Já ouviu aquela frase “quem não é visto não é lembrado”? Ela é uma boa alternativa para justificar a importância de estratégias de marketing para as empresas. Em academias, por exemplo, às vezes não basta ter a melhor estrutura, profissionais, localização e preço, se as pessoas não souberem de nada disso. É aí que entram os anúncios de academia. Que tal saber mais?
Academia de ginástica pode veicular anúncios?
A resposta é sim! Diferentemente de alguns outros setores que trabalham com a saúde das pessoas, como clínicas, hospitais e profissionais da medicina, não há uma legislação que regulamente a divulgação de anúncios de academia.
No entanto, as academias estão sujeitas às recomendações da publicidade geral, como qualquer empresa, de acordo com o CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Vale a pena conferir o código para não ter qualquer problema futuro.
Por que criar anúncios de academia?
As vantagens de investir em marketing nas empresas são facilmente comprovadas. Abaixo listamos algumas delas. Conheça:
Presença online para potencializar a conexão com o público
Cada vez mais os consumidores e clientes querem conhecer a marca antes de consumir o produto ou serviço, seja por meio de um site ou de redes sociais. Fazer anúncios de academia direcionando o público para esses espaços pode não gerar a conversão direta, mas ajuda a aumentar a conexão, tirar dúvidas e potencializar o relacionamento da empresa com potenciais clientes.
Segmentação de público
Principalmente por meio do marketing digital é possível fazer a segmentação do público que você deseja que receba os anúncios da sua empresa, o que certamente aumenta a taxa de conversão. Você pode segmentar por meio da região, faixa etária, profissão, entre outras características. E, com isso, personalizar a comunicação.
Mais resultado com menos investimento
Por meio de anúncios digitais é possível investir menos (comparando com as mídias tradicionais, como televisão, rádio e mídia impressa, por exemplo) e garantir bons resultados. O segredo é planejar o recurso certo, para o público certo, pelo tempo certo e com a mensagem certa.
Mensuração de resultados
Diferentemente da mídia tradicional, os anúncios online garantem mais facilidade e transparência na mensuração de resultados. A qualquer momento a plataforma do anúncio pode ser acessada e os dados avaliados de acordo com a entrega dos anúncios. Com isso você tem informações mais rápidas para tomada de decisão e mudança de estratégia.
Onde fazer anúncios de academia?
Tratando-se de mídia online, os anúncios de academia podem ser criados por meio de diferentes plataformas e canais, por exemplo:
- Google, por meio de diferentes modalidades e campanhas, como: pesquisa, display, vídeo, shopping, para aplicativos, locais, etc.
- Facebook e Instagram: por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
- TikTok: por meio da plataforma TikTok Ads Manager.
- LinkedIn: por meio do Gerenciador de Campanhas da própria rede social.
Isso não significa que você também não possa fazer anúncios em outras mídias, como rádio, mobiliário urbano, ou até mesmo em redes de televisão. Para esses formatos, o ideal é entrar em contato diretamente com o responsável pela publicidade de cada mídia.
Como criar anúncios de academia?
Agora que você já sabe a importância de anunciar sua academia e onde é possível construir anúncios, é hora de colocar a mão na massa. Conheça abaixo algumas dicas:
Estude os melhores formatos e possibilidades para a sua empresa
Como foi possível perceber, existem várias possibilidades de locais e formatos para anúncios de academia. E para que você invista seus recursos com o resultado esperado, é fundamental estudar a melhor alternativa para a sua empresa antes de estruturar qualquer campanha.
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Conheça e delimite o público que deseja atingir
Por mais que em um primeiro momento sua empresa possa atender qualquer tipo de público, delimitar perfis será essencial para segmentar os anúncios de academia. Faça uma lista de características que possam trazer o melhor resultado para a sua empresa.
Crie bons textos e invista na qualidade de imagens
Escolher as melhores palavras e imagens mais interessantes para os anúncios certamente fará toda a diferença na conversão. Aposte na criatividade, com clareza e transparência. Diga ao público aquilo que fará sentido para eles nesse momento de conexão.
Escolha os CTA’s adequados
CTA é a sigla para call to action, que em português significa “chamada para a ação”. Na maioria dos anúncios digitais, você pode escolher um botão em que incluirá esse texto. Você pode incentivar o público a ligar para a sua academia, seguir a página da rede social, acessar o site ou até mesmo pedir que “matriculem-se agora mesmo”.
Mensure os resultados e tome as devidas decisões
Por último mas não menos importante, avalie constantemente os resultados dos seus anúncios. Entenda se estão sendo direcionados para o público certo, se precisam de mais ou menos investimento, se o conteúdo pode ser trocado, entre outras possibilidades de mudança. O acompanhamento constante fará com que você consiga ter mais resultados, sem precisar gastar mais recursos do que o planejamento.
Exemplos de anúncios para academia
Esperamos que este artigo tenha contribuído para esclarecer possíveis dúvidas sobre os anúncios de academia. E para te apoiar a estruturar um bom conteúdo para esses anúncios, listamos abaixo algumas sugestões que você pode copiar para a sua plataforma ou usar como referência para construir mensagens de acordo com o perfil da sua academia. Confira:
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Conclusão
Acreditamos que, com essas orientações, você pode dar um ótimo primeiro passo rumo ao planejamento de estratégias de criação de anúncios para a sua academia! Continue acompanhando os conteúdos do Blog Tecnofit para conferir mais dicas para impulsionar o seu negócio fitness.