Imagina poder fazer um test drive para todos os produtos e serviços que gostaríamos de comprar? Além de quebrar vários gatilhos mentais, essa prática, que, na verdade, é bastante comum em alguns tipos de negócio, ajuda a reduzir inseguranças e posicionar a empresa como expert naquilo que oferece. Como é o caso da aula experimental de academia.
A aula experimental de academia é uma oportunidade para o aluno vivenciar a experiência daquele espaço e faça o teste dos principais serviços antes de decidir contratar um plano.
Principalmente quando se trata de planos recorrentes, em que o investimento tende a ser mais alto, é uma ótima forma de mostrar aos potenciais clientes o nível de qualidade que eles terão no serviço daquele estabelecimento.
Neste artigo, contamos mais sobre como funciona, quais são os benefícios e como oferecer uma aula experimental na academia. Continue acompanhando para saber mais!
Como é uma aula experimental na academia?
Em geral, em uma aula experimental, além do aluno poder usufruir dos espaços de treino da academia e participar de uma aula sem custo, ele tem a oportunidade de conhecer a estrutura, os serviços e atendimento dos profissionais do estabelecimento.
A ideia é oferecer uma cortesia de toda a experiência da academia, para que o cliente possa decidir se vai ou não fechar um contrato.
Quanto tempo dura uma aula experimental na academia?
O tempo destinado a uma aula experimental depende do tempo de aula das modalidades de uma academia. Em geral, para que o aluno possa ser atendido com cuidado e orientação, é indicado destinar de 50 minutos a uma hora para isso, sem contar com o tempo de apresentação do espaço, informações gerais e resposta a qualquer dúvida que o potencial cliente possa ter.
Como funciona a aula experimental na Smart Fit?
No caso de redes como a Smart Fit, por exemplo, não existe uma aula experimental gratuita. A academia vende passes diários avulsos, tanto para as pessoas que querem conhecer a academia, quanto para quem está em viagem e não quer perder um dia de treino na sua academia.
Por que as aulas experimentais são importantes?
As aulas experimentais na academia são ótimas oportunidades para conquistar alunos que ainda estão avaliando um lugar para treinar. Ela permite que o potencial cliente avalie o serviço, a infraestrutura e a experiência. E, a partir disso, ele pode tomar uma decisão muito mais informado, o que ajuda na construção de uma relação de confiança a longo prazo.
Além disso, é uma chance de a academia receber feedbacks diretos, seja para planejar melhorias ou evidenciar tudo aquilo que tem de bom.
Toda academia tem aula experimental?
Não, como abordamos anteriormente, assim como outras redes de academia, a Smart Fit não oferece aulas experimentais, por exemplo. Isso quer dizer que essa prática não é obrigatória, apesar de poder trazer ótimos benefícios para a academia.
Como deve ser uma aula experimental de academia?
Agora, se na sua estratégia de marketing e aquisição de clientes faz sentido oferecer aulas experimentais, listamos abaixo algumas dicas para garantir ótimas experiências para os potenciais clientes. Confira!
Ofereça uma variedade de aulas
Você não precisa oferecer aulas de todas as modalidades da sua academia de forma gratuita para que as pessoas possam conhecê-la, mas uma boa estratégia é ter um cardápio de opções para os potenciais alunos escolherem aquilo que mais se conecta às suas preferências e objetivos. Pode ser uma aula de dança, yoga ou uma hora de musculação, por exemplo.
Apresente o espaço
Aproveite o momento para fazer um tour pelas instalações, apresentando áreas e pessoas importantes, como professores e salas de treinamento, além de vestiários, estacionamento e áreas de descanso.
Certifique-se de que as aulas sejam bem estruturadas
Além das opções de modalidades, certifique-se de oferecer momentos diferentes para cada nível de conhecimento e habilidade, desde as iniciantes até as mais desafiadoras. Também é importante treinar os professores da sua academia para que possam acompanhar os potenciais alunos no aquecimento, exercícios principais e resfriamento.
Tenha um bom atendimento ao cliente
Esse é um passo à frente na hora de o potencial aluno escolher onde vai treinar. Apesar de parecer óbvio, se preparar para receber as pessoas de forma calorosa, demonstrando interesse genuíno em apoiá-las naquele momento, pode fazer muita diferença!
Agregue valor ao seu serviço
Muito mais do que o preço dos planos, este momento deve ser focado na entrega de valor de negócio para os alunos. Por isso, ofereça informações sobre os programas de treino, planos de nutrição e outros serviços disponíveis. Se possível, entregue amostras grátis ou considere descontos/benefícios caso a pessoa opte por contratar um plano logo após a aula experimental.
É interessante saber: alguns empreendedores entendem que o processo de aula experimental acaba quando o aluno sai da academia. Mas, na verdade, ainda pode existir um período de decisão, no qual é fundamental que o seu estabelecimento mantenha contato com esse potencial cliente.
Envie um e-mail de agradecimento, uma mensagem solicitando o feedback, entregue um folheto com informações importantes e siga demonstrando interesse em atendê-lo mesmo após a visita.
