Startups são empresas de rápido crescimento, alta adaptabilidade, resistentes à crises e formadoras de talentos. Com tantas características particulares, quais são os aprendizados que as empresas fitness podem absorver do modelo de gestão das startups?
Antes de tudo, vamos aos 3 pilares que definem o conceito de Startup:
- Produto tecnológico
- Altamente escalável
- Ambiente de extrema incerteza
Ou seja, para você poder chamar uma empresa de startup ela precisa necessariamente envolver a tecnologia em seu produto, serviço ou operação. Ela precisa ter potencial de ganhar escala e ser repetível, sem aumentar os custos operacionais na mesma proporção.
E, por fim, ela precisa estar inserida em um ambiente de extrema incerteza, pois geralmente busca fugir do tradicional e criar soluções disruptivas. Não existe segurança quando você se propõe a fazer algo que ninguém fez antes.
Como você pode ver, isso não tem quase nenhuma relação com o modelo de negócios fitness tradicionais, mas não é por isso que não temos o que aprender com elas.
Apesar do modelo de negócio diferente, muitas práticas de gestão e características das startups podem servir para inspirar o desenvolvimento de negócios tradicionais, inclusive de academias, box e studios fitness.
Vamos conhecer algumas dessas características e ver o porquê elas ajudam esse tipo de empresa a crescer rápido e enfrentar períodos de crise com mais facilidade.
6 para Academias, box de CrossFit e Studios podem aprender com as startups:
1 – Data Driven
Startups têm uma mentalidade muito conectada à dados. Decisões nunca são tomadas com base no achismo puro. Levantamento e análise de dados para facilitar as decisões estratégicas acontecem a todo momento e não é difícil encontrar empresas que contratam profissionais específicos para essa função.
Essa mentalidade é ainda mais importante em um momento de crise onde o achismo pode afundar o seu negócio.
2 – Build-Measure-Learn
Um ativo super importante para um negócio em um cenário incerto é o aprendizado.
Aprender e melhorar é tão importante quanto ganhar dinheiro, e é por isso que as startups operam em ciclos de aprendizado e melhoria contínua.
Construir > Medir Resultados > Aprender. Construir novamente, medir, aprender… é um loop infinito até que o modelo de negócio, o produto e os processos estejam adequados.
Você nunca vai encontrar uma startup satisfeita com o que ela é. Sempre tem o que melhorar, são eternas inconformadas.
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3 – Customer Centric
O cliente está sempre no centro e a missão da startup é resolver seus problemas.
É importante lembrar que no conceito de Customer Centric o cliente está no centro, e não em primeiro lugar. Essa pequena diferença permite que toda a empresa gire em torno do cliente entendendo suas reais necessidades e desejos.
Entender o cliente é muito diferente de apenas ouvi-lo. Em muitos casos o cliente tem necessidades que nem ele mesmo sabia que existiam, e se você apenas ouvi-lo e não procurar entendê-lo, nunca vai descobrir…
4 – Risk Taker
As startups são tomadoras de risco por natureza e não têm medo de encarar novos desafios, por mais malucos que pareçam (até gostam quando são chamadas de loucas).
Elas confiam tanto na sua velocidade de aprendizado e na capacidade de se adaptar que tomar risco acaba não sendo assim tão arriscado.
Procurar novos desafios, novas fontes de receita e fazer o que ninguém mais está fazendo é comum nessas empresas e talvez seja parte importante do sucesso estrondoso que algumas delas têm.
Go big or go home, não é mesmo?
5 – Agile
Metodologia ágil é um tema super em alta, principalmente no universo da tecnologia. Porém, o conceito de agilidade pode ser levado para outras áreas e outros mercados.
Startups precisam de agilidade. Precisam ser ágeis nos testes do produto, precisam desenvolver melhorias rapidamente, precisam lançar o produto rápido para não perder o timing. Não é a toa que algumas empresas nesse modelo nascem totalmente do zero e em poucos meses estão valendo milhões ou até bilhões de reais.
6 – Scarcity
Escassez de recursos nem sempre é algo péssimo. Escassez faz com que você pense fora da caixa, mude atitudes, altere o processo e faça mais com menos.
Parte importante do processo de crescimento e melhoria contínua de uma startup passa pela escassez de recursos (financeiros, de tempo, pessoas, tecnologias, atenção…).
Recursos em abundância criam operações preguiçosas e acomodadas. Para sobreviver é preciso estar em constante evolução.
Existem grandes chances de que o seu negócio não seja uma startup, mas não te falei que dá pra incorporar alguns aprendizados? Espero que esses conceitos possam te ajudar a construir um negócio cada vez mais prazeroso e lucrativo.
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Texto escrito por: Victor Baggio, colaborador da Tecnofit