Negócios do mundo inteiro e de todos os setores têm sido impactados pela demanda de um consumidor mais exigente, engajado e informado. E a tríade “bom, bonito e barato” parece ser premissa para a escolha de qualquer produto ou serviço – com destaque para o valor gerado pela marca. É nesse cenário que o modelo de negócio de academia low cost ganha cada vez mais evidência e espaço num mercado tão concorrido, quanto o fitness.
Apesar da mensalidade com valor mais baixo e simplicidade nos serviços oferecidos, a academia low cost não deixa a qualidade a desejar – o contrário não justificaria tamanha evolução ano após ano. O modelo chegou há alguns anos para quebrar objeções relacionadas ao preço do exercício físico, o que garantiu uma ótima recepção do mercado.
Hoje, as opções de investimento em academia low cost são as mais variadas. No entanto, para ter a certeza de que essa é a melhor alternativa para o seu negócio, é preciso conhecê-lo a fundo e ter em mãos todas as ferramentas de gestão necessárias para garantir o sucesso nos resultados.
Neste artigo, abordamos detalhes sobre a academia low cost, diferenças em relação ao modelo tradicional, além de outras características dessa categoria. Continue acompanhando para saber mais!
Definição de academia low cost
Como o nome já diz, academia low cost é um modelo de negócio com baixo custo de operação do estabelecimento – o que não significa que seja um investimento mais baixo para o empreendedor. O termo está relacionado à gestão e modelo de funcionamento da empresa.
Na prática, em uma academia low cost, o investimento mais alto é destinado para a infraestrutura e equipamentos que demandam pouca manutenção e mão de obra, com a terceirização de alguns serviços e número reduzido de colaboradores.
Dessa forma, o estilo de academia low cost é conhecido por ser planejado para que os alunos pratiquem treinos livres, com uma grande quantidade de equipamentos de alta qualidade.
Modelo de negócio
O modelo de negócio de academia low cost foi criado no setor de aviação norte-americano, em meados de 1970. No mercado fitness, ele passou a ser incorporado na década de 90 com grandes redes de academias incorporando suas características. Entre elas: Planet Fitness, McFit, Basic-Fit e The Gym. No Brasil, a Smart Fit, do Grupo Bio Ritmo, foi a pioneira do low cost, com a sua primeira unidade inaugurada em 2009.
As vantagens de uma academia low cost vão além do preço da mensalidade. Para os empreendedores, tende a ser uma ótima alternativa de investimento, já que não depende da contratação e formação de uma equipe robusta, um dos maiores custos de qualquer empresa – além de outros gastos operacionais.
A rentabilidade também tende a ser atrativa. Isso porque a ocupação de alunos de uma academia low cost chega a duplicar a média dos estabelecimentos tradicionais, com cerca de três alunos por metro quadrado, em aproximadamente mil a dois mil metros quadrados.
Academia low cost x academia tradicional
Para diferenciar uma academia low cost dos modelos de negócio tradicionais é importante conhecer melhor as características de cada categoria, conforme explicamos abaixo:
Academia low cost
Com preços mais baixos de mensalidade, esse modelo oferece estabelecimentos com alta qualidade de equipamentos, mas pouca personalização. Em relação ao investimento, não costuma apresentar grandes diferenças em relação a uma academia tradicional, já que necessita de um alto aporte de aparelhos e infraestrutura para abrir suas portas.
O atendimento especializado não é o forte de uma academia low cost, afinal, conta com poucos funcionários à disposição do aluno, priorizando a autonomia dos seus clientes. Essa pode ser uma desvantagem em relação ao valor percebido, gerando certa dificuldade de fidelização – apesar da alta entrada de alunos – o que demanda um olhar cuidadoso para a gestão.
Academias tradicionais
Esse modelo, o qual também é conhecido como full service, tem como destaque o custo-benefício. Em geral, oferece várias modalidades de aulas e programas de treino em uma ampla variedade de horários. Tudo em um único local e a partir do pagamento de uma única mensalidade – as quais são dispostas em diferentes pacotes.
Apesar de, em geral, contar com um time de vários funcionários, o atendimento personalizado também não é o principal diferencial (são vários profissionais e vários alunos), e sim o mix de serviços. No entanto, diferentemente de uma academia low cost, envolve uma operação de alto custo.
Low cost não é low price
Conforme abordamos previamente, o conceito de low cost está principalmente relacionado ao modelo de operação da academia – o que, consequentemente, permite a cobrança de um valor de mensalidade mais baixo.
