Não é só de números que vive uma gestão fitness! No entanto, precisamos admitir que o planejamento financeiro de CrossFit é parte importante do sucesso desse tipo de negócio.
E como aqui, na Tecnofit, nosso compromisso é ser o melhor parceiro possível para a gestão do seu negócio, trouxemos uma série de dicas para que você possa aprender e implementar no planejamento financeiro do seu box de CrossFit. Vem com a gente saber mais!
Introdução ao planejamento financeiro de CrossFit: por que isso é importante?
É possível afirmar que não há crescimento e desenvolvimento de uma empresa sem o planejamento financeiro. E com o CrossFit não é diferente.Apesar de se tratar de um modelo de negócio e marca consolidados no mercado, há uma série de ações que devem ser tomadas pelos gestores desse tipo de estabelecimento para garantir o sucesso.
E isso passa pela análise do cenário econômico e financeiro atual e projeções de lucro, receita, custos e investimentos (além de tantos outros indicadores) para confirmar a viabilidade financeira e econômica do negócio.
Por meio desse planejamento e dos dados e insights gerados a partir do acompanhamento consistente, é possível tomar decisões estratégicas e ainda mais assertivas que encaminham o seu box de CrossFit para o crescimento sustentável.
E apesar de o planejamento financeiro de CrossFit não ser exatamente um diferencial, vale dizer que, de acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos por falta de planejamento e gestão financeira.
Como a gente sabe que não é essa a sua perspectiva, não deve haver dúvidas sobre a importância e dedicação em um planejamento financeiro no seu box de CrossFit.
Análise financeira inicial: como avaliar a situação atual do seu box de CrossFit?
O primeiro passo para planejar onde quer chegar com o seu box de CrossFit é conhecer o cenário atual. Ou seja, analisar as informações a respeito de cada um dos pontos abaixo:
Visão geral do negócio
Para começar, coloque no papel qual é o seu objetivo com o box de CrossFit. Além disso, como está performando o seu modelo de negócio, quais são as características do mercado fitness nessa modalidade, forças e fraquezas dos concorrentes, e o perfil dos seus clientes.
Essas informações vão te ajudar a ter uma visão geral do negócio e identificar os principais campos de atuação para o planejamento financeiro de CrossFit.
Avaliação das receitas
Em seguida, identifique de onde vêm suas fontes de receita. Liste todas elas e inclua características do histórico de recebimento, a fim de entender padrões, tendências ou variações.
Análise de custos
Faça o mesmo com os custos: avalie e classifique todos os gastos relacionados à operação do seu box de CrossFit, custos fixo e variáveis e suas principais despesas. Entenda quais áreas podem estar onerando o orçamento e quais atividades podem ter custos otimizados.
Margem de lucro
Trata-se de uma porcentagem adicionada ao valor do seu serviço para compor o preço final e definir o lucro do seu box. Ela indica o resultado em relação à receita total da venda. Para calcular a margem de lucro, considere: (lucro / receita total) x 100.
Para definir a margem de lucro ideal do seu negócio, você precisa ter uma previsão do valor que pretende receber, alinhado com uma pesquisa de mercado.
Fluxo de caixa
Essa é a ferramenta usada para acompanhar as entradas e saídas de recursos de uma empresa, e indica a capacidade de manter as operações, permitindo antecipar decisões e investimentos diversos no planejamento financeiro de CrossFit.
Defina metas financeiras claras e realistas para o seu box de CrossFit
Depois de conhecer o cenário atual do seu box de CrossFit, é hora de planejar aonde quer chegar. Aqui a dica é usar a metodologia de Meta SMART, ou seja: específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. Além disso, sugerimos escolher os indicadores que mais fazem sentido para o seu objetivo, para acompanhar ao longo desse processo, como:
- ROI: indica o retorno sobre determinado investimento, indicando se será vantajoso.
- Payback: mostra o tempo que o lucro líquido de um investimento leva para ser igualado ao valor aportado.
- Faturamento: representa o valor com as vendas dos serviços.
