É difícil acreditar que, há alguns anos (e nem tantos assim!), era preciso decorar ou buscar o número de telefone em uma grande lista amarela, para encontrar informações sobre pessoas ou empresas. Hoje, é ainda mais difícil acreditar que organizações consigam manter um relacionamento com seus clientes sem contar com os principais canais de comunicação disponíveis no mercado – como é o caso de academias no WhatsApp.
Mais do que um aplicativo de mensagens, o WhatsApp tem se tornado uma ferramenta de negócio, facilitando o relacionamento, comunicação e até mesmo as vendas de uma empresa. Pensando nisso, preparamos este artigo com informações e dicas interessantes para que você possa ter os melhores resultados com a sua academia no WhatsApp. Tenha uma ótima leitura!
Tendências da comunicação pela internet e por aplicativos
Viajar no tempo é uma forma interessante de entender alguns movimentos que ocasionaram ou aceleraram padrões e tendências do comportamento humano.
Por exemplo: será que hoje teríamos acesso a tantas plataformas de comunicação mobile se não fosse a pandemia? Durante esse período, notebooks, celulares e tablets se tornaram itens indispensáveis para viabilizar a operacionalização de milhares de atividades. E hoje, dados do IBGE afirmam que o Brasil tem mais de um smartphone por habitante.
É um ótimo cenário para criar, experimentar e maximizar diferentes formatos e ferramentas de comunicação. O céu é o limite. E é muito provável que, ao longo dos próximos anos, sejamos apresentados a meios de comunicação cada vez mais inteligentes, ágeis e voláteis – como o WhatsApp é hoje, tanto para pessoas, quanto para empresas.
Além disso, segundo um artigo da Exame, outras tendências que devem impactar o mercado de comunicação envolvem conteúdo sonoro, como áudio e podcasts; novas tecnologias via IA (Inteligência Artificial), como chatbots e dispositivos inteligentes; e ferramentas que promovem uma jornada de compra fácil, interativa e imersiva.
Mas a verdade é que não precisamos esperar o futuro chegar para nos apropriarmos das tendências. Com o uso do WhatsApp para academias, é possível transformar o relacionamento entre alunos e empresas, pensando nas premissas da criação de novas tecnologias.
Whatsapp: o principal canal de comunicação para 86% dos negócios no Brasil
Segundo informações levantadas pelo MobileTime, em parceria com a empresas de pesquisas Opinion Box, o aplicativo de mensagens instantâneas está presente em 99% dos smartphones do país.
Outra pesquisa, desenvolvida pela RD Station, mostra que o WhatsApp é a ferramenta mais usada pelos times de Vendas das empresas, com 86% de adesão. Esses dados são comprovados pelo estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o qual revela que o aplicativo superou o Facebook como principal rede social para comércio eletrônico.
Além disso, segundo o Business Messaging Research Study, realizado pelo Facebook, 75% dos adultos entrevistados afirmaram que gostariam de se comunicar com as marcas e empresas da mesma forma que se comunicam com amigos e familiares: por mensagens de texto e voz.
Com esse dado, podemos afirmar que o uso do WhatsApp em academias não é, exatamente, um diferencial – e sim, quase um requisito para as estratégias de marketing e relacionamento com o cliente.
Principais vantagens em ter Whatsapp na sua academia
Analisando o cenário atual e as tendências abordadas anteriormente, não há dúvidas que o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para contribuir com os resultados de uma empresa. No entanto, listamos abaixo mais algumas vantagens de ter a sua academia no WhatsApp.
Confira:
Comunicação direta com os alunos
O WhatsApp tem potencial de aproximar e facilitar a comunicação das academias com os alunos – e vice-versa. É uma excelente ferramenta para a troca de informações, dúvidas e promoção de atualizações importantes.
Agendamento de aulas e horários
Por ser uma plataforma simples e intuitiva, ela permite otimizar a experiência dos alunos ao consultarem horários disponíveis, agendarem, remarcarem ou até mesmo cancelarem aulas. Dessa forma, o WhatsApp garante maior flexibilidade e conveniência, tanto para o atendimento da academia, quanto para os clientes.
Lembretes e notificações
De forma rápida e simples, com o WhatsApp é possível enviar lembretes sobre horários de aulas, eventos, avisos ou outras informações relevantes, mantendo os alunos engajados e inteirados de tudo o que acontece na academia.