Mas isso não significa que o custo de investimento é menor do que uma academia tradicional. Muito pelo contrário! Para abrir uma academia low cost é preciso destinar um alto valor em equipamentos e estrutura inicial, com alta quantidade e qualidade, para que não demandem custos de manutenção e mão de obra.
Além disso, é necessário investir na gestão constante do negócio, para garantir que o preço baixo cobrado realmente cubra os custos operacionais – mesmo que mais baixos. Alguns empreendedores optam por baixar seus valores de mensalidade por conta da competitividade de mercado, mas esquecem que a conta precisa fechar – e, infelizmente, acabam indo à falência.
Principais exemplos de academias low cost
Em geral, academias low cost costumam fazer parte de franquias, mas isso não é uma obrigatoriedade. Algumas das redes mais famosas que incorporam esse modelo de negócio são:
- SmartFit: criada em 2009, levou apenas três anos para chegar a mais de 40 unidades em todo o Brasil. Hoje é a maior rede de academias esportivas fora dos Estados Unidos.
- BlueFit: chegou em 2021 à marca de mais de 100 unidades em operação em 14 estados brasileiros – seis anos após a sua criação.
- SelFit: criada em 2012, conta com 60 unidades próprias presentes em 13 estados do país, com mensalidades a partir de R$ 99,90.
O que envolve uma academia low cost?
Para que uma academia low cost possa operar com preços acessíveis para o seu público, algumas outras premissas devem ser consideradas – com a gestão correta. Conheça abaixo mais algumas dessas características:
Foco na autossuficiência
Academias low cost incentivam a autonomia do aluno. Isso significa oferecer todas as ferramentas – como aplicativos, equipamentos numerados e instalações de fácil utilização – para que não seja necessário ter uma equipe robusta disponível 100% do tempo na assistência individual.
Simplificação de serviços
Em geral, esse tipo de academia prioriza uma gama limitada de serviços – como musculação e aulas fixas de dança ou spinning, por exemplo. Outros serviços, como massagem, saunas ou personal trainer podem ser adquiridos de forma terceirizada, por um custo adicional.
Democratização do acesso
O modelo low cost chegou exatamente para garantir que mais pessoas tivessem acesso ao serviço de atividades físicas em academias de qualidade, por um preço mais baixo. Além disso, em geral, as academias possuem planos flexíveis, permitindo aos alunos a troca ou cancelamento do contrato sem multas significativas.
Variedade de planos e limitação de horários
É muito comum que as academias low cost tenham uma alta variedade de planos para a escolha dos alunos. Entre eles, o oferecimento do serviço mais básico ao mais complexo, com itens que compõem o valor agregado em cada opção, como estacionamento, serviço de spa, aulas adicionais, entre outros.
Principais equipamentos de uma academia low cost
Um dos requisitos de uma academia low cost é a disponibilidade de uma ampla variedade de equipamentos, com alto volume de cada modelo. É comum vermos, nesse tipo de estabelecimento, uma fila de esteiras ou bicicletas ergométricas, por exemplo. Além disso, os aparelhos e acessórios essenciais para academias low cost são:
- Halteres
- Bancos
- Anilhas
- Steps
- Bolas, Med Balls e Slam Balls
- Prancha Abdominal
- Cadeiras Abdutora e Adutora
- Cadeira Flexora
- Mesa Flexora
- Cross Over
- Pull Over
- Leg Press
- Colchonetes
- Barras
- Mini Jump Profissional
- Máquina de Desenvolvimento Ombro
- Puxada Frente ou Remada Frente
- Entre outros!
Vantagens e desvantagens da academia low cost
Como a gente explicou no início deste artigo, investir em uma academia low cost demanda uma avaliação criteriosa das suas vantagens, desafios e conexão com as suas expectativas de empreendedor. E para te ajudar nessa missão, destacamos alguns benefícios e desvantagens desse modelo de negócio.
Principais benefícios do modelo de academia low cost
A maior vantagem de uma academia low cost para os alunos é a acessibilidade do preço – o que faz com que esse modelo permita acessar uma maior base de clientes (e crescente, com a democratização desse tipo de serviço), resultando em uma receita constante e previsível. Além disso, os custos operacionais desse tipo de estabelecimento são mais baixos, o que permite uma margem de lucro maior.
Limitações e desafios de uma academia low cost
Por outro lado, por ser relativamente “mais fácil” abrir e sustentar uma academia low cost, a concorrência também é maior. E, tem mais: as possibilidades de diferenciação são mais restritas, o que impacta diretamente na fidelização dos alunos. Por ser um modelo de serviço mais simples, há também a dificuldade de expansão da entrega para o mercado, o que pode limitar os empreendedores e a expectativa dos clientes.