- Lucratividade: mostra o quanto o seu negócio realmente recebeu, após descontar os custos. Indica a capacidade lucrativa de uma empresa.
Como definir um orçamento anual e alocação de recursos
Tudo pronto para a próxima etapa do planejamento financeiro de CrossFit! Para definir o orçamento anual necessário ou disponível para garantir as operações da empresa, é preciso fazer uma previsão de quanto seu box deve gastar e o quanto pretende receber.
E para ajudar a identificar esses números, avalie o histórico da sua empresa – assim como os padrões e tendências com base no mercado e na sazonalidade, um indicador crucial, principalmente para o mercado fitness. Considere, também, o valor de fundos de investimento e manutenção, assim como promoções, campanhas de marketing e custos de aquisição ou retenção de clientes.
Tudo isso vai ajudar a ter uma ideia mais assertiva do valor necessário para orçamento, além da alocação de recursos financeiros segmentados para cada atividade da sua operação.
Gestão de custos fixos e variáveis
Além de identificar os gastos do seu box de CrossFit, é preciso manter o acompanhamento e gerenciar esses números para evitar que eles se multipliquem.
Para os custos fixos, em que não há variação de acordo com o volume de alunos de um box de CrossFit, fique atento para considerar renegociações de contratos e possíveis economias, sempre que possível e necessário.
O maior ponto de atenção vai para os custos variáveis, os quais devem ser acompanhados de perto conforme qualquer variação de demanda. E como isso pode acontecer a qualquer momento (inclusive queremos que aconteça, o que demonstra que sua empresa está crescendo!), contar com um sistema de gestão detalhado, que ajude a fazer revisões periódicas e identificar áreas de economia, pode ser uma excelente estratégia para o planejamento financeiro do seu box de CrossFit.
Considere investimentos em expansão e melhorias
Vários indicadores que citamos até aqui serão necessários para identificar oportunidades de investimentos em um box de CrossFit, assim como garantir a viabilidade e o retorno dessas melhorias, como a análise de ROI, por exemplo.
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Também é interessante considerar a opinião dos seus clientes para avaliar qualquer tipo de investimento, comprovando se essa ação vai realmente impactar positivamente na experiência dos alunos.
E pensando no planejamento financeiro do CrossFit, lembre-se de realizar uma projeção de fluxo de caixa para garantir que o seu negócio vai suportar a redução de lucro enquanto o investimento é realizado, além de assegurar um planejamento robusto necessário em caso de financiamento ou empréstimos, por exemplo.
Como manter um fluxo de caixa saudável
Conforme antecipamos na etapa de avaliação do cenário atual do seu box de CrossFit, um fluxo de caixa saudável é aquele que indica um equilíbrio positivo entre as entradas e saídas de recursos de uma empresa, mostrando uma gestão correta. Saiba como mantê-lo dessa forma no seu planejamento financeiro de CrossFit:
Gestão eficiente das receitas e despesas
Acompanhar essas movimentações de perto ajuda a entender se algo precisa ser mudado para manter a saúde financeira, ou seja, o equilíbrio do fluxo de caixa. Por exemplo: ao identificar possíveis economias ou eliminação de desperdício nas despesas; ou aumentar o valor do seu serviço e criar novas oportunidades de recebimento de receitas.
Melhoria do ciclo de recebimento e pagamento
Além de equilibrar o valor entre entradas e saídas, é importante considerar que essas movimentações aconteçam nos tempos certos, evitando furos no fluxo de caixa.
Para melhorar esses processos, você pode negociar prazos de pagamento com fornecedores ou criar medidas para evitar o recebimento dos seus clientes – como a cobrança automática, por exemplo.
Mantenha um fundo de reserva
Também conhecido como capital de giro, essa reserva serve para que a empresa possa dar sequência nas suas atividades mesmo em períodos de baixa de receita – como no inverno, por exemplo. Isso ajuda a garantir a segurança financeira, impactando na previsibilidade e na saúde do negócio.
