Independentemente do motivo pelo qual uma pessoa decide abrir um negócio fitness, o grande objetivo de qualquer empreendedor nesse ramo é ver seu estabelecimento cheio de clientes. Mas para ter uma academia cheia e seguir proporcionando a melhor experiência para os alunos, é preciso mais do que um serviço de qualidade.
Neste material você poderá conferir o guia definitivo para ter uma academia cheia, com dicas de planejamento até a mensuração dos resultados. Pegue seu bloco de notas e aproveite as sugestões!
Conheça o seu público-alvo
Quanto mais personalizado o serviço for, melhor será a experiência para os seus alunos. E para isso, não tem segredo, é preciso conhecê-los. Uma pesquisa de mercado pode ser o pontapé para entender as expectativas, desafios, dores e desejos dos seus atuais e futuros clientes.
Mas é importante não se contentar com o que as estatísticas mostram. Crie um relacionamento próximo para pedir feedbacks e realizar pesquisas de satisfação constantes para que os seus alunos compartilhem suas percepções e sugestões.
Quanto mais a sua empresa se encaixar com as necessidades do público-alvo, melhor será o nível de satisfação e fidelização dessas pessoas.
Estratégias de marketing personalizadas
Falando em personalização, saber qual é o seu perfil de clientes ideal também é fundamental para desenvolver estratégias de marketing específicas para um público segmentado, pautadas principalmente na conversão.
Entre outras vantagens, o marketing personalizado permite economizar investimentos, aumentar a receita, atrair e fidelizar leads qualificados, além de contribuir com o objetivo de ter uma academia cheia.
Identifique os horários que possuem menor demanda
Um dos desafios mais comuns no processo de ter uma academia cheia é a distribuição de alunos em todos os horários e aulas – já que horários de pico, como o começo da manhã ou o final da tarde costumam ser muito mais concorridos.
Por isso, a dica é avaliar a possibilidade de oferecer condições especiais ou descontos e promoções para horários com menor demanda. Pensando no equilíbrio da lucratividade, também é interessante entender se é possível reduzir os custos operacionais desses horários, como a quantidade de professores, por exemplo.
Ofereça programas e aulas atrativas
Para que a sua academia esteja sempre cheia, os programas de treino e aulas precisam proporcionar experiências atrativas para os alunos, seja ajudando-os a conquistarem seus objetivos fitness ou garantindo momentos de diversão e engajamento, para que eles se sintam motivados e seguros no seu estabelecimento.
Algumas dicas para atrair os alunos por meio de aulas e programas de treino são:
- Investir em aulas coletivas, que reforcem o sentimento de comunidade.
- Promover programas de treinos personalizados, que garantem resultados mais rápidos e assertivos.
- Contratar profissionais experientes, capazes de engajar os alunos.
- Criar um ambiente de respeito, segurança e inclusão.
- Estar atento às novidades para oferecer o que há de melhor e mais inovador aos clientes.
Desenvolva ofertas e promoções
Uma forma de quebrar objeções de matrícula e garantir uma academia cheia é por meio de descontos, ofertas e promoções especiais. A dica aqui é pensar em condições que contribuam com a fidelização do cliente por mais tempo, como descontos especiais em planos anuais, ou um valor menor na mensalidade com pagamento recorrente, por exemplo.
E, claro, lembrar que o valor gerado pelo seu negócio vai muito além do preço da mensalidade. As pessoas precisam ter a percepção de que estão investindo em uma experiência diferenciada de saúde e bem-estar, com potencial de transformar a sua rotina.
Experiência do cliente: fator-chave
Conforme abordamos anteriormente, academia cheia é sinônimo de uma excelente experiência para os alunos do estabelecimento. E existe uma série de fatores responsáveis por tornar o ambiente e momento de treino mais agradável, satisfatório e motivador, tanto para alunos já matriculados, quanto para potenciais clientes. Abaixo listamos alguns:
Treinamento da equipe
Os professores, instrutores e demais profissionais de uma academia têm papel fundamental na motivação e fidelização dos alunos. Para isso, é preciso que eles sejam treinados para garantirem o atendimento padronizado, de acordo com o posicionamento da marca.
Atendimento empático e personalizado
Além disso, é fundamental que os profissionais demonstrem empatia e preocupação genuína com as necessidades e expectativas dos clientes, para que possam oferecer um atendimento ainda mais personalizado.
Aulas experimentais: conquiste novos alunos
Essa é uma estratégia muito comum para que os alunos possam vivenciar a experiência de treinar na academia. Em geral, ajuda a aumentar a chance de conversão, já que os potenciais clientes podem avaliar se o espaço atende as suas necessidades e expectativas antes de decidirem assinar o contrato.
Personalização dos treinos
Oferecer planos de treino personalizados de acordo com os objetivos dos alunos faz com que eles alcancem seus resultados de forma mais rápida e eficaz, demonstrando compromisso com a sua saúde e bem-estar. Como consequência, contribui com a fidelização e com a academia cada vez mais cheia!
