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Gympass ou Wellhub: tudo que você precisa saber para usar no seu negócio
Gestão e Empreendedorismo

Gympass ou Wellhub: tudo que você precisa saber para usar no seu negócio

Saiba o que é, como funciona e quais são as vantagens em estabelecer uma parceria com esse benefício corporativo para a sua academia.

gympass

A oportunidade de contar com parceiros que conectam a sua academia a diferentes públicos é uma realidade no universo fitness. E com cada vez mais opções disponíveis, é importante entender as vantagens específicas de cada plataforma, seus formatos, capacidades e quanto a academia recebe do Gympass, por exemplo. 

Gympass é a maior rede de bem-estar corporativa do mundo, além de ser uma grande aliada para negócios fitness, como academias, aplicativos de bem-estar e personal trainers. 

A partir de um investimento de mudança de nome e posicionamento, em maio de 2024, o Gympass passa a se chamar Wellhub, principalmente com o objetivo de ser reconhecido como uma plataforma de bem-estar, apesar de ainda ser um grande parceiro de negócios para academias. 

Para os beneficiados, o Gympass – ou Wellhub, contribui para melhorarem o bem-estar no trabalho, resultando em uma cultura mais saudável, melhorias de desempenho e taxas de rotatividade reduzidas. 

E, para os estabelecimentos fitness, as vantagens não ficam para trás. Mas para ter a certeza de que essa é uma boa parceria para a sua empresa, é importante olhar cada detalhe: desde as possibilidades de integração até quanto a academia recebe do Gympass. 

Portanto, se você está pensando em fazer parceria com o Gympass, mas ainda tem dúvidas, continue lendo esse texto que explicamos tudo o que você precisa saber para tomar as decisões mais estratégicas para o seu negócio!

O que é Gympass?

É um benefício exclusivamente corporativo, semelhante a benefícios de saúde, como assistência médica, odontológica e visão. Ele permite que milhares de empresas invistam na saúde de seus colaboradores, oferecendo acesso a uma enorme rede de serviços, incluindo academias, estúdios, centros esportivos, personal trainers e aplicativos de bem-estar. 

Como funciona o Gympass?

Para os beneficiados, o Gympass funciona como um hub de serviços fitness e de bem-estar para usar a qualquer hora e lugar, por meio do pagamento de um valor único de assinatura. Para empresas fitness, é um parceiro e habilitador de novos clientes, conectando profissionais e centros fitness com organizações e alunos. 

Conheça cada vertente desse benefício, além de alguns dos seus benefícios: 

Gympass empresa

A preocupação com a saúde e bem-estar dentro das empresas é uma pauta cada vez mais importante. E, de acordo com dados divulgados no site oficial da plataforma, o Gympass tem potencial para aumentar em 178% o número de colaboradores ativos; reduzir em 25% os custos anuais com planos de saúde; e aumentar em 43% a retenção de talentos. 

O investimento na plataforma varia de empresa para empresa. E esse fator depende de algumas variáveis, mas principalmente do número de colaboradores elegíveis ao benefício. Antes da contratação, é possível fazer uma simulação e entender qual será o valor do investimento mensal de cada empresa.

Gympass colaborador

Para os beneficiados, o Gympass oferece planos flexíveis subsidiados pelas empresas que atendem às necessidades de todos os colaboradores, como treinos presenciais e online, atendendo todos os modelos de trabalho, seja home-office, presencial ou híbrido. Também é  possível adicionar dependentes legais ao plano Gympass.

A combinação entre variedade de oferta presencial e online, maior acessibilidade e incentivo dos RHs na promoção da prática esportiva fez e continua fazendo com que milhões de colaboradores inativos começassem a praticar atividades físicas com o Gympass.

Gympass academias, studios e centros esportivos

O Gympass é o braço comercial corporativo de mais de 25 mil parceiros no Brasil, e há mais de 10 anos negocia com milhares de empresas para desbloquear investimento incremental no setor fitness e trazer novos praticantes de atividade física. 

O Gympass é para qualquer estabelecimento e tamanho de negócio, desde academias de bairro a grandes marcas no mercado, incluindo studios especializados, como por exemplo os que oferecem exclusivamente aulas de dança ou especializados em atividades para gestantes.

