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Como montar um box de cross training?
Gestão e Empreendedorismo

Como montar um box de cross training?

Do planejamento à mensuração de resultados, conheça tudo o que precisa para criar um espaço que proporcione um senso de comunidade, melhora do condicionamento físico e bem-estar.

como montar um box de cross training

Por mais um ano consecutivo, o treinamento funcional marca presença entre as principais tendências fitness no mundo todo, segundo a ACSM Worldwide Fitness Trends. E, segundo dados dos clientes da Tecnofit, os centros de treinamento funcional no Brasil cresceram cerca de 124% nos últimos anos. Já são dois bons motivos para planejar como montar um box de cross training! 

Além disso, essa é uma modalidade fitness de alto rendimento que alia ganho de força e aumento da capacidade cardiorrespiratória, com treinos variados que cativam alunos de todos os nichos e idades. O segmento se consolidou no Brasil, tornando-se uma opção muito rentável e promissora.

Avaliando esse cenário, trouxemos aqui no nosso blog, dicas importantes para montar um box de cross training, do planejamento às previsões de resultado. E ficar por dentro do que vai precisar para fazer um espaço que proporcionará aos alunos senso de comunidade e valorização do seu aprimoramento físico e seu bem-estar. Vem com a gente saber mais!

Quem pode montar um box de cross training?

Qualquer pessoa pode montar um box de cross training. Agora criar um espaço lucrativo, engajador e com excelentes resultados para os empreendedores e alunos, já é outra história! 

Além de conhecimento na modalidade, é recomendado que, se você deseja montar um box de crossfit, busque especialização em gestão e administração de negócios, gerenciamento de pessoas e tendências no mercado fitness. E, claro, conte com um time de profissionais capacitados para atuarem em cada área do estabelecimento. 

Também vale dizer que, aqui no Brasil, é obrigatório que os espaços fitness tenham ao menos um instrutor graduado em Educação Física e registrado no CREF – Conselho Regional de Educação Física. 

E se você deseja montar um box de cross training na modalidade de CrossFit, além de precisar certificar sua empresa de acordo com os moldes da marca, também é obrigatória a presença de um Coach com habilitação em Educação Física e Certificação Level 1 da CrossFit.

Como montar um box de cross training?

Preparamos um guia com oito pontos principais para montar um box de cross training qualificado e lucrativo. Confira!

1. Crie o projeto do seu box de cross training

O projeto inicial é uma chave fundamental para o sucesso da sua empresa. O Sebrae já apontou, no estudo Causa Mortis, que o planejamento prévio e a elaboração de um bom plano de negócios são fatores determinantes para a consolidação de um negócio.

Um bom projeto inicial para seu box deve considerar, além dos pontos comuns a qualquer empresa, as peculiaridades da atividade fitness e os cuidados específicos que treinos de alto rendimento demandam do box e de seus profissionais. Assim como elementos essenciais para a abertura de todo empreendimento:

  • sumário executivo (tributação, fonte de recursos, dados da empresa e do empreendedor);
  • plano operacional, plano financeiro e plano de marketing;
  • estudo de mercado, avaliações de estratégia e de diferentes cenários.

A esses quesitos se somam características exclusivas do setor fitness – como prover documentação e licenças apropriadas – e custos específicos de modalidades de alto rendimento, como capacitação dos instrutores para orientar uma gama variada de movimentos, e a utilização dos equipamentos voltados para os exercícios específicos da atividade.

2. Procure pelo espaço ideal

Parte relevante do plano de negócios é o estudo detalhado da região e do público local, bem como a existência de empresas concorrentes, e do tipo e tamanho da demanda pelo serviço.

A partir desses aspectos, procure um espaço que comporte a estrutura necessária para montar um box de cross training, considerando que a modalidade combina vários segmentos fitness diferentes – e que o seu local precisa estar pronto para sustentar essa variedade.

Na escolha do local, considere três aspectos primordiais:

  • Localização: bom fluxo de público e disponibilidade de estacionamento, vizinhança segura e presença de estabelecimentos que sejam chamariz de novos clientes. Lembre-se que esses elementos podem influenciar no valor do aluguel do espaço.
  • Estrutura geral: comum a todos estabelecimentos fitness, como recepção, banheiros e vestiário, isolamento acústico, iluminação e ventilação. 
  • Estrutura específica: na prática do cross training há exercícios que envolvem cargas elevadas que causam grande impacto no solo, e que usam aparelhos específicos que demandam boa fixação em paredes e vigas. Certifique-se que a estrutura seja suficientemente forte para evitar danos ou lesões.

