Conhecido como um dos grandes benefícios corporativos voltados para a saúde e bem-estar, o Gympass apresenta ótimas vantagens para o usuário. Para as empresas, também pode ser uma alternativa para conquistar mais clientes e garantir benefícios exclusivos. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações que você, empreendedor, precisa saber sobre Gympass para academia. Boa leitura!
O que é o Gympass?
Gympass é uma plataforma de assinatura corporativa que oferece uma ampla rede, com mais de 23 mil academias, studios, box e centros de condicionamento fitness cadastrados em todas as regiões do Brasil e mais de 50 mil em diferentes países do mundo.
Por meio dele, os alunos pagam um único valor e têm acesso a diversas atividades em diferentes empresas, incluindo Yoga, Pilates, Musculação, Meditação, Massagem, entre outras modalidades de aulas e exercícios.
Para ter acesso à rede de academias, o usuário precisa ter acesso a uma empresa que oferece o Gympass como benefício. A partir disso, os colaboradores podem escolher entre planos que custam desde R$ 39,90 até R$ 549,90 por mês – dependendo da empresa.
Quanto mais alto o valor da mensalidade, maior o número de estabelecimentos o usuário poderá ter acesso – além de serviços e benefícios exclusivos. As aulas podem ser realizadas presencialmente ou em formato remoto, de acordo com o plano e estabelecimento em questão.
Depois de efetuar o cadastro e decidir em qual local irá fazer as aulas ou treinos, basta fazer o check-in pelo aplicativo – disponível para Android e IOS – e informar a recepção para que a entrada seja devidamente autorizada. A utilização do plano não tem período de carência, é só adquirir e começar a usar.
Como funciona o Gympass para a academia?
Para as academias ou para Personal Trainers, o Gympass funciona como um parceiro e habilitador de novos clientes, conectando profissionais e centros fitness com organizações e alunos. O objetivo da plataforma é garantir uma maior base de alunos, para contribuir com o faturamento das academias ou Personais.
Os Termos e Condições vigentes para parceiros do Gympass podem ser encontrados no site da plataforma.
Quais as vantagens do Gympass para academia?
Ao assinarem a parceria com o Gympass, as academias podem ser beneficiadas com algumas vantagens. Entre elas:
Mais visibilidade para a empresa e acesso à ampla base de clientes
A principal vantagem do Gympass para academia é a oportunidade de aumentar a visibilidade e alcance do estabelecimento para um público que não necessariamente faria parte da audiência de campanhas de comunicação e marketing para atração de novos alunos.
Melhores resultados em receita e faturamento
A partir da ferramenta, as academias têm acesso a uma base de usuários maior, que pode contribuir com a exposição da marca e aumento no número de alunos – trazendo resultados significativos para o faturamento.
Modelo exclusivamente corporativo
O Gympass não está disponível para pessoa física, apenas como benefício corporativo. Isso faz com que a parceria com a empresa seja vista como parte do salário emocional dos colaboradores. Em algumas empresas, a plataforma também está disponível para os dependentes legais.
Se você ainda não tem, ou deseja implantar benefícios corporativos em sua empresa, a MarQ. pode te ajudar. Com 7 categorias de benefícios flexíveis e mais uma categoria livre, o MarQFlex é aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos no Brasil. Clique aqui e saiba mais.
Argumento para campanhas de marketing, atração e retenção de alunos
Academias, Personal Trainers e centros fitness com a parceria do Gympass podem ser vistos como prioridades para as pessoas com acesso à plataforma. Como a rede de empresas com esse benefício cresce a cada dia, a assinatura pode ser uma boa escolha para esses estabelecimentos.
Acesso a uma série de benefícios exclusivos
Os parceiros Gympass com usuários cadastrados e no mínimo uma visita de usuário por mês são elegíveis a alguns benefícios adicionais. Confira a lista abaixo:
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- Redução de custos com máquinas de cartão: com PagBank PagSeguro, o Gympass oferece boas soluções em relação às taxas – até 0,85% no débito e até 2,60% no crédito, nas transações com bandeiras Visa ou Master.
- Treinamento e desenvolvimento: por meio da LesMills, as academias podem acessar diversos conteúdos para desenvolver seus colaboradores. Além disso, a Ser garante 30% de desconto em 15 cursos e no MBA Gestão Fitness e Wellness para os parceiros Gympass.
- Desconto para compra de produtos saudáveis: a partir da Inventa, os parceiros do Gympass têm acesso a preços de fábrica em mais de mil marcas de produtos para vender em seus estabelecimentos.
- Linhas de crédito: a CredSeller e MOVA oferecem ótimas condições de financiamento de equipamentos para expandir as operações da empresa, com taxas a partir de 2,19% ao ano.
