Se este artigo tivesse uma trilha sonora, com certeza seria algo como o clássico de John Paul Young, “Love is in the air”. O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 de junho, é uma excelente oportunidade para academias e espaços fitness entrarem no clima do amor, e aumentarem as suas vendas amolecendo o coração dos apaixonados!
É muito comum que, mesmo longe do foco comercial, as empresas de todos os setores comemorem algumas datas por meio das suas redes sociais e outras estratégias de marketing e vendas. Vemos isso acontecendo com o Carnaval, Dia do Cliente, Festa Junina, Outubro Rosa, Halloween, e Dia dos Namorados academia, por exemplo.
Essa prática permite aproximar as conversas e, se bem planejado, conquistar bons resultados com estratégias temáticas. Se está todo mundo falando no assunto, por que não fazer parte? Claro, desde que isso faça parte do posicionamento e estratégia da marca.
Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, algumas curiosidades sobre a data e como usar o Dia dos Namorados na academia para celebrar o amor, promover descontos e pacotes especiais, atrair mais clientes e melhorar a experiência dos membros da sua empresa. Tenha uma ótima leitura!
Qual é a origem do Dia dos Namorados?
Basta uma breve pesquisa sobre a origem do Dia dos Namorados para saber que, na verdade, há controvérsias sobre como tudo começou. Isso porque, na verdade, a celebração original é referente ao Dia de São Valentim, o famoso Valentine’s Day, comemorado na Europa e nos Estados Unidos, em 14 de fevereiro.
A história conta que, no Império Romano, um bispo da Igreja Católica, chamado de São Valentim, foi proibido de realizar casamentos. Inconformado, ele não aceitou a imposição e continuou com as celebrações de matrimônio, só que de forma secreta. O resultado? São Valentim foi preso pelos soldados e condenado à morte.
Enquanto estava na prisão, São Valentim recebeu várias cartinhas de amor e carinho, valorizando a paixão e o casamento. Ele foi decapitado em 14 de fevereiro de 270. Em sua homenagem, todos os anos, casais, familiares e amigos trocam bilhetes apaixonados, celebrando as mais diversas formas de relacionamento.
Mas é quando falamos no Dia dos Namorados do Brasil que as coisas começam a ficar um pouco confusas!
Há quem diga que essa data está conta a história do frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio), o qual sempre evidenciou a importância do amor e do casamento em suas pregações. Ele ganhou a fama de “santo casamenteiro” e uma data para chamar de sua: 13 de junho. O Dia dos Namorados, portanto, é celebrado um dia antes, em homenagem ao frei.
Outros registros contam que o Dia dos Namorados começou a ser comemorado em 1949, depois de uma campanha publicitária com o slogan “Não é só de beijo que vive o amor”, realizada no mês de junho – historicamente, um período de baixa de vendas.
E também há uma versão pouquíssimo romântica e inspiradora para a escolha do dia 12 de junho! É que ela é exclusivamente comercial, como uma forma de impulsionar o comércio no meio do ano.
De acordo com um estudo da RPC, com dados da Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Dia dos Namorados 2023, mais de 62% da população afirma estar em um relacionamento. Além disso, 7 em cada 10 entrevistados afirmaram que essa é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento. E 86% dos entrevistados costumam comemorar o Dia dos Namorados.
Esses dados comprovam que, independentemente da origem do Dia dos Namorados em cada país, fato é que essa é uma excelente ocasião para incluir na estratégia de negócios fitness.
Como usar o Dia dos Namorados na academia, como uma estratégia de crescimento?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história e a importância comercial do Dia dos Namorados, trouxemos algumas sugestões para criar uma experiência diferenciada para fortalecer o relacionamento com os alunos da sua academia. Aproveite ou inspire-se para planejar outras iniciativas:
Aulas em Dupla
Casal que treina junto, permanece junto! Ter um parceiro de treino pode ser uma ótima alternativa para acelerar a motivação e os resultados fitness. E tudo pode ficar ainda melhor quando essa pessoa é o amor da sua vida.
Pensando nisso, é possível aproveitar o Dia dos Namorados na academia para incentivar as aulas em dupla – seja por meio de um convite para que seus alunos tragam seus parceiros para treinar sem custo, com aulas especiais de dança, atividades aeróbicas, yoga, entre outras modalidades.
Pacotes Promocionais
O Dia dos Namorados na academia também pode ser uma oportunidade para atrair novos clientes. E, para isso, que tal oferecer um pacote promocional de matrícula para o casal?
Já pensou em ter um parceiro para transformar a gestão da sua academia? Clique aqui e descubra como a Tecnofit pode ser o apoio que você precisa para alcançar o sucesso!
