Muitos profissionais da área fitness, apesar de bem preparados e dedicados a dar o máximo no seu campo de atuação, não conseguem se conectar satisfatoriamente com seu público-alvo, e isso se deve, muitas vezes, a uma estratégia de marketing para personal trainer fraca ou ausente.
Vamos explicar melhor agora sobre esse tipo específico de marketing e como sua correta aplicação pode impulsionar seu trabalho e te ajudar a conquistar mais clientes!
O que é marketing para personal trainer?
Esse tipo específico de marketing é voltado para posicionar o profissional na mente do seu público, definindo seu propósito e seus valores.
Trata-se de pensar em si e no seu trabalho como uma marca, que será projetada para seu público e representa a imagem que você pretende passar aos clientes.
Qual a importância do marketing para personal trainer?
Uma estratégia de marketing voltada para o personal trainer é de fundamental importância para o profissional que busca o aprimoramento do atendimento entregue ao cliente e consequente aumento no rendimento financeiro.
A atenção adequada a esse tipo de marketing mostra sua vantagem em múltiplos aspectos. Listamos abaixo seis dos principais resultados alcançados por uma estratégia de marketing bem executada:
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Redução de custos
Uma estratégia de marketing bem planejada e personalizada de acordo com seu perfil profissional – sua persona – pode ajudar a direcionar anúncios para targets definidos por você, de forma eficiente, economizando tempo e recursos.
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Maior visibilidade
O marketing é a ferramenta que vai apresentar sua marca, sua persona e seus serviços para o público. O emprego adequado dessa ferramenta se traduz em maior exposição para um público mais amplo, mas também de forma mais intensa para um público mais específico.
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Captação de novos clientes
O resultado de uma maior visibilidade é o aumento da captação de novos clientes. Como a demanda por profissionais é tão alta quanto o número de profissionais exercendo a atividade, aqueles que estiverem em destaque atrairão maior atenção dos potenciais clientes.
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Mensuração de resultados
Para atender melhor esse volume de clientes, é preciso mapear a evolução dos resultados, tanto das estratégias de marketing empregadas quanto das formas que você entrega seu serviço a cada aluno.
O marketing adequado disponibiliza essas informações para que você trabalhe a sua persona e a maneira que sua marca chega ao público.
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Segmentação do público
Um plano de marketing bem executado utiliza os dados mensurados para que você possa segmentar o seu público e entender melhor as demandas específicas de cada nicho, adaptando tanto sua persona quanto as estratégias de marketing para manter e ampliar sua base de clientes.
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Posicionamento e reputação
A entrega de um atendimento personalizado e alinhado com as necessidades dos alunos demonstra autoridade e domínio sobre o assunto, cativando quem procura seu serviço e se identifica com sua marca e com o estilo de vida que você proporciona.
O uso dessas estratégias permite que você se posicione como referência no mercado, elevando sua reputação junto ao público.
Quais as principais estratégias de marketing para personal trainer?
É indiscutível a eficácia do marketing voltado para personal trainer no aperfeiçoamento do alcance e da entrega do serviço. Vamos conhecer as principais estratégias empregadas em uma boa campanha.
Consultoria
Considere como primeiro passo procurar uma consultoria de marketing voltada para o mercado fitness. Orientação profissional é essencial em todos os níveis da sua estratégia, desde a criação de um nome ou marca, até a definição de quais mídias atingem melhor seu público alvo.
Ouça o “Tecnofit Talks”, nosso podcast que, nesse episódio, trata de consultoria online fitness voltada para personal trainers, para entender melhor a aplicação dessa ferramenta no seu trabalho.
Criação de Sites e blogs
Ter um blog é um excelente caminho para atingir seu público de forma contundente. As pessoas se utilizam da pesquisa na internet para sanar suas dúvidas, e manter um conteúdo prático e esclarecedor ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca.
O blog pode estar inserido em um site, que funciona como um cartão de visita onde os clientes podem conhecer seu trabalho mais detalhadamente.
Um site bem feito agrega à sua imagem mais profissionalismo e credibilidade. Se for financeiramente possível, considere contratar um serviço profissional para montar seu site.
Anúncios no Google
O Google Ads oferece um serviço acessível para impulsionar anúncios dentro do próprio Google. Pesquisas apontam que quase 100 mil pessoas pesquisam mensalmente pelo termo “personal trainer” em sites de busca. Utilize o Google Ads para se fazer presente de forma contundente para esse público.
Redes sociais
Semelhante ao Google Ads, as redes sociais também fornecem ferramentas de impulsionamento de postagens, mas isso é apenas um aspecto relevante de se fazer presente nas redes.
As redes sociais, em especial o Instagram, são uma vitrine para o mundo fitness, e o apelo audiovisual serve perfeitamente para dar mais visibilidade ao seu trabalho.
Conteúdo de qualidade, bem produzido e divulgado de maneira planejada pode render muitos acessos e destacar sua marca para o público consumidor.
Além disso, especialmente em tempos de pandemia, redes sociais como o WhatsApp e plataformas de videochamadas facilitam muito o contato entre aluno e personal, estreitando a proximidade e a confiança depositada no profissional.
Marketing pessoal do personal trainer: 10 dicas práticas para o sucesso
Pensando na relevância do tema e levando em conta as principais estratégias de marketing para personal trainer, elaboramos um passo-a-passo para te ajudar a consolidar o sucesso da sua marca:
1. Crie sua identidade visual
Em primeiro lugar, você precisa dar um nome e criar uma logo para sua marca. Sua identidade visual é o primeiro contato que o cliente terá com você. Ela deve transmitir com clareza a essência do seu trabalho.