Planejamento tributário e obrigações legais
Apesar de ser uma etapa considerada burocrática por muitos gestores, assegurar a conformidade tributária e obrigações legais é parte fundamental do planejamento financeiro de CrossFit.
Além de garantir a operação do seu box de acordo com a lei, ajuda a aproveitar ao máximo os benefícios fiscais elegíveis a esse tipo de negócio, evitar o pagamento de mais impostos do que o necessário a partir do regime tributário correto, além de evitar multas e penalidades em caso de descumprimento de qualquer uma das exigências.
Criando um planejamento financeiro de CrossFit a longo prazo – buscando crescimento sustentável
Todas as etapas detalhadas neste artigo – desde a análise da situação atual até o controle rigoroso de fluxo de caixa – ajudam a criar um planejamento financeiro de CrossFit pensando no crescimento sustentável a longo prazo.
Além disso, considerando a sazonalidade que impacta de diferentes formas o mercado fitness, para garantir a previsibilidade de receita para um bom planejamento, é preciso investir em ações de fidelização dos clientes – seja por meio de campanhas de marketing, programa de fidelidade, promoções exclusivas, entre outros.
Monitoramento e avaliação contínua das finanças
E falando em crescimento sustentável, além de planejar, é preciso medir se todas as ações propostas no planejamento financeiro de CrossFit estão funcionando. Ou se há a necessidade de mudanças para atingir as metas esperadas.
A constância e consistência são palavras de ordem nessa jornada. E para otimizar esse processo, considere contar com um sistema de gestão completa e personalizada para box de CrossFit. Estamos falando do Tecnofit Box!
Os clientes que implementaram o Tecnofit Box para fazer a gestão dos seus estabelecimentos fitness cresceram cerca de 40% logo nos primeiros meses, além de conquistarem mais de 25% de retenção dos seus clientes.
Você também pode ser beneficiado com esses resultados positivos. Faça um teste gratuito da nossa plataforma agora mesmo e conheça como esse sistema pode impactar positivamente no planejamento financeiro do seu CrossFit.
Estratégias de marketing para seu box de CrossFit
E para concluir as dicas de planejamento financeiro de CrossFit e te ajudar a alcançar os resultados esperados com essa prática, detalhamos abaixo algumas estratégias de marketing que ajudam a conquistar e fidelizar alunos. Conheça:
Utilize campanhas promocionais para aumentar a adesão
Crie promoções e ofertas exclusivas para atrair novos alunos, com descontos em pacotes de adesão, planos anuais, aulas experimentais gratuitas ou isenção de taxa de matrícula, por exemplo. Você pode aproveitar datas comemorativas ou períodos de baixa de receita para garantir um equilíbrio de fluxo de caixa com essa estratégia.
Implementação de programas de fidelidade
Essa prática consiste em recompensar os seus alunos pela fidelização. Você pode retribui-lo com descontos, brindes ou aulas exclusivas. E como reter um aluno é de cinco a sete vezes mais barato do que conquistar um novo, isso ainda deve otimizar os seus recursos.
Análise de retorno sobre investimento (ROI) no marketing do seu box
Por melhores que sejam as suas perspectivas ao implementar uma estratégia de marketing para o seu box de CrossFit, é fundamental validar o retorno sobre esse tipo de investimento, entendendo se realmente vale a pena usar esses recursos de forma eficaz.
Lembrando que, nesses casos, o retorno nem sempre será em conversões. Isso depende do objetivo da sua campanha, que também pode estar relacionada ao aumento de visibilidade, engajamento, captação de leads, entre outros.
Melhoria da presença online do seu box
Estar presente de forma online, seja por meio de um site ou redes sociais, ajuda a maximizar a visibilidade do seu box de CrossFit para potenciais novos clientes, além de potencializar o relacionamento com os atuais.
Você pode fazer isso por meio de estratégias de marketing de conteúdo, atrelado às boas práticas de SEO ou investir em engajamento das suas redes sociais, a fim de fortalecer a imagem da sua marca e obter melhores resultados financeiros.