Ah, o projeto verão! Quem trabalha com o mercado fitness sabe o quanto é importante concluir e começar o ano com foco total na atratividade de novos clientes. E é por isso que trouxemos, aqui nesse artigo, uma série de dicas para te ajudar a criar campanhas de marketing digital para academias em janeiro e começar esse novo ciclo com tudo! Vem saber mais.
Oportunidades de campanhas de marketing digital para academias em janeiro
Não é preciso se alongar nas pesquisas para comprovar que a procura por academias e atividades físicas cresce no verão. Um levantamento feito pelo CORREIO, por exemplo, mostrou um crescimento de 40% em academias em Salvador, durante os meses de janeiro a março. Outro dado, da ACAD (Associação Brasileira de Academias), diz que a procura por estabelecimentos fitness é até 30% maior no verão.
Mesmo sabendo que o começo de ano nem sempre é um bom período para aumentar os custos de uma empresa, investir em campanhas de marketing digital para academias em janeiro pode significar uma excelente oportunidade para atrair mais alunos. Listamos abaixo algumas ideias para avaliar e considerar para o seu negócio!
- Divulgar promoções especiais, com descontos exclusivos para quem fizer a matrícula em janeiro, conectando com a temática de resoluções de ano novo.
- Criar desafios fitness relacionados ao “projeto verão” com acompanhamento personalizado de resultados, divulgados nas suas redes sociais.
- Produzir artigos e posts de blog sobre como começar o ano com foco total na rotina fitness, com vídeos e dicas sobre exercícios, alimentação saudável e outros hábitos que contribuem com os resultados na academia.
- Programa de indicação de novos clientes, em troca de benefícios exclusivos. Ou eventos ou aulas temáticas com foco no verão e início de ano, em que seus alunos possam convidar amigos e familiares.
- Investir em anúncios pagos online, direcionado para o público de interesse, com segmentação geográfica, com objetivo de visibilidade ou conversão.
Como criar campanhas de marketing digital focadas no verão para academias
O primeiro passo para criar – e ter resultados positivos – com campanhas de marketing digital para academias em janeiro, é saber onde quer chegar. Apesar de ser um excelente período para conquistar novos clientes, você pode ter como objetivo aumentar a visibilidade da sua academia, fidelizar alunos atuais, aumentar a matrícula em aulas específicas ou outros focos – os quais devem ser considerados durante toda a campanha.
Com esse ou esses objetivos em mente, busque entender, por meio de pesquisas estruturadas ou dados de mercado, o que pode fazer com que os seus potenciais clientes se interessem pela sua academia justamente no verão. As estatísticas compartilhadas anteriormente dizem muito, mas é importante entender as expectativas e interesses do seu público!
Você pode considerar criar promoções exclusivas, desafios fitness, oferecer aulas gratuitas em troca da matrícula, promover planos diferenciados de começo de ano, entre outras tantas oportunidades, como as que compartilhamos logo acima, no início deste artigo.
Seja qual for a estratégia escolhida, lembre-se de acompanhar os resultados de perto, a fim de validar a importância das campanhas de marketing digital para a sua academia em janeiro! Compare com o investimento em marketing e comunicação durante o ano para criar um histórico com insights valiosos para a tomada de decisão do ano seguinte.
Estratégias para aproveitar as resoluções de ano novo na academia
Quando falamos em resoluções de ano novo, as metas da academia também devem ser consideradas! Esse é um ótimo momento para criar novos objetivos e aplicar diferentes estratégias para alcançá-los desde o primeiro mês.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre questões que não podem ser deixadas de lado em campanhas de marketing digital para academias em janeiro.
Dicas para elaborar promoções de início de ano
Antes de qualquer coisa, é fundamental acompanhar a gestão do seu negócio e avaliar a viabilidade e sustentabilidade das suas ofertas. Em outras palavras: o quanto você pode investir em campanhas de marketing digital para academias em janeiro. Para isso, é preciso equilibrar os descontos com a margem de lucro do seu negócio.
Também é importante alinhar as promoções e demais iniciativas ao seu público-alvo, garantindo que eles se conectam com as campanhas e ofertas criadas ao entender, também, quais são as suas resoluções de ano novo.
A capacidade operacional, tanto para a criação das promoções, quanto para atendimento da alta demanda, devem ser garantidas junto ao planejamento das campanhas. Afinal, de nada adianta atrair novos alunos e não oferecer a melhor experiência possível para eles, não é mesmo?
E, por fim, relembramos: a mensuração é a palavra de ordem quando falamos de marketing digital! Essa é uma das enormes vantagens desse formato de comunicação. Por isso, acompanhe os resultados, faça mudanças, acrescente ou diminua o investimento de acordo com os insights analisados.
Como atrair novos alunos no primeiro mês do ano
Como foi possível perceber até aqui, as campanhas de marketing digital para academias em janeiro são excelentes alternativas para atrair novos alunos, independentemente do formato escolhido.
No entanto, além das campanhas, é preciso considerar uma abordagem estratégica de crescimento sustentável para a academia. Isso significa garantir a operação para geração de demanda, com ajustes nas aulas, quantidade de profissionais, disponibilidade de agenda, entre outras questões operacionais do negócio.
Com isso em mente, além de conquistar resultados positivos com as campanhas, promoções, indicações, entre outras estratégias, você também garante a fidelização e a sustentabilidade da empresa.
Importância de conteúdos sazonais para o marketing de uma academia
Qualquer negócio fitness é, por essência, impactado pela sazonalidade. Seja pela busca do “shape” dos sonhos para exibir durante as férias ou por não querer treinar durante os dias mais frios do ano, as pessoas convertem ou cancelam a matrícula o tempo todo.
