Ano novo, metas novas! Em qualquer lugar do mundo (talvez não no calendário japonês), os primeiros meses do ano costumam ser um excelente momento para repensar o que queremos e as estratégias para alcançarmos os resultados esperados. E para que você também possa aproveitar essa oportunidade com tudo o que tem direito, preparamos uma série de dicas para definir (a atingir) as metas de vendas para academia no começo do ano!
Por que é crucial definir metas de vendas para academia no começo do ano?
Ter metas claras e bem estabelecidas é uma das únicas formas de conquistar o crescimento sustentável de uma empresa. É a partir desses objetivos e indicadores que os gestores de uma academia conseguem direcionar os esforços da equipe e as estratégias – com diferentes marcos, iniciativas, investimentos e otimizações – para alcançar os resultados esperados.
E por que fazer isso logo no começo do ano?
A verdade é que não existe uma data ou período certo para criar metas de vendas para academia. No entanto, considerar o período fiscal, que no Brasil coincide com o calendário tradicional, além do comportamento do consumidor, que em geral começa o ano com a criação de metas fitness, pode ser uma excelente estratégia para alcançar melhores resultados.
Como criar metas de vendas para academia no começo do ano?
Agora que você já sabe a importância da criação de metas de vendas para academia no começo do ano, trouxemos alguns aspectos a serem considerados para identificar quais são os objetivos do seu negócio. Confira:
Análise do fluxo de novos alunos
Caso você tenha informações sobre o histórico de novas matrículas da sua academia, busque entender os períodos com maior índice de adesões e as épocas do ano com baixa procura. Avalie também o número de novos alunos durante os últimos anos, a taxa de retenção e de cancelamento. Essas informações devem ajudar a criar uma base para identificar padrões e tendências.
A partir disso, você pode criar as suas metas de vendas de uma forma ainda mais realista e estratégica. Considere a quantidade de novos alunos que você precisa conquistar ou fidelizar para alcançar os resultados financeiros esperados. E separe essa meta de uma forma coerente de acordo com os momentos do ano analisados anteriormente.
Metas realistas vs metas excessivamente ambiciosas
Em geral, as metas existem para criar desafios para a sua empresa. No entanto, é importante que elas sejam possíveis, mesmo que você precise tomar algumas decisões, como a otimização de custo ou campanhas de marketing agressivas, para conquistá-las. Metas excessivamente ambiciosas podem causar um efeito reverso na sua equipe, desmotivando os profissionais.
Definição de metas de curto, médio e longo prazo
Outra dica importante para definir metas de vendas para academia é dividi-las por um período de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, os resultados podem ser mensurados e reconhecidos ao longo do ano, com momentos de revisão da estratégia, para garantir os objetivos criados para todo o período. Funciona assim:
- Metas de vendas para academia de curto prazo: são aquelas iniciativas mais fáceis e rápidas de serem conquistadas, para um resultado de impacto menor. Por exemplo: aumentar o número de seguidores nas redes sociais ou o número de agendamentos de aulas experimentais a partir de uma promoção sazonal. Uma meta de curto deve ser conquistada em um a três meses, em média.
- Metas de vendas para academia de médio prazo: são aquelas que devem ser comprovadas em três a seis meses. Indicamos focar em indicadores atrelados à retenção e fidelização de clientes, além de programa de indicações e clube de fidelidade. Também pode ser um momento adequado para verificar os resultados de novos serviços.
- Metas de vendas para academia de longo prazo: são as metas para o semestre ou ano seguinte. Elas normalmente estão atreladas aos resultados financeiros que revelam o crescimento sustentável da academia, como aumento da receita ou fidelização dos alunos, por exemplo.
Como planejar ações para alcançar as metas de vendas para academia
Com as metas de vendas para a academia definidas, é hora de planejar quais são as ações e estratégias para alcançá-las. E isso envolve uma combinação de iniciativas atreladas à otimização de custos, novos investimentos, campanhas de marketing e vendas, treinamentos e capacitação da equipe – além, é claro, da mensuração de resultados e tomada de decisão para possíveis mudanças ao longo do processo.
