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Como conseguir clientes como Personal Trainer?
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Como conseguir clientes como Personal Trainer?

Um dos maiores desafios para quem trabalha com atividades físicas é conseguir mais clientes e, acima de tudo, fidelizar seus alunos. Em um mercado extremamente competitivo, saber se diferenciar é fundamental para conseguir chamar a atenção do público-alvo.

Como conseguir clientes como personal trainer

Como conseguir clientes como personal trainer? Se você já fez essa pergunta e ainda não encontrou a resposta que precisava, o conteúdo de hoje foi feito para você!

Um dos maiores desafios para quem trabalha com atividades físicas é conseguir mais clientes e, acima de tudo, fidelizar seus alunos.

Em um mercado extremamente competitivo e com concorrentes diretos e indiretos, saber se diferenciar é fundamental para conseguir se destacar e chamar a atenção do público-alvo.

Mas, afinal, como fazer isso? É o que iremos te contar daqui a pouquinho. Enquanto isso, confira um resumo do que você encontrará nas próximas linhas:

  • A melhor forma de trabalhar a sua imagem e a sua marca
  • Como definir o seu público-alvo
  • As melhores estratégias para captar clientes
  • E as técnicas mais eficazes para fidelizar seus alunos

No intervalo entre um treino e outro, acompanhe o que preparamos e fique pronto(a) para ter ainda mais sucesso em sua profissão!

Como atrair clientes como personal trainer?

Se você trabalha como personal trainer, já sabe que atrair alunos é essencial, uma vez que um público em constante expansão fará uma enorme diferença no seu sucesso profissional.

Para isso, é fundamental ter uma estratégia bem definida, além de saber trabalhar a própria imagem. Não se esqueça ainda de definir o público que você deseja atingir.

Trabalhe sua imagem e marca

Antes de vender um produto, no caso, os seus treinos, você precisa se vender. Ao trabalhar a sua imagem e a sua marca como personal trainer, você passará mais credibilidade às pessoas.

Seja você um personal trainer online ou um profissional que presta serviços de forma presencial, é muito importante marcar presença nos lugares em que o seu público está, tais como parques e academias. Assim será possível se fazer notar e conhecer novas pessoas.

Nestes momentos, cuide da sua imagem pessoal e esteja sempre bem vestido, de acordo com a sua profissão, é claro. Ter a sua própria camiseta personalizada com os dizeres “Personal Trainer” pode ser uma estratégia interessante para que o público te identifique logo de cara.

Considere também criar uma marca, com logo e identidade visual bem definidos. Em um primeiro momento, você pode fazer isso por conta própria, usando ferramentas gratuitas como Canva e Wix.

É importante que a sua marca esteja estampada na camiseta que falamos acima e também em materiais que você distribuir, como flyers ou cartões de visitas.

Lembre-se ainda de criar um perfil nas redes sociais para expor o seu trabalho. O ideal é criar uma conta à parte, separada do seu perfil pessoal.

Defina seu público

Outro passo muito importante para conseguir clientes como personal trainer é conhecer bem o público que você deseja atingir. Ao contrário do que se possa imaginar, definir um nicho específico de clientes não irá atrapalhar o seu sucesso, nem restringir a sua atuação.

Ao ter um foco claro, você conseguirá estabelecer seus diferenciais como profissional e se tornar um especialista na área. Além disso, sua comunicação ficará mais assertiva e personalizada e você saberá em quais canais estar presente para se conectar com as pessoas do seu interesse.

Vamos a alguns exemplos práticos? Se você optar por se especializar como um personal trainer para a terceira idade, talvez o Tik Tok não seja o melhor canal de comunicação. Ao mesmo tempo, caso você seja um personal trainer focado em mulheres que desejam perder peso, poderá criar conteúdos mais personalizados para o público feminino.

Tenha uma estratégia bem definida

Como conseguir clientes como personal trainer nas redes sociais? A resposta é: tendo uma estratégia bem definida, algo essencial quando se fala em produzir conteúdo.

Depois de definir o seu público-alvo, planeje o tipo de conteúdo que você vai produzir, qual será o objetivo das publicações e em quais dias e horários você pretende postá-los. Um calendário editorial pode ser muito útil nesse momento.

