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O que é academia low cost?
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O que é academia low cost?

Saiba mais sobre o conceito e as vantagens de oferecer esse modelo de negócio para os seus alunos.

Homem malhando em uma academia low cost

Negócios do mundo inteiro e de todos os setores têm sido impactados pela demanda de um consumidor mais exigente, engajado e informado. E a tríade “bom, bonito e barato” parece ser premissa para a escolha de qualquer produto ou serviço – com destaque para o valor gerado pela marca. É nesse cenário que o modelo de negócio de academia low cost ganha cada vez mais evidência e espaço num mercado tão concorrido, quanto o fitness. 

Apesar da mensalidade com valor mais baixo e simplicidade nos serviços oferecidos, a academia low cost não deixa a qualidade a desejar – o contrário não justificaria tamanha evolução ano após ano. O modelo chegou há alguns anos para quebrar objeções relacionadas ao preço do exercício físico, o que garantiu uma ótima recepção do mercado. 

Hoje, as opções de investimento em academia low cost são as mais variadas. No entanto, para ter a certeza de que essa é a melhor alternativa para o seu negócio, é preciso conhecê-lo a fundo e ter em mãos todas as ferramentas de gestão necessárias para garantir o sucesso nos resultados. 

Neste artigo, abordamos detalhes sobre a academia low cost, diferenças em relação ao modelo tradicional, além de outras características dessa categoria. Continue acompanhando para saber mais!

Definição de academia low cost

Como o nome já diz, low cost é um modelo de negócio com baixo custo de operação do estabelecimento – o que não significa que seja um investimento mais baixo para o empreendedor. O termo está relacionado à gestão e modelo de funcionamento da empresa. 

Na prática, em uma academia low cost, o investimento mais alto é destinado para a infraestrutura e equipamentos que demandam pouca manutenção e mão de obra, com a terceirização de alguns serviços e número reduzido de colaboradores. 

Dessa forma, o estilo de academia low cost é conhecido por ser planejado para que os alunos pratiquem treinos livres, com uma grande quantidade de equipamentos de alta qualidade. 

Modelo de negócio

O modelo de negócio low cost foi criado no setor de aviação norte-americano, em meados de 1970. No mercado fitness, ele passou a ser incorporado na década de 90 com grandes redes de academias incorporando suas características. Entre elas: Planet Fitness, McFit, Basic-Fit e The Gym. No Brasil, a Smart Fit, do Grupo Bio Ritmo, foi a pioneira do low cost, com a sua primeira unidade inaugurada em 2009.

As vantagens de uma academia low cost vão além do preço da mensalidade. Para os empreendedores, tende a ser uma ótima alternativa de investimento, já que não depende da contratação e formação de uma equipe robusta, um dos maiores custos de qualquer empresa – além de outros gastos operacionais. 

A rentabilidade também tende a ser atrativa. Isso porque a ocupação de alunos de uma academia low cost chega a duplicar a média dos estabelecimentos tradicionais, com cerca de três alunos por metro quadrado, em aproximadamente mil a dois mil metros quadrados. 

Qual é a diferença entre academia low cost e academia tradicional?

Para diferenciar uma academia low cost dos modelos de negócio tradicionais é importante conhecer melhor as características de cada categoria, conforme explicamos abaixo:

Academia low cost

Com preços mais baixos de mensalidade, esse modelo oferece estabelecimentos com alta qualidade de equipamentos, mas pouca personalização. Em relação ao investimento, não costuma apresentar grandes diferenças em relação a uma academia tradicional, já que necessita de um alto aporte de aparelhos e infraestrutura para abrir suas portas. 

O atendimento especializado não é o forte de uma academia low cost, afinal, conta com poucos funcionários à disposição do aluno, priorizando a autonomia dos seus clientes. Essa pode ser uma desvantagem em relação ao valor percebido, gerando certa dificuldade de fidelização – apesar da alta entrada de alunos – o que demanda um olhar cuidadoso para a gestão. 

Academias tradicionais

Esse modelo, o qual também é conhecido como full service, tem como destaque o custo-benefício. Em geral, oferece várias modalidades de aulas e programas de treino em uma ampla variedade de horários. Tudo em um único local e a partir do pagamento de uma única mensalidade – as quais são dispostas em diferentes pacotes. 

Apesar de, em geral, contar com um time de vários funcionários, o atendimento personalizado também não é o principal diferencial (são vários profissionais e vários alunos), e sim o mix de serviços. No entanto, diferentemente de uma academia low cost, envolve uma operação de alto custo. 

Outros modelos de academia

Há também academias no estilo boutique, que associa o atendimento personalizado, luxo e conforto, priorizando a experiência do aluno. E academias de nicho, com foco em apenas uma especialidade, como studios de funcional, yoga e pilates, por exemplo.

