Homenagear e reconhecer os clientes de uma empresa são ótimas estratégias para estreitar a relação, fidelizar e vender mais. Por isso, o Dia do Cliente é uma data que precisa estar planejada no calendário comemorativo das academias.
Quando é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro. Assim como outras datas estratégicas, como o Dia do Consumidor, em 15 de março e Black Friday, ao final de novembro, é um evento importante não somente para as empresas, mas para os próprios clientes, que buscam promoções e ofertas especiais em celebração ao dia.
Quando foi criado o Dia do Cliente?
Nacionalmente, o Dia do Cliente foi criado em 2003, por João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Seu principal objetivo foi conscientizar as pessoas e empresas sobre a importância do maior motor de mercado, responsáveis pela existência e funcionamento das organizações.
Dessa forma, João enviou artigos defendendo a ideia para Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas de todo o país. Foi em setembro de 2019 que o Dia do Cliente entrou no calendário da Câmara Federal, em Brasília.
Por que investir no Dia do Cliente?
Além de ser uma data celebrativa, cada vez mais o Dia do Cliente tem se tornado um evento comercial, o qual ajuda a mobilizar o mercado em uma época de menor fluxo de vendas.
Nas academias, o Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para reconhecer os alunos, promover ações com o objetivo de fidelizá-los e até mesmo conquistar novos, oferecendo condições especiais para fazer a matrícula ou renovar a mensalidade, por exemplo.
Quais as principais estratégias para o Dia do Cliente?
Convencido sobre a importância de planejar o Dia do Cliente na sua academia? Então confira abaixo algumas dicas de atuação dessa data:
Crie campanhas de marketing específicas para o Dia do Cliente
Durante o mês de setembro, muitas marcas promovem campanhas de marketing relacionadas ao Dia do Cliente. Para que sua academia não fique de fora do movimento, aproveite para investir em anúncios específicos sobre a data, com mensagens de engajamento para os seus alunos e potenciais clientes.
Recompense a fidelidade do cliente
Lembre-se sempre que o esforço para fidelizar um cliente é muito menor do que para conquistar um novo. Dessa forma, busque recompensar, por meio de brindes, presentes ou condições de renovação e pagamento de matrícula, principalmente aqueles alunos que estão com você há mais tempo.
Promova ações personalizadas para cada cliente
Apesar de normalmente necessitar de mais esforços, ações personalizadas costumam trazer melhores resultados, já que os clientes conseguem identificar que aquela iniciativa foi feita pensando nele, o que o torna ainda mais especial para a empresa.
As informações de preferências de compra, modalidades favoritas e características dos treinos podem ser identificadas por meio de sistemas automatizados de gestão da academia. Mas você também pode realizar pesquisas de satisfação para entender quais são as formas mais direcionadas para reconhecer seus alunos.
Celebre o Dia do Cliente em todos os seus canais de comunicação
O atendimento e relacionamento com os clientes têm sido ponto forte quando o assunto é fidelização de uma marca. Sendo assim, é importante que as pessoas que acompanham sua academia nos diversos canais de comunicação percebam esse cuidado.
Crie conteúdos relacionados ao Dia do Cliente para o seu site, redes sociais, notificação de aplicativo, mensagens via WhatsApp e outros canais de comunicação com os alunos.
Invista em um bom atendimento
A excelência no atendimento é um diferencial em todos os momentos, mas quem não gosta de uma atenção especial no “seu dia”? Por isso, estimule os profissionais da sua academia a criarem boas experiências principalmente no Dia do Cliente.
Chame a atenção com novidades
Se você tem novos produtos, serviços, modalidades ou até mesmo equipamentos novos planejados para esse período, uma boa estratégia é conectar essas novidades com o Dia do Cliente, mostrando que esses lançamentos foram pensados para agradar o seu público.
Ofereça brindes especiais pelo Dia do Cliente
E, por último, quem é que não gosta de ser presenteado? A data é uma excelente ocasião para entregar brindes especiais aos seus clientes – os quais podem até ser usados como mídia espontânea nas redes sociais dos seus alunos. No entanto, certifique-se que ninguém vai ficar de fora, mesmo quem não vá treinar na data exata do Dia do Cliente.
20 frases de Dia do Cliente de academia
Agora que você já sabe o que fazer no Dia do Cliente da sua academia, também separamos algumas frases relacionadas ao tema. Você pode usá-las ou se inspirar para enviar mensagens de reconhecimento aos seus alunos.
1. É incrível poder contribuir com a manutenção da sua saúde. Que essa conexão dure por muito e muito tempo. Feliz Dia do Cliente!
2. Feliz Dia do Cliente aos nossos alunos, amigos e, por que não, família? Estamos juntos nessa jornada. Obrigado pela parceria.
3. Hoje é dia de agradecer pela confiança e parceria. Feliz Dia do Cliente!
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4. Nosso maior orgulho é crescer junto com vocês! Um ótimo Dia do Cliente para todos.
5. Mais do que clientes, é um privilégio ter vocês como nossos parceiros. Feliz dia a todo o time [Nome da Academia].
6. Desejamos que nossa academia seja muito mais do que um espaço de treino, mas de objetivos realizados e conexões para a vida inteira. Obrigado por estar com a gente nessa!
7. Neste Dia do Cliente, gostaríamos de agradecer aos nossos pela confiança e parceria. Esperamos poder renovar esse vínculo por muito tempo!
8. Nosso maior orgulho é ver seus objetivos sendo conquistados. Um ótimo Dia do Cliente!
9. Hoje é o Dia do Cliente e queremos reconhecer a cada um dos nossos. Temos um presente especial, é só buscar na recepção da academia!
10. Hoje é o dia de quem acredita na nossa dedicação diária. Feliz Dia do Cliente!
11. Vocês são a nossa principal energia. Feliz Dia do Cliente!
12. O seu sucesso é o nosso. Por isso, nos empenhamos diariamente para oferecer os melhores equipamentos e atendimento. Obrigado pela confiança!
13. Nossa motivação é entregar sempre o melhor, para que vocês possam ser suas melhores versões. Feliz Dia do Cliente!
14. Neste Dia do Cliente não teríamos como deixar de reconhecer os nossos. Para conferir nossas condições especiais de setembro, converse com um dos nossos professores.
15. Desejamos que a nossa parceria só cresça ao longo dos anos. Feliz Dia do Cliente!
16. Hoje é dia de celebrar a presença de cada um de vocês aqui. Obrigado por acreditar no nosso trabalho!
17. Somos quem somos pelos clientes que temos. Feliz dia só de vocês!
18. A nossa academia é formada por pessoas e clientes especiais, que nos motivam a sermos melhores a cada dia. Obrigado e feliz Dia do Cliente!
19. Neste Dia do Cliente queremos celebrar a presença de quem faz todos os nossos dias melhores. Muito obrigado!
20. Em homenagem ao Dia do Cliente, temos novidades na nossa academia. Saiba mais na nossa recepção.
Conclusão
Esperamos que essas dicas tenham contribuído para planejar o Dia do Cliente na sua academia. Para saber mais sobre como conquistar e fidelizar alunos, continue acompanhando o blog da Tecnofit!