E o mais importante, o Gympass não opera diretamente ou indiretamente redes de academias, dessa forma o único interesse da plataforma é gerar tráfego de novos usuários para a  sua base de parceiros e desbloquear uma nova fonte de receita.

Apenas para adiantar o assunto sobre quanto a academia recebe do Gympass, os estabelecimentos cadastrados recebem a cada visita dos usuários. E o valor é limitado, variando de acordo com o preço de balcão anual de não membros do Gympass. 

Aplicativos de bem-estar

O Gympass também oferece acesso a aplicativos de bem-estar, especializados em saúde mental, meditação, nutrição e até programas para parar de fumar. Entre os apps mais procurados por quem acessa o Gympass, estão: 

  • Cíngulo
  • Formula
  • Strava
  • Cia Athletica
  • Meditopia
  • Headspace
  • Vittude
  • Entre outros!

Quais treinos estão disponíveis com o Gympass? 

É possível fazer aulas presenciais ou online. São mais de 50 mil academias e studios presenciais e mais de 2.500 aulas sob demanda e aplicativos de bem-estar. Os usuários têm acesso a aulas de arquearia, curling, beach tennis, pilates, musculação, spinning, natação, serviços de massagem e muito mais:

  • Personal trainer: é possível ter treinos virtuais de 30 minutos e também acompanhamento individual para criar treinos personalizados de acordo com o seu objetivo. 
  • Saúde mental, nutrição, condicionamento físico: com a ativação do plano, é possível ter acesso a aplicativos parceiros que oferecem conteúdo sobre diversos temas, que vão de meditação, qualidade do sono, nutrição, terapia, exercícios e mais.
  • Aulas online em casa: usuários têm acesso a parceiros que oferecem aulas presenciais e virtuais, ou parceiros especializados somente em aulas coletivas online e fazer em casa aulas de Yoga, funcional,dança etc 

É importante lembrar que a oferta das modalidades pode variar de acordo com o plano contratado. 

Quais as vantagens do Gympass para as academias?

Antecipamos, neste artigo, que o Gympass pode ser um excelente parceiro para maximizar os resultados de uma academia, já que permite que um público muito mais amplo conheça e possa treinar em determinado estabelecimento fitness. 

Mas para que você possa entender se aderir ao Gympass realmente faz sentido para o seu negócio, listamos abaixo mais algumas vantagens:

Aumento do fluxo de clientes

Ampliando o alcance para diferentes públicos, o Gympass garante que seus estabelecimentos parceiros recebem um número maior de alunos. Isso pode ser essencialmente bom durante períodos impactados pela sazonalidade, ajudando a manter um fluxo constante de pessoas, o que também contribui para a previsibilidade e sustentabilidade do negócio. 

Aumento da receita

Na teoria, a matemática é simples: com maior alcance de clientes, as academias parceiras do Gympass aumentam a sua receita. No entanto, para isso, é preciso estudar os detalhes de quanto a academia recebe do Gympass, além da possibilidade de os novos alunos virarem membros diretos e participarem de eventos e aulas especiais, não cobertas pelo plano. 

Possibilidade de atingir um novo público

Segundo dados coletados pelo pela própria empresa, 80% dos usuários da plataforma no Brasil não eram membros de academias ou studios antes de aderirem ao benefício. Além disso, parceiros do Gympass relatam que 9 em cada 10 usuários da plataforma são novos ou já tinham cancelado o plano há mais de 12 meses e retornaram para a praticamente esportiva.

Receita incremental

Utilizar o Gympass é uma forma de desbloquear receita incremental e complementar o faturamento. Segundo a IHRSA, apenas 5% dos brasileiros frequentam academias e somos o segundo país com maior quantidade de estabelecimentos fitness do mundo. Ou seja, tem um grande potencial de crescimento no mercado, mas o investimento em uma academia ainda pode ser um fator que restringe a entrada de mais praticantes em espaços fitness.

Assim, o investimento que as empresas fazem no Gympass contribui para subsidiar parte do plano do usuário, tornando a prática de atividade física mais acessível para muitos colaboradores. Com isso, o mercado ganha novos pagantes e as academias e studios recebem um valor por usuário equivalente a um plano corporativo.

