se de que os profissionais do seu estabelecimento sejam bons ouvintes, trabalhem com empatia e valorizem os alunos, nos seus mais diversos perfis. Mantenha as instalações higienizadas e seguras, para que os clientes queiram permanecer mais tempo no local. E crie momentos em que os alunos possam compartilhar seus desafios e conquistas, promovendo o reconhecimento orgânico. 

3. Busque sempre treinos mais personalizados

Assim como a modalidade funcional, o treinamento personalizado também é uma das tendências fitness divulgadas na ACSM Worldwide Fitness Trends. E não é à toa! Essa abordagem permite alcançar os objetivos de forma muito mais rápida e eficiente, contribuindo com a fidelização. 

Para isso, além de uma equipe capacitada para atender os alunos de forma individualizada, invista em tecnologias para facilitar o monitoramento dos resultados e as mudanças necessárias, com base em dados. 

4. Qualidade dos treinos 

Uma experiência que contribui com a retenção de alunos em cross training certamente passa por um check list de qualidade. 

Além de profissionais qualificados, é fundamental investir em programas atualizados com as últimas tendências na modalidade, e uma infraestrutura de ponta, que permita o foco na saúde e técnica adequada, que evita lesões e garante a eficiência do treinamento. 

5. Fomentar a formação de uma comunidade

Se tem uma coisa que todas as modalidades fitness precisam aprender com o CrossFit é a importância da criação de uma comunidade. 

Os eventos sociais, desafios, competições e grupos de treino, além de um aplicativo que permita a comunicação entre essas pessoas, são atributos essenciais para fomentar esse sentimento, que tem impacto direto nos índices de retenção de alunos em cross training.

6. Coletar e implementar feedback dos alunos

Conforme já antecipamos neste artigo, a coleta de feedbacks é fundamental para entender as percepções e sugestões dos alunos. Para isso, você pode criar um sistema acessível, como uma plataforma ou até caixinha de sugestões, que estimule essa troca. 

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E quando falamos em troca, precisamos reforçar que a implementação de melhorias deve ser realizada e comunicada para os alunos, para que eles percebam a relevância dos seus feedbacks. 

7. Ofereça incentivos e recompensas 

Os programas de fidelidade também são pratos cheios para a retenção de alunos em cross training. Nesse sistema, o estabelecimento recompensa os clientes pela frequência, preferência e fidelização. 

Você pode oferecer descontos na mensalidade em troca da retenção, fazer um reconhecimento público, investir em sorteios de prêmios ou experiências diferenciadas, etc. 

8. Educação e formação contínua da equipe

Como sempre destacamos aqui no Blog da Tecnofit, a forma como os seus funcionários se relacionam com os clientes tem impacto direto na retenção de alunos em cross training e qualquer outra modalidade! 

Por isso, se você ainda não investe na capacitação dessas pessoas, essa é a hora. Busque atualizá-los sobre as melhores práticas de atendimento personalizado, estimule o feedback também da equipe e faça avaliações regulares que resultem no reconhecimento.  

Como o uso de tecnologia pode aumentar a retenção de alunos em cross training

Além das estratégias compartilhadas até aqui, vale destacar que a tecnologia tem um papel especial na retenção de alunos em cross training. Por meio de sistemas e plataformas, é possível otimizar processos e garantir as informações certas para a tomada de decisão relacionada à fidelização dos seus clientes. Conheça mais detalhes: 

Aplicativo de treino e acompanhamento de performance 

Foi-se o tempo em que os alunos precisavam buscar a sua ficha de treino para começar a praticar seus exercícios. Hoje em dia, os aplicativos simplificaram essa experiência, tornando-a muito mais personalizada e eficiente. 

Além da prescrição do treino, tanto os alunos, quanto os instrutores, têm acesso a informações detalhadas sobre a evolução – com tempos, cargas e outras métricas. E isso permite fazer mudanças mais rápidas, seja para evitar lesões ou potencializar o progresso, o que motiva a rotina de treinos em busca dos resultados esperados. 

