(Literalmente) dos mesmos criadores do CrossFit, em setembro de 2024, a Metfix foi oficialmente anunciada. Trata-se de uma nova oferta da Broken Science Initiative, organização fundada por Greg Glassman e Emily Kaplan – especialista em estratégia e comunicação.
De acordo com o site oficial da Broken Science Initiative, seu objetivo é munir as pessoas com ferramentas para que elas possam se proteger da “medicina moderna” e da “ciência quebrada”.
Além da Metfix, a Broken Science Initiative conta com duas outras “sociedades”: A Sociedade Médica, dedicada a abordar problemas sistêmicos relacionados à medicina moderna, como validação das pesquisas e moral dos profissionais; e a Sociedade Educacional, voltada à criação de um currículo com maior potencial de pensamento crítico para os pais e escolas, incluindo a teoria da probabilidade, filosofia da ciência e lógica, por exemplo.
Embora as informações sobre a Broken Science Initiative ainda sejam recentes e limitadas, já é possível começar a entender o conceito e principais características da Metfix e como essa nova modalidade impacta no mercado fitness. Continue acompanhando para saber mais!
O que é a Metfix, a evolução do treinamento funcional?
Metfix – ou o diminutivo de Metabolic Fix – é uma nova abordagem de treinamento criada por Greg Glassman, a partir do refinamento dos conceitos do CrossFit. Seu objetivo é torná-la uma ferramenta capaz de enfrentar doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida moderno, como diabetes e doenças cardíacas, por exemplo.
Da mesma forma que o CrossFit revolucionou o treinamento funcional a partir da criação de uma marca que certifica profissionais e centros fitness para cascatear uma metodologia padronizada, a missão de Greg Glassman com a Metfix é profissionalizar instrutores e personal trainers para que esses profissionais possam atuar como verdadeiros guerreiros da saúde – com o conhecimento e as melhores ferramentas práticas para salvar vidas por meio da educação física de alto nível atrelada à educação nutricional.
Treinamento fitness na linha de frente do combate à doenças
Não é de hoje que os benefícios do treinamento fitness para a saúde física e mental são comprovados por estudos ao redor do mundo. De acordo com a OMS, por exemplo, a atividade física regular e adequada pode reduzir o risco de doenças e distúrbios não transmissíveis, como hipertensão, doença coronariana, cerebrovascular, diabetes, câncer de mama e cólon e depressão.
E o potencial da atividade física fica ainda maior quando analisamos as informações do Relatório da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), que afirmam que as doenças crônicas não transmissíveis (como doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes, além de alguns transtornos mentais) continuam sendo a principal causa de morte e incapacidade nas Américas – fator que é maximizado com a tendência de envelhecimento da população.
Além disso, apesar de perder algumas posições no ranking das tendências fitness para 2025, os conceitos de exercício é medicina e medicina do estilo de vida seguem entre as 20 principais inovações e insights desse mercado, reforçando a importância e o impacto do treinamento na linha de frente do combate às doenças crônicas.
A volta da guerra contra o estilo de vida sedentário
Além de ir totalmente ao encontro das tendências relacionadas ao poder do treinamento fitness contra doenças crônicas, a Metfix também tem como objetivo claro reassumir o controle e protagonismo das nossas vidas na guerra contra o estilo de vida sedentário, contra o açúcar e alimentos processados – na qual, segundo o conceito da Metfix, estamos atuando somente de fora defensiva.
Para quem é a Metfix?
Considerando que, antes mesmo de uma metodologia fitness, a Metfix pode ser considerada uma nova forma de capacitação profissional para que os donos de academia e personal trainers atuem na missão de administrar estilos de vida saudáveis, inicialmente, o foco de Greg Glassman e da Broken Science Initiative é o impacto nos afiliados e em suas práticas profissionais.
Quer levar a gestão do seu box de Crossfit para outro patamar? A Tecnofit pode ser o parceiro que você precisa para atingir o sucesso. Clique aqui e veja como podemos ajudar!
Para isso, o programa contará com um sistema de afiliados exclusivo por convite, voltado para profissionais comprometidos em transformar positivamente a saúde das suas comunidades.
No entanto, assim como o CrossFit, a tendência é que o impacto da Metfix possa alcançar uma rede gigantesca de profissionais, alunos, atletas e entusiastas fitness no mundo todo, com resultados reais e eficazes principalmente para pacientes com doenças crônicas.
Metfix e CrossFit: evolução ou substituição?
E falando na relação entre a Metfix e CrossFit, tudo indica que essa novidade seja uma evolução da metodologia de treinamento funcional, tanto em relação a capacitação e certificação de profissionais com a criação de uma comunidade engajada, quanto na revolução de um método fitness capaz de promover resultados significativos na saúde das pessoas.
O próprio site da Broken Science Initiative afirma que os aprendizados do CrossFit foram usados para a construção dessa nova ferramenta.
No entanto, vale lembrar que, em 2020, depois de liderar uma jornada com mais de 4 milhões de crossfitters, 300 mil treinadores certificados e 15 mil centros de treinamento afiliados, Greg Glassman vendeu a marca CrossFit, concentrando sua atenção em questões relacionadas à ciência moderna. Isso faz com que ele não tenha mais seu nome vinculado à gestão de uma das franquias e marcas de treinamento funcional mais conhecidas do mundo e esse lançamento possa ser considerado como um concorrente para o CrossFit.
Quais são as principais diferenças entre a Metfix e o CrossFit?
Como a Metfix é uma iniciativa lançada recentemente, novos detalhes sobre a metodologia devem ser anunciados nos próximos meses, o que fará com que seja possível identificar as principais diferenças em relação ao CrossFit.
No entanto, o que já pode ser percebido é que, enquanto o CrossFit consiste em um programa de condicionamento físico por meio de treinos funcionais, de alta intensidade e constantemente variados, a proposta inovadora da Metfix tem como foco o combate contra doenças crônicas, com soluções práticas e acessíveis para profissionais e alunos.
Como funciona o programa de afiliados da Metfix?
De acordo com a página da Metfix no site da Broken Science Initiative, o programa de afiliados deve ser iniciado por meio de convites exclusivos. No entanto, já pode ser encontrado um formulário para aqueles que desejam se candidatar para a afiliação em 2025, além de se inscrever no curso básico da metodologia.
Alguns benefícios da afiliação da Metfix também já foram divulgados, como o acesso ao Seminário da Fundação Metfix, com eventos presenciais da comunidade, presença na mídia e dicas, fóruns exclusivos e mais.