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Quanto ganha um dono de franquia de academia?
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Quanto ganha um dono de franquia de academia?

Saber se você pode ter sucesso com uma franquia depende de algumas variáveis. Neste artigo, a gente te conta as principais!

franquia de academia

Se você está pensando em abrir um negócio fitness, provavelmente a possibilidade de investir em uma franquia de academia passou pela sua cabeça, certo? 

E, junto com essa dúvida, a necessidade de entender quanto ganha um dono de franquia de academia, qual é a margem de lucro desse tipo de negócio e se realmente vale mais a pena investir em uma franquia, ao comparar com abrir uma academia tradicional

Se tudo isso fez sentido para você, você está no lugar certo! Neste artigo, nos dedicamos a esclarecer as principais dúvidas a respeito de uma franquia de academia, para que você possa tomar a melhor decisão para o futuro do seu negócio fitness. Acompanha para saber mais! 

O que é uma franquia de academia? 

Trata-se de um modelo de negócio em que o franqueador concede aos seus franqueados o direito de operar uma empresa com a marca e sistemas e modelo operacional já estabelecidos e com sucesso comprovado. Em troca, o franqueado concede um valor de aquisição inicial, além de taxas de royalties contínuas.

Fatores que influenciam na rentabilidade de uma franquia de academia

Apesar de a franquia ter a vantagem de uma marca e modelo já estabelecidos no mercado, isso não é sinônimo de sucesso para o empreendimento. Isso porque a rentabilidade de uma academia pode variar de acordo com alguns fatores, como:

Localização

A escolha pelo local ideal para abrir uma franquia de academia pode impactar positivamente ou negativamente na atratividade dos alunos. Para isso, o ideal é escolher um espaço próximo de estabelecimentos comerciais, escolas ou empresas, com fácil acesso via transporte público ou particular, além de alta densidade demográfica no entorno. 

Perfil do público

A conexão da franquia de academia com o público-alvo também ajuda a viabilizar o sucesso desse tipo de estabelecimento. O cuidado aqui é relacionado ao modelo de negócio e serviços oferecidos, já que, em geral, o franqueador não permite a adaptação das modalidades de acordo com o perfil de cada cliente. 

Tamanho e tipo da franquia

O tamanho da unidade que você pretende abrir, assim como os tipos de serviços oferecidos (considerando a variedade de instrutores, por exemplo) também influencia o potencial de receita e os custos operacionais da franquia. Consequentemente, a rentabilidade. 

Modelo de preços

Dificilmente uma franquia permite a liberdade de trabalhar com diferentes estratégias de precificação. No entanto, caso você possa flexibilizar ofertas e promoções, isso pode ajudar a atrair mais alunos, o que também impacta a rentabilidade do negócio. 

Qualidade e variedade dos serviços oferecidos

Outro fator que pode, sim, variar de franquia para franquia é o nível de satisfação dos clientes em relação à qualidade dos serviços oferecidos. Esse indicador está diretamente relacionado com a retenção e fidelização de alunos. E, por consequência, ajuda a maximizar a previsibilidade de receita e rentabilidade da empresa. 

Experiência do cliente e retenção

Falando em retenção, esse índice também tem total conexão com a percepção de uma boa experiência, por parte do cliente. E nem sempre o franqueador vai contribuir com uma “receita” para garantir esse indicador positivo. Cabe à gestão da sua franquia criar um ambiente seguro, inclusivo e motivador para que os seus alunos queiram permanecer ali por mais tempo. 

Quanto ganha o dono de uma franquia de academia?

Da mesma forma que a rentabilidade de uma franquia, o salário de um dono de franquia também varia de acordo com várias questões, como a rede escolhida, o tamanho da empresa, entre outros. 

No entanto, apenas para compartilhar uma referência, de acordo com os dados do site iDinheiro, a partir de uma análise de faturamento e salário dos sócios de franquias, esse valor pode variar, em média, de R$ 15 mil até R$ 185 mil. 

