O mercado não poderia estar mais propício para o crescimento do seu box de CrossFit em 2024! Segundo especialistas, a previsão é que esse segmento, estimado em US$ 1,1 trilhão em 2023, cresça até US$ 1,5 trilhão nos próximos três anos.
E a lista de motivos que aceleram esse movimento não é pequena. Só para começar:
- As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da atividade física e o seu impacto para a saúde e bem-estar.
- Estudos comprovam os benefícios do exercício para prevenir doenças crônicas.
- Novas tecnologias, com inteligência artificial, por exemplo, têm tornado a experiência fitness mais inclusiva, acessível e personalizada – para que as pessoas possam se exercitar quando e onde quiserem, por exemplo.
Nesse movimento, uma das modalidades que mais ganhou relevância foi o CrossFit! Segundo dados da CrossFit, Inc. o Brasil é o segundo país com mais boxes licenciados. Dos mais de 15 mil boxes afiliados a CrossFit, 1.055 estão aqui em nosso país. O único país que possui mais boxes são os Estados Unidos, com mais de 7 mil boxes afiliados.
E você, gestor fitness, já pode começar a se preparar para fazer o seu box de CrossFit crescer ainda mais em 2024. Que tal conhecer algumas dicas para conquistar o sucesso esperado? Acompanhe este artigo para saber mais!
Vá além da aula experimental
Aulas experimentais são uma das portas de entrada no universo do Crossfit. Uma pessoa ouve amigos falando sobre o assunto, vê famosos compartilhando treinos em redes sociais e, um belo dia, resolve procurar por um box. Chegando lá, essa pessoa fará uma aula experimental. Mas ok, e aí? E depois disso?
O ambiente de um box, além de termos específicos do Crossfit como WOD e burpee, por exemplo, podem assustar um aluno novato. Se, durante a aula experimental, você e sua equipe não derem um suporte adequado para esse aluno, é provável que ele não volte mais.
Então, indo além de criar campanhas e promoções para atrair mais alunos para aulas experimentais, é fundamental que você crie ações para engajar os alunos nessas aulas. Uma boa dica pode ser designar um aluno mais experiente para conversar e passar algumas dicas para o novato. Um membro do seu box pode fazer as boas-vindas e dar todo o suporte também, isso vai fazer com que o prospect sinta-se acolhido e parte do time.
Invista em treinamentos para a sua equipe
Investir em treinamentos para os membros da sua equipe é fundamental, pois de forma indireta, você está investindo no seu negócio. Quando uma pessoa interessada chega ao seu box, como ela é atendida? Seus colaboradores entendem de técnicas de vendas e gatilhos mentais?
Muitos gestores não entendem como um box localizado em uma boa região não consegue converter prospects em novos alunos. O motivo, talvez, seja uma equipe mal treinada e incapaz de reduzir a zero os atritos que existem na hora da contratação de um serviço.
Faça treinamentos com seus colaboradores, invista em cursos online e capacitação para os mesmos. Com certeza, os reflexos disso serão visíveis em pouquíssimo tempo.
Quem não é visto, não é lembrado
Essa típica frase adapta-se perfeitamente ao mundo dos negócios fitness. Principalmente quando falamos de Crossfit.
A maior parte dos frequentadores de Crossfit estão no Instagram. Primeiramente, pelo fato do Instagram ser uma rede social popular em nosso país, são mais de 113,5 milhões de usuários ativos no Brasil. O segundo motivo é pela questão do Instagram ser muito visual, coisa que tem tudo a ver com o público fitness.
Logo, é fundamental que você invista na presença digital do seu box de Crossfit. Faça campanhas por lá, incentive que seus alunos façam posts e stories marcando sua empresa, publique conteúdo relevante e, acima de tudo, expanda a sua marca nessa rede social.
Inclusive, é possível usar ferramentas do próprio Instagram, como o Reels, para promover competições online. Além de gerar engajamento dos seus alunos ativos, essa ação irá aguçar a curiosidade de possíveis interessados.
Crie eventos e competições
E, falando em competições, essa também é uma dica importante para bombar o seu box de CrossFit em 2024! Muito populares nesse tipo de modalidade, os campeonatos são excelentes alternativas para abrir as portas do box para a comunidade e atrair ainda mais alunos para o espaço.
E para te ajudar a organizar os melhores eventos para os seus alunos e convidados, temos duas duas super especiais.
A primeira é o Champy: o novo produto Tecnofit que vai revolucionar a gestão do seu campeonato de Cross. Por meio dele, você, empreendedor, tem acesso a uma plataforma de planejamento, organização, vendas e execução de campeonato de CrossFit sem complicações!
