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Plano recorrente ne academia: o que é, tipos e como implantar
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Plano recorrente ne academia: o que é, tipos e como implantar

Conheça uma das formas de pagamento mais comuns e benéficas para academias e estabelecimentos fitness, além de dicas sobre como aplicá-la no seu negócio!

plano recorrente para academia

Conhecer o que é um plano recorrente para academia e seus benefícios para a previsibilidade, controle e fidelização faz parte do segredo do sucesso de empreendedores fitness! Isso porque, em mercados com impacto de sazonalidade, todo tipo de estratégia que contribua com a garantia de receita é uma nova chance de obter excelentes resultados. 

Pensando nisso, além de explicar o que é plano recorrente de academia, neste artigo, trouxemos uma série de dicas para usá-lo e garantir as vantagens dessa ferramenta tanto para os seus clientes, quanto para o seu negócio. Continue acompanhando para saber mais! 

O que é um plano recorrente para academia?

Trata-se de uma alternativa de pagamento – em geral, com uma porcentagem de desconto – na qual a cobrança é feita de forma automática via cartão de crédito, boleto ou outro formato. 

É como um sistema de assinatura, como o Netflix ou Spotify, por exemplo, em que o cliente não precisa se preocupar em fazer a compra do serviço todos os meses, já que o valor é cobrado com recorrência. 

Como funciona um plano recorrente para academia?

Para entender melhor como funciona um plano recorrente para academia, um exemplo vai bem!

Consideramos que o valor do plano anual de uma academia é R$ 1.800,00. Nessa modalidade, a cada 30 dias, o aluno será cobrado de forma automática o valor de R$ 150, mesmo que o limite do cartão de crédito do aluno seja inferior ao valor total do plano. 

Isso porque as parcelas funcionam como compras únicas. E, a cada mês, o valor do plano é renovado. O mesmo funciona com planos semestrais, trimestrais ou personalizados, por exemplo. A principal diferença está na porcentagem de desconto oferecida pela academia para cada uma das modalidades. 

Quais são os tipos de planos recorrentes para academia?

Dependendo das modalidades, carga horária e perfil da academia, são várias as opções de planos recorrentes oferecidos. Abaixo listamos os mais comuns: 

Mensal

Um dos planos recorrentes mais comuns em academias, onde o aluno é cobrado de forma automática a cada 30 dias de uso ao serviço. Em geral, o plano pode ser cancelado de um mês para o outro sem multas ou cobranças extras. No entanto, a parcela de desconto concedida costuma ser menor. 

Trimestral

Por conta da previsibilidade do pagamento de três meses, as academias costumam oferecer melhores condições para quem contrata o plano trimestral – o qual implica no uso dos serviços do estabelecimento por três meses. O valor pode ser diluído entre o período para pagamento mensal. 

Semestral

Corresponde ao uso dos serviços durante seis meses, seguindo a mesma lógica dos planos anteriores. Como consequência ao período de contrato, os valores costumam ser ainda melhores. 

Anual

Para a empresa, esse é o plano mais vantajoso, considerando a previsibilidade de receita de um ano. Em contrapartida, o desconto para atrair os alunos para esse plano deve ser bastante atrativo. Em alguns casos, o valor total é diluído entre os meses, sem impactar o limite de crédito do cliente. 

Personalizado

Algumas academias também podem personalizar seus planos recorrentes, com a inclusão de modalidades ou necessidades específicas. O tempo de recorrência e desconto na mensalidade depende da proposta oferecida. 

Básico

Principalmente em academias que oferecem várias modalidades, é interessante oferecer planos com acesso limitado aos serviços – como apenas a musculação, por exemplo. Dessa forma, os alunos com essa necessidade podem fazer a contratação a partir de um valor mais acessível. O plano básico também pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. 

Completo

Por outro lado, o acesso completo a todos os serviços da academia por um único valor também pode ser uma ótima oferta para alguns alunos. Por isso, vale criar um pacote recorrente e oferecer descontos exclusivos para os clientes que optarem por essa alternativa.

Qual a diferença entre crédito recorrente e débito recorrente?

Ambos são modalidades de pagamento de plano recorrente para academia. A principal diferença entre eles é que, no crédito recorrente, o valor é lançado na fatura do cartão de crédito do aluno; enquanto no débito recorrente, o valor do plano ou mensalidade é debitado diretamente da conta bancária do cliente. 

