A modalidade de treinamento funcional é conhecida no mundo todo pela promoção de campeonatos de Cross e desafios, sejam eles profissionais ou amadores. Essa é uma das estratégias usadas para alavancar a percepção de comunidade, potencializar a imagem e os resultados da marca.
Engana-se quem pensa que a organização de um campeonato de Cross é exclusividade de grandes redes de boxes ou academias. Cada vez mais, pequenos e médios estabelecimentos promovem esse tipo de evento para suas comunidades locais.
No entanto, para que um campeonato de Cross obtenha os resultados esperados é indicado criar e seguir um planejamento cuidadoso e detalhado, contar com parcerias e mensurar os indicadores, além dos feedbacks dos participantes.
Neste artigo, preparamos algumas dicas importantes para que você possa organizar um campeonato de Cross, promover uma experiência diferenciada e expandir sua rede de alunos. Vem saber mais!
Passo a passo para organizar um evento de Cross:
Participar de um campeonato de Cross, seja como atleta ou espectador, pode ser a porta de entrada para a criação de um forte relacionamento com a modalidade. Em geral, não faltam experiências positivas neste tipo de evento, que tende a ser desafiador, na mesma medida que entrega muita motivação.
Mas para garantir a satisfação dos participantes, é preciso seguir um planejamento rigoroso. Abaixo listamos alguns passos fundamentais nessa jornada. Aproveite as dicas:
Definição do Objetivo
O primeiro passo na criação de qualquer estratégia é a definição de um objetivo. O que você e a sua empresa desejam com um campeonato de Cross? Fortalecer a imagem da marca? Expandir a rede de alunos? Apresentar o seu box para a comunidade? Networking no universo do CrossFit?
Uma boa dica é usar o conceito de Meta SMART para estabelecer os seus objetivos com o evento. Ou seja: eles devem ser específicos, mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais. E, a partir disso, é possível definir indicadores para acompanhar ao longo do processo, os quais vão mostrar se o seu plano está seguindo conforme a expectativa.
Seleção do Local
Outro passo importante para garantir o sucesso do seu evento é a escolha do lugar ideal. Considere, aqui, a facilidade de acesso, o tamanho do espaço, a segurança e conforto dos atletas e demais convidados, pensando na infraestrutura disponível.
Também vale colocar em prática a gestão de riscos para definir o melhor espaço: avalie as possibilidades de chuva ou sol intenso e como o local corresponde às expectativas listadas no primeiro item do planejamento.
Orçamento e Finanças
Antes de ser um investimento, o campeonato de Cross tem uma série de custos a serem avaliados. Na lista de compras, é importante incluir: equipamentos; acessórios; alimentos e bebidas; seguranças; iluminação, som e gravação; entre tantos outros itens para suportar o evento.
É a partir dessa organização que você terá maior visibilidade sobre o preço dos ingressos, necessidade de parcerias ou patrocínios e até mesmo investimento interno para fazer a gestão orçamentária do seu evento e colocá-lo em prática.
Datas e Cronograma
Quando realizar o evento também é uma decisão que impacta no planejamento, desde a reserva do local, até o cronograma de divulgação.
Em geral, como os campeonatos de Cross duram um dia, eles são realizados no final de semana, para garantir a participação de mais pessoas. No entanto, isso depende do formato que você espera para o evento, público-alvo e demais detalhes da operação.
Inscrições de Participantes
Objetivo, local, orçamento e cronograma definido? É hora de partir para as inscrições. Avalie a quantidade de pessoas que o espaço suporta, considerando atletas e plateia, profissionais disponíveis para apoio e organização do evento e o valor que deverá ser cobrado para cada tipo de inscrição.
Apesar de muitas vezes a vontade ser de chamar a cidade inteira, principalmente para a primeira edição de um campeonato de Cross é importante usar a cautela. Para que os participantes tenham uma boa experiência, quanto mais personalizada, melhor!
Categorias e Regras
No plano de organização do campeonato de Cross também é preciso definir as categorias e regras a serem compartilhadas com os atletas para inscrição. E você não precisa, necessariamente, inventar moda: aproveite as referências das competições já existentes para entender o que é possível aplicar no seu evento.
Em geral, elas contemplam questões como: faixa etária ou nível de conhecimento na modalidade; formato de equipe (quantidade, gênero e idade); classificações (como será feita a avaliação e pontuação); normas sobre substituição e eliminação; entre outros.
Segurança dos Participantes
Uma das prioridades do evento deve ser a segurança dos participantes – principalmente considerando uma modalidade de alto impacto como o treinamento funcional. Para isso, é preciso garantir:
Atendimento Médico
Algumas leis locais determinam a presença de, no mínimo, uma ambulância para eventos com mais de 1.500 pessoas. O corpo de bombeiros também pode ser necessário em alguns casos. Vale verificar com a prefeitura da sua cidade, qual é a regra em questão.
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Mais do que uma competição, qualquer iniciativa de Cross tem como premissa a promoção da saúde dos praticantes. Por isso, independentemente da lei, contar com o serviço médico (devidamente inscrito no CRM – Conselho Regional de Medicina), seja ele próprio ou terceirizado, deve ser um dos requisitos do seu evento.
