No início de 2024, uma das principais plataformas de bem-estar e fitness, que conecta colaboradores de empresas a serviços de exercícios físicos, mindfulness, nutrição e qualidade do sono, mudou de nome. O Gympass virou Wellhub. Mas mesmo com uma marca nova, os benefícios para as academias e estabelecimentos fitness mantiveram-se os mesmos.
Com uma rede de mais de 50 mil academias e studios cadastrados, o Gympass pode ser um grande parceiro para potencializar a visibilidade e acesso a novos alunos. Mas se você ainda tem dúvida em como e porquê cadastrar a sua academia no Gympass, vem com a gente conhecer melhor como funciona essa plataforma.
O que é o Gympass para academias?
Trata-se de uma plataforma corporativa que oferece o acesso a uma ampla rede de academias, box, studios e centros de condicionamento físico a partir de um único valor.
Ou seja, os assinantes podem frequentar diferentes locais sem ter que investir em uma mensalidade em cada um deles. Basta trabalhar em uma empresa em que o Gympass é oferecido como um benefício e escolher o plano que mais se encaixa com o seu perfil.
Como funciona o Gympass para academias?
Para academias e Personal Trainers, a plataforma funciona como uma parceira e habilitadora de novos clientes. Afinal, ela conecta os profissionais e estabelecimentos aos colaboradores de empresas de todos os tamanhos e setores. É como abrir o leque de clientes para um público muito maior e variado, o qual provavelmente não teria a oportunidade de conhecer o trabalho da academia ou do Personal de forma orgânica.
E para os colaboradores das empresas cadastradas, o Gympass funciona como um “streaming de academias”. A lógica é a mesma de outras plataformas de assinatura, como a Netflix ou o Spotify: com um valor único mensal, eles têm acesso a vários locais para usar em qualquer dia ou horário, com opções de aulas presenciais e online.
Os planos custam de R$ 0 a R$ 699,90 e quanto mais alto o valor da mensalidade, mais opções de estabelecimentos estão disponíveis, além de serviços e benefícios exclusivos.
Os principais mitos sobre o Gympass para academias e como desmistificá-los:
Uma das principais dúvidas de gestores e responsáveis por academias em relação ao Gympass é se essa parceria realmente vale a pena. Considerando essa pergunta, detalhamos alguns mitos relacionados à plataforma e como desmistificar cada um deles. Confira:
1. O Gympass não traz novos alunos para a academia
Na verdade, essa é uma excelente alternativa para expandir o acesso a sua academia para alunos que provavelmente não chegariam de forma orgânica. E, combinado com uma experiência positiva, esses novos visitantes podem se tornar alunos permanentes.
2. O Gympass vai diminuir o meu faturamento
Em muitos casos, o Gympass deve funcionar como um faturamento adicional. Apesar de ser contratado por um valor fixo de acordo com os serviços desejados pelo colaborador de uma empresa, a parceria contribui com o aumento do número de clientes, equilibrando ou até aumentando a rentabilidade a médio e longo prazo.
3. Eu vou perder o controle de acesso dos meus alunos com o Gympass na academia
O sistema do Gympass pode ser integrado ao sistema da sua academia, permitindo que você tenha acesso a todos os dados dos alunos que fizerem check-in na plataforma.
4. O Gympass vai prejudicar os índices de fidelização do meu negócio
Com uma experiência diferenciada, mesmo que os seus alunos tenham a facilidade de treinar em diversos locais por um único preço, ele tende a querer permanecer na sua academia. E isso faz com que os índices de retenção e fidelização possam ser ainda mais elevados.
5. O Gympass tem custos e taxas ocultas
A parceria com o Gympass para academias não tem custo. Os valores pagos para a academia dependem da negociação feita no momento da parceria e não há taxas adicionais ao longo do contrato.
Como ver as academias credenciadas?
Outra boa dica para decidir aderir à plataforma – seja para alunos ou academias – é conferir quem já faz parte dessa rede, de acordo com cada plano. Para isso, basta acessar a aba de “Procurar academias” do novo site do Gympass – agora Wellhub; incluir a cidade, bairro ou CEP; definir qual é o tipo de estabelecimento que você deseja buscar; e clicar em “Ver mapa”.
