O grande objetivo de toda empresa é a geração de lucros. Mas para isso acontecer, é necessário um forte trabalho de administração de diferentes frentes: recursos humanos, financeiros, marketing, entre outros. Neste artigo preparamos dicas importantes sobre como fazer a gestão de studio de pilates e contribuir com o crescimento da organização. Acompanhe!
Como fazer a gestão de studio de pilates?
O investimento na gestão de studio de pilates torna o negócio mais estratégico e lucrativo. Isso porque permite gerar informações importantes sobre a saúde da empresa e do mercado, que contribuem com a tomada de decisões, como cortes orçamentários ou contratações importantes.
Conheça algumas orientações sobre como fazer essa administração na prática:
1. Desenvolva um planejamento estratégico
Tudo começa com o diagnóstico da sua empresa e do mercado em questão: quais são as principais forças e fraquezas do seu negócio; e oportunidades e ameaças do cenário em que ele está inserido.
Depois, é importante listar todos seus objetivos e identificar as métricas que deverão ser medidas para acompanhar o resultado do negócio.
A partir disso, crie um plano de ações e iniciativas que serão realizadas para atingir cada uma das metas desenhadas, de acordo com um cronograma e responsabilidades claras de cada um dos envolvidos. Lembre-se de medir constantemente os resultados para possíveis mudanças de rota.
2. Faça a gestão do fluxo de caixa
A administração do fluxo de caixa nada mais é do que o acompanhamento de todos os recursos financeiros que entram e saem do caixa do seu studio de pilates, desde o recebimento das mensalidades dos alunos até o pagamento de fornecedores e manutenção dos equipamentos, por exemplo.
Esse controle deve fazer parte da rotina da gestão de studio de pilates, pois permite conhecer a saúde financeira do negócio e identificar ações para garantir o crescimento da empresa.
3. Separe as finanças pessoais das do studio
Falando em recursos financeiros, não é incomum encontrar empreendedores, principalmente de pequenas empresas, que confundem as finanças pessoais com as do negócio. E essa prática pode trazer inúmeros riscos tanto para você quanto para o studio.
Por isso, certifique-se de ter duas contas bancárias separadas e determine o valor fixo do seu salário para retirada todos os meses – garantindo recursos para investimento na sua empresa, sempre que possível.
4. Certifique-se de manter uma reserva financeira
No caso de negócios voltados ao cuidado com a saúde e prática de exercícios, como academias e studios de pilates, a sazonalidade do volume de alunos precisa ser considerada na administração.
Por isso, ter uma reserva financeira é fundamental para evitar problemas ou enfrentá-los da melhor forma possível, sem deixar que a saúde do negócio seja prejudicada. Para isso, uma boa dica é destinar uma porcentagem do recebimento mensal em uma poupança ou conta bancária específica.
5. Busque novas formas de monetização
Para contribuir com a geração de receitas, muitas academias buscam diferentes formas de monetização com a venda de produtos ou serviços que vão além das aulas.
Exemplos disso são as vendas de acessórios e equipamentos que podem ser usados nos treinos – e também servem como mídia espontânea, quando os alunos usam fora do local – como camiseta, toalha, garrafas de água, mochilas, bolsas, entre outros.
Em relação aos serviços, é possível incluir postos de massagem no studio, ou mesmo avaliar a possibilidade de incluir uma lanchonete no seu espaço.
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6. Planeje e organize seu orçamento
A projeção do orçamento é fundamental para conseguir fazer a gestão de studio de pilates. Uma boa dica é determinar o planejamento orçamentário de todo o ano, projetando quanto você deve receber, quais serão os principais gastos e o que será preciso fazer para alcançar os objetivos financeiros listados no momento do planejamento estratégico.
Mas aqui vale um aviso: mesmo que o orçamento seja anual, é importante fazer a revisão de forma constante. Dessa forma você acompanha os planos financeiros do seu negócio de perto e pode determinar diferentes caminhos para atingir suas metas.
7. Acompanhe as mudanças do mercado e dos seus concorrentes
Outra orientação que deve estar sempre na mente de um empreendedor é que a gestão do negócio vai muito além de olhar para a própria empresa.
Acompanhar as mudanças do comportamento do consumidor, as necessidades do negócio e as novidades dos seus concorrentes pode fazer toda a diferença na forma como você administra seu studio de pilates. Por isso:
- Analise os preços praticados pela concorrência.
- Estude as necessidades do mercado, sejam elas do governo, consumidores e demais stakeholders.
- Crie espaços para receber feedbacks dos seus alunos.
- E a partir disso, busque oferecer diferenciais competitivos – seja em preço, condições de pagamento, equipamentos, profissionais, etc.
8. Valorize os profissionais do seu studio de pilates
Como trouxemos no início deste artigo, a gestão de studio de pilates também tem a ver com a forma que você gerencia os recursos humanos – ou seja, as pessoas que trabalham na sua empresa.
A contratação de profissionais capacitados é tão importante quanto a manutenção desse público, garantindo que estejam sempre atualizados com o que há de melhor e mais inovador no mercado.
Isso fará com que os profissionais sintam-se valorizados e reconhecidos e fará com que eles queiram permanecer na sua empresa. O que terá impacto direto com o relacionamento com os seus alunos, que perceberão que estão em um espaço de valorização e inovação constante.
9. Encontre formas de fidelizar seus clientes
Ainda mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizá-los. Além de ser um processo que normalmente exige menos investimento, fidelizar alunos pode facilitar a previsão orçamentária da sua empresa.
Existem várias formas de fazer isso: desde reconhecê-los em datas especiais, como aniversário e tempo como cliente, até promoções ou condições especiais para quem já está dentro de casa.
10. Crie uma boa estratégia de marketing
Outra boa dica para conquistar e fidelizar clientes é investir em marketing. Por meio de estratégias online e offline é possível fazer com que sua marca seja ainda mais conhecida e potencializar o relacionamento com os atuais clientes.
O primeiro passo é ser encontrado: tenha páginas atualizadas nas redes sociais e um site completo. Você também pode investir em anúncios, oferecer conteúdo de qualidade, entre outras iniciativas.
Dica bônus: use um software de gestão de studio de pilates!
Agora que você já sabe a importância da gestão de studio de pilates e tem uma boa ideia de como colocar esse processo em prática, temos uma dica que certamente vai te ajudar a economizar tempo, evitar trabalhos manuais e garantir informações ainda mais assertivas para que você possa planejar o crescimento da sua empresa.
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