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Como reter alunos na academia?
Alunos e Retenção

Como reter alunos na academia?

Reunimos 11 estratégias de retenção que você pode implementar não apenas nos períodos de baixa nas vendas, como o inverno, mas durante todo o ano.

Como reter alunos na academia

A chegada do inverno e das baixas temperaturas carrega consigo uma das grandes preocupações de gestores fitness de todos os segmentos: como reter alunos na academia, dada a diminuição da frequência dos alunos no período, aumento das desistências e do número de contratos encerrados sem renovação.

Pensando nisso, reunimos 11 estratégias de retenção para implementar de forma simples e prática no seu empreendimento e manter seu faturamento estável no período de baixa que se aproxima. Mas vale lembrar: essas estratégias podem ser aplicadas com efeitos positivos não apenas no inverno, mas por todo o ano.

Primeiramente, falaremos sobre como educar o seu aluno, com dicas de conhecimento sobre a importância de cuidar da saúde através de exercícios físicos. Em seguida, chega o momento de abordar a importância do marketing para a sua academia.

Em seguida, vamos apresentar soluções voltadas à persuasão, fidelização e diversificação das formas de pagamento.

Quais outras formas de garantir que os alunos permaneçam na academia? Entre elas estão contar com a ajuda da tecnologia, oferecer um ambiente agradável, inclusive através do marketing sensorial, realizar eventos e promover aulas experimentais até mesmo para os clientes já matriculados.

Por fim, mas não menos importante, você entenderá a relação entre feedback e retenção.

Então, partiu conferir esse checklist com 11 dicas? Boa leitura!

1. Ofereça conhecimento

Uma maneira eficaz de se conectar com seus alunos é se afirmar como autoridade no seu segmento fitness, na prática de atividades físicas e no cuidado com a saúde em geral.

Além de um espaço agradável para se exercitar, os alunos buscam na academia uma fonte de conhecimento e informações precisas e seguras sobre fitness e qualidade de vida.

Inspire confiança para seus clientes ao compartilhar conteúdo de qualidade, de maneira clara, acessível e responsável. Seja a referência que eles precisam em momentos de dúvida, criando e fortalecendo verdadeiros vínculos entre professor e aluno.

Newsletters

Um meio de transmissão de conteúdos relevantes são as newsletters, ou seja, e-mails informativos encaminhados para os alunos e potenciais clientes numa frequência determinada.

Você pode gerar conteúdo para uma newsletter própria, com base nos interesses específicos dos alunos, ou assinar algum serviço de curadoria, facilitando o processo.

Lembre-se que é possível segmentar o conteúdo de acordo com cada perfil de cliente, além de deixar um atalho para cancelar o recebimento do conteúdo, evitando incômodos aos que não consomem esse formato habitualmente.

Blog

Ter um blog – ou ainda um site próprio que hospeda um blog – é uma excelente estratégia que alia a disseminação de conhecimento ao marketing digital.

Constantemente, pessoas interessadas em conteúdo fitness buscam sanar dúvidas na internet. Posicionar-se como guia confiável para esse público pode render novos contratos, uma vez que sua marca passa a ser associada à imagem de referência no assunto.

Palestras e cursos

Traga profissionais de áreas ligadas ao cuidado com a saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas, ou mesmo atletas conhecidos (se for viável), consolidando a imagem da academia como espaço de aprendizado e evolução de todos os aspectos da vida fitness dos alunos.

Ofereça workshops gratuitos para alunos e com preço acessível para convidados, com professores especialistas em áreas de interesse dos alunos que frequentam a academia.

Pode ser uma aula prática de alongamento e mobilidade, de fundamentos de treinos voltados para emagrecimento ou ganho de massa muscular. Essa também é uma janela ideal para testar o interesse do público em novas tendências do mercado fitness a serem implementadas no seu espaço.

2. Invista em marketing

Aqui no blog, repetimos incansavelmente sobre a importância do marketing para academias no processo de consolidação da sua marca perante o público e da conquista de novos clientes.

Mas vale destacar que as estratégias de marketing também são fundamentais para a retenção dos alunos, especialmente num setor tão afetado pela sazonalidade.

Utilize estratégias de marketing específicas para fidelizar alunos, como planos de renovação especiais com brindes e descontos por pontualidade, além de atenção especial às individualidades de cada um.

Concentre esforços também para resgatar ex-alunos, através de campanhas de e-mail, mensagens diretas e ofertas especiais de retorno aos treinos, como uma sessão de massoterapia na assinatura de um plano trimestral ou semestral.

Qual a importância da gestão e marketing na retenção de alunos nas academias?

Já apontamos, no episódio 17 do Tecnofit Talks, o quanto é fundamental investir em retenção de alunos, já que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

Uma gestão eficiente deve estar preocupada em canalizar tempo e recursos não somente para maximizar os ganhos, mas também para reduzir as perdas e mitigá-las.