Ambiente agradável e limpo
Para garantir uma academia cheia é importante tomar cuidado com a organização, higienização e limpeza do ambiente. Além de tornar o local mais agradável, essa preocupação garante a saúde e segurança dos alunos, o que também contribui com uma experiência positiva no local.
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Feedback dos clientes: uma ferramenta poderosa
Conforme abordamos anteriormente, coletar a percepção dos alunos é uma ferramenta poderosa para conhecê-los e agir de acordo com suas necessidades e expectativas. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa online, caixa de sugestões ou interações diretas, mostrando que a empresa valoriza as sugestões dos seus clientes.
Eventos sociais e comunitários
Além de atrair diferentes pessoas para tornar a academia ainda mais cheia, eventos sociais, competições, desafios e outros momentos comunitários ajudam a criar um senso de pertencimento entre os alunos, o que contribui com a fidelização. Isso pode envolver atividades dentro da academia ou parcerias com outras empresas, promovendo a interação entre alunos e potenciais clientes.
Tecnologia e inovação
Otimizar a experiência do aluno também contribui com uma academia cheia. Isso envolve oferecer desde aplicativo para treinos, dispositivos wearables, métodos de treino inovadores, até soluções fitness com o uso de Inteligência Artificial, por exemplo. Para isso, é fundamental manter-se atualizado sobre as novidades da indústria.
Facilidades e conveniências adicionais
Além de tudo isso, ter uma academia cheia também depende do atendimento às necessidades dos alunos, como horários flexíveis, estacionamento, vestiários bem equipados ou comodidades e serviços extras que possam diferenciar a academia dos concorrentes.
Programas de fidelidade: incentive a permanência dos alunos
Essa estratégia consiste em recompensar os alunos pela sua frequência regular – ou seja, por ajudar a manter a academia cheia! O programa pode incluir descontos na mensalidade, brindes, acesso exclusivo em aulas especiais ou benefícios aos membros de demonstrarem fidelidade à empresa.
Promova o engajamento nas redes sociais
O plano para manter uma academia cheia também envolve estratégias fora do espaço físico do estabelecimento, como o engajamento nas redes sociais. É preciso que os seus alunos e potenciais clientes percebam ainda mais valor no seu serviço por meio de conteúdo relevante e interativo, com dicas de treino, depoimentos de alunos, vídeos motivacionais e instrutivos, atualizações sobre eventos e novidades da academia, entre outras informações.
Motive também o seu público a compartilhar fotos e conteúdo, marcando as páginas oficiais da sua academia.
Faça parcerias com negócios locais e ganhe mais divulgação
Outra maneira de aumentar a visibilidade da sua academia e atrair novos alunos é por meio de parcerias com comércios locais. A dica aqui é escolher empresas que conectem com o propósito e valores do seu negócio, além de oferecer um cuidado integrado com a saúde e bem-estar dos seus alunos. Alguns exemplos são: lojas de roupas esportivas, restaurantes ou lanchonetes saudáveis, estabelecimento de massagem ou spa.
Programas de indicação: clientes como divulgadores
Para manter uma academia cheia é fundamental que os próprios alunos sejam divulgadores do seu negócio. E uma ótima alternativa para incentivar essa estratégia é o programa de indicação. Aqui, os alunos são recompensados por convidar e trazer novos membros para treinar no estabelecimento.
Em troca, podem ganhar descontos na mensalidade, brindes ou prêmios, por exemplo!
Monitore os seus resultados
Tão importante quanto investir em iniciativas para ter uma academia cheia, é mensurar os resultados para entender tudo aquilo que trouxe retorno e o que deve ser deixado de lado na hora desenvolver um novo planejamento. E ter parceiros especializados ao seu lado na hora de monitorar os resultados certamente deixará tudo mais fácil e rápido.
Gestão financeira eficiente
Além de contribuir com agilidade e otimização de tempo, o sistema completo e personalizado para a gestão de estabelecimentos fitness, Tecnofit Gym, consolida as informações em um só lugar, automatiza processos e gera relatórios estratégicos para conhecer, entender e tomar decisões sobre a gestão financeira do seu negócio.
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Utilização de tecnologias na gestão
Além disso, o sistema da gestão da Tecnofit pode ser usado como um CRM inteligente para automatizar e personalizar a comunicação com os alunos. E, para ter uma academia sempre cheia, a plataforma contribui com funcionalidades para agendar aulas experimentais, manter alunos ativos com soluções de pagamento e aplicativo de treino para alunos.
Tudo isso contribui com uma gestão mais fácil, rápida, segura e organizada para o seu negócio!
Planos de longo prazo
Esperamos que essas dicas tenham contribuído para que você possa criar um plano de ação para garantir uma academia cheia. No entanto, vale reforçar que o mercado fitness pode ser volátil e sazonal, por isso, é preciso considerar fatores que garantam a sustentabilidade e o crescimento da academia a longo prazo, considerando períodos de baixa de matrículas.
Para conferir mais sugestões sobre como potencializar os resultados da sua academia, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!