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9 dicas para ter sucesso com seu novo negócio fitness
Gestão e Empreendedorismo

9 dicas para ter sucesso com seu novo negócio fitness

Contar com o auxílio de especialistas do setor e ferramentas inteligentes pode ser bastante útil para que você possa dar os primeiros passos com mais segurança e confiança.

Interior de uma academia. Sobre um piso emborrachado há duas fileiras de kettlebells

Decidiu se aventurar como empreendedor e vai abrir uma academia, box ou studio? Ter a própria empresa é um grande desafio e com certeza um dos seus maiores desejos é que o seu negócio próprio seja bem-sucedido. Sabendo que você pode estar precisando de um empurrãozinho para começar essa jornada com o pé direito, reunimos 9 dicas para ter sucesso com seu novo negócio fitness.

Contar com o auxílio de especialistas do setor e ferramentas inteligentes pode ser bastante útil para que você possa dar os primeiros passos com mais segurança e confiança. Por isso, realizamos o evento START! com o objetivo de ajudar quem estava planejando abrir ou tinha recém-inaugurado uma academia, box de CrossFit ou studio.

Para este encontro, reunimos um time de experts em inaugurar e acelerar empresas fitness. Além disso, ao longo do evento, trouxemos vários insights de como um sistema de gestão pode ajudar você em diversas áreas do seu negócio.

Para conferir na íntegra o evento de onde extraímos essas dicas valiosas, dê o play no vídeo abaixo ou acesse o canal da Tecnofit no Youtube.

Então, pronto para conferir as 9 dicas de como ter sucesso com seu novo negócio fitness?

1. Faça um bom planejamento

Talvez você tenha uma ideia inovadora na cabeça, mas será que ela funcionará na prática? Para ter mais chances de o seu negócio prosperar, você precisa ter o máximo de informações possível antes de abrir uma empresa.

Então, reúna pesquisas de mercado para conhecer melhor o segmento e faça previsões de gastos relacionadas a estrutura, compra de equipamentos e contratação de equipe. Assim, você saberá quanto precisará ter em caixa para que o seu negócio tenha mais fôlego financeiro até que ele se sustente sozinho.

Neste momento, o ideal é fazer duas estimativas, uma mais otimista e outra mais pessimista. Caso você não atinja o número de alunos que tinha previsto, será preciso usar uma reserva financeira, que deve ter o equivalente a 3 meses do valor necessário para cobrir os gastos do dia a dia e também para investimento.

2. Cuide com o valor do aluguel

O valor de aluguel do local em que o seu negócio fitness será instalado não pode ultrapassar 12% do faturamento previsto. Quando esse número é atingido, os custos fixos ficam muito altos, sobrecarregando a operação. Desta forma, o fôlego para que a sua empresa cresça e obtenha lucro ficará enfraquecido.

Então, pesquise bastante antes de escolher o seu ponto comercial.

3. Escolha bem o nome da sua academia, box ou studio

Talvez você já tenha escolhido um nome perfeito para o seu negócio há muitos anos. Mas antes de bater o martelo, pesquise na Junta Comercial se já não existe alguma outra empresa com esse mesmo nome.

Tenha em mente que o seu negócio será um sucesso e que na hora de abrir unidades em outras cidades ou estados, o nome escolhido precisará ser exclusivo para que a sua academia, box ou studio se destaque no mercado.

4. Separe as finanças

Não cometa esse erro ao abrir seu negócio fitness: você precisa separar a sua conta pessoal da conta profissional. Assim você evita misturar as finanças e consegue verificar com mais clareza se a sua empresa está dando lucro.

À medida que a conta PJ for sendo movimentada, estabeleça valores médios de retirada e tenha em mente o valor necessário para pagamento dos custos fixos sem ter que depender das mensalidades, afinal, costuma haver uma oscilação entre a data que o seu aluno faz o pagamento com as datas de saídas financeiras.

Todas essas dicas foram dadas pela Clara Cortez, co-fundadora do Gestor Online, uma organização focada em melhorar os resultados financeiros do seu negócio.

Agora, vamos conferir dicas dadas pelos nossos Tecnofitters de como você pode aproveitar ao máximo um sistema de gestão para tornar o seu negócio fitness mais eficiente e organizado e ainda conseguir economizar.

5. Economize usando uma recepção digital

Ao fazer a previsão de custos da sua empresa, você previu a contratação de alguém para ser o seu “braço direito”? Por exemplo, uma pessoa responsável por controlar a agenda de turmas, vender serviços ou produtos e estreitar o relacionamento com os alunos?