A plataforma vai mostrar, no mapa, os parceiros mais próximos da região escolhida. E aí basta selecionar esses pontos para conferir outros detalhes, como o endereço, modalidades oferecidas para cada plano, contatos e fotos.
Como usar Gympass na academia?
Para alunos, após fazer o cadastro e escolher o plano, basta fazer o check-in pelo aplicativo do Gympass. E, ao chegar no estabelecimento, informar a recepção para que a entrada seja liberada. Vale dizer que nenhum dos planos da plataforma tem carência. A partir do momento que o aluno efetua o pagamento do plano, já pode usar.
Quais as vantagens de utilizar o Gympass na academia?
A rede de academias e espaços fitness credenciados no Gympass cresce a cada dia. Esse movimento demonstra que, para muitas empresas, é uma parceria que vale a pena! E para que você possa entender se aderir ao Gympass pode ser uma boa alternativa para o seu negócio, listamos abaixo algumas das principais vantagens dessa plataforma.
Uma base ainda maior de clientes
Uma das principais vantagens do Gympass é aumentar a visibilidade da academia ou espaço fitness, proporcionando um alcance para uma base de clientes muito maior.
Em alguns casos, as pessoas que conhecem um estabelecimento pelo Gympass não fariam parte do público-alvo das campanhas de comunicação e marketing, mas podem ter interesse nas modalidades oferecidas, tornando-se potenciais clientes.
Acompanhamento de informações e dados da plataforma
Hoje é fundamental que qualquer academia ou espaço de condicionamento monitore o comportamento do potencial cliente ou aluno para poder oferecer uma experiência personalizada, desde o momento em que ele demonstra interesse na academia.
E os dados oferecidos pelo Gympass contribuem com esse acompanhamento. É possível entender, com os alunos que usam a plataforma, quais são suas percepções sobre o espaço, equipamentos, profissionais, aulas oferecidas, entre outras questões, buscando sempre a evolução do atendimento – um dos pilares da fidelização de clientes.
Criação de um programa de recompensas
Outra forma de conquistar melhores resultados com o Gympass é por meio de um programa de pontos, no qual você pode dar descontos ou outros produtos em troca da escolha do aluno pelo seu estabelecimento.
Essa é uma forma de reforçar a marca e o relacionamento com o aluno, para que ele possa – futuramente – se tornar um cliente fixo da sua academia.
Avanços na fidelização dos alunos
O uso do Gympass é uma forma de abrir portas para diferentes públicos na sua academia. No entanto, ao oferecer um bom atendimento e experiências diferenciadas, o estabelecimento reforça o valor da marca, fazendo com que o usuário possa se tornar um cliente fiel.
Qual é a diferença entre o Gympass e outros programas de parceria para academias?
Além do Gympass, outras plataformas como o Total Pass e Classpass também conectam mais alunos a diferentes estabelecimentos fitness, seguindo um modelo de parceria muito parecido. Conheça as principais diferenças entre essas três plataformas.
Diferenças entre o Gympass e Total Pass
Ambas as plataformas são benefícios corporativos exclusivos para colaboradores que trabalham em empresas parceiras desses programas. A principal diferença entre as duas tem a ver com a disponibilidade de planos para os usuários. Enquanto no Gympass, os colaboradores podem escolher o plano que querem contratar; no TotalPass, o funcionário só tem acesso ao plano disponível de acordo com a negociação com a sua empresa.
Diferenças entre o Gympass e o Classpass
O Classpass também funciona como um sistema de assinatura fitness, em que os usuários podem usar diferentes serviços de acordo com os créditos comprados. A principal diferença em relação ao Gympass é que o Classpass conta com planos para pessoas físicas e empresas. Outra diferença é que todos os estabelecimentos estão disponíveis para todos os planos, basta que o usuário tenha a quantidade de créditos necessária para fazer a reserva.