Entre os assuntos que podem ser abordados estão dicas de lifestyle e saúde, enquetes sobre treinos, curiosidades sobre exercícios e benefícios em treinar com o apoio de um personal trainer. Para gerar identificação com o público, compartilhe também os depoimentos dos seus alunos – mas sempre com o consentimento deles, fechado?

Considere também fazer lives ou vídeos curtos com séries de exercícios. Pense que esses treinos podem ser um gatilho para que a pessoa que está te assistindo se motive a praticar atividades físicas.

Não se esqueça ainda de usar hashtags relacionadas com o seu negócio.

Onde conseguir clientes como personal trainer?

Agora que você já conferiu algumas dicas de como atrair clientes, chegou a hora de saber onde encontrar as pessoas que podem estar interessadas nos seus serviços de personal. Vamos a 5 estratégias?

1. Marketing digital

Qualquer negócio que se preze, inclusive profissionais autônomos, precisam estar presentes no meio digital, e há diferentes formas de fazer isso.

A mais simples delas é por meio de perfis nas redes sociais. Como dissemos anteriormente, é importante definir quais plataformas fazem mais sentido de acordo com o seu público-alvo, além de ter um perfil profissional separado da sua conta pessoal.

Outra opção é ter um site, uma ótima alternativa para explorar mais detalhes do seu currículo. Neste caso, é importante manter a página sempre atualizada. Você também pode publicar conteúdos mais completos de acordo com a sua especialização em um blog vinculado.

Considere ainda fazer campanhas de e-mail marketing e, caso tenha um orçamento disponível, investir em tráfego pago para o seu site ou redes sociais.

2. Faça parcerias

Sobre o seu público-alvo, quais outros produtos e serviços seus potenciais clientes consomem? É com essas pessoas e empresas que você pode firmar parcerias para expandir o seu networking e conquistar indicações.

Algumas opções são: nutricionistas, fisioterapeutas, clínicas de estética, salões de beleza, barbearias, restaurantes, lojas de suplementos e de roupa fitness.

3. Trabalhe sua comunicação pessoal

Como falamos ali em cima, não basta vender um bom serviço, é preciso vender a si mesmo também.

Isso vai desde os seus posts nas redes sociais até a forma com que você conversa com as pessoas.

Seja qual for o ambiente em que você estiver se comunicando, transmitir confiança e autoridade na sua área de atuação é essencial.

Algo que pode ajudar muito são cursos de especialização. Considere, por exemplo, fazer um curso de oratória ou um de técnicas de vendas. Por falar em como vender melhor, temos um material que pode ser muito útil nesse sentido. Baixe o vídeobook “O Segredo das Vendas” e confira em um vídeo curto como atrair mais alunos.

4. Ofereça bonificação por indicação

Uma das estratégias mais antigas de captação de clientes é a indicação, o famoso “boca a boca”.

Se você oferece um bom atendimento aos seus alunos, está constantemente se atualizando e eles estão vendo resultado nos treinos, as indicações tendem a vir naturalmente. Então, o que você precisa fazer é se aproveitar dessa oportunidade para conseguir mais clientes.

É possível, por exemplo, criar um sistema de bonificação, no qual o cliente que te indicar para algum amigo ou familiar ganhará algum benefício caso a pessoa indicada feche um plano de treinos.

O benefício, nesse caso, é você quem define. Pode ser um desconto no valor da mensalidade. Neste exemplo, quanto mais pessoas o seu aluno trouxer, mais descontos ele conseguirá conquistar.

5. Ofereça condições especiais

Para conquistar mais clientes como personal trainer, você também pode oferecer condições especiais, como uma aula extra com um amigo, por exemplo.

Outra opção interessante, especialmente para aqueles alunos com muitas aulas abertas para reposição, é permitir que algum familiar faça o treino no lugar dele. Assim, a esposa, o filho ou a mãe do seu cliente podem ficar motivados para também fecharem um plano de treinos com você.

Aulas experimentais gratuitas são outro exemplo de uma condição especial que costuma trazer ótimos resultados, especialmente quando essa estratégia é executada da forma correta. Para que você não corra o risco de ficar no prejuízo ao oferecer treinos de graça, baixe o nosso e-book “Guia Definitivo para você Ganhar Dinheiro como Personal Trainer em 2022” e confira como não perder dinheiro com aulas gratuitas.