Já pensou em ter um parceiro para transformar a gestão do seu negócio fitness? Clique aqui e descubra como a Tecnofit pode ser o apoio que você precisa para alcançar o sucesso!

Se sim, saiba que com um sistema de gestão como o da Tecnofit você pode ter uma grande economia neste sentido. Todas as nossas soluções contam com a recepção digital, que engloba funcionalidades essenciais de um negócio fitness e que podem ser executadas de forma automatizada pelo software.

6. Estreite o relacionamento com os seus alunos

O segmento fitness é um mercado muito competitivo e se você não tiver um diferencial, muitas pessoas não pensarão duas vezes em trocar a sua academia, studio ou box por outra opção.

Então, além de oferecer serviços de qualidade e um bom atendimento, você precisa encantar os seus clientes. E só há uma maneira de fazer isso: conhecendo muito bem as pessoas que frequentam o seu espaço.

Com o sistema de gestão da Tecnofit, você tem acesso a relatórios que concentram todas as informações relevantes do seu negócio e com elas em mãos poderá implementar campanhas de relacionamento para fidelizar seus clientes.

7. Invista em marketing digital

Como você já deve ter ouvido falar algumas vezes, uma empresa que não está na internet é como se não existisse. Então, você como gestor de uma academia, box ou studio precisa fortalecer o seu negócio no meio digital, lembrando que muitas das formas de fazer isso são gratuitas e estão ao seu alcance.

Uma delas é contar com um perfil profissional nas redes sociais, atualizado frequentemente e com uma comunicação que esteja alinhada ao perfil do seu público. No caso de um perfil no Instagram, não deixe de incluir um Linktree na sua página para agrupar todos os links relevantes do seu negócio, potencializando a atração e retenção de clientes.

Outra ferramenta digital que você deve considerar na sua estratégia é uma página atualizada no Google Meu Negócio. Além de garantir que o seu negócio fitness esteja presente na principal ferramenta de buscas existente, tornando-o mais conhecido, isso permitirá que a sua academia, box ou studio seja validada, uma vez que a página do GMN concentra informações relevantes da sua empresa, além de avaliações dos usuários.

8. Acompanhe seus prospects para transformá-los em alunos

O Roger Albuquerque, da Viver de Cross, ressaltou a importância de se ter um diferencial e saber mostrar isso ao público. Não é o que você vende, mas como você vende que faz a diferença.

Quando você entrega exatamente o que o seu cliente deseja, é possível transformá-lo em um promotor da sua marca e incentivar as pessoas a trazerem outras pessoas para também serem impactadas pelo seu negócio, o famoso marketing de indicação.

E com o sistema de gestão da Tecnofit dá para “lapidar” esses prospects e fazer com que também se tornem alunos. Para isso, há diversas funcionalidades úteis, como o link de vendas para agendamento online e a criação de um site personalizado.

Fazer uso de um clube de benefícios é outra alternativa para bonificar os seus alunos a cada tarefa realizada, como a indicação de um amigo ou familiar, por exemplo. Aproveite para conferir a estratégia de sucesso da Academia Mahalo com o Clube Fit no episódio 21 do Tecnofit Talks.

9. Fique de olho em 5 indicadores-chave do seu negócio

Em um negócio fitness, não é só para o faturamento total ou para o número de alunos que você deve olhar. Segundo a Rossana Gonçalves, especialista em inauguração de studios. são 5 os indicadores que você deve acompanhar de forma regular, se possível diariamente ou pelo menos semanalmente.

São eles:

  • Ticket médio
  • Ocupação de grade de turmas
  • Funil de vendas
  • Índice de evasão
  • Índice de presença

Vale lembrar que você não precisa controlar todos esses números sozinho, tendo que se virar com várias planilhas do Excel. O sistema Tecnofit faz tudo isso por você de forma automatizada.

E aí, gostou das dicas para ter sucesso com seu novo negócio fitness? Esperamos que você consiga colocar todas em prática para fazer a sua empresa decolar!

E lembre-se, conte sempre com as funcionalidades do nosso sistema para que a Tecnofit seja o seu braço direito no dia a dia e a sua rotina fique mais eficiente.

Aproveite para testar gratuitamente e conhecer mais a fundo todas as vantagens do melhor sistema de gestão do segmento fitness.

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