3. Reúna a documentação e as licenças necessárias

Informe-se sobre as exigências burocráticas municipais e estaduais para montar um box de cross training na sua cidade.

Providencie documentos como Alvará de Funcionamento, Certificado de Conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros e registro da Vigilância Sanitária, que devem estar atualizados e visíveis – preferencialmente na recepção do estabelecimento. Lembre-se de dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Busque também a regularização do box junto à Receita Federal e à Previdência Social, além do CREF que, como mencionamos, exige a presença de pelo menos um profissional com certificado ativo.

4. Compre os equipamentos

Depois de regularizar seu espaço perante à administração pública, chegou a hora de pensar em como equipar o box adequadamente, para atender a variedade de exercícios propostos pela modalidade.

Disponha de estruturas para segmentos variados, como Levantamento de Peso Olímpico (LPO), movimentos de pliometria e de ginástica, aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e espaço para corrida (que, de acordo com a cultura da modalidade, pode ser em ambiente externo).

Para montar um box de cross training bem equipado você deve considerar um número condizente com a capacidade de alunos por aula, com os seguintes equipamentos, por exemplo: 

  • barbell (barra olímpica masculina/feminina e barra técnica);
  • anilhas (de 1 a 25kg);
  • presilhas;
  • bastão (madeira ou PVC);
  • kettlebells (6 a 24kg);
  • dumbbells (8 a 25 kg);
  • medicine balls (8 a 20 lbs);
  • box pliométrico (20 e 24 pol);
  • racks para barbell e rig ginástico acoplados à parede;
  • argolas olímpicas e cordas de escalada bem fixadas ao teto;
  • máquina de remo, air-bike e sky-erg;
  • cordas Speed-Rope;
  • corda naval;
  • elásticos, colchonetes e acessórios para aquecimento, alongamento e recovery.

5. Contrate pessoal qualificado

A prática de treinos funcionais de alto rendimento, como o cross training, já foi alvo de crenças que a associavam à ocorrência frequente de lesões variadas.

Graças ao bom trabalho de coaches e Educadores Físicos, comprometidos com a ética profissional e com a saúde de seus alunos, essa percepção vem se enfraquecendo cada vez mais, e os professores e gestores da área podem afirmar claramente que a prática é tão segura quanto qualquer outro esporte de alto rendimento.

Pensando nisso, tenha cuidado redobrado e faça uma seleção criteriosa dos instrutores que atuarão no seu box. Sua responsabilidade como gestor fitness abrange o compromisso com o bem-estar, a saúde e a integridade física do aluno.

Para além da escolha de coaches experientes, reflita sobre a contratação desses profissionais. Lembre-se que a identificação com os coaches está entre os fatores que interferem na fidelização dos alunos. 

6. Prepare a gestão do seu box de cross training

Sabemos que uma gestão eficiente é indispensável para alcançar resultados e potencializar os lucros da empresa. Gerenciar finanças, cuidar de quadro de funcionários, da fidelização de planos de clientes, planejar aulas… tudo ao mesmo tempo, requer certo esforço.

Então, que tal contar com uma ferramenta que facilite a sua gestão, permitindo que você controle todos os setores da empresa – da recepção às finanças, do CRM ao marketing – de forma simplificada?

O Tecnofit Box é um sistema de gestão feito por um time de pessoas apaixonadas e especialistas na modalidade. Não à toa, é a solução número 1 para boxes de CrossFit e cross training! 

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7. Crie a agenda de aulas

Planejar adequadamente o cronograma de aulas é um quesito muito importante para fortalecer a imagem do box perante o público.

Tendo um plano de aulas robusto a sua disposição, os coaches conseguirão oferecer uma experiência diferenciada para os alunos no momento do treino, sem ficarem restritos ao que está escrito no quadro dentro do box nem fazendo mudanças de última hora na programação.