O nome pode ser o seu, e a logo pode ser feita gratuitamente por meio de programas e apps (como o Canva ou o Adobe Express), mas o ideal é contratar um profissional qualificado em design e publicidade para desenvolver uma identidade visual de destaque.
2. Defina sua persona e segmente seu público
Além da identidade visual, é importante definir seu perfil profissional – sua persona – e pensar como ele se relaciona com cada um dos perfis do seu público.
Tenha bem claros os seus objetivos e sua área de atuação, quem são e onde estão seus clientes, quais suas demandas e quais as soluções que você oferece a eles.
3. Escolha as redes sociais certas
As redes sociais são importantes aliadas na promoção da visibilidade da sua marca, mas é preciso utilizá-las de forma estratégica, aplicando adequadamente seus conhecimentos de marketing digital.
Estude quais redes sociais são mais populares entre o seu público alvo, entenda como elas funcionam e adapte o conteúdo para se comunicar efetivamente em cada uma delas.
4. Aposte em e-mail marketing
As campanhas de e-mail são uma forma de comunicação muito precisa com o público, podendo ser segmentada de acordo com os perfis dos clientes para aumentar a efetividade do contato.
O alcance dessa ferramenta é bem maior comparado às campanhas de marketing tradicional, considerando o custo de investimento.
5. Invista em tráfego pago
Tráfego pago e links patrocinados geram ótimos resultados quando bem aplicados, e isso vale tanto para sites de busca quanto para redes sociais.
Uma boa estratégia de tráfego pago fará sua página ou site aparecer no topo dos resultados de busca ou ainda alavancará a exibição de suas postagens nas redes.
Considere o investimento. Tráfego pago é uma ferramenta que entrega um ótimo retorno e uma boa taxa de conversão de leads.
6. Crie conteúdos de qualidade
Para entregar conteúdo de qualidade e atrair a atenção do seu público, entenda quais são as demandas dos clientes.
Saber quais as dúvidas sobre seu serviço ou que conteúdos – e em quais plataformas – relacionados a fitness eles geralmente consomem facilita a entrega de conteúdo de qualidade para quem procura seu trabalho.
7. Estude e aplique copywriting
Copywriting é um método de marketing que envolve persuasão sútil no momento da tomada de decisão do cliente. Busca-se conduzir a intenção do cliente através de gatilhos mentais para aumentar as chances de aquisição do serviço.
Você pode focar, por exemplo, no sentimento de realização que seu aluno tem ao atingir um objetivo proposto no treino, e como seu trabalho foi um diferencial para ele atingir essa conquista.
8. Não se esqueça do call to action (CTA)
Outra estratégia de marketing que envolve persuasão é o Call to Action ( ou “chamado para ação”) que é basicamente uma apresentação do seu produto ao cliente e um apelo para conhecê-lo, utilizando uma linguagem mais incisiva.
Empregue palavras e frases imperativas – mas de forma mais suave – em anúncios e posts de redes sociais para provocar o cliente a ter alguma interação ativa com sua página.
9. Mantenha a constância
Seja disciplinado e tenha em mente todas as estratégias em uso, mantendo a constância adequada em cada uma delas.
Publique nas redes sociais frequentemente, utilize as campanhas de email e tráfego pago de maneira regular, faça um acompanhamento da evolução de cada estratégia e mensure a resposta do público a cada uma delas.
Siga produzindo conteúdo para manter uma base de clientes engajada, o que auxilia na replicação do seu trabalho e na consolidação da sua imagem como referencial na área fitness.
10. Tenha um ótimo relacionamento com o público
Fortaleça laços com os clientes e alunos. Esteja acessível e sensível às suas demandas. Seja positivo e não esqueça que sua área de atuação está intimamente ligada ao bem estar do cliente e à melhoria da sua imagem e auto estima.
Trabalhe os conteúdos dos blogs e das redes sociais para transmitir atenção e cuidado com seus alunos, não apenas para conquistar clientes. Estabeleça a confiança que é elemento fundamental na prestação desse serviço.
Bônus
Procure seguir todos estes passos para alcançar o ápice da evolução da sua carreira como personal trainer. Mas se quiser ir além, e implementar estratégias mais específicas, considere investir nessas dicas:
Tenha um app para personal trainer
Um aplicativo voltado para desempenhar sua atividade vai te ajudar a gerenciar seus alunos de forma otimizada, montar treinos mais rápido, planejar aulas e avaliações e agregar valor ao seu trabalho.
Você pode investir em um app personalizado com seu nome e sua marca, ou utilizar o Tecnofit Personal, plataforma pensada para trazer eficiência e praticidade na gestão do seu negócio, agregando mais profissionalismo ao seu serviço.
Faça parcerias com influenciadores
Uma excelente maneira de turbinar sua visibilidade, especialmente nas redes sociais, é a parceria com influenciadores ou perfis com um grande número de seguidores e cuja opinião é considerada muito relevante para um determinado público.
Se for propício, consolide essa parceria na forma de permuta. Além do baixo custo de investimento comparado a outras estratégias, o influencer parceiro passa a incorporar os resultados do seu trabalho e exibi-los de forma constante nas redes.
Conclusão
A busca pelo serviço de personal trainer tende a seguir alta no pós-pandemia. Profissionais cada vez mais competentes e comprometidos com a entrega de um serviço de qualidade disputam esse mercado crescente.
Utilize nossas dicas para se destacar dos demais e se tornar verdadeira referência no seu meio, estreitando a proximidade com clientes e alunos, elevando a qualidade do seu trabalho e potencializando seus ganhos no processo.