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Rede de academia cresce aproximadamente 40% com o Sistema Tecnofit
Gestão e Empreendedorismo

Rede de academia cresce aproximadamente 40% com o Sistema Tecnofit

Em nove meses de uso do Sistema de Gestão aliado a retomada do setor pós-pandemia, a Studio Corpo Livre saltou no número de alunos e ampliou a sua presença no mercado.

dono de academia de sucesso Studio Corpo Livre com braço cruzado olhando para câmera, atrás dele está a parede com a logo da academia

Negócios que optam pelo Sistema Tecnofit crescem em média 40% nos primeiros 12 meses de uso, foi exatamente isso que aconteceu a academia Studio Corpo Livre, parceira da Tecnofit há nove meses. O crescimento da rede já foi superior à média esperada para o período e a retoma do mercado pós-pandemia promete alavancar ainda mais esse número. 

Para te ensinar como ter uma academia de sucesso, convidamos o fundador da Studio Corpo Livre, Volnei Sandri para contar a sua trajetória a frente do negócio e dar dicas para quem está começando a empreender no setor fitness. Acompanhe abaixo! 

Tradição em Curitiba: uma história de 39 anos!  

A história do Sr. Volnei e da Studio Corpo Livre iniciou há 39 anos, quando um amigo da faculdade convidou o curitibano para abrir uma academia

Seis meses depois, a academia tinha dado tão certo que foi aberta uma segunda unidade. Após a expansão, os sócios se separaram e cada um seguiu empreendendo no mercado fitness, a academia do amigo de faculdade fechou, mas o Sr. Volnei só cresceu. 

Hoje a Studio Corpo Livre possui quatro unidades situadas em Curitiba, capital do Paraná, juntas elas abrigam mais de 4 mil alunos e contam com treinos e aulas de diversas modalidades, como natação, Yoga, Funcional, Pilates, Fit Dance, Spinning e muito mais! 

Tempos difíceis, inovação constante: o início da parceria com a Tecnofit  

Mesmo com tanta experiência no empreendedorismo, a pandemia também atingiu a rede Studio Corpo Livre. Mesmo com toda a estrutura, entre 2020 e 2022, 1 mil alunos deixaram de frequentar as unidades. 

Assim como em outros negócios que enfrentavam os desafios da covid-19, Sr. Volnei decidiu que era momento de investir em um Sistema que proporcionasse acompanhamento mais efetivo das ações para melhorar a retenção, engajamento e experiência dos alunos. 

“A Tecnofit é o coração da academia, o Sistema nos trouxe uma administração mais clara e tecnológica. A parte de vendas melhorou muito justamente por ter ferramentas que podemos usar para fazer a gestão”, afirma o empresário. 

O acompanhamento mais efetivo deu certo! Para se ter uma ideia, nos últimos meses uma das unidades da academia – localizada no bairro Água Verde, em Curitiba – saltou de uma média de 550 para mais de 800 alunos ativos, representando crescimento de aproximadamente 35% em apenas nove meses. Quando analisamos as quatros unidades da Studio Corpo Livre, esse crescimento é ainda mais significativo, por volta de 40%. 

Mercado acelerado pós-pandemia: a Studio Corpo Livre está preparada

dono de academia studio corpo livre segurando celular com logo da Tecnofit, atrás estão aparelhos musculação

De acordo com o estudo feito pela Tecnofit, os negócios fitness tiveram crescimento maior em 2022 do que em 2019, período que antecedeu a pandemia. O ano de 2022 já representou um crescimento de 18,02% em relação a 2019, e, se comparado a 2021, o  crescimento chega a 28,18%.

panorama do mercado fitness

Esses números mostram o quanto há espaço para avanço nos próximos anos e que o investimento em saúde e uma vida mais equilibrada é uma das principais preocupações dos tempos atuais. 

Foi justamente nesse momento pós-pandemia que a Tecnofit entrou para facilitar a rotina do Sr. Volnei e impulsionar o crescimento das unidades e a volta dos alunos para a academia. 

“Tecnofit veio em um momento muito importante da nossa trajetória, foi após a pandemia, que mudou muita coisa, se tornou um desafio trazer as pessoas de volta para a academia”. 

