Qual a importância dos eventos em academia?
O mercado fitness está cada vez mais competitivo – principalmente pela demanda de um consumidor cada vez mais exigente. Além de praticar exercício físico, os alunos tendem a procurar espaços que se sintam bem e engajados a todo instante. E os eventos em academia têm alto potencial para conquistar esse público.
Outras vantagens dos eventos em academia são:
- Tira os alunos da rotina dos treinos.
- Cria um ambiente interessante e atrativo.
- Proporciona momentos de descontração e trocas de experiências entre os alunos.
- Cria espaços para que mais pessoas conheçam a academia.
- Aumenta o engajamento dos alunos.
- Melhora a retenção dos clientes, diminuindo a sazonalidade de matrículas.
- Aumenta a rentabilidade em caso de cobrança de taxa de participação.
7 ideias de eventos em academia para conquistar os alunos
Pensando em como todas as vantagens listadas anteriormente podem contribuir com ótimos resultados para o seu negócio, preparamos algumas dicas interessantes para planejar o calendário de eventos na sua academia. Confira!
1. Promova competições saudáveis
Desafios são ótimos mobilizadores, tanto para quem participa quanto para quem assiste. E as academias estão cheias de oportunidades para desafiar os alunos, sempre de forma saudável.
Pense em competições relacionadas à frequência de treinos dos alunos, cumprimento de metas individuais, ou outros desafios que possam mobilizar as pessoas – sem que isso ofenda quem não deseja fazer parte do movimento.
2. Desenvolva eventos para complementar o cuidado com a saúde
O cuidado com o corpo está diretamente relacionado a uma alimentação saudável, saúde mental, autoestima e outros benefícios integrados. Realizar eventos que tenham como temática qualquer uma dessas atividades complementares pode melhorar a experiência do aluno na academia.
Você também pode promover mini cursos, palestras ou workshops levando alguma personalidade ou especialista para ministrar o evento.
3. Comemore datas comemorativas
Principalmente as datas comemorativas e comerciais mais conhecidas – como Dia das Mulheres, Réveillon, Carnaval, Natal, etc. – são pratos cheios para celebrações nas academias. Além de decorar o espaço, promova o engajamento dos alunos com músicas e quitutes temáticos e convide para que eles treinem com vestimentas a caráter!
4. Promova eventos beneficentes ou que apoiem alguma causa
Com certeza você já ouviu falar que “Gentileza gera gentileza”. Convidar as pessoas para contribuírem com movimentos que apoiem alguma instituição ou causa costumam trazer alto engajamento, principalmente quando elas percebem a mobilização dos outros.
É interessante relacionar essas causas com alguma temática saudável, como as campanhas Outubro Rosa ou Novembro Azul, por exemplo.
5. Realize aulões em locais diferenciados
Essa é uma prática bem comum em studios de Yoga, por exemplo, em que os professores convidam seus alunos para realizar a prática em parques ou espaços públicos. Além de tirar as pessoas da rotina, eventos como esses ainda fazem com que as outras pessoas que frequentem o local também possam conhecer sua marca.
6. Promova um dia para levar um amigo ou familiar
Outra ótima forma de conquistar novos clientes é criar um dia para que os alunos convidem uma pessoa para treinar junto com eles, seja um amigo ou familiar.
Nessa data é interessante criar exercícios diferenciados para não impactar quem não aderir ao evento e engajar aqueles que vão fazer as atividades com seus convidados.
7. Faça treinos online gratuitos
Na mesma linha de realizar aulões em locais diferenciados, os treinos online – que tiveram grande destaque durante a pandemia – também podem contribuir com a promoção da sua imagem de marca.
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Esses movimentos são importantes para que os participantes conheçam seu espaço, o “clima” da academia e a expertise dos profissionais que trabalham lá. Para alguns, pode até funcionar como uma “aula experimental” sem sair de casa, gerando curiosidade e vontade de realizar a matrícula.
O que sortear em eventos na academia?
Muitas vezes o engajamento dos eventos em academia é potencializado por meio de uma “moeda de troca”, que pode ser a entrega de brindes e sorteios.
Em ambos os casos, é interessante entregar itens que possam ser usados pelos alunos no próprio espaço, como squeeze, camiseta, toalha, mochila, adesivos, entre outros. Considere sempre personalizar esses brindes com o logotipo da sua empresa, para que sua marca seja vista também quando os alunos os utilizarem fora da academia.
O que levar em conta para fazer eventos na academia?
Agora que você já sabe a importância de eventos em academias e exemplos legais que prometem conquistar e fidelizar seus alunos, preparamos algumas informações relevantes para considerar antes de colocar a mão na massa. Veja abaixo:
Planeje cada passo com antecedência
Se derem certo, os eventos em academia têm grande potencial para conquistar os alunos. O contrário, no entanto, pode ser prejudicial para a sua marca. E para garantir o sucesso dos eventos, o planejamento de cada etapa do processo com antecedência é primordial.
Avalie as melhores datas, o custo de cada evento, as melhores formas de divulgação, quais são os fornecedores que você deve contratar, e faça a gestão para garantir que tudo será realizado como deseja.
Entenda o comportamento e preferência dos alunos
Para conseguir ter uma previsão da adesão dos alunos aos eventos é importante fazer uma pesquisa prévia para entender seus comportamentos e gostos. O que eles buscam? O que consideram interessante? Por que fariam parte, quando e em quais condições?
Uma boa dica é criar um espaço para que os próprios alunos contribuam com ideias de eventos dos quais eles gostariam de participar.
Dedique-se também ao pós-evento!
Não é incomum encontrar empreendedores que consideram que o relacionamento com o cliente acaba na conversão. No entanto, o momento mais importante para fidelização dos consumidores é justamente depois da venda – ou, neste caso, do evento.
É fundamental mensurar a satisfação dos alunos a partir da experiência que tiveram, quais foram as fortalezas e oportunidades de melhoria. Eles certamente ficarão mais exigentes a cada evento. E respondendo aos feedbacks, você tem grandes chances de atender – e até superar – as expectativas.
Preocupe-se com a reputação
Principalmente nos eventos abertos ao público, a governança da exposição da sua marca precisa ser ainda mais cuidadosa. Busque identificar os riscos, crie uma forma de controlar a quantidade de participantes e as atividades realizadas por eles e pense em como oferecer o melhor atendimento.
Mesmo que os convidados não se convertam em alunos, a partir de uma boa experiência, a chance de divulgarem positivamente sua academia é muito maior.
Conclusão
Nós, da Tecnofit, temos como missão contribuir com dicas, serviços e soluções para o sucesso do seu negócio fitness. Por isso, semanalmente divulgamos em nosso Blog, informações, tendências e orientações para você incluir no seu planejamento. Continue acompanhando!