Quais as vantagens de um plano recorrente?

Garantia de receita, previsibilidade e fidelização são algumas das vantagens de oferecer o plano recorrente de academia. Mas para os alunos, essa modalidade de pagamento também costuma ser bastante benéfica. Conheça as principais vantagens de um plano recorrente de academia a seguir: : 

Redução o índice de inadimplência

Por ser um formato de cobrança automática, o plano recorrente de academia evita que os alunos esqueçam de fazer o pagamento da mensalidade, garantindo estabilidade na receita e reduzindo a chance de inadimplência. 

Facilita o gerenciamento de dezenas de mensalidades

Principalmente para academias maiores, com dezenas de alunos, é quase impossível pensar em gerenciar a contratação de mensalidades sem um plano recorrente para academia. Essa modalidade ajuda a otimizar o gerenciamento, já que o processo de contratação acontece de forma mais espaçada – e durante o restante do ano, não é preciso se preocupar em vender o serviço novamente para o aluno. 

Possibilita a aderência de planos mais longos

As vantagens dos planos recorrentes costumam ser importantes para que os alunos tornem-se clientes fieis à academia ou espaço fitness por períodos de tempo mais longos. 

No entanto, vale ressaltar que o plano recorrente não é o único responsável pela retenção dos alunos – é preciso investir em uma experiência positiva em todos os pontos de contato do cliente com a academia para garantir o alto nível de satisfação e fidelização. 

Proporciona praticidade e comodidade

Cá entre nós, é difícil encontrar fãs de burocracia por aí. Normalmente as pessoas costumam fugir de processos complicados de contratação e renovação de serviços. 

Com o plano recorrente de academias, os alunos não precisam se preocupar em refazer a mensalidade, contrato ou pagamento todo mês, já que isso pode ser programado para acontecer automaticamente de acordo com a plataforma utilizada pela empresa. 

Otimiza as finanças do estabelecimento

A recorrência torna o processo de cobrança muito mais fácil, rápido e prático. Por meio da automatização, os erros operacionais são evitados e as horas são otimizadas, permitindo que a gestão possa dar foco às decisões estratégicas para o negócio.

Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Fidelizar clientes é muito mais econômico do que atrair novos. Por isso, planos recorrentes, com contratos a longo prazo, ajudam a otimizar o investimento, reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes – o qual pode ser redirecionado para outras questões estratégicas para o negócio. 

Previsibilidade de receita

A previsão da receita nas academias, promovida pelos planos recorrentes, ajuda a criar planejamentos financeiros a longo prazo, mitigar riscos e projetar investimentos, com a garantia de que os custos serão cobertos. 

Benefícios do plano recorrente para os alunos da academia

Se mesmo depois de todas essas vantagens você ainda não se convenceu da importância de oferecer plano recorrente para academia, a gente tem mais alguns benefícios para te contar. No entanto, esses estão relacionados à experiência dos alunos no seu estabelecimento. 

Saiba como gerar ainda mais valor para o seu serviço por meio de um plano recorrente para academia: 

Economia financeira

Em geral, a contratação de um plano recorrente para academia é concretizada por conta do desconto que as empresas oferecem em troca da fidelização por determinado período. Dessa forma, os alunos conseguem optar por valores mais acessíveis, contribuindo com a economia. 

Acesso a benefícios exclusivos

Também é comum que, para aumentar o valor agregado ao plano recorrente de academia, as empresas ofereçam o acesso à benefícios exclusivos aos alunos, como aulas especiais, eventos, estacionamento gratuito, palestras e workshops ou até mesmo outras modalidades. Isso torna a experiência do aluno muito melhor e ajuda a otimizar os índices de retenção. 

Compromisso e motivação 

“Já estar pago” pode ser um excelente motivo para que o aluno não desista da rotina de treinos! O compromisso com o pagamento de um plano recorrente de academia ajuda a criar um senso de obrigatoriedade, aumentando a motivação e os resultados consistentes.  

Como criar um plano recorrente para sua academia?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é um plano recorrente, quais os tipos e seus benefícios, é hora de saber como aplicá-los. Preparamos um passo a passo abaixo:

1. Decida quais tipos de assinaturas serão oferecidos

Antes de qualquer coisa é preciso identificar as melhores opções de planos para o seu estabelecimento. Apesar das alternativas, verifique aquilo que realmente faz sentido para o seu negócio. Existem alguns estabelecimentos que oferecem apenas o plano anual como alternativa de desconto, por exemplo. Tudo depende do seu planejamento financeiro, perfil de alunos e objetivos com o plano recorrente. 