Além disso, alguns aplicativos de treino permitem o compartilhamento de feedbacks em tempo real, além da criação de uma comunidade, com a troca de conquistas e incentivo mútuo. Tudo isso, na palma da mão! 

Treinamento virtual e aulas online 

A conveniência também é um dos grandes benefícios proporcionados pela tecnologia, e que impactam na retenção de alunos em cross training. Por meio de aplicativos e plataformas online, os alunos têm acesso a treinamentos virtuais, aulas e instrutores especializados, além de outros recursos educacionais. 

Dessa forma, a rotina fica mais simples e prática, contribuindo com o bem-estar e qualidade de vida dos alunos mesmo à distância. 

Plataformas de gestão 

Além de contribuir com a experiência dos alunos, a tecnologia também joga a favor dos empreendedores, permitindo otimizar e automatizar processos, gerar dados confiáveis e completos para apoiar a tomada de decisão estratégica. O que impacta em uma gestão eficiente, que certamente traz resultados muito melhores para a empresa em questão. 

Detalhamos abaixo algumas vantagens do uso de plataformas de gestão para a retenção de alunos em cross training. Confira: 

Uso de CRM para enviar mensagens automáticas

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta que ajuda a automatizar mensagens para os alunos, sejam elas informações sobre eventos, promoções ou até mesmo mensagens de cobrança. Com essa funcionalidade, você consegue criar uma relação mais próxima com os seus alunos, contribuindo com os índices de fidelização. 

Dados e histórico dos alunos para a equipe acompanhar

Até aqui abordamos algumas vezes a importância de conhecer os seus alunos para aumentar a motivação – e, por consequência, a retenção. E nada melhor do que dados e insights estratégicos para acompanhar a evolução e as necessidades dos alunos, criando uma experiência personalizada e otimizada por meio da tecnologia. 

Pesquisa de satisfação: NPS (Net Promoter Score)

Uma plataforma de gestão de cross training também pode permitir que os alunos avaliem o estabelecimento por meio de pesquisas de satisfação, como o NPS. Esse estudo identifica o nível de fidelização de um cliente e garante insights poderosos para a tomada de decisão de uma empresa.

Notificações automáticas

Assim como as mensagens automáticas, uma plataforma de gestão pode ter como funcionalidade o envio de notificações para atualizar e lembrar os alunos sobre questões relacionadas a sua rotina de treino, como mudança de horário, fila de espera, promoções ou eventos. E, com isso, você maximiza o relacionamento com os membros do seu box! 

Facilidade de pagamento para os alunos 

Os sistemas de gestão também podem contribuir com a conveniência da contratação ao facilitar e simplificar o pagamento – seja por meio de diferentes opções ou pela automatização, com planos recorrentes, os quais também são super eficientes na retenção de alunos em cross training. 

Descubra clientes que estão em risco e antecipe ações de retenção

Por meio dos dados gerados por uma plataforma de gestão, é possível acompanhar o comportamento dos seus alunos, identificando aqueles que correm risco de deixar o estabelecimento. Para esses, em específico, você pode atuar com ações preventivas de retenção, obtendo bons resultados na retomada do relacionamento com os clientes. 

Como a Tecnofit transforma a retenção de alunos em cross training

O sistema de gestão da Tecnofit contempla todas as funcionalidades citadas até aqui. E muito mais! São mais de 16 mil empresas fitness que contam com os nossos serviços para impulsionar seus resultados de retenção, vendas e experiências diferenciadas, seja para os gestores ou para os alunos. 

Conclusão

Esperamos que, com este artigo, você tenha compreendido um pouco mais sobre a importância de investir na retenção de alunos em cross training e como aplicar diferentes estratégias para conquistar bons resultados, inclusive com tecnologia! 

Também convidamos você a testar a plataforma da Tecnofit e comprovar tudo o que podemos fazer pelo seu estabelecimento fitness, da retenção à maximização de vendas. 

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