Como andam as finanças da sua empresa? Manter o controle financeiro de uma academia, box de CrossFit ou studio não é tarefa fácil e, ao mesmo tempo, é fundamental otimizar a gestão financeira de negócios fitness e expandir as operações de forma assertiva, o que garante um crescimento sustentável para a empresa.
Para que isso se torne uma realidade no seu negócio, é necessário colocar em prática a gestão financeira, que faz parte do planejamento estratégico de uma empresa.
Neste post, contamos um pouco sobre o que é esse tipo de gestão, sua importância para os negócios e de que forma ela pode ajudar a potencializar os processos financeiros do seu negócio. Vem com a gente!
O que é gestão financeira?
A gestão financeira empresarial é, por definição, um conjunto de processos e medidas que tem como objetivo principal aumentar os ganhos e otimizar os processos financeiros de uma empresa. Esse conjunto consiste em uma série de análises, planejamento e estratégias voltadas à obtenção e administração correta de recursos financeiros.
Fundamental na tomada de decisões de forma mais assertiva sobre o planejamento estratégico do negócio, a gestão financeira também que o gestor tenha uma visão ampla da situação financeira da empresa. Isso é importante para a otimização de resultados, que possibilitam garantir maior saúde financeira para o negócio a médio e longo prazo.
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A importância da gestão financeira para negócios fitness
Controle de fluxo de caixa
Na prática, o fluxo de caixa é a movimentação de entradas e saídas de dinheiro do caixa do seu negócio, ou seja, tudo que sua empresa recebe e paga. Para garantir um bom controle de fluxo de caixa, é fundamental manter um registro detalhado diário, semanal e mensal de ganhos e gastos.
O passo mais importante para organizar o fluxo de caixa do seu negócio é entender que essa é a ferramenta responsável por controlar a movimentação financeira, como:
- Receitas;
- Despesas;
- Contas a pagar ou a receber;
- Investimentos e inadimplência em um período de tempo predeterminado.
Planejamento financeiro
Sem dúvida, esse é um dos fatores com maior relevância para manter uma boa gestão financeira de negócios fitness. Parte do planejamento estratégico, essa etapa é fundamental para garantir o crescimento sustentável da empresa, pois por mais que o negócio seja lucrativo, muitas vezes ele pode levar mais tempo que o necessário para se desenvolver.
Nesse sentido, desenvolver o planejamento financeiro de forma estratégica, significa conseguir calcular de forma precisa o investimento inicial do negócio, somado ao que foi investido na empresa longo de um determinado período de tempo, e somar a essas duas variáveis a previsão de despesas anuais. A partir dessa conta, é possível obter o custo total do negócio ao longo desse período.
Para determinar a previsão de receitas anuais, é preciso somar a estimativa de vendas do negócio e fazer uma comparação com o custo, para entender se a receita é suficiente para garantir o retorno do capital investido.
Outro valor que precisa ser somado é o patrimônio da empresa, já considerando os possíveis ajustes patrimoniais, pois estes também são ativos, ou seja, podem ser transformados em dinheiro caso a empresa venha a fechar, por exemplo.
A partir de todos os demonstrativos financeiros do seu negócio em mãos, é possível traçar o planejamento de forma assertiva e estratégica.
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Contabilidade
A função da contabilidade é fazer o acompanhamento do desempenho econômico do negócio. A diferença entre a contabilidade e acompanhar o fluxo caixa, por exemplo, é que a análise contábil considera os ativos, passivos e desenvolvimento de patrimônio da empresa.
Gestão de clientes
Um fator importante para a saúde financeira de um negócio é a gestão da carteira de clientes. A lógica disso está no momento em que os consumidores são a principal fonte de renda da empresa.
Justamente por esse motivo, é necessário pensar em estratégias tanto de captação quanto de fidelização e retenção de clientes.
Segundo o famoso autor da área de marketing, Philip Kotler, manter um cliente é de 5 a 7 vezes mais vantajoso do que conquistar um novo.
Para que isso se torne uma realidade para o seu negócio, é necessário realizar uma série de ações que vão desde o atendimento ao clientes, sua jornada de compra e entrega do produto, até estratégias de marketing digital, como e-mails marketing, por exemplo.
Outro fator essencial nesse processo é a estratégia de pós-venda. Depois de fechar a venda, a relação com o seu cliente não acaba e é exatamente nesse momento que é importante trabalhar as estratégias para fidelizá-lo.
Para isso, você pode implementar programas de fidelidade, disponibilizar descontos exclusivos, entre outras diversas ações que o aproximam da sua marca e aumentam o nível de satisfação do cliente.
Como a Juno pode ajudar no controle financeiro do seu negócio?
Extratos e relatórios
Através da Conta Juno, você pode acompanhar os extratos e relatórios referente ao seu negócio, como:
- O saldo da sua Conta Juno, incluindo valores disponíveis para transferência e valores a liberar;
- Valores a receber;
- Todas as valores de entradas e saídas;
- Faturamento dos últimos 7 dias, 30 dias, do mês atual ou do mês anterior, do ano e o valor total faturado na sua Conta Juno, além do faturamento previsto para seu negócio, calculado com base nas cobranças em aberto multiplicadas pela sua taxa de conversão;
- Cobranças pagas, taxa de conversão (calculada com base na quantidade de cobranças pagas referente a cobranças emitidas), ticket médio (referente ao valor médio das cobranças que você recebe), valor de cobranças em aberto (valores pendentes de pagamento que ainda não venceram);
- Gestão da carteira de clientes.
Concentrar todos os dados dos seus clientes em um só lugar é ideal para acompanhar a inadimplência, a recorrência e quais dos seus clientes estão em dia com o seu negócio.
Com a Juno, você cadastra todos os seus clientes e consegue visualizar os dados de pagamento, cobranças recebidas e muito mais, além de organizar os clientes em grupos, facilitando a emissão de cobranças.
Mais formas de pagamento
Na Juno, você pode emitir as suas cobranças, à vista e recorrentes, tanto por boleto, cartão de crédito ou até mesmo com QR Code, com taxas atrativas para o seu negócio.
Outra boa opção para aumentar a conversão de vendas do seu e-commerce é apostar em links de pagamento, que podem ser enviados para os seus consumidores diretamente pelas redes sociais, WhatsApp, e-mail ou por onde mais desejar.
*Conteúdo em parceria com a Juno!