Maior visibilidade para o negócio

Com o Gympass, as academias ganham um novo canal de atração de um público qualificado. O aplicativo funciona por meio da geolocalização do aluno, por isso atinge diretamente as pessoas que estão mais próximas da sua academia.

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Como a plataforma não opera, direta ou indiretamente, redes de academias ou studios, seu negócio terá a mesma oportunidade de crescimento do que outras na mesma região.

Redução de custos de marketing

A parceria com o Gympass pode ser uma excelente alternativa para reduzir custos em mídia paga, já que a mesma função – e, em alguns casos, resultados tão eficientes – de uma campanha de marketing com objetivo de atrair mais clientes, por exemplo. 

Mas aqui vale um ponto de atenção! Mesmo que faça sentido deixar de lado o investimento em marketing, é preciso saber quanto a academia recebe do Gympass para colocar tudo na ponta do lápis e tomar a decisão mais assertiva para o seu negócio!

Parceria sem custo e descomplicada

Ser parceiro do Gympass não tem nenhum custo, e não tem contrato de longo prazo ou multa por rescisão. Atualmente o Gympass possui mais de 50 mil academias, studios de personal trainers atuando globalmente na plataforma. 

Diversificação do público

Por ser um benefício corporativo, o Gympass tem potencial para impactar até mesmo o público que não tem interesse direto na atividade física – mas que, pelas vantagens oferecidas, decide dar uma chance para o universo fitness. Dessa forma, ajuda as academias parceiras a atrair uma variedade diferenciada de perfis de potenciais alunos – em uma base muito maior do que a academia conseguiria atingir de forma orgânica. 

Oportunidade de upselling – venda produtos e serviços adicionais

Caso você entenda que o quanto a academia recebe do Gympass não é suficiente para fechar a parceria, é interessante considerar a oportunidade de vender produtos e serviços adicionais aos usuários da plataforma, como aulas particulares, serviço de personal trainer, produtos personalizados, entre outros. Esse valor pode fazer parte da receita adicional promovida pelo Gympass. 

Fidelização de empresas

O Gympass pode ser considerado uma porta de entrada para a parceria com organizações e alunos. E, a partir de uma boa experiência e do fluxo contínuo dessas pessoas, os índices de fidelização – importantíssimos para negócios fitness – tendem a ser potencializados. 

Aumento da competitividade

Ao fazer parte do Gympass, academias e outros estabelecimentos fitness se tornam parte de uma plataforma reconhecida e respeitada, o que pode ser um diferencial na escolha de um beneficiado. Mas além de pensar em como se diferenciar ao aderir ao Gympass, é interessante calcular o prejuízo se a sua academia decidir não concretizar essa parceria, correndo o risco de perder clientes para os seus concorrentes, principalmente os mais próximos. 

Desvantagens do Gympass: mitos e verdades 

Como antecipamos por aqui, apesar de todas as vantagens da plataforma, alguns quesitos como quanto a academia recebe do Gympass, devem ser considerados para identificar a melhor escolha. E, para isso, listamos alguns mitos e verdades a respeito de algumas desvantagens mais conhecidas a respeito da ferramenta: 

Repasse muito inferior a uma mensalidade do aluno regular 

Mito. O repasse mensal por usuário do Gympass é baseado no valor do plano anual que cada estabelecimento oferta para seus membros regulares. A grande vantagem é que este público novo gera uma receita incremental ao negócios, proveniente do investimento corporativo das empresas que contratam o Gympass para seus colaboradores. 

Perda de alunos regulares

Mito. Os parceiros do Gympass relatam que 9 em cada 10 usuários são incrementais, e é por isso que a base da plataforma cresce a cada ano, com mais academias e studios parceiros. 

Se você conseguir se destacar e cativar esse aluno, ele se tornará recorrente e ainda terá a possibilidade de trazer outros membros da família e colegas de trabalho para conhecer a sua academia. Isso também é uma forma de trabalhar a divulgação e fazer com que ele se torne um promotor do seu negócio. 