8. Faça o marketing para cross training

Tão importante quanto investir em todos os passos anteriores para montar um box de cross training, é o cuidado com o marketing,, combinando estratégias digitais às tradicionais.

Marque presença nas redes, crie conteúdo de qualidade em um blog ou site próprio, e – se fizer sentido para o momento do seu negócio, invista em anúncios pagos para potencializar a segmentação e os resultados de marketing. 

Qual o tamanho ideal para um box de cross training?

É preciso considerar algumas variáveis para calcular o tamanho ideal para seu box. A mais relevante é a quantidade de alunos que se pretende atender por aula.

O tamanho ideal da área de treino, que comporte os equipamentos necessários para a aula e garanta segurança e conforto ao aluno, fica entre 4 e 6 metros quadrados, com piso emborrachado de qualidade.

Avalie a altura disponível no local. Para fixar cordas de escalada de maneira segura, é bom dispor de 4,5 a 5 metros. Se você não dispõe dessa altura, considere 3,6 metros como valor mínimo aceitável.

Por fim, use a média de alunos atendidos por dia para planejar o tamanho ideal de banheiros, vestiário e estacionamento.

Quanto custa para montar um box de cross training?

O custo dos aparelhos para montar um box bem equipado é flexível, e depende do tamanho do projeto, que será determinado pelo tamanho do público que se quer atrair.

Apenas como referência, castos com estrutura, folha de pagamento, manutenção e demais itens comuns aos estabelecimentos fitness são muito similares, oscilando de R$ 35 mil a R$ 100 mil.

O grande diferencial está no custo dos equipamentos. Em média, aparelhos utilizados no cross training custam menos do que aparelhos de academias tradicionais. Algumas marcas licenciadas têm planos com investimento a partir de R$ 30 mil, para espaços menores. Para um box maior e mais equipado, os valores podem chegar a R$ 150 mil.

Como escolher a localização estratégica para um box de cross training

Como já antecipamos por aqui, a escolha do local ideal para montar um box de cross training impacta diretamente no sucesso do negócio. E para isso, é preciso fazer um estudo cuidadoso de alguns fatores. Principalmente do mercado, seus concorrentes e o público-alvo. 

Avalie a densidade populacional e analise a concorrência para garantir que haja demanda. Entenda, também, quais são as necessidades e o perfil da comunidade local. 

Com esses três elementos em mente, você pode partir para a análise dos espaços com facilidade de acesso e segurança, sendo próximo de grandes centros comerciais ou instituições – como empresas e escolas, por exemplo. 

Também é importante garantir a acessibilidade, seja por meio de um estacionamento amplo ou proximidade de pontos de transporte público. 

Como criar um ambiente motivador e inspirador no seu box de cross training

Até aqui você ficou por dentro de dicas importantes sobre como montar um box de cross training. Mas também é importante considerar quais são as estratégias e iniciativas que vão manter esse estabelecimento funcionando pelo maior tempo possível. 

A percepção de uma experiência positiva, por exemplo, é um desses fatores. Por isso, é essencial planejar como criar um ambiente em que os alunos se sintam bem, seguros e motivados a conquistarem seus objetivos – sejam eles quais forem. 

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Atendimento de qualidade, acompanhamento personalizado, cordialidade e empatia dos profissionais são atributos importantes, relacionados ao serviço. 

Para além disso, é interessante considerar usar o espaço físico para maximizar a energia do local, com cores vibrantes, frases motivacionais, iluminação adequada e até mesmo uma playlist criteriosamente escolhida para elevar o ritmo dos treinamentos. 

Lembre-se, também, de garantir um espaço limpo, organizado e os equipamentos sempre em bom estado. Tudo isso contribui para uma excelente experiência, que impacte positivamente os índices de satisfação e retenção. 

Como montar uma área de recepção eficiente e acolhedora

Já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”? Nem sempre os empreendedores consideram investir de forma intencional e efetiva no espaço físico e nos profissionais responsáveis pela recepção dos alunos e potenciais clientes. No entanto, vale destacar que eles podem ser os responsáveis pela conversão. 

Para o espaço físico, busque encantar logo no primeiro momento, com um design atrativo, layout organizado e convidativo. Pontos extras para uma estrutura em que seja possível enxergar boa parte do box logo na recepção! 