E a segunda é um artigo de blog completo com o passo a passo para criar uma competição de CrossFit em 2024: desde a construção do objetivo até a escolha do prêmio ideal aos participantes. É só acessar para conferir.
Faça parcerias com outras empresas
O networking também é uma ótima estratégia para potencializar os resultados do seu box de CrossFit em 2024. Afinal, por que não juntar forças com outras empresas parceiras – de segmentos próximos e complementares, para otimizar e melhorar a experiência dos alunos, não é mesmo?
A dica aqui é pesquisar bem quais são as empresas que você deseja se relacionar neste ano, dando preferência para negócios do segmento fitness e de saúde. Busque saber se essas organizações combinam e encaixam com o posicionamento e imagem do seu box de CrossFit, para que os alunos sintam-se confortáveis em consumir também dos seus parceiros.
Ofereça produtos no seu box
Não é novidade que os praticantes de CrossFit em geral também são grandes apaixonados pela modalidade – e por todos os agravantes que ela oferece, desde a saúde física e bem-estar até o pertencimento a uma comunidade.
Por isso, investir em produtos personalizados do seu box, como toalhas, squeezes, camisetas, regatas, entre outros acessórios, além de serem um atrativo para os alunos, tendem a contribuir com o faturamento do seu box de CrossFit em 2024.
E, mais do que isso, também podem servir como mídia orgânica para atrair visibilidade para o seu estabelecimento.
A importância de se atualizar com as últimas tendências do CrossFit
O universo fitness como um todo não para de evoluir! A cada instante são criadas novas tecnologias, modalidades, programas de treino e outras iniciativas que possam atender a alta demanda dos consumidores, cada vez mais conectados e exigentes.
Por isso, ter um box de CrossFit em 2024 deve ser sinônimo de atualização constante com as tendências da prática!
A boa notícia é que os afiliados da marca CrossFit têm acesso a cursos, e-books e guias focados na criação e manutenção de um plano de negócios testado e aprovado. Além disso, as empresas filiadas têm direito a participar de capacitações de gestão financeira, marketing e estratégia de vendas, sempre pensando nas melhores e mais novas práticas da modalidade.
Aposte em campanhas de indicação
Da mesma forma que as aulas experimentais, os programas de indicação costumam ter alta adesão no CrossFit. Justamente pelo fato de que os praticantes tendem a compartilhar as vantagens dessa prática com os seus conhecidos.
Quer levar a gestão do seu box de Crossfit para outro patamar? A Tecnofit pode ser o parceiro que você precisa para atingir o sucesso. Clique aqui e veja como podemos ajudar!
Por isso, uma das estratégias que certamente deve fazer parte do seu planejamento de CrossFit em 2024 é um programa de indicação, oferecendo recompensas aos membros que indicarem novos participantes e incentivando o crescimento orgânico.
Programas de nutrição e bem-estar
Integrar o seu serviço com outros programas de saúde, nutrição e bem-estar também pode potencializar a experiência dos alunos do seu box de CrossFit em 2024. E, com isso, contribuir para a fidelização desses clientes.
Você pode contratar especialistas para oferecer orientação nutricional, workshops e suporte para os membros alcançarem seus objetivos de condicionamento físico.
Participe de eventos locais
Da mesma forma que é interessante criar eventos e competições para promover o seu box, faz parte da estratégia de crescimento de um estabelecimento fitness acompanhar e participar de encontros comunitários locais, como feiras de saúde, festivais esportivos ou eventos de tendências deste segmento.
E, para potencializar a imagem da sua empresa, que tal planejar o patrocínio ou apoio a alguns desses eventos? Faça uma pesquisa relacionada a aqueles que mais se conectam com o seu box e avalie a oportunidade.
Olhe para as métricas certas
Mais do que olhar para métricas, é saber olhar para as métricas certas. Na verdade, quando falamos de estratégias de marketing, temos a possibilidade de escolher quais indicadores serão levados em consideração. Por exemplo, você pode definir como métrica de sucesso o número de pessoas que fizeram aula experimental e tornaram-se alunos.
Ou seja, para esse indicador, não importa quantas pessoas fizeram aulas experimental ou quantos novos alunos você teve no mês. A ação deve ser medida através dos números de prospects que fizeram aula experimental e, posteriormente a isso, viraram alunos do seu box. Percebe a diferença?
Essa prática, inclusive, vai ajudar com o fluxo de caixa do seu negócio. Estabelecendo essas métricas, fica possível entender melhor quanto é o seu CAC – Custo de Aquisição por Cliente.