Para a gestão de uma academia, escolher com qual ou quais plataformas concretizar a parceria depende de uma série de fatores – desde a quantidade de usuários cadastrados, retorno financeiro e objetivo do negócio. Considerando essas diferenças, recomendamos estudar cada uma das opções para entender o que faz mais sentido de acordo com o perfil da sua empresa!
Por que o Gympass é uma tendência crescente no mercado fitness?
Apesar de existir há mais de 10 anos, o Gympass continua se reinventando e crescendo exponencialmente – tanto no número de empresas que o contratam, quanto no número de academias e estabelecimentos fitness parceiros.
Isso porque ele oferece uma solução inovadora e flexível, que vai ao encontro da demanda por exercícios físicos acessíveis, além de uma série de serviços relacionados ao bem-estar como ferramentas para combater o estresse e problemas relacionados à saúde mental no trabalho.
Como o Gympass pode ajudar a aumentar o faturamento da minha academia?
A verdade é que não existe uma lógica exata que mostra que as academias cadastradas no Gympass têm faturamentos maiores. No entanto, se o estabelecimento carrega uma boa reputação, promove ótimas experiências e oferece um serviço diferenciado, ao ser exposto para uma base maior de pessoas, as chances de conquistar novos clientes é muito maior!
Também vale dizer que o faturamento depende da própria negociação com o Gympass. No entanto, a fórmula é: quanto maior for a fidelização dos membros, mais receita entra para o estabelecimento.
Como funciona o pagamento do Gympass para as academias?
O cadastro da academia ou Personal Trainer no Gympass é gratuito. Além disso, a plataforma não cobra taxas de intermediação para esses estabelecimentos e profissionais. Ou seja, o Gympass repassa o mesmo valor para cada um dos usuários da plataforma que frequentarem a academia. E esse montante varia de acordo com o estabelecimento.
O pagamento é transferido todos os meses – referente ao mês anterior -, por meio de uma conta bancária cadastrada no Portal do Parceiro. O Gympass faz o cálculo da mensalidade e faz o repasse de acordo com a quantidade de check-ins da plataforma naquele local.
Como calcular o ROI da sua academia com o Gympass?
Outra forma de entender se a parceria com o Gympass e a sua academia está valendo a pena é por meio do cálculo do retorno sobre o investimento (ROI). O cuidado aqui é que não há investimento para tornar-se um parceiro do Gympass. Dessa forma, vale entender qual é a parcela de alunos que já eram seus clientes e mudaram para o Gympass – calculando, ao invés do investimento, o valor que você deixou de ganhar com essas pessoas.
Com esse número em mãos, você deve calcular o valor recebido pela plataforma (considerando o lucro líquido) e dividi-la pelo investimento (ou o valor que deixou de receber com os alunos que trocaram pelo Gympass). Enfim, basta multiplicar o valor por 100 para obter a taxa de ROI. Se o número for positivo, ele indica um retorno vantajoso para a sua academia. O contrário mostra que a estratégia deve ser alterada.
Como as academias podem aderir ao Gympass?
A adesão é feita pelo site do Gympass, agora Wellhub. Academias e Personal Trainers têm um passo a passo específico para dar início à parceria. Confira as orientações para esse tipo de estabelecimento:
- O primeiro passo é acessar o site e clicar em “Seja nosso parceiro”.
- Em seguida, você deve informar o país, nome completo, razão social da empresa e e-mail comercial, e clicar em “Vamos lá.”
- Para confirmar o e-mail, insira o código de verificação enviado e clique em “Continuar”.
- Leia atentamente as informações exibidas na tela e confirme.
- Selecione o seu tipo de negócio, informe quantas unidades do espaço deseja cadastrar, e clique em “Continuar.”
- Busque o nome exato com que sua empresa foi cadastrada no Google Meu Negócio e confirme.
- Preencha todas as informações solicitadas e clique em “Continuar” até chegar na última etapa.
- Depois disso, o time do Gympass vai analisar seu cadastro e você receberá um e-mail com sua proposta e contrato.
Como funciona o atendimento ao cliente do Gympass para academias?
O Gympass, agora Wellhub, conta com um Portal do Parceiro para gerenciar o perfil da sua academia. Além disso, a plataforma conta com um suporte contínuo e personalizado para garantir uma experiência positiva, com relatórios detalhados, canais de atendimento e apoio técnico para resolver qualquer problema.