É possível promover um desconto na mensalidade, caso os namorados inscrevam-se juntos, sessões de treino personalizadas para o casal, aulas em dupla gratuitas por determinado período ou outras iniciativas.
Eventos Temáticos
Outra forma de celebrar e envolver os alunos no Dia dos Namorados em uma academia é promovendo eventos temáticos, como um aulão de dança para casais, uma competição ou desafio fitness especial para namorados, um dia inteiro tocando músicas românticas na playlist da academia, uma corrida ou caminhada com seu par ou outras iniciativas.
Lembre-se de investir na divulgação desses eventos por meio das suas redes sociais e solicitar que os participantes também publiquem fotos e vídeos com uma hashtag específica para o Dia dos Namorados. Essa pode ser uma forma de promoção orgânica da sua empresa, e atrair novos frequentadores que valorizam uma experiência diferenciada.
Venda de Produtos
Segundo a pesquisa de tendências fitness, ACSM Worldwide Fitness Trends, lançada no começo deste ano pelo American College of Sports Medicine (ACSM), a tecnologia vestível é uma das novidades para ficarmos atentos em 2024. Estamos falando, principalmente, de relógios GPS e sensores de frequência cardíaca – uma febre, principalmente entre os corredores, e que pode ser uma excelente opção de presente para o Dia dos Namorados.
Além disso, a academia também pode criar uma oportunidade de aumentar seu ticket médio por meio da venda de produtos que possam ser presenteados nesta data. Roupas de treino, toalhas, mochilas, bonés, squeezes, tênis e suplementos são apenas alguns exemplos.
Marketing Digital
A comemoração do Dia dos Namorados também pode expandir os muros da sua academia. Aproveite para criar um planejamento de conteúdo temático para as redes sociais, destacando os casais que treinam juntos no seu estabelecimento, compartilhando mensagens de amor e carinho, sugerindo dicas para que os parceiros incentivem uns aos outros na rotina fitness, entre outros.
Se decidir investir em mídia para promover as campanhas específicas da data, você pode segmentar as comunicações para alcançar apenas pessoas que estão em um relacionamento ou que têm interesse em praticar exercícios em dupla.
Dicas para garantir o sucesso do Dia dos Namorados na academia
E aí, deu para se inspirar com essas sugestões? Então, agora é hora de conhecer mais algumas dicas para garantir que esse evento possa trazer resultados realmente significativos para o seu negócio. Acompanhe abaixo:
Planeje-se com antecedência
Todas essas ações demandam um planejamento estratégico – algumas incluem, inclusive a negociação com fornecedores, tomada de decisão baseada nas informações financeiras, a comunicação com seus alunos, criação de artes e segmentação de campanhas online, entre outros pontos importantes – os quais devem ser planejados com antecedência para garantir apenas sentimentos bons no dia da celebração.
Decore o ambiente para reforçar a data comemorativa
Criar uma ambiente romântico, com decoração, uma playlist especial, flores e outros elementos que ajudem a reforçar o Dia dos Namorados na academia também pode contribuir com uma experiência ainda mais especial para os seus alunos. Apenas certifique-se de que a ambientação não atrapalhe as atividades e circulação no espaço.
Aproveite as ações para reforçar a fidelidade dos clientes
Invista em promoções e iniciativas que façam com que seus clientes se sintam especiais nessa data, seja por conta das promoções, pacotes com valores atrativos ou outras vantagens exclusivas para o Dia dos Namorados na academia.
E aqui vale um cuidado especial: lembre-se que o Dia dos Namorados contempla todos os possíveis tipos de casais, de diferentes gêneros, idades e perfis. Portanto, cuide para que suas comunicações e ações incluam o máximo de pessoas possível, sem deixar de representar seus alunos e a comunidade em questão.
Conclusão
Neste artigo, você ficou por dentro de uma série de iniciativas para celebrar o Dia dos Namorados na sua academia e promover experiências diferenciadas aos seus alunos. No entanto, é claro que, para investir em um evento como esse, você precisa ter o controle da gestão financeira do seu negócio em dia, além do conhecimento do público-alvo e outros insights importantes para a tomada de decisão.
A boa notícia é que é possível garantir tudo isso (e mais um pouco), por meio de um sistema de gestão completo e personalizado para as academias. Estamos falando do Tecnofit Gym, a solução preferida para mais de 16.500 negócios fitness que decidiram impulsionar seu sucesso.
Para conhecer as funcionalidades do Sistema Tecnofit e comprovar todos os benefícios para o seu negócio, faça um teste gratuito agora mesmo!