Considerando esse cenário, para gestores de academias, acompanhar a sazonalidade significa aproveitar as oportunidades para investir em divulgação e promoções exatamente quando as pessoas mais procuram esse tipo de serviço. Ou, em uma estratégia diferente, fidelizar nos momentos de baixa.
Fato é que esses períodos são essenciais e super estratégicos, para equilibrar o investimento e garantir maior engajamento. Conheça mais dicas para aproveitar os conteúdos sazonais nas campanhas de marketing digital de academia!
Usando redes sociais para alcançar mais públicos
São excelentes ferramentas para alcançar novos seguidores – os quais podem se tornar alunos! Por meio de plataformas como o Instagram, Facebook, TikTok e Youtube, por exemplo, você pode criar conteúdo com foco nas metas fitness de começo de ano, dicas para o verão, depoimentos de clientes, além dos bastidores da sua academia – sempre pensando na interação e engajamento! Tudo isso contribui para criar uma comunidade ainda mais forte, atrair novos alunos e fidelizar os clientes já existentes.
A importância de oferecer avaliações gratuitas em janeiro
A avaliação física é a melhor forma de iniciar um atendimento personalizado em academias. Por meio dessa técnica, além de conhecer melhor os alunos, os instrutores têm as informações certas para prescrever treinos individualizados, garantindo resultados mais rápidos e eficazes.
Oferecer avaliações gratuitas pode ser uma excelente maneira de atrair novos alunos, com a promessa de uma rotina de treino única e assertiva, aumentando as chances de conversão e o sentimento de confiança.
Como personalizar mensagens para seus leads
E, falando em personalização, nessa jornada de atração de novos alunos, é importante considerar um atendimento individualizado como estratégia para aumentar a conversão.
Além do nome, considere treinar os profissionais da sua academia para responder os potenciais clientes de acordo com seus interesses, limitações, expectativas e histórico de interações. E indique que as soluções e serviços propostos também se conectem perfeitamente com o perfil dos leads.
Criar campanhas de e-mail marketing eficazes para janeiro
Com o ano começando, é possível que as pessoas estejam mais abertas para receber e analisar promoções e divulgações via e-mail marketing, tornando essa ferramenta ainda mais efetiva para converter novos alunos.
Sendo assim, procure relacionar o conteúdo compartilhado com as metas de ano novo, promoções para inscrição, dicas de saúde e bem-estar, além de uma chamada para a ação clara e atrativa. Você também pode considerar o comportamento e histórico dos leads para promover fluxos de e-mail marketing personalizados e ainda mais efetivos.
Como segmentar seu público corretamente
Nem sempre a regra para novos alunos é “quanto mais, melhor”. Principalmente quando falamos em campanhas de marketing digital, a segmentação correta é essencial para garantir resultados positivos.
Para isso, além de considerar o perfil básico do seu público-alvo, é importante listar características como demografia, comportamento, hábitos e histórico de compra, preferências, temas de interesse e objetivos fitness. Por meio desse detalhamento, as chances de alcançar pessoas ainda mais conectadas com o seu perfil de negócio e contribuir com a sustentabilidade, são ainda maiores!
Impacto do uso de influenciadores na promoção da academia
Assim como as estatísticas que comprovam a busca por academias no verão, os números relacionados ao marketing de influência só crescem! Por exemplo, de acordo com a Statista, o mercado global de marketing de influência está estimado em US$ 22,2 bilhões até 2025 — mais que o dobro do valor de 2020. Outro dado, do relatório The State of Influencer Marketing 2024, mostra que 67% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu orçamento para marketing de influenciadores.
No caso do universo fitness e de academias, não é diferente! Cada vez mais acompanhamos o dia a dia de influenciadores desse segmento, com dicas de treino, suplementação, alimentação, rotina saudável, entre outros conteúdos relacionados.
Sendo assim, a estratégia de influenciadores também pode ser uma ótima alternativa para as campanhas de marketing digital para as academias em janeiro. Saiba mais!
Como realizar eventos para engajar novos alunos
Criar eventos combinados com a divulgação via influenciadores pode ser uma ótima forma de oferecer um “test drive” da sua academia para potenciais alunos. Eles podem se conectar com a sua marca, criando potenciais experiências de identificação e conexão.
Nesses momentos, além de chamar influenciadores estratégicos para a divulgação, considere apresentar como funciona o seu serviço, os diferenciais da sua academia, realizar parcerias e incentivar inscrições.
A estratégia de parcerias para ampliação do alcance
As parcerias, seja com influenciadores ou empresas, também podem funcionar como uma forma inteligente para ampliar o alcance da sua academia, já que garante a visibilidade da sua empresa para novos seguidores ou clientes.
Sempre que for considerar uma parceria, certifique-se de que o profissional ou a empresa em questão conecte-se com os seus valores, posicionamento e imagem de marca, além da relação com o serviço em si. Dessa forma, além de aumentar a visibilidade, você garante a credibilidade do seu negócio e agrega valor aos serviços oferecidos.
Análise de desempenho das campanhas após o início do ano
Conforme abordamos ao longo deste artigo, não apenas nas parcerias com influenciadores, mas em todas as campanhas de marketing digital para academias, lembre-se de mensurar e comparar a performance dos resultados, em todos os possíveis indicadores abordados.
E para te apoiar nessa missão, nada melhor do que um sistema de gestão completo e personalizado para academias, como o Tecnofit Gym. Na nossa plataforma, além de garantir a visibilidade financeira necessária para criar campanhas de marketing, você consolida e acompanha os resultados, com a geração de relatórios e insights para a tomada de decisão estratégica.
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