Resolução de dúvidas e suporte ao cliente
Por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, muitas pessoas usam o WhatsApp para consultar serviços, tirar dúvidas e obter qualquer tipo de suporte, melhorando a experiência do cliente.
Divulgações de promoções e descontos
Como se trata de uma ferramenta que já está presente na rotina da maioria das pessoas, é uma ótima alternativa para enviar comunicações relacionadas à promoções e descontos – fazendo com que o aluno não identifique a mensagem como uma publicidade – formato que pode ser incômodo para algumas pessoas.
Fidelização de clientes
Por conta de todos os motivos anteriores, e por permitir uma comunicação constante e personalizada, o WhatsApp ajuda a melhorar o relacionamento entre academia e alunos, identificando suas necessidades e promovendo uma experiência que atenda a sua expectativa, a fim de fidelizar o cliente.
Dicas de uso do Whatsapp para sua academia
Agora que você conhece um pouco mais sobre as funções e vantagens do uso do WhatsApp em academias, preparamos algumas dicas para potencializar a utilização dessa ferramenta e obter resultados ainda melhores:
Crie um grupo para centralizar as comunicações
O WhatsApp permite a criação de grupos em que todos os envolvidos podem se comunicar, ou no formato de lista de transmissão – em que apenas o gerenciador do grupo pode enviar mensagens. Avalie o formato que funciona melhor para a sua academia e crie um grupo para centralizar e facilitar o acesso dos alunos às informações.
Recuperação de alunos inativos
Aproveite a ferramenta que faz parte da rotina da maioria dos alunos para ativar as comunicações aos alunos inativos. Você pode usar a plataforma para se aproximar dessas pessoas e enviar incentivos especiais para que eles retornem aos treinos.
Faça pesquisas de satisfação
Além de mensagens de texto e voz, o WhatsApp tem uma série de funcionalidades que podem ser usadas a seu favor para melhorar os resultados da sua academia. Uma delas é a enquete, a qual pode ser usada para realizar pesquisas de satisfação e avaliar a experiência dos alunos.
Divulgue eventos especiais
Aproveite essa ferramenta para divulgar eventos, aulas temáticas, workshops, palestras e outras atividades especiais da sua academia. A dica é preparar um conteúdo visual e textual atrativo, que seja fácil de ser encontrado pelos seus alunos em meio às demais mensagens.
Incentive o engajamento com desafios e competições
Por meio do WhatsApp você pode não apenas divulgar desafios e competições, mas também compartilhar rankings e resultados, além de pedir que os alunos compartilhem fotos e conquistas, fortalecendo o senso de comunidade entre os membros.
Dê dicas de nutrição e alimentação saudável
Que tal entrar na rotina dos alunos com conteúdo relevante para que eles possam obter resultados ainda melhores com os treinos? Como uma dica de almoço fitness algumas horas antes do meio-dia, ou sugestão de lanche da tarde? Essa também é uma forma de otimizar a relação e se posicionar como um espaço que se preocupa com a saúde e bem-estar integrado dos seus clientes.
Divulgue aulas com baixa taxa de ocupação
Avalie as aulas e serviços com baixa adesão e use a ferramenta para promovê-las. Uma dica é oferecer descontos ou condições especiais para incentivar os alunos a participarem desses momentos, contribuindo com o aumento da receita.
As vantagens de utilizar a versão Business do Whatsapp
Além do formato mais conhecido do aplicativo, o WhatsApp também conta com a versão Business, com funcionalidades específicas para atender a demanda de comunicação das empresas, apoiar na organização, gerenciamento e relacionamento de empresas e empreendedores com o seu público. Conheça as principais vantagens desse formato:
Ter um perfil empresarial
Ao trocar o perfil do WhatsApp para uma conta Business, é possível usar a ferramenta como uma rede social – ou até mesmo uma página da empresa, permitindo exibir informações como e-mail, site e localização da academia.
Mensagens automáticas
Outra funcionalidade da versão Business do WhatsApp é a criação de mensagens automáticas, as quais são programadas como resposta quando alguém entra em contato com a sua conta. Podem ser mensagens de saudação, espera ou avisos sobre horário de funcionamento, por exemplo. Dessa forma, os clientes são avisados quando o atendimento não está disponível.
Tenha um catálogo para exibir seus serviços e produtos
Mais uma função que aproxima o WhatsApp Business a uma rede social é o espaço para exibir produtos ou serviços. O aplicativo contempla um catálogo, em que é possível incluir nome, imagem e preço dos produtos.