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Low cost não é low price

Conforme abordamos previamente, o conceito de low cost está principalmente relacionado ao modelo de operação da academia – o que, consequentemente, permite a cobrança de um valor de mensalidade mais baixo. 

Mas isso não significa que o custo de investimento é menor do que uma academia tradicional. Muito pelo contrário! Para abrir uma academia low cost é preciso destinar um alto valor em equipamentos e estrutura inicial, com alta quantidade e qualidade, para que não demandem custos de manutenção e mão de obra. 

Além disso, é necessário investir na gestão constante do negócio, para garantir que o preço baixo cobrado realmente cubra os custos operacionais – mesmo que mais baixos. Alguns empreendedores optam por baixar seus valores de mensalidade por conta da competitividade de mercado, mas esquecem que a conta precisa fechar – e, infelizmente, acabam indo à falência. 

Principais exemplos de academias low cost

Em geral, academias low cost costumam fazer parte de franquias, mas isso não é uma obrigatoriedade. Algumas das redes mais famosas que incorporam esse modelo de negócio são: 

  • SmartFit: criada em 2009, levou apenas três anos para chegar a mais de 40 unidades em todo o Brasil. Hoje é a maior rede de academias esportivas fora dos Estados Unidos e 4ª maior do mundo.
  • BlueFit: com mensalidades a partir de R$ 109,90, chegou em 2021 à marca de mais de 100 unidades em operação em 14 estados brasileiros – seis anos após a sua criação. 
  • SelFit: criada em 2012, conta com 60 unidades próprias presentes em 13 estados do país, com mensalidades a partir de R$ 69,90.

O que envolve uma academia low cost?

Para que uma academia low cost possa operar com preços acessíveis para o seu público, algumas outras premissas devem ser consideradas – com a gestão correta. Conheça abaixo mais algumas dessas características: 

Foco na autossuficiência

Academias low cost incentivam a autonomia do aluno. Isso significa oferecer todas as ferramentas – como aplicativos, equipamentos numerados e instalações de fácil utilização – para que não seja necessário ter uma equipe robusta disponível 100% do tempo na assistência individual. 

Simplificação de serviços

Em geral, esse tipo de academia prioriza uma gama limitada de serviços – como musculação e aulas fixas de dança ou spinning, por exemplo. Outros serviços, como massagem, saunas ou personal trainer podem ser adquiridos de forma terceirizada, por um custo adicional.

Democratização do acesso

O modelo low cost chegou exatamente para garantir que mais pessoas tivessem acesso ao serviço de atividades físicas em academias de qualidade, por um preço mais baixo. Além disso, em geral, as academias possuem planos flexíveis, permitindo aos alunos a troca ou cancelamento do contrato sem multas significativas. 

Variedade de planos e limitação de horários

É muito comum que as academias low cost tenham uma alta variedade de planos para a escolha dos alunos. Entre eles, o oferecimento do serviço mais básico ao mais complexo, com itens que compõem o valor agregado em cada opção, como estacionamento, serviço de spa, aulas adicionais, entre outros. 

Principais equipamentos de uma academia low cost

Um dos requisitos de uma academia low cost é a disponibilidade de uma ampla variedade de equipamentos, com alto volume de cada modelo. É comum vermos, nesse tipo de estabelecimento, uma fila de esteiras ou bicicletas ergométricas, por exemplo. Além disso, os aparelhos e acessórios essenciais para academias low cost são:

  • Halteres
  • Bancos
  • Anilhas
  • Steps
  • Bolas, Med Balls e Slam Balls
  • Prancha Abdominal
  • Cadeiras Abdutora e Adutora
  • Cadeira Flexora 
  • Mesa Flexora
  • Cross Over
  • Pull Over
  • Leg Press
  • Colchonetes
  • Barras
  • Mini Jump Profissional
  • Máquina de Desenvolvimento Ombro
  • Puxada Frente ou Remada Frente
  • Entre outros!

Vantagens de um sistema de gestão para uma academia low cost

Conforme explicamos anteriormente, a gestão adequada é a melhor amiga de uma academia low cost. Isso porque envolve a otimização de tarefas administrativas, ajudando na redução de custos operacionais, maior controle de adesões e finanças, simplificação no agendamento de aulas e horários de funcionamento, e melhor comunicação com os alunos. 

Além disso, um sistema de gestão eficiente contempla a geração de relatórios com dados estratégicos para análise e tomadas de decisão em cima do desempenho da academia. Essa mensuração constante é primordial para garantir a eficiência do modelo do negócio em cima da saúde financeira da empresa. 

Afinal, de nada adianta oferecer preços baixos, se eles não cobrem os custos!

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