E, em relação à equipe, invista em treinamentos adequados, voltados às técnicas de atendimento personalizado e de vendas. Essas pessoas precisam estar capacitadas para eliminar qualquer tipo de objeção de matrícula e responder todas as possíveis dúvidas dos alunos. 

Como escolher a melhor metodologia de cross training para seu box

Uma das etapas mais importantes ao montar um box de cross training é escolher a metodologia oferecida no local. É importante dizer que essa decisão pode impactar boa parte do planejamento estratégico do negócio. 

Isso porque, caso você decida investir em CrossFit, por exemplo, há uma série de obrigatoriedades a serem seguidas para usar o nome dessa marca no seu box. O público também pode mudar, de acordo com a metodologia, assim como as necessidades do espaço. 

Entenda os objetivos do box

Neste momento, o gosto pessoal dos empreendedores por determinada metodologia deve ficar um pouco de lado, já que o que mais importa é entender qual é o objetivo do seu box. O que você espera com esse empreendimento? Quais são os públicos de interesse? Suas perspectivas, KPIs, investimento necessário? 

Tudo isso deve ser considerado na hora de escolher a metodologia ideal! 

Possíveis metodologias para montar um box de cross training 

E para que você conheça algumas opções disponíveis para a sua tomada de decisão estratégica e assertiva, listamos abaixo algumas características específicas de cada uma. 

CrossFit 

A principal característica do CrossFit é que trata-se de uma marca. E apenas os box certificados nesta metodologia podem usar o nome e o modelo de treinamento em questão. Caso contrário, estão sujeitos a multas e infrações. 

Essa modalidade é conhecida pelos WODs, variedade constante de exercício, forte sentimento de comunidade, competições e o foco na força e condicionamento físico. 

Treinamento funcional

Tem como foco melhorar o condicionamento físico dos praticantes em movimentos que imitam situações da nossa rotina, como agachamento, levantamento de peso e equilíbrio, por exemplo. É essencialmente importante para a população idosa e com certas limitações. 

HIIT (High-Intensity Interval Training)

Essa modalidade trabalha com exercícios de alta intensidade, combinado com curtos períodos de descanso. É uma excelente opção para queimar calorias, atuar no emagrecimento e aumentar a resistência cardiovascular. 

Treinamento com peso corporal

Como o nome já diz, é um tipo de treino que usa o peso do corpo como resistência, com exercícios como flexão de braço, agachamentos, saltos e barras, por exemplo. É uma boa opção para empreendedores que não querem investir um alto valor em equipamentos. 

Treinamento de força e condicionamento

Combina exercícios de levantamento de peso e atividades que impulsionam a agilidade e resistência cardiovascular, com um programa de treino específico que busca resultados de força, potência e resistência. Envolve peso livre, equipamentos e atividades aeróbicas, como corrida ou ciclismo – normalmente, em circuitos. 

Estratégias para fidelizar clientes em um box de cross training

Além de saber como montar um box de cross training, parte importante da jornada de empreendedorismo fitness é saber como fidelizar os alunos nesse tipo de estabelecimento. 

Essa prática contribui com a garantia de faturamento, previsibilidade, feedbacks consistentes e outros tantos benefícios. Conheça importantes estratégias que impactam positivamente nos  índices de retenção: 

  • Atendimento personalizado e de qualidade: treine sua equipe com diferentes técnicas para oferecer as melhores soluções de acordo com as necessidades e expectativas dos alunos, certificando que eles se sintam valorizados. 
  • Crie um sentimento de comunidade: por meio de desafios, competições e o incentivo de interação entre os membros do seu cross training. 
  • Implemente programas de fidelização: recompense seus alunos pelo compromisso com o seu estabelecimento, seja por frequência, pagamentos em dia ou indicações. Você pode oferecer descontos na mensalidade, brindes ou outros prêmios atrativos. 
  • Invista no relacionamento e comunicação com seus alunos: crie espaços para avisá-los sobre mudanças e notícias que tenham impacto na rotina de treinos, promoções exclusivas e eventos. A comunicação regular ajuda a maximizar o relacionamento e, por consequência, a fidelização. 
  • Acompanhe a evolução dos seus alunos: por meio de avaliações regulares, mensure o progresso e reconheça os membros do seu espaço pela evolução. Isso também faz com que eles se sintam motivados e orgulhosos em fazer parte dessa comunidade. 
  • Peça feedbacks e comunique as melhorias: demonstre interesse nas opiniões e sugestões dos seus alunos, projetando a melhoria contínua do espaço e da experiência no local. Lembre-se também de comunicar as mudanças feitas de acordo com o feedbacks. 

