Conquistar clientes pode ser bom, mas fidelizá-los é ainda melhor. E uma das melhores táticas para garantir a retenção de alunos no mercado fitness é por meio da gestão do relacionamento dos alunos, com um CRM para academia.
Além de promover uma melhor experiência aos clientes, essa ferramenta garante dados estratégicos para tomada de decisão, como o feedback dos alunos, por exemplo.
Por isso, se você trabalha em um espaço fitness ou quer se aventurar nesse estilo de empreendimento, considerar um CRM para a academia pode ser a chave do sucesso.
Acompanhe este artigo para saber mais!
O que é CRM para academia?
Conceitualmente, o CRM é a sigla para Customer Relationship Manager. Em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Quando falamos em produto, é muito conhecido por ser um sistema que contribui com a gestão dos alunos de uma academia – desde a captação, passando pela fidelização – e até mesmo o pós-venda.
No entanto, CRM pode ir muito além: também é visto como o conjunto de técnicas e estratégias usadas para garantir um relacionamento próximo e duradouro com os alunos – o qual pode ser otimizado, automatizado e potencializado por meio desse tipo de ferramenta.
Trabalhar com CRM na academia significa conectar dados estratégicos para planejar estratégias para melhorar a experiência dos alunos. E consequentemente, sua relação com a marca e empresa.
No final das contas, o que buscamos com o CRM na academia é a construção da confiança e fidelização – atributo essencial para garantir a previsibilidade num mercado que pode ser tão volátil.
Por que ter um CRM na minha academia?
A geração de insights e decisões estratégicas por meio de dados já não é mais novidade entre as grandes empresas. De acordo com a Forrester Research, organizações consideradas data driven (orientada por dados) cresceram mais de 30% ao ano, em 2018.
E o mercado fitness não fica de fora dessa! A cada dia surgem novas soluções, tecnologias e tendências baseadas na demanda do consumidor e em pesquisas de mercado.
Além disso, sistemas de gestão integrada – desde as finanças até o relacionamento com os clientes, como é o caso do CRM da Tecnofit, são cada vez mais procurados. Só a Tecnofit atende mais de 6 mil clientes em todo o Brasil – os quais crescem, em média, 40% nos primeiros 12 meses de uso do sistema.
Com o CRM é possível criar, abastecer e monitorar um banco de dados completo dos clientes – o qual permite a personalização do atendimento e experiência dos mesmos, com a criação de estratégias de marketing direcionadas. Mas esse é só um dos benefícios de ter um CRM para academia. Abaixo listamos mais alguns. Confira:
Suporte para a equipe de Vendas
Com tantos estímulos a todo instante, um dos grandes desafios das empresas é priorizar as suas metas – ainda mais quando falamos em Vendas.
Vendedores precisam vender, mas muitas vezes eles acabam destinando boa parte das suas horas de trabalho na obtenção e análise de informações, criando planos de ações para conquistar mais clientes. Isso também é bem comum em academias e outras empresas do mercado fitness.
Com o auxílio de um CRM para academia, o time de Vendas e Comercial consegue acompanhar o passo a passo da evolução do cliente, desde o momento em que ele desperta o interesse no serviço, até a decisão pela conversão. Dessa forma, a prospecção fica muito mais fácil e assertiva.
Otimização de horas burocráticas
Outro obstáculo para o sucesso, principalmente em pequenas empresas, é a dependência dos trabalhos manuais e horas de burocracia. Com o CRM para academias, muitas dessas tarefas podem ser automatizadas, como agendamento de aulas, acompanhamento de pagamentos e cobranças, envio de lembretes e comunicações personalizadas.
Essas horas voltam como oportunidade para dar foco para aquilo que realmente interessa: gerar valor para a sua academia!
Informações em um só lugar
Foi-se o tempo em que as informações dos alunos das academias ficavam nas fichas de treinos, junto com os arquivos de dados pessoais. O CRM para academia permite o armazenamento e organização de informações, como: dados pessoais, histórico de atividades, frequência nas aulas, metas pessoais, entre outros.
E, em alguns casos, como no Tecnofit Gym, ele ainda tem integração com a maioria dos modelos de catracas do mercado Fitness e com o Gympass, facilitando a geração de relatórios integrados sem precisar investir em mais de uma plataforma.
Engajamento de alunos
Ao permitir o planejamento de experiências e comunicações personalizadas por meio do histórico dos alunos, eles certamente serão mais participativos e engajados, ao sentirem que são parte da academia – e não apenas mais um número.
E para potencializar esse relacionamento, é fundamental investir em ações e ativações paralelas, com ajuda dos insights gerados pelo CRM para academia.