Faça pesquisas de satisfação
Uma das práticas para incluir na sua estratégia de mensuração do box de CrossFit em 2024 é a realização de pesquisas de satisfação. Além de outras vantagens, elas contribuem para o aprimoramento contínuo dos serviços oferecidos e o fortalecimento do relacionamento com os membros.
Preparamos algumas dicas para colocar essas pesquisas em prática neste ano:
Utilize a metodologia de NPS
Por meio da pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo ou familiar?” é possível mensurar o nível de lealdade dos alunos do seu box. E, a partir das respostas, é necessário classificar os clientes para criar um plano de ação específico para cada perfil.
Avalie a experiência dos alunos
Pesquisas de avaliação permitem entender a percepção dos alunos para cada ponto de contato deles com a sua empresa, desde o primeiro contato até a atmosfera do ambiente. E, por meio delas, avaliar oportunidades de mudanças estratégicas para maximizar a experiência dos alunos.
Identifique áreas de melhoria
Conforme abordado anteriormente, as pesquisas de avaliação contribuem com dados estratégicos para a tomada de decisão de um box de CrossFit – oferecendo oportunidades de melhoria, seja no nível do treino, nas instalações ou no atendimento ao cliente.
Fomento da comunidade
Além da metodologia de NPS, que também funciona como um sinal para o fomento da percepção de comunidade, também é possível incluir outras perguntas na pesquisa de avaliação para entender como o box de CrossFit pode fortalecer laços sociais e identificar oportunidades para eventos ou iniciativas que promovam a interação entre os membros.
Antecipe problemas
Por meio de pesquisas regulares é possível antecipar e resolver problemas com os membros, profissionais, atendimento e infraestrutura, antes que eles se tornem motivos para que os alunos queiram desfazer o contrato com o estabelecimento.
Isso também demonstra compromisso genuíno com a satisfação e o bem-estar dos membros.
Feedback para os Coaches
Ao realizar uma pesquisa de avaliação, lembre-se de incluir perguntas relacionadas ao atendimento, qualidade de ensino, comunicação e motivação proporcionada pelos Coaches de CrossFit do seu estabelecimento.
Esse indicador certamente pode ser usado para promover o desenvolvimento desses profissionais, tão importantes para a fidelização dos alunos do seu box.
Retenção dos membros
Além de ser uma ferramenta essencial para antecipar e resolver problemas relacionados à experiência e satisfação dos alunos, a percepção de que os profissionais realmente se importam com o que o cliente pensa e como se sente no local, pode ajudar a aumentar a fidelidade e a retenção de membros.
Demonstração de transparência e responsabilidade
E, por fim, a dica aqui é investir no retorno transparente e claro sobre os feedbacks dos alunos na pesquisa. Isso ajuda a reforçar a credibilidade do box e garantir a motivação nas respostas das avaliações seguintes.
Cuide bem de quem já é aluno
Ter um sistema de gestão qualificado é uma ótima forma de reter e engajar seus alunos. Você poderá fazer comunicações via SMS e e-mail. Seus alunos poderão acessar ao WOD através de um aplicativo super intuitivo. Ou seja, apenas vantagens!
Muitos gestores e alunos reclamam que não conseguem ver o WOD com antecedência ou que a aplicação vive com problema. Com o sistema Tecnofit, você que é gestor, poderá prescrever WOD’s de uma maneira simples e rápida. Já seus alunos, terão acesso ao mesmo no momento certo.
Além disso, um sistema de gestão vai possibilitar que você tenha mais proximidade com seus alunos. Seja na hora de manter contato ou automatizar processos de cobrança e recebimento. Sendo assim, você poderá focar mais em passar treinamentos.
Seja apaixonado por CrossFit
A última dica para fazer com que o seu box de CrossFit tenha sucesso garantido em 2024 é: seja um apaixonado pela modalidade. É claro que o CrossFit é contagiante – e demonstrar o cuidado com as novidades, tendências e melhores experiências para os alunos certamente vai motivá-los a fazerem parte do seu box por muito e muito tempo!
Conclusão
A partir de tudo o que trouxemos neste artigo deve ter sido possível perceber que o ano de 2024 está extremamente propício para o Crossfit angariar novos adeptos. E é seu papel, como gestor e/ou Coach, ajudar nessa tarefa. Seguindo as dicas acima, seu box de Crossfit tem tudo para ser um grande sucesso neste ano.
Esperamos que você possa contar conosco e com todas as vantagens do Tecnofit Box para potencializar os resultados do CrossFit em 2024. Faça um teste agora mesmo para conhecer melhor a plataforma.