Parcerias e colaborações para aumentar a visibilidade do seu box de cross training

Estender os seus serviços via parcerias e colaborações costuma ser uma excelente forma de agregar valor para os seus alunos, além de potencializar o networking e alcançar uma rede muito maior de potenciais clientes. 

Atualmente, é muito comum que grandes redes fitness contem com influenciadores para aumentar a visibilidade do negócio. Além dessa estratégia, você também pode fazer parcerias com comércios locais, lojas de roupas e acessórios esportivos, restaurantes saudáveis e profissionais relacionados à saúde e bem-estar, como nutricionistas e fisioterapeutas. 

O cuidado aqui é para que essas pessoas e empresas estejam 100% conectadas com o seu propósito e valores, para que elas possam fortalecer a credibilidade e reputação do seu box. O contrário pode causar um efeito prejudicial e riscos à imagem da sua empresa. 

O papel das redes sociais no sucesso do seu box de cross training

Conforme abordamos no início deste artigo, investir em diferentes estratégias de marketing é um passo fundamental para montar um box de cross training. E, dentro dessas estratégias, você deve considerar as redes sociais. 

De acordo com os “Relatórios Digitais Globais”, do portal DataReportal, temos aproximadamente 217 milhões de pessoas digitalizadas no Brasil, em 2024 – 144 milhões são usuários de redes sociais, representando mais de 60% da população total. E esse número não para de crescer. 

Estatísticas como essas mostram a importância de ter sua marca presente nas redes, seja com informações relevantes para os seus seguidores ou para compartilhar conteúdo de qualidade, fortalecendo a imagem da sua marca como especialista no mercado fitness. 

As redes sociais também funcionam como plataforma de interação e fortalecimento do sentimento de comunidade para um box de cross training. Podem ser usadas como ferramenta de reconhecimento e valorização dos seus alunos e aumentar a visibilidade do seu estabelecimento, principalmente atreladas aos anúncios pagos. 

Tendências atuais em cross training e como incorporá-las no seu box

Ao pensar em montar um box de cross training também é interessante considerar as tendências dessa modalidade, do mercado fitness e de bem-estar, e como aplicá-las no seu estabelecimento para maximizar a experiência dos seus alunos. Conheça algumas delas: 

  • Treinamento personalizado: por meio de um sistema de gestão atrelado a um aplicativo de treino é possível acompanhar os resultados dos alunos e fazer mudanças necessárias de acordo com as necessidades, objetivos e limitações apresentadas. 
  • Tecnologia wearable: dados objetivos por relógios ou pulseiras inteligentes também podem contribuir com insights importantes para adaptação dos treinos dos alunos, buscando resultados mais rápidos e eficientes. 
  • Aulas online: com a crescente demanda por treinos híbridos, é interessante considerar uma plataforma que permita que seus alunos realizem os exercícios físicos onde quer que estejam, fornecendo conveniência e facilidade no dia a dia. 
  • Atividades ao ar livre: que tal criar momentos especiais e aulas coletivas em locais abertos, que permitam que os alunos fortaleçam a conexão com a natureza? Treinos em parques ou praças também podem contribuir com a visibilidade da sua marca. 
  • Inteligência artificial, realidade aumentada ou experiências imersivas: avalie a possibilidade de integrar equipamentos e tecnologias de última geração para otimizar a experiência dos alunos no seu box. Isso pode ser feito por meio da contratação de soluções de parceiros ou no investimento de aparelhos que usam esse tipo de inovação. 
  • Compromisso com o ESG: a preocupação com práticas sustentáveis, responsabilidade social, diversidade e inclusão também faz parte das tendências de empresas em diversos setores. É importante entender qual é o papel do mercado fitness nesse compromisso e quais são as práticas que podem ser aplicadas como diferenciais competitivos para o seu negócio. 