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Melhores feedbacks dos clientes
O CRM para academia também facilita o recebimento de feedbacks dos alunos. Dessa forma, as chances de melhorar a experiência dos clientes conforme as suas preferências por aulas, sugestões, percepções e expectativas é muito maior. Consequentemente, as chances de fidelização também.
Além disso, é uma ótima solução para planejar novas aulas e modalidades oferecidas pela academia, horários diferenciados, produtos e serviços ofertados, além da contratação de profissionais com determinadas especializações.
Produção de relatórios
Outro diferencial do CRM para academia é a criação de relatórios periódicos, de acordo com as informações e intervalo de tempo que você definir.
Por meio deles, fica muito mais fácil visualizar e analisar os resultados obtidos, entender quais são as áreas com maior oportunidade e risco dentro da academia – onde vale a pena investir ou repensar a estratégia. Dessa forma, você garante um desempenho ainda melhor.
Decisões estratégicas e assertivas
Essa vantagem foi abordada em alguns dos itens anteriores, mas vale a pena repetir: um dos maiores benefícios do CRM para academia é a possibilidade de ter dados integrados e confiáveis em mãos sobre os seus clientes, para que seja possível tomar decisões ainda mais estratégicas e assertivas.
Entre os dados obtidos por meio desse sistema, podemos citar: taxa de conversão, renovações de contrato, retenção de alunos, nível de satisfação, entre outros.
No entanto, é interessante lembrar que, em paralelo ao uso das informações internas, é fundamental acompanhar as tendências do mercado fitness para conectá-las à evolução do seu negócio.
Entre tantas vantagens, provavelmente algumas delas foram suficientes para te convencer sobre a relevância do CRM para a academia.
Então, lembre-se: em geral, esse tipo de ferramenta ajuda a melhorar a experiência do cliente, otimizando a comunicação e melhorando as chances de fidelização – o que, consequentemente, contribui com o crescimento da empresa.
Como funciona o CRM para academia?
As funcionalidades do CRM para academia variam de sistema para sistema. Entre elas, o cadastro de clientes, agendamento de aulas e serviços, comunicação e interação com os alunos, acompanhamento de pagamento e cobranças, geração de relatórios para análise, automatização de tarefas, entre outros.
Além disso, as funcionalidades também podem variar de acordo com a demanda da sua academia. No mercado estão disponíveis várias opções, desde soluções mais simples até sistemas mais robustos, com integrações com outros softwares e recursos avançados. Listamos abaixo alguns diferenciais do CRM da Tecnofit para você conferir:
Criar campanhas para captação de leads
Por meio dos dados fornecidos pela plataforma, desde o momento em que o possível cliente demonstra interesse no serviço até a conversão, é possível criar um fluxo de comportamento do consumidor que ajuda a encontrar oportunidades para ativá-los em campanhas de captação de leads.
E, por meio disso, fica muito mais fácil otimizar essa estratégia de marketing, direcionando o investimento para o público-alvo da academia.
Elaborar programas de fidelidade
Ao cadastrar, entender e acompanhar o perfil de alunos de uma academia por meio do sistema de CRM é possível criar um padrão de comportamento e elaborar programas de fidelidade que tenham tudo a ver com ele, aumentando as chances de retenção.
No caso do Tecnofit Gym, é possível escolher as regras, definir as recompensas e o programa é criado e monitorado pela própria ferramenta, permitindo que o aluno seja motivado a fazer parte do clube de fidelização de uma forma dinâmica e divertida.
Enviar pesquisas de satisfação e enquetes personalizadas
O Sistema Tecnofit conta com uma funcionalidade para realização de pesquisas de satisfação por meio da metodologia NPS, o Termômetro de Satisfação.
Ao contratar essa modalidade, a ferramenta permite o envio de questionários por meio de notificações via aplicativo, e-mail e SMS. E à medida que os alunos respondem à pesquisa, é criado um dashboard intuitivo com os resultados para a tomada de decisão assertiva.
Qual é o melhor CRM para as academias?
É claro que a escolha pelo melhor CRM para academia depende daquilo que faz mais sentido para o seu negócio. No entanto, recomendamos que você faça um teste para avaliar aquilo que o Sistema Tecnofit pode oferecer para a sua empresa.
Os recursos desse sistema de gestão foram desenvolvidos de forma personalizada para acompanhar cada etapa dos possíveis clientes de uma academia, com o objetivo de encantar e fidelizar os alunos.
Conclusão
Esperamos que este artigo tenha contribuído com a percepção sobre a importância de um CRM para academia. Reforçamos que é interessante avaliar as características dessa funcionalidade para escolher a que mais se encaixa às demandas do seu negócio. Enfim, também é recomendado fazer um teste para entender a experiência, na prática, antes de tomar a sua decisão.