Dedique parte do planejamento de marketing para cativar seus alunos, mantendo-os fiéis à sua marca e tornando-os divulgadores dela para amigos, familiares e colegas, agregando possíveis novos contratos no futuro.

Quem é cliente Tecnofit e ainda não está 100% seguro em implementar estratégias de marketing em sua academia conta com uma super ajuda para fortalecer o conhecimento: estamos falando da parceria com a Conquer, uma das marcas mais lembradas do segmento educacional. Clientes Tecnofit contam com 30% de desconto para fazer cursos de marketing, como tráfego pago e Instagram Ads.

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3. Use estratégias de gatilhos mentais

Dada a velocidade da rotina moderna, nosso cérebro está em constante processo de tomada de decisão. Nem sempre tais decisões estão ligadas a necessidades, podendo apenas estarem associadas a uma vontade gerada pelas circunstâncias.

O marketing utilizando gatilhos mentais tem essa função: de modo sutil, gerar circunstâncias que levem a pessoa a tomar uma decisão de compra. Trata-se de criar um ambiente de escolha, e impulsionar o cliente a escolher sua marca através de uma extensa gama de gatilhos mentais.

4. Tenha programas de fidelidade

Existem duas maneiras muito eficazes de garantir a fidelidade dos seus alunos, e que podem ser implementadas sem grandes impactos no seu planejamento financeiro.

Uma delas é garantir tratamento especial para quem frequenta seu espaço com assiduidade faz pagamentos em dia. Ofereça descontos especiais no mês do aniversário, aulas avulsas em modalidades disponíveis no seu espaço, ou mesmo presentes como acessórios para treino.

Também é viável oferecer um plano VIP, para aqueles dispostos a pagar mais por um serviço exclusivo, que ofereça sessões de massoterapia ou consultas com nutricionistas parceiros, ou ainda aulas exclusivas com orientação de personal a cada mudança no cronograma de treinos.

Outra dica é implementar parcerias com comércios locais, de acordo com o interesse dos clientes, oferecendo descontos em produtos e serviços para alunos associados.

Se você está em dúvida sobre como criar estratégias que envolvam essas e outras soluções de fidelização, confira o e-book que preparamos com ótimas dicas para implementar um programa de fidelidade na sua academia. Para fazer o download, basta clicar no banner abaixo!

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5. Diversifique as formas de pagamento

Nunca deixe de fechar um contrato por não poder aceitar o modo de pagamento adequado para o cliente.

Esteja equipado para receber por cartões de várias bandeiras, cartões de clubes de benefícios de empresas, além dos modelos digitais de pagamento, como PIX.

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Para planos longos, recomendamos disponibilizar o pagamento por crédito recorrente. Se esse termo soa estranho para você, saiba que o pagamento recorrente é aquele disponibilizado por streamings e aplicativos de música. Ele é um dos preferidos dos clientes pela praticidade e por não pesar no limite do cartão.

6. Ofereça um aplicativo completo

Outra maneira de estreitar a proximidade com os alunos é disponibilizar um aplicativo de gerenciamento de treino, como o Tecnofit Gym.

Para o aluno, além da praticidade para consultar e agendar aulas, o app torna possível visualizar a ficha de treinos e ir marcando os exercícios já concluídos, acompanhar o desempenho, renovar planos e adquirir produtos vendidos na academia.

Para o gestor, um aplicativo facilita o contato direto com o cliente, através de notificações e mensagens, além de ajudar a lembrar de datas importantes, como aniversários, verificar histórico de planos e controle de frequência para planejar descontos ou prêmios.

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7. Invista em um ambiente agradável

É incontestável que um ambiente bem planejado, organizado, limpo e agradável é um fator fundamental para cativar clientes e fidelizar alunos.

A sensação de cuidado que a academia transmite ao público deve constar nos mínimos detalhes, desde a decoração e acabamento da estrutura, até a qualidade e frequência de manutenção dos aparelhos, passando por vestiários e banheiros bem equipados, além da devida atenção à iluminação e ventilação.

É importante destacar que a conduta de todos os profissionais do espaço também contribui para compor um ambiente agradável, de respeito e acolhimento. Certifique-se de contar com uma equipe totalmente alinhada a esse objetivo.

8. Tenha aulas-teste também para matriculados

Se sua marca oferece uma variedade de serviços, sejam aulas em modalidades especiais ou atendimento de parceiros no espaço da academia, aproveite para ofertar aulas e sessões gratuitas para os seus alunos regulares.

Além de demonstrar cuidado e atenção com quem é seu cliente fiel, existe a possibilidade de o aluno adequar seu plano, migrando para um modelo mais abrangente para poder desfrutar da gama de serviços disponíveis no mesmo ambiente.