2. Defina qual será o valor de cada plano

Precificar é o segundo passo! Para isso, além de identificar os serviços que farão parte de cada plano, é interessante considerar um desconto atrativo para, de fato, garantir a adesão dos seus alunos. Quanto maior o período de recorrência, melhor devem ser as condições de pagamento. 

3. Selecione os meios de pagamento para as assinaturas

Débito em conta, cartão de crédito, boleto bancário ou até mesmo o pix. São várias as opções disponíveis para a cobrança dos planos recorrentes. Avalie, de acordo com o perfil dos seus clientes, aquela que faz mais sentido para o seu negócio e certifique-se de ter todas as ferramentas e recursos disponíveis para oferecê-la.

4. Elabore contratos

É fundamental saber que o pagamento de um plano recorrente não dá a garantia de que o serviço será pago até o final do período definido. Por isso, elabore um contrato para cada aluno de acordo com a opção de plano escolhida, deixando claro quais são os serviços, valores, período e forma de pagamento, além de outras questões necessárias para o seu negócio. 

Temos algumas dicas especiais para a elaboração de contratos, considerando a segurança para você, seu negócio e para os alunos. Confira: 

Contratos bem detalhados

Não são todas as pessoas que têm facilidade em tratar com burocracias, termos e linguagens contratuais. Por isso, certifique-se de descrever de forma completa e detalhada cada um dos serviços que estão contemplados nos planos recorrentes, incluindo o acesso às instalações, horários, participações de aulas e uso de equipamentos, por exemplo. 

Além disso, especifique de forma clara e objetiva os valores e condições de pagamento, com detalhes como vencimento, termos de cancelamento, prazo para aviso prévio, taxas e outros procedimentos de solicitação de rompimento do contrato. 

Esclareça, também, as responsabilidades de ambas as partes, como regras de utilização dos equipamentos e comportamento na academia, segurança e danos causados a qualquer tipo de instalação. 

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Expectativas definidas

O contrato nada mais é do que um documento que estabelece os combinados entre pessoas físicas e jurídicas, de acordo com as expectativas alinhadas no oferecimento de algum produto ou serviço, no caso de academias, por exemplo. 

Sendo assim, é fundamental que os alunos tenham espaço para tirar qualquer tipo de dúvida e alinhar suas necessidades de forma clara e transparente, antes mesmo da assinatura do contrato. Isso pode ajudar a evitar qualquer conflito e mal-entendido no futuro. 

Proteção jurídica

Por fim, certifique-se de que o contrato esteja em conformidade com as leis e regulamentações necessárias, como proteção de dados pessoais, direito do consumidor, entre outras normas. 

Inclua também as disposições para resolução de conflitos e invista um momento adequado para revisões periódicas, para manter a validade jurídica do contrato ao longo do tempo. Se necessário, conte com um profissional especializado para apoiar nessa revisão. 

5. Divulgue as alternativas e esclareça dúvidas

Apesar de ser uma lógica simples e muito comum em diversos mercados, alguns alunos ainda têm receio de aderir ao pagamento recorrente. Por isso, crie materiais de divulgação claros com as explicações sobre os formatos de plano oferecidos e busque esclarecer todas as dúvidas dos seus clientes. 

6. Planeje uma rotina de análises de pagamentos

Mesmo com a automatização, o monitoramento dos pagamentos precisa ser incluído na rotina administrativa do seu negócio. Para isso, identifique a melhor forma de fazer a gestão dos pagamentos para avaliar o funcionamento e revisão constante do processo. 

7. Selecione uma plataforma de pagamento e gestão

Oferecer um plano recorrente de academia demanda que você conte com uma ferramenta de para automatizar a cobrança, seja qual for o formato escolhido. Isso vai garantir que erros de cobrança sejam evitados, para que todas as vantagens do plano recorrente possam ser garantidas da melhor forma possível

Dicas para aumentar a adesão aos planos recorrentes para academia

E se você já trabalha com um plano recorrente para academia no seu negócio mas está com algum tipo de dificuldade na adesão dessa modalidade, também preparamos algumas dicas de mudanças e decisões significativas que podem fazer toda a diferença nos resultados desse formato de pagamento. Confira!