No caso de academias, é possível incluir especificações de planos, pacotes e aulas, para facilitar a experiência de conversão de um potencial aluno.
Organize e gerencie as conversas com etiquetas e categorias
Por fim, o WhatsApp Business também pode ser usado como uma ferramenta de gestão de relacionamento com os alunos. Por meio da plataforma é possível criar etiquetas para segmentar os contatos por categorias. Essa ferramenta facilita a identificação dos alunos e potenciais clientes a fim de promover uma comunicação ainda mais personalizada.
Além disso, integrar a operação e resultados do WhatsApp Business com outro sistema de gestão de academia, como o Tecnofit Gym, permite ter uma visão ainda mais estratégica para a tomada de decisões assertivas para o seu negócio.
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Estratégias de marketing digital usando Whatsapp para Academias
Além de uma ferramenta de comunicação e de relacionamento com os alunos, o WhatsApp também pode ser visto como um excelente canal para operacionalizar suas estratégias de marketing digital. Saiba como:
Segmentação de públicos e mensagens personalizadas
Por meio da funcionalidade de listas de transmissão, você pode criar grupos de alunos segmentados por perfil ou por interesses. Por exemplo: alunos novos, alunos de uma modalidade específica ou até mesmo ex-alunos.
Dessa forma, você pode enviar mensagens personalizadas de acordo com o histórico do cliente. E tudo fica ainda melhor se conseguir usar o nome do aluno em cada mensagem, mesmo por meio de um disparador automático ou bot.
Além disso, no WhatsApp Business, é possível criar anúncios pagos para serem veiculados no Facebook e Instagram da sua academia. Dessa forma, com um só clique, as pessoas podem iniciar uma conversa para tirar dúvidas ou iniciar um relacionamento com o seu negócio. Esses anúncios também podem ser segmentados de acordo com o perfil do público-alvo.
Campanhas com promoções e descontos exclusivos
Uma dica importante para manter os alunos engajados nas suas listas de distribuição é gerar valor para eles – caso contrário, o número da sua academia pode ser simplesmente bloqueado na ferramenta do aluno. E uma dica para fazer isso é por meio de promoções e descontos exclusivos, enviados via WhatsApp da academia.
Para ficar claro que essas ofertas são específicas para o canal, use as técnicas de gatilho mental, como exclusividade e urgência. Você também pode incentivar a indicação de outros números, possibilitando aumentar sua rede de leads qualificados, além do envio de lembretes para garantir descontos no pagamento antecipado da matrícula, por exemplo.
Promover engajamento dos alunos
Por meio de diversas funcionalidades e estratégias, também é possível usar o WhatsApp da academia para promover o engajamento dos alunos, sendo uma importante ferramenta de marketing.
Que tal produzir vídeos, áudios e imagens que incentivem a busca por melhores resultados nos treinos, criar desafios fitness semanais, enviar dicas de treinos ou receitas saudáveis, por exemplo?
Como treinar sua equipe para usar o Whatsapp da academia de forma profissional?
Apesar de todas as vantagens apresentadas em ter a academia no WhatsApp, esses benefícios só serão concretizados se todos os responsáveis pelo uso da ferramenta estejam habilitados para tal.
E se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe o quanto enaltecemos a importância de treinar os profissionais da sua academia para que eles possam refletir o posicionamento e imagem da marca em qualquer lugar.
Sendo assim, compartilhamos abaixo algumas dicas para treinar a equipe para ter excelentes resultados com a academia no WhatsApp:
Padrões de resposta e de comunicação
Além de criar respostas automáticas, é interessante desenvolver roteiros para perguntas frequentes e situações comuns, como vender um plano específico da academia no WhatsApp.
O tom de voz usado no canal e o tempo de resposta também devem ser padronizados. Estabeleça um limite de até quantas horas os seus clientes podem ficar sem resposta e estimule a equipe a manter essa meta.
Etiqueta e profissionalismo
Mesmo num canal informal como o WhatsApp, é preciso manter a cordialidade para atender os contatos da sua academia. Mas isso não significa que os seus profissionais precisam usar palavras difíceis ou um tom muito formal.
A dica aqui é manter-se o mais próximo possível dos alunos, utilizando o nome deles para iniciar a conversa, trabalhar com clareza e transparência, respondendo qualquer dúvida com empatia e paciência.