- Playlists para aumentar a energia do estabelecimento: com o Gympass, as academias garantem 30% de desconto na RadioSparx nos planos ECAD livre (reduz 100% dos custos com direitos autorais) e HITS.
- Otimização dos resultados com marketing digital: por meio da Markegym, os parceiros Gympass têm acesso a planos com Google Ads, cronograma de postagem em redes sociais, relatório de resultados, entre outros serviços de marketing digital.
- Plataforma de criação visual online: com a Trakto, os parceiros ganham descontos de até 50% em materiais profissionais com recursos e ferramentas de Designer Profissional.
Vale reforçar que as vantagens e benefícios variam conforme a região e estabelecimentos parceiros. Por isso, é fundamental entrar em contato com algum consultor do Gympass para se certificar sobre quais deles são elegíveis para a sua academia.
Como cadastrar o Gympass para academia?
Tanto para academia quanto para Personal Trainer, o Gympass é uma ferramenta gratuita. Ou seja, o estabelecimento e profissional não pagam pelo cadastro. A inscrição é feita pelo site da plataforma. Confira o passo a passo de como funciona esse processo:
- Após o cadastro, a equipe do Gympass entrará em contato para formalizar a proposta e enviar os documentos para assinaturas, que devem ser devolvidos em até sete dias úteis.
- Ao assinar o contrato, a academia recebe um e-mail para criar o login e senha do Portal do Parceiro.
- Em seguida, é necessário acessar o Portal e preencher todos os dados solicitados: descrição, horário de funcionamento, endereço, modalidades oferecidas, atividades, conta bancária, fotos do estabelecimento, entre outros.
- Por fim, ao clicar em “Finalizar”, a página será criada automaticamente dentro da rede de estabelecimentos do Gympass e a academia estará disponível para os assinantes da plataforma.
Quanto que o Gympass repassa para a academia?
O Gympass não cobra taxas de intermediação para academias e Personal Trainers. Isso significa que os estabelecimentos recebem o mesmo valor para cada um dos usuários da plataforma que frequentarem a academia. Esse valor depende do estabelecimento.
Os valores são transferidos no dia 15 de cada mês, por meio da conta bancária cadastrada no Portal do Parceiro – e é referente ao mês anterior. O Gympass calcula o valor das mensalidades e faz o repasse fixo mensal de acordo com a quantidade de check-ins na plataforma.
Gympass vale a pena para a academia?
Apesar de ser uma grande tendência de mercado vista como uma ótima oportunidade para crescimento das academias, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de ser um parceiro Gympass. Entre os contras, é interessante considerar:
Dependência da plataforma
Principalmente em regiões centrais e próximas às grandes empresas, é comum que boa parte dos alunos das academias sejam assinantes do Gympass – caso a academia seja parceira da plataforma. E isso pode fazer com que diminua o volume de clientes matriculados regularmente que pagam o valor das mensalidades da academia.
Não fidelização de alunos
A retenção de clientes é um dos grandes objetivos das academias, principalmente pela sazonalidade deste mercado.
No entanto, uma das maiores vantagens do Gympass para usuários é justamente a possibilidade de praticar exercícios em qualquer lugar. Então é muito provável que o aluno não se sinta conectado ao estabelecimento como os clientes dos planos tradicionais – o que faz com que o negócio fique ainda mais volátil.
Falta de previsibilidade do repasse do valor dos alunos
Outro grande desafio das academias é manter um faturamento constante e previsível – o que pode se tornar ainda mais complexo pela falta de controle sobre os visitantes por parte da assinatura do Gympass. Como o valor repassado depende do volume de alunos que visitaram o estabelecimento no mês anterior, pode ser mais difícil gerenciar o faturamento.
Para diminuir esse risco, a dica é contar com um sistema de gestão que tenha integração com a plataforma, como o Tecnofit Gym. Com ele, é possível obter relatórios de faturamento, controle de presença e automatização das liberações dos alunos, o que contribui com dados estratégicos para a tomada de decisão.
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Conclusão
A partir deste artigo, você tem em mãos informações importantes para considerar a assinatura do Gympass para a sua academia. Caso opte por essa alternativa, reforçamos a sugestão de conectar a parceria com um sistema de gestão personalizado que possa contribuir com a otimização dos resultados obtidos com os novos alunos.
Além do Gympass, o Tecnofit Gym tem integração com as principais catracas do Brasil, como Henry, TopData, Tecnibra, ControlID, Trix, Proveu, clube de recompensas e vitrine virtual. Acesse o site e conheça todos os detalhes dessa solução.