Ofereça promoções e incentivos atrativos

Talvez o problema do plano recorrente da sua academia esteja nos atributos que você está oferecendo em troca da contratação. Por isso, invista em diferentes formatos de descontos, ofertas especiais para novos alunos, isenção da taxa de matrícula, combos com aulas gratuitas adicionais ou até mesmo a entrega de brindes personalizados. 

Eduque os alunos sobre os benefícios de um plano recorrente para academia 

Apesar de ser uma modalidade de pagamento muito conhecida no universo fitness, alguns alunos podem não saber os motivos pelos quais é tão interessante contratar um plano recorrente. 

Por isso, treine o seu time da recepção ou de vendas para enaltecer todas as vantagens dessa modalidade, crie um roteiro específico de perguntas frequentes e coloque-os em simulações de conversas com os alunos para que eles possam testar seus conhecimentos na hora de oferecer um modelo de plano recorrente para academia!

Simplifique o processo de adesão e pagamento

Conforme já abordamos por aqui, muitas vezes, a burocracia e falta de confiança pode fazer os alunos fugirem da sua academia – mesmo que as recompensas para um plano recorrente de academia sejam muito atrativas!

Sendo assim, certifique-se de ter opções variadas, utilizar plataformas seguras e conhecidas, oferecer alternativas de pagamento flexíveis e acessíveis. Tudo para que o aluno tenha uma experiência de contratação simples, rápida e prática.  

Crie um programa de fidelidade

Essa é uma iniciativa que pode funcionar muito bem atrelada a um plano recorrente para academia. Isso porque, além do desconto, os alunos podem ser recompensados pela frequência, renovação automática ou outras atitudes que comprovem a sua fidelidade com a empresa em questão. 

Isso certamente vai contribuir com os índices de engajamento dos alunos, melhorando os resultados do seu negócio. 

Ofereça uma avaliação física gratuita para quem assinar um plano recorrente

Uma tendência presente nos mais diversos estudos relacionados ao mercado fitness é o treinamento personalizado – o qual garante resultados mais eficientes e rápidos por meio de uma abordagem que considera as características, necessidades e objetivos individualizados dos alunos, a qual normalmente começa com uma avaliação física. 

Sendo assim, essa pode ser uma excelente alternativa de geração de valor em troca da venda de um plano recorrente de academia. Além de oferecer benefícios financeiros, você demonstra que se importa com as características individuais dos alunos e com os seus resultados fitness. 

Marketing para planos recorrentes: estratégias para atrair novos alunos

E como quem não é visto, não é lembrado, é fundamental criar estratégias de marketing relevantes para atrair novos alunos por meio de um plano recorrente de academia. Listamos abaixo algumas técnicas para que você possa usar ou se inspirar para divulgar essa modalidade aos seus alunos ou potenciais clientes. 

Divulgue nas redes sociais

Essa dica é quase “default” para quem investe em marketing digital, mas vale a pena repetir – e incentivar o uso de novos formatos. Afinal, não é só de post no feed que se vive uma rede social. É importante usar a bio do Instagram, os destaques dos Stories e até mesmo o depoimento de clientes para incentivar a contratação de um plano recorrente de academia. 

Você também pode investir em anúncios pagos segmentados para multiplicar essa informação para um público-alvo específico, garantindo resultados ainda melhores. 

Parceria com influenciadores locais

Outra forma de divulgar o plano recorrente para academia é por meio da contratação de influenciadores locais. Atualmente, os chamados micro influenciadores, com 10 mil a 50 mil seguidores, têm garantido bons resultados na divulgação de marcas, produtos e serviços. 

Você também pode oferecer o pagamento via permuta, para que esses influenciadores treinem na sua academia e continuem distribuindo conteúdo de forma orgânica para os seus seguidores. 

Campanha de e-mail marketing 

Se o e-mail é um canal de relacionamento com os seus alunos, você também pode usá-lo para divulgar as informações sobre um plano recorrente para academia. 

E aqui a dica é tomar cuidado com algumas decisões importantes, como a segmentação da lista de contatos, considerando potenciais alunos; a automatização de envio de e-mails via plataformas especializadas; e o compartilhamento de conteúdo valioso, que agregue valor à rotina fitness dos alunos, para além das informações sobre a modalidade de pagamento!