A página do Wellhub também conta com uma série de mini artigos com respostas rápidas e práticas a uma série de perguntas relacionadas à parceria, que podem ajudar a resolver problemas de forma instantânea.
6 dicas incríveis para beneficiar sua academia com o Gympass
Segue em dúvida sobre aderir à plataforma? Preparamos mais algumas dicas sobre como uma academia ou outro estabelecimento fitness podem aproveitar o Gympass para garantir bons resultados. Confira!
1. Otimize a presença online do seu negócio
Por meio da visibilidade garantida pelo Gympass, você pode redirecionar os investimentos em marketing e comunicação. Isso porque ele aproxima o seu serviço de milhares de colaboradores de empresas de todo o Brasil.
2. Ofereça programas exclusivos para empresas parceiras
O Gympass é facilmente conectado a programas de bem-estar personalizados para as empresas que oferecem esse tipo de benefício. Dessa forma, além de aumentar o interesse e adesão dos funcionários, beneficia as academias e estabelecimentos ao projetar um fluxo consistente de clientes potenciais.
3. Crie parcerias estratégicas com outras empresas
Ao conectar as academias com empresas influentes e renomadas, o Gympass consegue ampliar e diferenciar os públicos desses estabelecimentos. Esse tipo de colaboração promove uma sinergia entre academias e organizações, promovendo o aumento do engajamento dos colaboradores ao mesmo tempo que aumenta a visibilidade dos espaços fitness.
4. Invista na experiência do cliente
O Gympass preza por promover uma excelente experiência para o cliente desde o momento do cadastro até os seus agendamentos e check-ins, procurando resolver qualquer dúvida ou possível problema com o uso da plataforma e acesso aos estabelecimentos parceiros.
Essa abordagem contribui com que as academias se beneficiem de uma maior retenção de alunos, da construção de uma reputação positiva e da percepção de uma experiência agradável e sem complicações.
5. Dicas para promover o Gympass entre seus alunos atuais
Destaque os benefícios do Gympass que vão além do passe para academias, como forma de potencializar os resultados fitness dos seus alunos de forma integrada. Sugira experimentar diferentes modalidades complementares, mostrando a versatilidade e flexibilidade da ferramenta.
Para isso, você pode fazer publicações nas suas redes sociais, utilizar comunicações físicas na sua academia ou mostrar depoimentos de alunos que usam a plataforma como forma de convencimento.
6. Como aproveitar as datas sazonais para aumentar o uso do Gympass na academia?
Durante o inverno, quando as pessoas tendem a deixar de ir para a academia, faça campanhas e promoções que reforcem a flexibilidade do Gympass, com soluções variadas de exercícios físicos e serviços de bem-estar em diferentes locais.
E nos períodos que se aproximam do verão, quando os alunos tendem a voltar para a rotina de treino, crie conteúdos especiais, promoções e campanhas destacando o acesso a sua academia, para que os alunos se preparem para essa época do ano com a melhor experiência possível.
Você também pode organizar eventos, desafios e outros momentos engajadores ao longo do ano, em datas diferenciadas, para manter a motivação e conexão dos alunos durante o ano inteiro.
Conclusão
Esperamos que, a partir deste artigo, você tenha entendido um pouco mais sobre como usar Gympass na academia e algumas das vantagens da plataforma para melhorar os resultados do seu empreendimento.
E para que você possa comprovar se o Gympass está ou não impactando positivamente o faturamento da sua academia, é fundamental contar com uma plataforma de gestão que permita gerar informações estratégicas sobre os resultados da sua empresa.
O Tecnofit Gym, por exemplo, é um sistema de gestão personalizado para academias com integração com o Gympass, o qual garante o acesso a relatórios de faturamento, controle de presença e automatização das liberações dos alunos, além de tantas outras funcionalidades de gerenciamento do negócio. Faça um teste do Tecnofit Gym e entenda como ele pode te ajudar a conquistar alunos, faturar mais e crescer mais rápido, de forma sustentável!