Margem de lucro e retorno sobre investimento (ROI)

E vem aí mais um “depende” para a conta! De acordo com especialistas, a margem de lucro de uma academia é de 30%, podendo alcançar 50% de acordo com a quantidade de alunos – em geral, quanto mais alunos, melhor é esse indicador. O site da Smart Fit indica que a margem de lucro dessa franquia é em média 30%. 

Quanto ao ROI, como o cálculo desse índice é a (Receita – Custo do Investimento) / Custo do Investimento, é preciso conhecer cada um desses valores para identificar a viabilidade desse tipo de aquisição. Apenas como referência, o investimento inicial de uma franquia da Smart Fit é de a partir de R$ 3,8 milhões, com um retorno previsto de 24 a 36 meses.

Quais são as principais franquias de academia no Brasil?

Para que você possa ficar ainda mais por dentro do cenário nacional de franquias de academia, trouxemos algumas informações sobre as principais marcas que oferecem esse tipo de modelo de negócio no país. Conheça: 

Smart Fit

É conhecida como a principal rede de franquias de academia da América Latina, com mais de mil unidades, 600 só no Brasil. São mais de três milhões de alunos que optam pela flexibilidade e variedade e planos que custam a partir de R$ 99,90 por mês. 

Entre as vantagens para os franqueados, a Smart Fit oferece suporte para seleção da localização, design arquitetônico, um plano de marketing nacional e consultoria. 

Bodytech

Criada no Rio de Janeiro em 1994, a Bodytech expandiu para diversas regiões do Brasil, além de estender os seus serviços para um aplicativo que oferece aulas coletivas e treinos personalizados, o BTFIT. 

A variedade de modalidade é o principal diferencial dessa rede de franquias de academia. Além da musculação, os alunos têm acesso à aulas de aulas de yoga, alongamento e pilates e outros serviços. 

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Bluefit

Inaugurada em 2015, essa rede de franquias de academias já conta com mais de 130 unidades em todo o Brasil, com modalidades diversas, como musculação, funcional, bodybalance, bodypump, pilates e yoga.

São dois modelos de franquia disponíveis: o primeiro consiste na conversão da bandeira para quem já tem uma academia, exigindo um espaço mínimo de 1000 m² e investimento inicial de R$ 800 mil; e o segundo é para a compra de uma nova unidade, com investimento inicial de mais de R$ 2,5 milhões. 

Academia Ph.D Sports

Criada em 2015, junto com a Bluefit, destaca-se pela qualidade de atendimento, equipamentos e processos. Já são mais de 100 unidades espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina e, segundo o site da marca, conta com uma lucratividade de 20% e faturamento de até R$ 2 milhões ao ano. 

Doctor Fit

Trata-se de um modelo de treinamento desenvolvido pela médica e educadora física, Dra. Clarissa Rios. A franquia demanda a criação de unidades de treinamento pequenas e personalizadas, sem a necessidade de equipamentos tradicionais. Além disso, os franqueados contam com a mentoria da Dra. Clarissa para a criação de programas de treinamento, especialmente para clientes com problemas de saúde.

Bio Ritmo

Mais do que uma rede de franquias, a Bio Ritmo é um grupo de academias (entre elas, a Smart Fit) criado por um dos principais nomes desse mercado, Edgard Corona. São mais de 26 unidades e profissionais preparados para proporcionar um atendimento especializado, além dos equipamentos mais modernos e tecnológicos do mercado. 

VTX FIT

É a primeira rede de franquias de academia com marca própria de equipamentos. Faz parte do grupo Vitally, que conta com quase 40 anos de mercado e mais de 20 mil academias estruturadas no Brasil. 

Action 360º

Esse modelo de franquias de academia tem como foco as aulas personalizadas em treinamento funcional, pilates e eletroestimulação. Possui um formato de atuação próprio, em que cada instrutor atende até três alunos por horário, garantindo uma experiência única. 

Selfit

Criada em 2012, em Salvador, aposta no modelo de franquias com aparelhos de ponta, mas com preços mais acessíveis. Também conta com um aplicativo de treinamento, com agendamento de aulas, informações cadastrais e notificações para aproximar o aluno. 

