Muito famoso e procurado pelos seus benefícios para o condicionamento, competições e fator social, o CrossFit é uma das modalidades de exercício físico que mais cresce no Brasil e no mundo. E, além do sucesso entre os adultos, a adaptação de CrossFit infantil, também conhecido como CrossFit Kids, tem marcado cada vez mais presença nos boxes e academias de todo o país.
Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a história do CrossFit até a criação da versão para crianças, além de cuidados importantes para oferecer essa modalidade no seu box, continue acompanhando este artigo!
A história do CrossFit: como e quando essa modalidade foi criada?
Hoje é uma das marcas fitness mais reconhecidas do mundo, mas você sabia que o CrossFit surgiu de uma necessidade – e vontade – de lutar pela saúde? A história dessa modalidade começou em meados dos anos 2000, com o norte-americano Greg Glassman.
Ainda na infância, Greg contraiu poliomielite, uma doença que pode causar desde a perda da força muscular até a paralisia, principalmente nos membros inferiores. Foi na ginástica que ele descobriu uma forma de prevenir e combater as sequelas deixadas pela doença.
No entanto, ele não conseguia encontrar, em nenhuma das sete academias tradicionais que frequentou em sua vida, formas de treinamento que pudessem explorar todo o potencial do trabalho que o seu corpo podia e precisava realizar. Foi assim que Greg, com o uso de halteres, barras e kettlebells em seus exercícios, decidiu criar seu próprio método de treinamento funcional. Adivinhe? O CrossFit!
A essa altura, ele não apenas tinha recuperado sua mobilidade, como também ganhou tanta popularidade a ponto de, depois de abrir sua própria academia em Santa Cruz – na Califórnia – ser contratado pelo departamento de polícia da sua cidade.
Como Greg não tinha mais tempo para ministrar aulas particulares, a solução foi oferecer aulas em grupo – o que deu muito certo, graças ao senso de competição e comunidade que passou a mobilizar ainda mais seus alunos. Foi dessa forma que, nos anos 2000, Greg Glassman criou a modalidade de CrossFit.
No Brasil, por sua vez, o responsável pela abertura do primeiro box de CrossFit foi Joel Fridman, em 2009. Poucos anos depois, em 2015, o país já contava com mais de 300 boxes em todo o território nacional. Em 2019, segundo um artigo científico publicado em julho de 2019 na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, o número passava de mil, ocupando o segundo lugar entre os países com maior número de boxes do mundo – atrás apenas dos Estados Unidos.
Hoje, além de um enorme volume de espaços fitness filiados à marca, cada vez mais surgem adaptações da modalidade para atender a um grupo específico de alunos, como é o caso do CrossFit infantil.
A adaptação do CrossFit infantil
Com diferentes movimentos e exercícios de forma segura e divertida, o CrossFit infantil foi criado para atender à demanda da geração Y ou Millennials, que gosta de dinamismo, desafios e tudo aquilo que está na moda – e que gera ótimos conteúdos para as redes sociais, especialmente para o TikTok!
Abaixo listamos alguns detalhes da prática e cuidados para oferecer essa modalidade na sua academia ou box, confira:
Benefícios do CrossFit infantil
Assim como para os adultos, a adaptação do CrossFit para as crianças ajuda no desenvolvimento do condicionamento físico, como flexibilidade, agilidade, equilíbrio, precisão, coordenação motora, força, velocidade, potência, resistência cardiovascular e muscular. Além disso, a modalidade contribui para:
Criação de hábitos saudáveis
Brincar na rua, subir em árvore e pular amarelinha parecem estar cada vez mais presentes apenas nas memórias de infância dos adultos. Hoje, a forma como as crianças brincam e aprendem exige cada vez menos movimentação corporal e interações sociais.
Dessa forma, pode ser um desafio fazer com que os pequenos fiquem longe de aparelhos eletrônicos, o que pode trazer impactos negativos para o desenvolvimento da saúde das crianças. O CrossFit infantil, no entanto, tende a ser uma alternativa divertida de entretenimento – a qual também contribui com o gasto calórico, interação com novas amizades e desafios engajadores.
Prevenção de lesões
Quem convive com crianças sabe que uma visita ou outra à clínica ou ao hospital de fratura pode ser muito comum. Por isso, ensiná-las a maneira certa de fazer algo pode ser muito mais efetivo do que impedi-las. No caso do CrossFit infantil, todas as atividades são monitoradas por instrutores – os quais são chamados de Coach de CrossFit – para a explicação dos movimentos e prevenção de lesões.
Melhor qualidade do sono
O impacto da atividade física na vida das crianças contribui com o metabolismo, por meio do desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, cardiovascular e muscular, além de benefícios na coordenação motora, concentração e equilíbrio. Imagine o quanto tudo isso não exige de um organismo em transformação.
Por isso, a prática de CrossFit infantil, aliada à alimentação controlada, contribui com um gasto de energia de forma saudável e segura, fazendo com que a criança tenha muito mais disposição durante o dia e possa aproveitar ótimas noites de sono, com recuperação profunda.