Em nove meses de uso do Sistema, a Studio Corpo Livre já vê os resultados e o Sr. Volnei e toda a equipe conseguem ter um contato mais rápido, prático, dinâmico com o cliente e acompanham todas as análises, o que gera previsibilidade, investimento mais assertivo em ações e campanhas e, consequentemente, o negócio cresce.  

“Eu chego na academia, ligo o computador e tenho análise das unidades, entro nos relatórios e através deles sei o que aconteceu ontem ou nos meses anteriores, tenho a previsão de gastos e entradas. Esse fluxo de caixa me ajuda a definir ações, economiza tempo e a partir disso tenho mais tempo para cuidar de outras tarefas”, finaliza Sr. Volnei. 

Como ter uma academia de sucesso?

Agora que você já conhece a história de sucesso da Academia Studio Corpo Livre, que tal seguir o caminho do Sr. Volnei e também saber algumas dicas para fazer com que o seu negócio cresça nessa retomada do mercado? Confira abaixo as nossas dicas! 

como ter uma academia de sucesso

Conheça o perfil dos clientes

Saber quem é a sua persona e como ela se comporta é muito importante para o sucesso do seu negócio. Afinal, você não pode construir uma academia sem antes saber quem você quer atingir, de que forma quer atingir e o que fará para alcançar esse objetivo. 

Por isso, escolha a localização da sua empresa com bastante cuidado, pensando em quem no perfil dos clientes, facilidades e acesso. 

Fique atento às condições do imóvel

Na hora de locar um espaço para abrir a academia, é fundamental saber quais são as condições do imóvel para não ter nenhuma surpresa ao longo do processo. 

Como ele irá abrigar diversas pessoas e equipamentos, é importante que tenha uma boa instalação elétrica, várias tomadas, boa iluminação e ventilação. 

Cumpra com as exigências legais

Antes de abrir o negócio, é fundamental cumprir todas as exigências legais para não ter nenhum problema no decorrer do processo. 

Contrate um contador para te auxiliar nessas questões e ajudar na emissão do CNPJ, alvará, registro no CONFEF e outras obrigações legais que sua empresa precisa cumprir. 

Contrate bons profissionais

Contratar e fazer a gestão de times é um dos maiores desafios para negócios fitness, nessa fase é fundamental contar com bons profissionais para a sua academia crescer de forma sustentável. 

Não é preciso ser formado em Educação Física para ter uma academia, mas é preciso ter profissionais regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física para orientar os clientes e prestar assistência. 

Defina a estrutura da academia

A estrutura da sua academia deve ser definida de acordo com o perfil do seu público-alvo, quanto mais diferenciais você oferecer maior será o seu investimento e consequentemente maior será o valor da mensalidade. 

Já pensou em ter um parceiro para transformar a gestão da sua academia? Clique aqui e descubra como a Tecnofit pode ser o apoio que você precisa para alcançar o sucesso!

Uma estrutura ideal conta com recepção, sala administrativa, sala de avaliação física, espaço para musculação, aparelhos, ginástica, alongamento, vestiários femininos e masculinos. 

Se você quiser se diferenciar pode acrescentar ainda loja de produtos fitness, espaço de recreação para crianças, estacionamento e mais.

Invista em bons equipamentos

A sua academia vai precisar de bons equipamentos, com bastante qualidade para priorizar a segurança dos seus hóspedes. Você precisará de equipamentos administrativos como como computadores, telefones e impressoras e equipamentos esportivos como barras, halteres, cordas, colchonetes, esteiras, bicicletas ergométricas, máquina flexora e mais. 

Organização da empresa e automação 

A parte administrativa é um dos maiores desafios das empresas, não apenas no ramo fitness, mas em todas as áreas. Faturamento, investimento e organizar todo o financeiro é uma tarefa que exige maturidade nos negócios, mas é claro que você não precisa fazer isso sozinho. 

O Sistema Tecnofit facilita a rotina da sua academia, dando mais tempo para execução de outras tarefas e ajudando na automação dos processos do seu negócio. 

Com o software para fazer a gestão da sua academia, você ganha tempo e consegue acompanhar tudo que acontece no seu negócio de uma forma intuitiva, simples e direto pelo aplicativo. 