O aluno Gympass tem a possibilidade de ir em diversos lugares e não se torna aluno regular

Mito. Em alguns casos, como estabelecimentos que cobram por visita do membro regular, usuários do Gympass são inclusive mais frequentes! Por isso é tão fundamental trabalhar estratégias de fidelização na sua academia, isso ajudará na recorrência e regularidade do aluno Gympass. 

Ficar dependente

Esse quesito pode ser tanto mito quanto verdade e isso está muito mais ligado a forma com que você faz o gerenciamento do seu negócio fitness. O Gympass não cobra nenhuma multa no cancelamento do contrato. No entanto, se você não gerencia de forma efetiva o seu negócio e aposta em apenas uma fonte de receita, o Gympass pode ser uma dependência. 

O ideal é trabalhar essa plataforma em conjunto com outras possibilidades como inbound, outbound e indicação e, dessa forma, diversificar as fontes do seu negócio

Quanto a academia recebe do Gympass

O valor repassado pelo Gympass depende do acordo com cada parceiro. Para academias, studios e serviços de bem-estar, por exemplo, cada check-in é calculado de acordo com o preço cobrado por planos particulares no estabelecimento em questão.

O pagamento é feito para até um número específico de check-in por aluno e, dependendo do contrato, pode ser descontada uma porcentagem ao atingir um limite de ganho mensal. 

Gympass vale a pena para a academia?

Assim como o ponto acima, a resposta para essa pergunta é um grande “depende”. A verdade é que o Gympass oferece uma série de vantagens para as academias, desde o alcance a um público diferenciado até o impacto positivo nos índices de fidelização. 

No entanto, é preciso entender quanto a sua academia vai receber do Gympass, além de outras variáveis que possam fazer ou não sentido para a estratégia do seu negócio. Como existe um cenário diferente para cada empresa, sugerimos entrar em contato com os responsáveis por novas parcerias da plataforma e iniciar uma negociação. 

Concorrentes do Gympass

E se, por meio desse estudo você perceber que o Gympass não vale a pena para a sua empresa, mas também não quer deixar de oferecer a possibilidade de parceria com benefícios corporativos para os seus alunos? Está tudo bem, já que há outras soluções disponíveis no mercado que funcionam basicamente como o Gympass, como o Classpass e TotalPass, por exemplo. 

É interessante conhecê-las, entender e negociar com cada uma, para ter a certeza da melhor escolha para os seus alunos, potenciais clientes e para o seu negócio! 

Como funciona a integração Gympass com a Tecnofit?

A integração da Gympass com um sistema de gestão é muito importante. Os negócios fitness que possuem a conexão entre esses dois parceiros têm aumento de 20% até 40% no número usuários ativos e quantidade de visitas. 

Isso se deve ao fato de que o aluno consegue ter acesso mais rápido ao interior da academia e visualizar de melhor maneira detalhes sobre os horários e vagas disponíveis. 

Com a integração da Gympass com o Sistema Tecnofit é possível configurar quantas vagas, quais horários e programas aceitam a parceria. Além disso, você tem total controle do número de alunos e check-in via Gympass e um status da visita do aluno.

Integrando o Gympass ao Sistema Tecnofit, você pode: 

  • Validar automaticamente os check-ins
  • Visualizar o faturamento estimado e o histórico dos meses anteriores;
  • Acompanhar de forma rápida e fácil os alunos Gympass que chegam até o seu negócio;
  • Ver o ticket médio e repasses dos alunos Gympass;
  • Receber um material exclusivo com boas práticas para aproveitar ao máximo essa parceria tão importante para o seu negócio fitness.
  • Se você quer ter uma gestão mais eficiente na sua academia, box ou studio é só fazer o teste grátis do sistema mais completo e líder do mercado. 

Então, agora que você tem acesso a uma série de informações sobre como funciona o Gympass, queremos te convidar a estender a sua pesquisa para adotar, também, um sistema de gestão completo e personalizado para negócios fitness, com integração para essa e outras plataformas corporativas. 

Acesse o site da Tecnofit e faça um teste gratuito para conhecer e comprovar todas as vantagens dessa solução para otimizar os resultados da sua empresa!