Ofereça aulas experimentais e incentive planos recorrentes aos interessados

Por fim, mas não menos importante, a aula experimental é uma técnica muito conhecida para estimular os alunos a contratarem um plano recorrente de academia. Por meio desse teste, os clientes conseguem conhecer um pouco mais sobre a experiência de treinar no espaço, tirar todas as dúvidas e vivenciar a qualidade dos seus serviços – tornando o processo de venda muito mais fácil e efetivo! 

Como implementar um plano recorrente de academia?

Com todas essas dicas compartilhadas, agora é hora de arregaçar as mangas e, finalmente, implementar um plano recorrente de academia para conquistar resultados ainda melhores para o seu negócio. E para não deixar nenhum ponto importante de lado nesse processo, detalhamos abaixo um checklist das principais etapas da implementação da modalidade. 

Preços dos planos

Essa talvez seja a definição mais importante – e estratégica – na hora de implementar um plano recorrente para academia. Isso porque, além de ser atrativo para os alunos, precisa fazer sentido para a gestão financeira da sua empresa

Sendo assim, as principais dicas para estabelecer os preços corretos para essa modalidade de pagamento são: realizar uma pesquisa de mercado e avaliar as ofertas dos concorrentes; entender qual é o valor necessário para cobrir os custos operacionais do seu negócio e qual é a margem de descontos possível; e estruturar diferentes planos com diferentes preços para testar com os seus alunos. 

Formas de pagamento 

Com os preços definidos, é hora de escolher as formas de pagamento que você vai oferecer para a contratação de um plano recorrente para academia. Aqui, sugerimos que você se certifique de contar com parceiros versáteis e confiáveis para oferecer diferentes opções e plataformas, pensando até mesmo na otimização da cobrança. 

Contrato de prestação de serviços

Você já deve ter ouvido por aí que “o combinado não custa caro”. Isso significa que, para oferecer um plano recorrente de academia para os seus alunos, é fundamental criar contratos claros e transparentes que detalhem todos os termos e condições relacionadas ao formato de pagamento e serviços oferecidos. 

Lembre-se de solicitar a assinatura dos alunos e manter esse documento guardado – de forma física ou digital – para proteger sua empresa de qualquer problema futuro. Se necessário, conte com uma consultoria jurídica para garantir que esses documentos estejam em conformidade com as regras e interesses dos alunos e da empresa. 

Sistema de gestão adequado

E os resultados podem ser ainda mais positivos com um sistema de automatização de cobranças recorrentes alinhado à gestão completa do negócio. E a nossa dica é o Sistema Tecnofit, o mais completo e líder do mercado brasileiro. 

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Por que o pagamento recorrente é um aliado da academia no inverno?

Desde o início deste artigo, abordamos o plano recorrente como uma das formas de garantir a receita para academias mesmo em momentos de sazonalidade. E o inverno é, certamente, um desses momentos, em que os alunos costumam cancelar seus planos ou deixar de frequentar a academia. Saiba como esse método de pagamento pode contribuir com os resultados do negócio neste período: 

Combate à sazonalidade

A sazonalidade, em academias, indicam os períodos de tempo com oportunidades ou riscos para as vendas do negócio. No caso do inverno, muitas pessoas tendem a deixar de realizar atividade física por conta das baixas temperaturas – ou não procurar a academia neste período. 

Neste caso, os planos recorrentes ajudam a estabilizar a receita, com o pagamento constante e consistente da mensalidade dos seus membros, mesmo com a baixa no engajamento. 

Motivação e fidelização

O plano recorrente também é uma forma de incentivar os alunos a continuarem frequentando a academia mesmo no inverno, já que eles estão comprometidos financeiramente a longo prazo. Como o valor “já está pago”, os alunos tendem a se sentir influenciados a fazerem a sua parte para a manutenção da saúde e bem-estar nesse estabelecimento fitness!

Planejamento financeiro

Por fim, conforme abordamos ao longo de todo o artigo, o plano recorrente ajuda os empreendedores a terem uma previsão de receita garantida, mesmo nos períodos mais frios do ano. E isso contribui com uma gestão muito mais fácil dos custos operacionais, investimentos, contratações e demais planejamento financeiros da academia, buscando melhores resultados para o negócio e uma melhor experiência para os alunos.

Conclusão

E aí, tudo pronto para implementar um plano recorrente na sua academia? Recomendamos que você acesse o site da Tecnofit para conhecer melhor a ferramenta e entender como ela pode ser uma aliada neste processo!