Faça campanhas por SMS e notificações via app para novos alunos, tenha total controle sobre quem entra na sua academia e como estão as taxas de conversão, tenha um financeiro descomplicado e estreite os laços com os seus alunos! 

Quer saber mais sobre as funcionalidades? Teste grátis o melhor sistema para a gestão do seu negócio.

Quais as atitudes de donos de academias de sucesso?

As atitudes que você tem são essenciais para ser bem-sucedido no empreendimento e ter uma academia de sucesso. Pensando nisso, listamos algumas dicas para adotar no seu negócio e se destacar da concorrência. 

Siga um plano de negócios

Sem organização e planejamento o seu negócio não conseguirá crescer, por isso, é fundamental estruturar um plano de negócio e segui-lo ao longo do processo. 

O plano contará com análise de concorrência, identificação de fornecedores, plano operacional, financeiro e de marketing. 

Defina a missão da academia

A missão é imprescindível para o seu negócio, pois é a razão de ele existir. Qual é o motivo que te fez escolher abrir uma academia em vez de outro negócio? Ter a missão bem definida faz com que as atitudes se tornem mais assertivas, guia o seu posicionamento no mercado e todas as ações que você irá realizar.  

Como descobrir minha missão?

Elaborar uma missão para a academia não é tarefa fácil, mas refletir sobre algumas perguntas é essencial para nortear a existência do negócio. O que a sua empresa faz de melhor? Como ela pode ajudar as pessoas e a comunidade?

Além disso, definir um nicho específico também é fundamental. Você irá apostar no público infantil? Terceira idade? Pessoas que precisam de um treino específico? Respondendo essas perguntas, você terá uma base sobre para onde pode ir a sua academia. 

O que fazer depois de definir a missão?

Com uma missão bem definida, é hora de divulgá-la para alunos, clientes e colaboradores. Toda a sua equipe precisa estar afinada com o propósito e saber apresentá-lo nas plataformas de comunicação que a sua marca se comunica, além dos clientes. 

Crie uma estratégia de marketing

O marketing digital é essencial para o sucesso dos negócios fitness. Por meio de estratégias, você também consegue se conectar com futuros clientes. 

Pense em uma academia que você admira na sua região? Qual nome vem a sua mente? Com certeza, o negócio que você pensou desenvolveu um bom posicionamento, com estratégias coerentes e vem se destacando, não é mesmo?

Pois bem, você também pode fazer isso! Invista em mídias digitais, divulgue o seu negócio, descubra em qual rede o seu público está e aposte em anúncios, boas fotos e vídeos. Você verá o resultado aparecer. 

como ter uma academia de sucesso

Seja um líder para seus colaboradores

Como dono de academia, você precisará inspirar os professores e pessoas que trabalham com você. O Sr. Vonei soube fazer isso desde de cedo e, por isso, se tornou referência no mercado fitness

“Ser dono de academia não é vir a noite fechar o caixa e ir embora, você gerencia pessoas e no momento que você trabalha com pessoas você tem que conhecer os gostos, quais as atitudes, como reagem… O forte da Studio Corpo Livre é saber gerenciar pessoas, e a coisa mais importante dentro da nossa academia”, afirma o empresário. 

Tenha parceiros

Parcerias deixam o seu negócio mais forte a longo prazo, dão visibilidade e agregam muito para os seus serviços. Diversos profissionais são demandados para cuidar da saúde e bem-estar como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e muito mais! 

Pense em como você pode criar parcerias com profissionais que possuem um público parecido com o seu e que as duas partes saiam ganhando. Você pode oferecer descontos, aulas experimentais, entre outros benefícios. 

Otimize e modernize seus processos

Como a Studio Corpo Livre se manteve ativa por 39 anos? Acompanhando a evolução do tempo, modernizando os processos, entendendo os alunos e priorizando a gestão dos processos. 

Se você quer ter vida longa com o seu negócio fitness também precisa saber que a adaptação e a mudanças serão constantes, mas você conseguirá se sair bem tendo flexibilidade, lendo de forma correta o mercado e suas projeções e atuando efetivamente a partir dessas mudanças. 

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