Riscos e desafios no negócio de franquia de academia

Agora que você conhece um pouco melhor como funciona uma rede de franquia de academia e quais são as marcas mais famosas do Brasil, deve estar se perguntando: será que vale a pena investir nesse modelo de negócio? E antes de trazermos uma reflexão sobre o assunto, é preciso entender alguns riscos e desafios desse tipo de empreendimento. 

Competição intensa e saturação do mercado

O que já é um mercado altamente competitivo, tem apenas estímulos positivos para continuar crescendo! De acordo com um estudo divulgado pela Globo, 65% dos brasileiros planejam cuidar mais da saúde em 2024, 45% querem cuidar mais da aparência física e 33% desejam começar a praticar alguma atividade física.

Considerando esse cenário, é preciso estar atento aos diferenciais competitivos para atrair a atenção dos potenciais alunos. E mesmo com a vantagem de uma marca consolidada, os franqueados podem ter dificuldade na flexibilidade de implementação de estratégias de marketing diferentes ou inovações. 

Desafios na gestão de qualidade e consistência

Manter os padrões de gestão e qualidade em todas as franquias é um dos maiores desafios de um franqueador. Para isso, é muito provável que as marcas estabeleçam requisitos criteriosos para aquisição e manutenção de uma franquia de academia, tornando o processo desafiador, porém, efetivo!

Flutuações econômicas

O mercado fitness é um dos setores mais sensíveis em relação ao impacto da economia. E as franquias de academia não estão isentas desse tipo de risco. Portanto, é imprescindível garantir um capital de giro eficiente para suportar períodos de baixa, além de investir em ações de fidelização e retenção de clientes, a fim de manter a entrada de receita consistente. 

Dicas para maximizar os lucros em uma franquia de academia

Apesar desses riscos e desafios, há uma série de dicas que podem ajudar a maximizar o lucro de uma franquia de academia, garantindo o melhor resultado possível. Abaixo listamos algumas delas! 

  • Invista em marketing, promoções e comunicação: seja de forma orgânica ou com algum tipo de recurso, aproveite esse tipo de estratégia para atrair novos membros ao mesmo tempo que estimula a fidelização. 
  • Foque na experiência do cliente: um aluno satisfeito é sinônimo do caminho certo para o sucesso da sua franquia de academia. Além de promover iniciativas para motivá-los, crie oportunidades de feedback. 
  • Aposte também na motivação da equipe: sabemos que o engajamento dos instrutores está diretamente relacionado aos índices de retenção de uma academia. Sendo assim, invista na capacitação, desenvolvimento e reconhecimento desse público. 
  • Aproveite o potencial da tecnologia: implemente sistemas de gestão, como o Tecnofit Gym, para otimizar o processo de administração completo da sua franquia, desde o desempenho financeiro até a satisfação dos alunos. 
  • Monitore os resultados e mude a rota sempre que necessário: crie processos estruturados de mensuração de indicadores para entender o cenário da sua franquia de academia. A partir dos insights, se necessário, promova mudanças para continuar crescendo. 

Abrir uma franquia ou uma academia independente?

Esperamos que, com este artigo, você tenha tido a oportunidade de entender um pouco melhor sobre o funcionamento das franquias de academia. No entanto, quando a pergunta é pela preferência desse modelo de negócio ou uma academia convencional, a verdade é que a resposta também depende!

Uma franquia de academia tem as vantagens de operar de acordo com uma marca e modelo de negócio estabelecidos, além do suporte contínuo técnico e operacional do franqueador. No entanto, algumas limitações podem ser encontradas, o que dá a vantagem da flexibilidade para as academias tradicionais. 

Sendo assim, você deverá avaliar entre a preferência pela segurança ou autonomia para gerenciar o seu negócio do zero. Independentemente da escolha, vale dizer que a Tecnofit está à disposição para te ajudar a potencializar os resultados por meio de uma gestão completa e eficiente. 

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