Tem gente que veste a cor daquilo que mais deseja para o ano. Outros, pulam as sete ondas pedindo purificação e força para enfrentar os obstáculos. E tem quem crie um check list de metas para focar nos próximos meses. Seja qual for a tradição, o começo de um novo ciclo é um excelente momento para renovar os planos e a energia para ir atrás daquilo que se deseja. Como aumentar a receita de uma academia em janeiro!
Além de ser um mês super estratégico para as academias no Brasil, por conta do verão, o início do ano também vai ao encontro com as metas de ano novo – que de vez em quando incluem também objetivos fitness! Sendo assim, investir em um planejamento estratégico para aumentar a receita do seu negócio nesse período pode ser o “match” perfeito entre o seu investimento e a procura dos alunos.
E aqui, neste artigo, trouxemos uma série de dicas para testar e comprovar nessa jornada sobre como aumentar a receita da sua academia em janeiro. Tenha uma ótima leitura!
Importância de um planejamento estratégico para academias no início do ano
O planejamento estratégico é uma excelente ferramenta de gestão para qualquer tipo de negócio. Por meio dele é possível criar metas, otimizar recursos e alinhar todas as ações e investimentos necessários para alcançar os objetivos esperados.
Em um planejamento também é indicado detalhar as necessidades dos alunos, a implementação de novos produtos ou serviços e as necessidades operacionais para garantir o funcionamento do negócio de forma sustentável.
Agora fazer isso considerando uma das melhores épocas do ano, considerando a busca pelo serviço de uma academia, como o mês de janeiro, pode significar criar e aproveitar oportunidades para se destacar em um mercado extremamente competitivo. E, com isso, garantir os resultados que precisa ao longo do ano.
Como aumentar a receita de uma academia em janeiro?
Agora que você conhece um pouco mais sobre a importância de um planejamento estratégico visando aumentar a receita do seu negócio em janeiro, é hora de conhecer diferentes técnicas para colocar o plano em prática. Acompanhe abaixo e identifique o que pode levar como oportunidade para o seu negócio!
Como definir metas de receita de academia para janeiro
Além de considerar a metodologia SMART, que prevê a criação de metas específicas, mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais; indicamos que você considere o histórico de vendas e renovações de planos da sua academia durante os meses de janeiro anteriores e, principalmente, os números de mercado que evidenciam a tendência sazonal.
Ofereça upgrades de planos aos alunos da sua academia
Que tal aproveitar o clima de “metas de ano novo” e estimular seus alunos a darem um “up” na rotina fitness? Ao acompanhar a performance e os objetivos dos seus clientes, você pode atuar de forma personalizada, oferecendo upgrades que façam sentido para o atingimento dos seus resultados, com aulas exclusivas, serviços especializados ou horários diferenciados.
Além de aumentar a receita sem precisar conquistar novos clientes, você também contribui com uma experiência ainda melhor para os seus alunos atuais, promovendo a fidelização!
Crie promoções sazonais atrativas para o mês de janeiro
Uma alternativa para aumentar a receita da academia durante o mês de janeiro é apostar em promoções. E para atrair potenciais alunos, você pode conectar a temática da sazonalidade, com ações de indicação, descontos ou condições especiais para iniciar o “projeto verão” ou o “projeto carnaval”, por exemplo. A isenção de taxas, como a de matrícula, também costuma ser um atrativo muito usado pelas academias durante essa época do ano.
Expanda os serviços para atrair novos alunos
Durante o desenvolvimento do planejamento estratégico para aumentar a receita da academia em janeiro, identifique oportunidades de expandir sua gama de serviços, pensando em atrair diferentes perfis de alunos. Alguns exemplos são: aulas temáticas, planos de treino personalizados, a parceria com nutricionistas, fisioterapeutas e massoterapeutas, além da venda de produtos personalizados.
Produtos e serviços como esses ajudam a aumentar a percepção de valor para os seus alunos. Consequentemente, eles têm a conveniência de fazer tudo o que precisam no seu estabelecimento – o que, além de aumentar a receita, contribui com a retenção.
Utilize estratégias de upsell para vendas adicionais na academia
Conforme antecipamos no tópico acima, outra forma de aumentar a receita na academia é por meio de vendas de produtos complementares e/ou adicionais ao serviço principal do negócio. Nesse caso, estamos falando de suplementos, roupas de ginástica, acessórios, equipamentos, entre outros. Alguns serviços, como o de personal trainer, também podem ser adicionados, aumentando a proposta de valor.