Como conseguir clientes como personal trainer?

Como fidelizar clientes como personal trainer?

Outra estratégia que permite conseguir clientes como personal trainer é a fidelização, afinal, alunos felizes e satisfeitos atraem novos interessados nos seus serviços.

Um aluno fidelizado é aquele que irá te acompanhar mesmo que você altere seus preços e que enxerga seus valores não como um gasto, mas como um investimento. Para fidelizar seus clientes, há algumas técnicas possíveis. Olha só, a seguir, as possibilidades:

Invista em marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento tem como um dos seus principais objetivos a fidelização de clientes, então, investir nessa estratégia é muito importante.

Para se aproximar dos seus alunos e estreitar laços com eles, você precisa conhecê-los. E como fazer isso? Por meio do aplicativo Tecnofit Personal, você tem acesso às principais informações dos seus clientes. Assim, quando for a data de aniversário de algum deles, por exemplo, é possível enviar uma mensagem de celebração ou até mesmo entregar algum mimo no dia do treino.

E já que pelo app os alunos podem deixar feedbacks após cada treino realizado, você também conseguirá aprimorar cada vez mais os exercícios, para que eles fiquem de acordo com os objetivos deles.

Pequenas ações como essa, pouco a pouco, vão conquistando os seus clientes.

O aplicativo Tecnofit Personal é uma opção gratuita e ideal para profissionais que estão dando seus primeiros passos na área. Para aqueles que têm uma carteira de clientes um pouco maior, vale a pena conhecer o sistema de gestão, uma opção mais robusta e com funcionalidades adicionais.

Com o software, é possível implementar estratégias como a criação de réguas de comunicação através de campanhas de e-mail marketing ou mensagens no WhatsApp, além de outras técnicas de CRM.

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Vale lembrar que o marketing de relacionamento não se resume a ações como essas que citamos. Até mesmo a maneira como interage com seus alunos pode contar pontos nesse sentido e você sabe o quanto uma primeira impressão pode fazer a diferença, não é mesmo?

Esteja sempre se atualizando

Estar sempre atualizado também pode influenciar na fidelização de clientes, afinal, o mercado fitness é muito competitivo e um profissional que está atento às novidades consegue se destacar e conquistar seus alunos.

De forma consistente, aproveite para acompanhar profissionais que são referência na área, participar de eventos fitness e consumir conteúdo relacionado a saúde e atividade física.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, a tecnologia também pode ajudar você a fidelizar seus clientes. Entre elas, podemos citar novamente o app Tecnofit Personal. Com ele, é possível enviar treinos por meio de um link no WhatsApp e seus alunos também podem acessá-los por meio de uma versão do aplicativo própria para eles.

Para que os exercícios sejam personalizados, há a opção de gravar e fazer o upload de vídeos instrutivos. Como o app também permite receber feedbacks dos clientes, você terá a chance de melhorar ou atualizar algum treino de acordo com a percepção dos seus alunos. Isso demonstra que você presta atenção neles e faz se sentirem especiais, e não apenas mais um número.

E o que você aprendeu com todo esse conteúdo hoje?

Vamos lá para o nosso resumo amigo e recapitular tudo o que falamos?

Você entendeu que a atração de clientes começa na sua imagem pessoal – o jeito que você se veste e se comunica – e que definir um público-alvo é fundamental para se diferenciar. Mas para vender os seus serviços da melhor forma, uma estratégia bem fundamentada não pode faltar.

E onde encontrar esses novos clientes? Isso foi o que falamos no terceiro tópico, abordando desde campanhas de marketing digital até descontos exclusivos.

Por fim, entendemos juntos a importância de fidelizar alunos, uma das estratégias mais eficazes para conseguir clientes, pois alunos satisfeitos fazem indicações e trazem novas pessoas.

Temos certeza que essas estratégias vão te ajudar bastante a conseguir clientes como personal trainer. Conte pra gente nos comentários se você já estava colocando em prática alguma dessas ações ou qual delas você está ansioso(a) para começar a testar.

Não se esqueça que temos um encontro marcado aqui no blog todas as segundas e quartas. Nos vemos em breve!

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