Existem diversas métricas que podem ser analisadas para medir o sucesso de uma empresa. Para que possamos começar a falar delas com propriedade sobre gestão financeira no segmento fitness, precisamos entender, primeiro, o significado. Vamos lá?
O que é gestão financeira no segmento fitness?
Gestão financeira é o conjunto de procedimentos administrativos que estão ligados a análise, controle e planejamento de tudo que envolve as finanças de uma empresa. Esta área é responsável por analisar métricas e criar estratégias que vão ajudar a economizar e investir o dinheiro que entra no seu negócio.
Uma das métricas que é muito utilizada para analisar o sucesso de uma empresa é o faturamento.
Você sabe o que é faturamento?
Faturamento é o total de vendas realizadas em um período, seja em um dia, semana ou mês, independente de quando a empresa receberá o valor total da compra.
Mas como assim?
Por exemplo, você fechou um plano de R$ 1.500,00/ano parcelado em 5 vezes, com o primeiro pagamento para o dia da assinatura do contrato. Seu faturamento será de R$ 1.500,00 neste mês, mesmo que o valor total não entre em caixa neste momento. Ou seja, o faturamento corresponde ao total de compras que foram realizadas em determinado período.
Legal, mas e como eu calculo o valor que entrou em caixa na minha empresa dentro de um determinado período?
O que mede as entradas em caixa é a receita. A receita é todo o valor recebido dentro de um período. Ou seja, a parcela que citei no exemplo acima seria a receita, enquanto o valor total da venda seria o faturamento.
Entendemos o que é receita e faturamento. Mas como eu sei qual é o meu lucro dentro dos valores?
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O que é lucro e como eu sei qual é o da minha academia, box ou studio?
Para calcular seu lucro, vamos entender o que ele é de fato. Lucro é o retorno positivo de investimento. Ou seja, é tudo o que “sobra” após todos os pagamentos serem realizados.
Para calcular seu lucro, você precisa saber o valor exato que é gasto na sua academia para subtraí-lo do valor recebido no mês. O correto é sempre haver lucro na empresa, caso isso não aconteça, você está tendo prejuízo.
Saber esses números é importante para controlar como está o seu crescimento. Sua empresa precisa estar com um faturamento alto e com receita suficiente para pagar as contas do mês e ainda te dar lucro. Quando isso não acontece, você deve rever seus processos e cortar gastos, procurando formas de aumentar o faturamento da empresa.
Outra métrica que pode te auxiliar na análise desses números é o ticket médio. Ele mostrará quanto em média seus clientes estão pagando pelo seu serviço. Com base nesse valor, você conseguirá criar estratégias para aumentar seu preço, aumentando automaticamente seu faturamento e receita.
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Com essas informações, reúna seus dados financeiros e descubra como estão indo suas vendas. Esse é o momento de investir no crescimento, mantendo seus atuais alunos ativos e conquistando novos. Baixe agora mesmo o KIT abaixo e descubra como reter alunos. O KIT é gratuito!
Conclusão
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