Invista em marketing digital focado em janeiro
De forma indireta, investir em diferentes estratégias de marketing também pode contribuir com a visibilidade e, consequentemente, conversão de vendas para mais alunos. A dica aqui é criar estratégias personalizadas – para aproveitar a motivação dos alunos – e acompanhar os resultados de perto – com a certeza de que o valor investido trará os melhores resultados.
Esse formato de mídia, com acompanhamento e possibilidades de mudança, demanda o investimento de recursos que vão além da criação. No entanto, você também pode aproveitar a sazonalidade para criar artigos de blog, publicar vídeos e outros formatos de conteúdo nas suas páginas digitais.
Como usar as redes sociais para impulsionar a receita da academia em janeiro
E, falando em páginas digitais, não é segredo para ninguém que as redes sociais podem ser ótimas aliadas para atrair novos alunos. E, consequentemente, aumentar a receita de uma academia!
As alternativas para criação de conteúdo são infinitas. Desde a promoção de ofertas exclusivas para o verão, passando por depoimentos de alunos, vídeos dos bastidores da academia e evidências dos resultados obtidos, até desafios que impulsionam o engajamento dos seus seguidores e clientes.
Crie campanhas de e-mail marketing personalizadas
Outro formato muito usado por academias para atrair e fidelizar clientes é o e-mail marketing. Durante o mês de janeiro, é possível criar campanhas personalizadas que considerem o histórico e preferências dos alunos, com envio de mensagens de renovação, ofertas especiais, pacotes promocionais ou ações de indicação. Além de aumentar a probabilidade de conversão, essa prática ajuda a manter os alunos informados e engajados, além de atuarem como embaixadores da sua marca para atrair potenciais clientes.
Ofereça bônus exclusivos para renovação de matrículas
Ao pensar em como aumentar a receita da sua academia em janeiro, uma provocação interessante é investir em estratégias para não perder receita durante esse período. Afinal, como você já deve ter visto por aqui, conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que fidelizar um atual.
Sendo assim, avalie a possibilidade de criar incentivos com descontos exclusivos ou serviços adicionais para alunos que renovarem seus planos durante o mês de janeiro. Você também pode apostar em sorteios de produtos personalizados, num formato de recompensa para essa atitude de retenção.
Analise o comportamento dos alunos no início do ano
Apesar de este artigo ter foco em como aumentar a receita da sua academia em janeiro, a verdade é que o cuidado com a experiência dos alunos deve ser ativada durante o ano todo. E uma das formas mais eficazes de fazer isso é por meio de métricas de adesão, engajamento e frequência ao longo desse período. Claro, sem esquecer a importância da conexão dos profissionais com os alunos para as avaliações periódicas e entendimento das necessidades dos clientes, num formato mais informal.
Todo e qualquer comportamento deve ser documentado, analisado e considerado para o planejamento estratégico com o objetivo de aumentar a receita em janeiro. Esses dados certamente devem apoiar com insights importantes para a tomada de decisão.
Como estruturar pacotes promocionais eficazes
Reforçando a importância do conhecimento dos alunos, um dos principais pontos para considerar ao criar pacotes promocionais eficazes para aumentar a receita da academia em janeiro é, justamente, a percepção dos alunos. Qual é o nível de satisfação com os serviços oferecidos, além das oportunidades de melhoria?
Esses pacotes podem ser criados por meio da análise do comportamento dos alunos, além de considerar as tendências fitness, movimentos da concorrência e números de mercado referentes à sazonalidade!
Inspire-se em boas práticas de sucesso para academias
Além de todas essas dicas, você também pode considerar fazer um benchmarking com concorrentes e demais empresas do setor para entender, identificar e usar as boas práticas como referência para aplicar no seu negócio. Essa é uma prática muito comum no mercado e costuma contribuir com bons insights para melhorar os resultados.
Resultados esperados ao adotar essas estratégias
Não tem (apenas um) segredo! De acordo com o perfil e os objetivos da sua academia, você pode usar uma ou mais dicas compartilhadas aqui neste artigo para aumentar a receita da sua academia em janeiro. Agora, o resultado detalhado, com a porcentagem de crescimento e período desejado vai depender das metas e ações criadas no seu planejamento estratégico.
E, para fecharmos com chave de ouro, outra ótima dica para contribuir com a receita da sua academia em janeiro ou em qualquer época do ano por meio de uma gestão personalizada e eficaz, é contar com um parceiro especialista nesse mercado, como a Tecnofit!
Além de proporcionar dados e insights para aumentar suas vendas, o Tecnofit Gym ajuda a organizar e profissionalizar a gestão da sua academia, contribuindo com excelentes resultados. Faça um teste gratuito agora mesmo para comprovar todas as funcionalidades da nossa plataforma!