Você já ouviu falar de Demonstração do Resultado do Exercício? Para quem não está envolvido no mundo das finanças, esse nome não é muito conhecido. Agora, para quem tem seu próprio negócio, é extremamente importante saber exatamente o que ela significa e como criá-lo corretamente. Então, no texto de hoje, temos o objetivo de te explicar o que é DRE.
Mas só dar o significado das letras não vai explicar muita coisa, então vamos te mostrar na prática como montar o DRE da sua academia, box ou studio. Acompanhe!
Afinal, o que é DRE?
A DRE é um relatório contábil que descreve operações financeiras, formando o resultado líquido da sua empresa, ou seja, qual foi o lucro do seu negócio ou de quanto foi o prejuízo dele.
Esse é um dos indicadores mais importantes de acompanhar, pois ele vai medir a saúde do seu negócio e dar embasamento para tomar as melhores decisões sobre os rumos da sua empresa. A empresa é lucrativa ou dá prejuízo? Será que é preciso fazer um empréstimo para manter as operações ou os resultados estão tão bons que você pode pensar em uma expansão? A DRE vai responder essas perguntas com muita precisão e clareza.
Além disso, uma DRE com bons resultados pode abrir oportunidades para receber investimentos e facilitar muito a tomada de crédito junto a bancos e instituições financeiras privadas e públicas.
Uma ótima maneira de ter o controle dos números da sua empresa é trabalhar com indicadores objetivos, eles vão te dar a real situação do seu negócio. Se quiser saber como utilizar métricas no segmento fitness, clique abaixo e baixe o nosso KIT de Indicadores. É gratuito!
Já pensou em ter um parceiro para transformar a gestão do seu negócio fitness? Clique aqui e descubra como a Tecnofit pode ser o apoio que você precisa para alcançar o sucesso!
Quais informações devem conter em uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?
Agora que você já sabe o que é DRE, está na hora de saber o que deve constar nesse relatório. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), a DRE deve ser apresentada dentro de uma estrutura que contenha as seguintes informações:
- Receita bruta de vendas e serviços, deduções de vendas, abatimentos e impostos;
- Receita líquida de vendas e serviços, o custo de mercadorias e serviços vendidos, e seu lucro bruto;
- Despesas com vendas, despesas financeiras deduzidas das receitas, despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
- O lucro ou prejuízo operacional;
- O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
- As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
- O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Para que fique mais fácil de entender, veja o exemplo da estrutura do relatório abaixo:
Conclusão
Bom, você viu a importância de possuir uma DRE bem estruturada para nortear as decisões estratégicas da sua empresa e também para ter total conhecimento da saúde financeira do negócio.
O sistema de gestão Tecnofit possui um relatório DRE que vai facilitar muito a sua vida! Se quiser conhecer essas e outras funcionalidades para otimizar e melhorar a sua gestão, entre em contato com um de nossos consultores e solicite um teste grátis.