Alimentação e Hidratação
Outra decisão importante para garantir uma boa experiência aos participantes é a forma como você vai providenciar alimentos e bebidas. E essa é uma ótima oportunidade para estabelecer parcerias, como um food truck terceirizado, por exemplo.
Certifique-se de garantir um espaço adequado para hidratação e alimentação, principalmente por parte dos atletas, entre as baterias de competição.
Treinamento da Equipe
Além da seleção e treinamento dos juízes, os quais devem estar alinhados em relação às regras definidas para a competição, é fundamental contar com profissionais especializados na modalidade para atender os participantes durante todo o evento.
Patrocinadores e Parceiros
Conforme abordado anteriormente, o convite de patrocínio e parcerias para o seu evento pode ser uma ótima abordagem para reduzir custos e otimizar o networking – é bom para você e bom para as empresas que toparem fazer parte do evento.
No entanto, lembre-se que é a sua marca que está envolvida na organização da competição. Por isso, os parceiros convidados devem estar conectados com o seu propósito e imagem da empresa, além de garantir a qualidade de entrega esperada pela organização como um todo.
Divulgação e Marketing
A primeira coisa que vem à cabeça na hora de pensar na divulgação de um evento são as redes sociais. Elas são, de fato, uma ótima estratégia para atrair interessados. No entanto, você não precisa se limitar a esse canal. Outros formatos de conteúdo e marketing para convidar as pessoas para o seu campeonato de Cross podem ser:
- Hotsite personalizado com formulário de inscrição.
- E-mails personalizados para o seu público-alvo e leads interessados.
- Cupons de desconto e cortesia.
- Promoção para inscrição de equipes.
- Anúncios pagos em páginas de buscadores, como o Google, ou portais de notícia.
- Mídia tradicional, como rádio e televisão local.
- Mídia impressa, como flyers, cartazes e mobiliários urbanos.
- Contratação de micro influenciadores locais.
- Entre outros!
Infraestrutura e Logística
Além da infraestrutura relacionada à alimentação e segurança, abordada anteriormente, você vai precisar verificar quais são os equipamentos necessários para execução dos WODs durante a competição – e como transportá-los e instalá-los de forma segura no espaço destinado ao evento.
Uma boa dica é a contratação de uma empresa especialista em logística desse tipo de evento para minimizar os riscos que envolvem a saúde e integridade física dos atletas e participantes em geral.
Kit de Participação
É muito comum, em eventos fitness – sejam eles corridas, campeonatos de Cross ou aulões – que as empresas invistam em kits personalizados de participação. Essa é uma forma de promover a imagem da marca e posicioná-la em um mercado tão concorrido.
Para definir o kit do seu evento, avalie aquilo que pode ser verdadeiramente útil aos atletas – como camiseta, toalha, squeeze, entre outros. Lembre-se de incluir a sua marca – isso certamente irá se transformar em mídia orgânica para a sua empresa.
Prêmios e Reconhecimento
Competição sem prêmio não é competição! E para definir a premiação dos melhores atletas e equipes, você deve avaliar o público-alvo do evento. Quanto mais atrativos forem os reconhecimentos, mais interessados você deve ter, mas isso precisa fazer sentido com toda a estratégia definida para a competição.
Algumas referências de premiação são: valores em dinheiro, troféus, medalhas ou experiências, como viagens. É interessante avaliar a possibilidade de todos os participantes serem reconhecidos com um pequeno prêmio, como uma medalha ou certificado, por exemplo.
Pós-evento e avaliação
Estava achando que acabou? Tá longe disso! Engana-se quem pensa que o evento acaba no momento que o último participante deixa o local da competição. Tão importante quanto toda a organização é a mensuração de resultados, para identificar se todo o esforço e investimento realmente valeu a pena.
Você pode criar uma estrutura de avaliação, como um formulário, ou solicitar o feedback dos participantes. Certifique-se de documentar essas informações para avaliá-las na estratégia de uma futura edição do evento.
Champy: o novo produto Tecnofit que vai revolucionar a gestão do seu campeonato de Cross
Depois de otimizar a vida de empreendedores com um sistema de gestão completo e personalizado para academias, boxes e studios, a Tecnofit lançou mais uma: agora você, empreendedor, também tem acesso a uma plataforma de planejamento, organização, vendas e execução de campeonato de Cross sem complicações!
Quais são as vantagens para o seu campeonato de Cross?
No Champy, a Tecnofit reuniu o melhor da automatização para que você tenha muito mais agilidade e eficiência na organização deste tipo de evento. Conheça outras vantagens da plataforma:
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- Banco de dados completo e automatizado: você não precisa criar tudo do zero. A plataforma oferece dicas, modelos e as práticas mais usadas no segmento para facilitar a definição e preenchimento até mesmo das etapas mais burocráticas.
- Você está no controle: a otimização da plataforma também evita que você dependa de outras pessoas para o sistema funcionar. É você quem faz o cadastro, inclui informações, cria a página de inscrição, sobe os scores e divulga a leaderboard, sempre apoiado pelas orientações da ferramenta.
- Maior alcance: o Champy permite criar uma página exclusiva de divulgação e vendas e ainda aparecer no hub de campeonatos exclusivos, garantindo acesso a mais atletas e espectadores.
Principais funcionalidades do Champy:
Confira abaixo tudo o que é possível realizar com a nova solução da Tecnofit:
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- Controle inscritos e camisetas.
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