9. Aplique o marketing sensorial

Outra ferramenta que vem sendo utilizada por gestores fitness de forma frequente e entregando ótimos resultados é o marketing sensorial.

Essa estratégia visa cativar o cliente pela experiência, e cabe ao gestor alinhar as variáveis para oferecer uma experiência gratificante aos seus alunos.

Certifique-se de adequar a qualidade do material dos equipamentos proporcionando conforto. Organize a playlist para motivar os treinos de acordo com os perfis de público que você atende. Faça parcerias para oferecer refeições fit práticas e acessíveis aos alunos. Mantenha o espaço constantemente limpo e bem organizado.

Cada item conta para proporcionar ao cliente uma experiência recompensadora, da qual ele recordará e não vai querer abrir mão.

10. Realize eventos

Outra estratégia para engajar seus alunos num sentimento de comunidade, além de atrair um público mais amplo que o habitual é organizar eventos temáticos no espaço da sua academia.

Aproveite datas comemorativas como as Festas Juninas, Halloween e Natal para organizar treinos temáticos com distribuição de prêmios e brindes, ou ainda descontos em contratos fechados no dia.

Convide seus parceiros comerciais para marcar presença no evento e atraia um público diversificado, ampliando as chances de alcançar clientes que não estejam inseridos no mundo fitness.

11. Ouça e entenda seus clientes

Apesar da relevância de cada um dos pontos acima, o bom atendimento é o item apontado por mais da metade dos alunos de academias como fator decisivo para fechar um contrato.

Por isso, desde o primeiro contato, os profissionais da marca devem estar prontos para dar toda a atenção e proporcionar adequada sensação de acolhimento aos clientes, fazendo do espaço um lugar onde eles sintam prazer de frequentar.

Seja aquela academia a que os alunos se refiram como sua “segunda casa”, e garanta que eles sequer cogitem parar de treinar ou trocar de estabelecimento.

Você também precisa estar disposto a atender as demandas de forma solícita e estar aberto a críticas e sugestões. Qual foi a última vez que você aplicou uma pesquisa ou enquete entre seus alunos para descobrir do que eles mais ou menos gostam em sua academia? Ou então sobre qual a probabilidade de eles indicarem a sua empresa para amigos e familiares?

Com o Tecnofit Gym, os gestores têm a possibilidade de realizarem pesquisas sobre os mais diversos temas com os seus clientes, tendo a chance de mudar o horário de uma aula ou oferecer uma nova modalidade de acordo com a opinião dos alunos, por exemplo. O sistema também permite realizar a pesquisa NPS, que é aquela que envolve apenas uma pergunta.

Como abordar um aluno na academia?

O público que frequenta uma academia tende a ser bem variado, apesar de alguns interesses em comum reunirem perfis com similaridades à imagem da sua marca.

Evidentemente, todos gostam de ser bem tratados, mas o tipo de atenção dado a cada aluno deve ser personalizado de acordo com suas preferências.

Por isso, é recomendável conhecer cada cliente, interagindo com ele nos treinos e nas mídias sociais, estreitando laços e fortalecendo os vínculos entre os alunos.

O sistema Tecnofit Gym também permite ao gestor conhecer melhor seus alunos de diversas formas. Inclusive, há a opção de estabelecer regras automáticas de comunicação, enviando uma mensagem aos alunos que já estão sem treinar há alguns dias, por exemplo, para evitar um possível cancelamento.

Seu espaço e seus profissionais são responsáveis por cuidar da saúde e da imagem do aluno, uma posição de extrema importância e que demanda um nível de confiança que deve ser correspondido à altura.

Pratique escuta ativa e seja sempre um agente de motivação para o aluno, alguém com quem ele pode contar tanto para alcançar seus objetivos fitness, quanto para acolher e orientar em momentos críticos.

Você aprendeu as melhores estratégias para reter alunos, e agora?

Agora que você conferiu 11 dicas práticas para manter os níveis de retenção da sua academia em alta, mesmo nos períodos do ano mais críticos para o segmento, qual o próximo passo?

Conte com a ajuda do sistema Tecnofit Gym para elevar o nível da gestão e do atendimento entregue a seus alunos a um patamar único e exclusivo, tornando sua marca referência não apenas para o público fitness, mas também para outros gestores de academias da sua comunidade.

Por meio do sistema, você consegue implementar estratégias de marketing, programas de fidelidade e também diversificar as suas formas de pagamento. Ainda, consegue oferecer um aplicativo que melhora a experiência do seu aluno antes, durante e depois dos treinos, e conhecer melhor o seu cliente para melhorar cada vez mais a sua academia.

E então, o que você está esperando para reter alunos em qualquer época do ano? Se você ainda não é cliente Tecnofit, faça hoje mesmo um teste gratuitamente.

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