Quer levar a gestão do seu box de Crossfit para outro patamar? A Tecnofit pode ser o parceiro que você precisa para atingir o sucesso. Clique aqui e veja como podemos ajudar!
Desenvolvimento físico
Em relação à capacidade física, o CrossFit infantil promove o desenvolvimento de força muscular e resistência, além de contar com movimentos que contribuem com a evolução da coordenação motora e consciência corporal. A prática ainda ajuda a evitar o sedentarismo, um problema cada vez mais frequente nas crianças e adolescentes, por conta de um estilo de vida que exige pouco esforço corporal na rotina.
Desenvolvimento cognitivo
Além das vantagens do desenvolvimento físico, o CrossFit infantil também ajuda a trabalhar a concentração e foco, estimulando o pensamento crítico e resolução de problemas – fora todos os benefícios que o exercício físico traz para a manutenção da saúde emocional de pessoas de todas as idades.
A modalidade contempla desafios progressivos, o que estimula as crianças a superarem obstáculos, criando uma sensação de confiança e autoestima ao aprenderem e desenvolverem novas habilidades.
Interação social
Apesar de ser uma atividade individual, os desafios e pequenas competições aos quais as crianças podem ser convidadas no CrossFit infantil contribuem com a promoção do trabalho em equipe, além de fortalecer a importância da colaboração e comunicação. Nas aulas, os pequenos alunos também costumam socializar de forma positiva, impactando nas habilidades sociais e construção de amizades.
Segurança em primeiro lugar: a importância da supervisão e orientação adequadas
Apesar de todos os benefícios citados acima, oferecer aulas de CrossFit infantil no seu box ou academia exige uma série de adaptações e cuidados. Entre eles:
Faixa etária apropriada
Assim como é feito com adultos, é necessário planejar a estrutura, os instrutores e planos de aula para as crianças no CrossFit infantil. No caso da faixa etária adequada, em geral, as categorias são divididas em: crianças de três a cinco anos; crianças de cinco a 12 anos; e adolescentes de 13 a 18 anos. No entanto, essas segmentações precisam ser definidas de acordo com o que faz sentido para o seu negócio.
Exercícios do CrossFit infantil
Uma das premissas dessa modalidade é a diversão! É claro que o fortalecimento e resistência (entre outras vantagens) vêm no combo. No entanto, o principal objetivo fitness da criança é aproveitar aquele momento para se divertir. Portanto, os exercícios do WOD devem ser montados de forma lúdica, com desafios e movimentos simples usando o peso corporal. Entre eles:
- Canoinha
- Posturas de equilíbrio
- Flexões de braço
- Deslocamentos laterais
- Superman
- Saltos
- Agachamentos
- Zig Zag
- Corrida
- Grupamentos abdominais
- Postum
Necessidade de filiação à marca CrossFit
Com tantas vantagens e uma procura crescente pela modalidade, oferecer aulas de CrossFit infantil na sua academia ou box pode ser um diferencial. No entanto, além de tomar cuidado com os horários das aulas – para não coincidirem com o alto movimento dos adultos, oferecer esse serviço também exige que o seu estabelecimento seja filiado à marca CrossFit.
CrossFit Kids é um curso oferecido pela empresa, no qual os instrutores aprendem técnicas para ensinar a modalidade às crianças e adolescentes de forma segura e saudável. Para participar do curso é necessário ter uma credencial válida CrossFit Nível 1 e investir o valor de mil dólares para realizar a prova e adquirir a Certificação CrossFit Kids.
Isso não significa que sua academia não possa oferecer aulas de treinamento funcional para crianças, mas para o uso da marca CrossFit, é preciso obter a certificação – sujeito a cobrança de multa, caso contrário. Ou seja, funciona da mesma forma que o uso da marca para a modalidade destinada a adultos.
Quais são as medidas de segurança necessárias para o CrossFit infantil?
Conforme abordamos anteriormente, existe uma série de medidas que devem ser tomadas para oferecer a adaptação da modalidade de CrossFit para crianças. Entre elas:
Treinadores certificados
Caso seu estabelecimento deseje usar a marca CrossFit, é necessário que os instrutores tenham feito o curso, com aprovação na prova da marca – especificamente para esse público. No entanto, mesmo em aulas de treinamento funcional para crianças, é fundamental contar com profissionais especializados, com experiência neste público.
Respaldo médico
Além disso, é preciso que as crianças tenham autorização e acompanhamento médico para realizarem exercício físico, principalmente no caso de algum problema de saúde – como asma, diabetes ou alguma cardiopatia, por exemplo.
Cuidado com o excesso de treino
É fundamental que as aulas sejam criadas priorizando exercícios leves e divertidos, evitando os riscos à saúde e lesões por excesso de atividade física. A diversão deve ser sempre o principal objetivo da prática!
Conclusão
E aí, considerando todas as informações deste artigo, o que acha de planejar as aulas de CrossFit infantil para o seu box ou academia? Além de crianças, os treinos especializados em grupos segmentados, como idosos, por exemplo, é uma das tendências do mercado fitness.
Acompanhe o Blog da Tecnofit para saber mais sobre como expandir o seu negócio por meio de modalidades diferenciadas como essas!