Qual o faturamento de um box de cross training?

Assim como o custo médio para montar um box de cross training, o faturamento desse tipo de estabelecimento pode mudar de acordo com uma série de variáveis, como a localização, valores das mensalidades, custos, metodologia aplicada, entre outros. 

Apenas como referência, levando em conta um ticket médio de R$ 180 e uma taxa de matrícula de 200 alunos, distribuídos em grades diárias com dez horários, o faturamento chega a R$ 36 mil mensais, com médias de lucro de 35%, ou mais.

Erros comuns ao montar um box de cross training e como evitá-los

Agora que você já conhece várias dicas a respeito de como montar um box de cross training, chegou a hora de ficar por dentro de alguns erros comuns nessa jornada, que podem prejudicar significativamente o sucesso do seu negócio. Confira, avalie e entenda como evitar alguns deles: 

Planejamento insuficiente

Se não sabemos onde queremos chegar, podemos chegar em qualquer lugar! A falta de planejamento leva a uma gestão inadequada, que certamente acarretará em problemas financeiros, causando riscos à saúde do negócio. 

Para evitá-lo, é essencial investir tempo e recursos em um plano robusto, que considere a análise de mercado, projeções, estratégias de marketing, perspectivas de fluxo de caixa, investimentos e um plano operacional. 

Localização inadequada

Um local desconectado com o seu público-alvo, de baixa visibilidade ou difícil acesso pode impactar a aquisição de clientes. E a pesquisa de mercado também é essencial para evitar esse erro, com a análise de fluxo de pessoas, concorrência e acessibilidade do espaço. 

Investimento inadequado em equipamentos

Provavelmente a compra de equipamentos vai representar o custo inicial mais alto para montar um box de cross training. No entanto, é um investimento necessário! Aparelhos e acessórios de baixa qualidade podem impactar na experiência e na segurança dos alunos. 

Para isso, considere a avaliação e negociação com diferentes fornecedores. E garanta a manutenção preventiva e regular dos equipamentos, evitando riscos aos clientes. 

Estratégia de preços mal definida

Enquanto os preços muito altos podem afastar os potenciais alunos, baixar os valores sem uma estratégia assertiva certamente impactará a saúde financeira do negócio. Nesse cenário, a pesquisa de mercado, entendimento do fluxo de caixa e faturamento necessário para cobrir os custos da sua empresa são análises essenciais. 

Marketing ineficiente

É bastante comum que empreendedores invistam em diferentes estratégias de marketing sem uma definição prévia dos objetivos e segmentação do público, gerando resultados ineficientes. A boa notícia é que, principalmente no marketing digital, é possível testar diferentes estratégias com baixo investimento (comparado aos meios tradicionais) e escolher aquela que faz mais sentido para o seu negócio. 

Não monitorar o desempenho e resultados do Box

Aquilo que não pode ser medido, não existe! E negligenciar a mensuração do seu box pode comprometer os resultados financeiros, gerando uma falsa perspectiva de negócio. 

Sendo assim, a dica é utilizar ferramentas que possam mensurar as métricas mais importantes para a sua empresa, desde o faturamento até a satisfação do cliente, gerando insights para a tomada de decisão estratégica. 

Negligenciar cultura e comunidade

Deixar de lado o potencial de uma comunidade forte no cross training é minimizar os resultados de fidelização e engajamento, tão importantes para o sucesso desse tipo de negócio! 

É essencial promover uma cultura inclusiva, acolhedora e um ambiente seguro e motivador para que os alunos construam relações duradouras enquanto buscam seus objetivos fitness. Para isso, invista em uma plataforma de compartilhamento de conquistas, em eventos e aulas especiais para fortalecer esse sentimento. 

Resumindo os aprendizados deste artigo! 

O mercado fitness brasileiro é um dos mais ativos do mundo. A procura por atividades de alto rendimento ou que mudem a rotina das academias tradicionais, tornam o segmento do cross training um investimento promissor, rentável e de público cativo.

Para ajudar na jornada de como montar um box de cross training, conte com o Tecnofit Box, um software que combina gerenciamento administrativo com planejamento dos treinos, acompanha a evolução de cada aluno e reforça o senso de responsabilidade da sua marca com os clientes.

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