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Quais são os benefícios de oferecer aulas experimentais?
Os benefícios das aulas experimentais são ótimos para a tomada de decisão do aluno. No entanto, para a academia, essa prática também garante uma série de impactos positivos. Conheça alguns:
Aumenta a taxa de matrícula
Esse momento proporciona um contato mais próximo do potencial aluno com a empresa, ajuda a solucionar dúvidas e ter um “gostinho” da experiência do que ele pode vivenciar ali, o que certamente é uma chance de quebrar as objeções de matrícula.
Reduz a hesitação e o medo
Sabemos que a decisão por contratar um plano de academia não é das mais fáceis de serem tomadas por algumas pessoas. E as aulas experimentais são oferecidas justamente para quebrar qualquer insegurança e hesitação em escolher o lugar certo para treinar. Além de ser uma oportunidade para criar relações de confiança, que podem contribuir para a fidelização dos alunos a longo prazo.
Educa os alunos sobre os benefícios da atividade física
Principalmente para quem está começando na prática de exercícios, a aula experimental pode ser uma forma de mostrar todas as vantagens do universo fitness, fazendo com que os potenciais alunos se apaixonem “à primeira vista” por tudo o que eles vão ver, ouvir e sentir naquele momento.
Cria uma experiência positiva
A aula experimental pode ser o gatilho que uma pessoa precisa para decidir contratar um plano na sua academia. Sendo assim, criar um momento positivo e memorável deve ajudar a influenciar uma ótima percepção sobre o seu negócio, incentivando o retorno.
Como usar estratégias de marketing para promover as aulas experimentais?
A aula experimental pode ser uma estratégia proativa das academias para conquistar novos alunos. Para isso, é importante planejar as táticas de divulgação e marketing que vão fazer com que mais pessoas conheçam esse benefício. Isso pode ser feito por meio de:
- Publicações nas redes sociais e páginas da academia.
- Parceria com estabelecimentos e marcas locais.
- Produção de conteúdo com influenciadores.
- Programa de indicações ou promoções.
- Compartilhamento de conteúdo educativo.
- Estratégia de SEO.
- Divulgação de materiais em mídia impressa e comunicação local.
Como gerenciar as inscrições e acompanhar os participantes nas aulas experimentais?
Além de ter o potencial cliente visitando sua academia e experimentando as aulas, ter acesso a dados de interessados pelo seu estabelecimento também pode ser muito estratégico – desde que sigam as regras da LGPD.
Isso porque, mesmo que essa pessoa não decida contratar um plano naquele momento, ela pode ser impactada por comunicações de descontos, promoções e eventos do local, para fazer uma escolha futura.
Sendo assim, sugerimos que todo o processo da aula experimental seja gerenciado com apoio de um sistema que possa coletar e armazenar os dados daquele usuário de forma correta, desde a inscrição, até suas preferências e feedbacks.
Esse gerenciamento, que pode ser feito com apoio de um sistema de gestão, como o Tecnofit Gym, por exemplo, contribui não apenas com a experiência positiva do participante, mas também facilita a conversão dos interessados.
Como fidelizar o seu aluno na aula experimental da academia?
Aproveitar ao máximo a presença de um potencial aluno na aula experimental da academia pode trazer outros frutos além da conversão – uma boa experiência pode ser transformada na fidelização de um cliente. E nós temos algumas dicas de estratégias para alcançar esse objetivo. Saiba mais:
Seja atencioso e receptivo
Além de recepcionar os potenciais alunos de forma atenciosa, atendendo às suas necessidades, oriente seu time a praticar a escuta ativa, demonstrando interesse em escutá-los e atenção ao responder todas as dúvidas. É também um momento para compartilhar o clima positivo em treinar no estabelecimento em questão.
Conheça o aluno
Divida o tempo da aula experimental na academia entre informar e escutar os alunos, a fim de conhecê-los da melhor forma possível. Faça perguntas, entenda seus objetivos, menos, receios e desafios. Essas informações certamente vão ajudar a personalizar a abordagem durante os próximos contatos.
Faça uma aula divertida e desafiadora
Envolver os potenciais alunos vai fazer com que ele se lembre dessa experiência de forma positiva, criando uma atmosfera motivadora por muito mais tempo.
Ofereça feedback
Use esse momento para encorajar, elogiar e reconhecer o potencial cliente, além de sugerir melhorias quando entender que vale. Isso vai demonstrar que os profissionais da sua academia estão verdadeiramente comprometidos com o seu progresso, criando uma relação de confiança.
Acompanhe o aluno
Lembre-se que o processo de aula experimental pode não acabar na academia! Busque manter o contato, oferecendo informações adicionais, benefícios e promoções exclusivas.
Conclusão
Neste artigo foi possível conhecer melhor as vantagens de oferecer uma aula experimental em uma academia, além de dicas para tornar essa experiência marcante e estratégica, tanto para o aluno, quanto para o negócio.
Para mais sugestões sobre como conquistar e fidelizar alunos, continue acompanhando a Tecnofit no nosso blog e redes sociais!