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, há também uma série de regras que precisam ser seguidas para proteger as informações pessoais desses contatos. E seu time deve ser treinado para manter a padronização quanto a isso também.
Além disso, é interessante estabelecer algumas diretrizes para evitar o excesso de funcionalidades multimídia, como áudios, emojis e GIFs animados, por exemplo – prezando pelo profissionalismo.
Gestão de conflitos
Um dos problemas da comunicação textual é que as pessoas podem ler com um tom diferente do que foi comunicado, pelo simples uso ou não uso de alguns recursos – como letra maiuscula, pontuação, entre outras.
Sendo assim, é fundamental que os profissionais da sua academia atuem de forma educada, promovendo soluções proativas para atuar em qualquer tipo de conflito. Também é preciso criar critérios para entender quando aquela troca de mensagem deve ser transformada em uma ligação ou conversa ao vivo, para evitar qualquer tipo de desentendimento.
Promova treinamentos da equipe
E, para garantir que essas regras sejam seguidas pelos responsáveis pela atuação da academia no WhatsApp, é fundamental colocá-los em treinamentos, teóricos e práticos.
Invista em ferramentas de simulações para que os profissionais possam ser colocados em situações cotidianas, das mais comuns até as mais complexas, para que eles possam agir conforme foram orientados.
Você também pode solicitar um feedback instantâneo da conversa para os alunos e reconhecer os profissionais que conquistarem as melhores notas nessa atuação, como forma de incentivar as boas práticas entre o seu time, na academia.
Whatsapp para melhoria contínua da academia
Já falamos por aqui sobre o uso do WhatsApp como forma de gestão da academia. Essa plataforma pode ser uma excelente base de dados para a tomada de decisão estratégica e assertiva, pensando na melhor experiência possível para os alunos.
Ainda mais quando combinada a um sistema de gestão personalizado, como o Tecnofit Gym, que proporciona relatórios com dados e insights para ajudar na gestão do negócio.
Conheça algumas dicas para usar essa ferramenta de comunicação direta e instantânea para coletar feedbacks e atuar na implementação de melhoria contínua!
Coleta de feedbacks em tempo real
Seja por meio de mensagens proativas, pesquisas rápidas ou enquetes interativas, o WhatsApp é uma forma leve e prática de coletar informações sobre a percepção dos seus alunos, relacionada aos seus serviços, instrutores ou a experiência completa na academia.
Uma dica aqui é diversificar as formas de buscar esse feedback, para que os clientes não sintam que estão sendo pressionados, de alguma forma. Você também pode incentivá-los a enviarem mensagens de solicitações de melhoria, como se fosse uma caixinha de sugestões.
Melhore e otimize os serviços com base nas sugestões
E mais do que coletar essas informações, é preciso agir e tomar decisões estratégicas para melhorar os seus serviços, infraestrutura, qualidade dos instrutores e demais atributos da academia, com base nesses feedbacks. Certifique-se de deixar claro para os alunos que essas sugestões vieram deles, para gerar valor na ferramenta.
Automatize processos com o uso de bots no Whatsapp
E a melhor parte de ter a academia no WhatsApp é que boa parte dos processos dessa ferramenta podem ser automatizados por meio de bots, para garantir mais agilidade, eficiência, padronização e satisfação para os clientes. Saiba como:
Facilite o atendimento e suporte ao cliente
Por meio de robôs, é possível usar a tecnologia de Inteligência Artificial (AI) para criar contextos e responder perguntas padronizadas, como os horários de atendimento, valores dos planos, tipos de serviço e modalidades oferecidas, entre outros.
Apesar de muitas vezes ficar claro para o cliente que não há uma pessoa por trás da telinha, essa é uma alternativa interessante para facilitar e agilizar o atendimento e suporte, tornando a experiência melhor e mais eficiente, principalmente em casos de mensagens urgentes.
Soluções para implementação de bots no Whatsapp
Para garantir as vantagens de um bot para a academia no WhatsApp, é interessante contar com a integração de ferramentas, como o BotConversa, uma plataforma projetada para automatizar o atendimento no WhatsApp, utilizando robôs e fluxos de mensagens predefinidos.
Com ela, é possível criar sequências de mensagens personalizadas, com conteúdo multimídia. O BotConversa ainda pode ser integrado ao sistema Tecnofit, ao contratar o pacote PRO ou Agências. Isso ajuda a garantir melhores resultados no relacionamento com os clientes e na gestão do seu negócio fitness!