Como os alunos tendem a escolher a melhor academia low cost
Como a percepção dos clientes importa (e muito!), na hora de pensar no plano de negócio de uma academia low cost é interessante entender o que seu público-alvo prioriza ao escolher o melhor lugar para se treinar. E a gente trouxe aqui algumas hipóteses para você ter em mente!
Localização e infraestrutura
Quem não prefere a comodidade de treinar perto de casa, dos estudos ou do trabalho? Com uma rotina cada vez mais intensa, a chance de garantir o sucesso da sua academia low cost ao localizá-la próximo de grandes condomínios, escolas, faculdades ou centros comerciais, é muito maior. Além disso, invista em um espaço amplo, seguro e confortável e com equipamentos de alta qualidade, priorizando a experiência dos seus alunos.
Planos e benefícios adicionais
Apesar de o preço da academia low cost já ser um grande atrativo, toda a concorrência deve aplicar uma mesma média de valor, o que faz com que isso não seja um fator decisivo para os alunos. Sendo assim, avalie a possibilidade de oferecer diferentes planos, com benefícios adicionais – como estacionamento gratuito, pacote de treinamento personalizado, avaliação física, entre outros.
O impacto das academias low cost no mercado fitness
Não é exagero dizer que as academias low cost contribuíram com o crescimento da alta procura por exercícios físicos. Isso porque esse modelo contribuiu com a democratização e acessibilidade desse tipo de serviço. E, com isso, toda a indústria, incluindo plataforma de benefícios corporativos, como o WellHub e TotalPass, por exemplo, precisou acompanhar a transformação!
Mudança de comportamento dos consumidores
Como a gente sabe que, quando se trata de hábitos saudáveis, uma coisa leva a outra, o acesso de mais pessoas às academias ou espaços de treinamento físico também aumentaram a procura do consumidor por outros serviços e produtos relacionados à saúde e bem-estar.
Com isso, para tudo quanto é lado, foram sendo criadas oportunidades e ocasiões de consumo diferentes, promovendo o crescimento do setor – desde as academias boutique, especializadas, até os recursos digitais.
Concorrência de academias low cost com academias tradicionais
Apesar do receio das academias tradicionais de perderem clientes para o modelo low cost, a verdade é que tem mercado para todas, principalmente para quem investe em um atendimento personalizado e em uma excelente experiência para os seus alunos.
No entanto, também é verdade que algumas academias tradicionais foram pressionadas a mudar os seus posicionamentos, deixando claro o diferencial da experiência completa e serviços agregados, como aulas de grupo, personal trainers e infraestrutura de alto padrão. Com essas mudanças, puderam manter a competitividade no mercado!
Futuro das academias low cost
A expectativa é que esse modelo continue crescendo e acompanhando as tendências fitness. Para isso, será necessário acompanhar as necessidades do consumidor, adequando e otimizando seus serviços com o apoio da integração da tecnologia, serviços personalizados e plataformas digitais.
Tendências e inovações de academia low cost
Apesar da essência de uma academia low cost ser a simplificação do serviço, a tendência é que os alunos demandem pacotes adicionais, com experiências exclusivas, em um pacote extra. Além disso, esse modelo de negócio deve começar a investir em espaços ainda mais inteligentes e funcionais, que trabalhem toda a versatilidade dos exercícios.
Integração com tecnologia e aplicativos fitness
As duas principais tendências fitness para 2025 falam sobre a integração de tecnologia e exercício físico. E, no modelo de academia low cost, não será diferente! Seja com a maximização do potencial do treino com monitoramento wearable, inteligência artificial para personalização e otimização dos resultados de treinos ou aplicativos de gestão e comunidade, nos próximos anos, a academia low cost também deve ter impacto da tecnologia.
Vantagens de um sistema de gestão para uma academia low cost
E, falando em gestão, conforme explicamos anteriormente, o gerenciamento adequado é o melhor amigo de uma academia low cost. Isso porque envolve a otimização de tarefas administrativas, ajudando na redução de custos operacionais, maior controle de adesões e finanças, simplificação no agendamento de aulas e horários de funcionamento, e melhor comunicação com os alunos.
Além disso, um sistema de gestão eficiente contempla a geração de relatórios com dados estratégicos para análise e tomadas de decisão em cima do desempenho da academia. Essa mensuração constante é primordial para garantir a eficiência do modelo do negócio em cima da saúde financeira da empresa.
Afinal, de nada adianta oferecer preços baixos, se eles não cobrem os custos!
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