Listamos abaixo algumas dicas para incluir no seu planejamento estratégico para alcançar as metas de vendas para academia identificadas no começo do ano. Confira:
Otimização do desempenho da equipe em vendas
Sem uma equipe altamente engajada e capacitada para conquistar os resultados esperados, as metas de vendas de uma academia dificilmente serão atingidas. Por isso, lembre-se de incluir, no seu planejamento, momentos de treinamento para aprimorar as técnicas e habilidades de vendas de toda a sua equipe, incluindo diferentes abordagens de negociação, atendimento personalizado e conversão.
E mesmo que você tenha um time de vendas específico, considere capacitar todos os profissionais que atuam na sua empresa com responsabilidades para conquistar novos alunos – desde a recepção até os instrutores. Isso deve fazer com que os resultados possam ser atingidos de forma mais rápida e eficiente!
Utilização de dados para revisar as metas de vendas
De nada adianta criar as melhores metas de vendas para academia no começo do ano se você não se dedicar a analisar os dados de forma constante e consistente. Esse momento de mensuração é fundamental para revisar os indicadores e realizar mudanças sempre que necessário, aumentando as chances de atingimento dos objetivos.
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Para isso, sugerimos coletar e analisar informações sobre o comportamento dos alunos, como adesão, retenção, satisfação, preferências de serviços, taxa de cancelamento, feedbacks orgânicos e estruturados, entre outros.
Monitoramento contínuo para ajustes nas metas
E falando em monitoramento constante e consistente, é importante estabelecer uma metodologia e um sistema para avaliar o desempenho da sua academia diante de todas as metas de vendas criadas.
E essa informação também precisa ser compartilhada! De acordo com as metas de curto, médio e longo prazo, crie momentos de conexão com a sua equipe para alinhamento e fortalecimento do compromisso de cada um em relação às metas. Dê clareza sobre o status de atingimento, mudanças necessárias e abra espaço para tirar qualquer dúvida.
Táticas para motivar a equipe a superar metas
Lembre-se, também, de reconhecer e valorizar seu time de acordo com o atingimento das metas, para manter o foco e engajamento da equipe ao longo de todo o ano. Você pode fazer isso por meio de campanhas de incentivo, com comissão, bônus ou prêmios como recompensa pelas melhores performances, por exemplo.
Além disso, invista no reconhecimento público, com menções individuais e coletivas nesses momentos de conexão e programas estruturados de feedback. Isso também ajuda a criar um ambiente de competição saudável, em que os profissionais do seu time motivam e desafiam uns aos outros a serem cada vez melhores.
Engajamento dos alunos para aumentar a retenção
Além da motivação do time, o engajamento dos alunos para estimular a retenção também é fundamental durante o ano todo.
Você pode usar diferentes estratégias para garantir uma excelente experiência, desde promover o atendimento personalizado, até criar iniciativas com abordagens de gameficação, convidando os alunos a participarem de desafios em troca de recompensas. Estratégias como campanhas promocionais e atuação ativa nas redes sociais também são excelentes opções para manter os alunos motivados, além de conquistar novos clientes.
Gestão eficiente do tempo para atingir as metas
É comum que, ao longo do ano, surjam novas oportunidades, riscos ou desafios que possam impactar nas metas de vendas definidas. E, para garantir que você e seu time sejam capazes de superar esses obstáculos, a gestão de tempo e prioridades é essencial!
Para isso, avalie a otimização de tempo e recursos dedicados a tarefas específicas, de acordo com o potencial de impacto e resultados de cada uma delas. Ajude o seu time a priorizar atividades de alta conversão, em momentos de maior procura por novos alunos. Identifique, ao longo do processo, as iniciativas com pouco ou nenhum impacto e faça as mudanças necessárias para garantir o foco e engajamento dos profissionais de acordo com aquilo que realmente faz a diferença para atingimento das metas.
Como o sistema Tecnofit pode ajudar no planejamento de metas de vendas para academia no começo do ano?
Apesar de ser uma missão complexa, alcançar as metas de vendas para academia pode ser muito mais fácil com apoio de um sistema de gestão completo e personalizado de acordo com as especificidades de estabelecimentos fitness!
Por isso, queremos que você conheça o Tecnofit Gym e adote essa ferramenta na criação das suas metas de vendas. O sistema de gestão da Tecnofit ajuda a centralizar dados para garantir uma agenda organizada, o controle financeiro de forma simples e eficiente, administração de uma equipe engajada e produtiva, além de outras diversas funcionalidades que facilitam a gestão do negócio e potencializam a experiência dos seus alunos.
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