Na última terça-feira (04), ocorreu o evento “Novo mercado fitness: o futuro pós-pandemia”, em que foram discutidos tendências para o setor fitness com os especialistas Pedro Cruz, COO da Tecnofit, Vinícius Santana, CEO da Envolve e Luiz Amoroso, que é esportista, especialista em gestão fitness e palestrante.
Abaixo nós elencamos os principais temas discutidos e como você pode aplicar na sua academia, box ou studio. Acompanhe!
O cenário está positivo para o mercado fitness pós-pandemia?
O mercado fitness pós-pandemia encontra-se em um momento bastante positivo, com aumento na taxa de utilização das academias, o que favorece também a retenção de alunos e crescimento das receitas.
No entanto, também é preciso prestar atenção, pois o custo operacional está mais alto, por isso, é preciso fazer uma gestão de academia, box e studio detalhada e certeira, dando atenção especial a questão de custos e operações.
Mudança na motivação dos alunos
Uma das tendências pós-pandemia que vieram para ficar nos negócios fitness é a chegada de um novo público que está procurando os espaços fitness para ter maior qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Nesse sentido, apostar na experiência do aluno, investir em técnicas de gamificação e, principalmente, conhecer e fazer uma análise de mercado para conhecer os concorrentes e oferecer melhores serviços e experiências a esse público que está chegando é fundamental.
Vale lembrar que, de acordo com o IBGE, apenas 30,1% dos brasileiros praticam o nível recomendado de atividade física, portanto, existe muito espaço de crescimento no mercado.
O grau de exigência, a valorização e percepção dos serviços também aumentou em relação ao período pré-pandemia, os alunos já vêm para os espaços com conhecimento sobre rotinas de treinamento, periodização de treino, etc. Nesse sentido, é fundamental ter mais consistência e qualidade na prescrição, entrega do serviço.
Quais os desafios para o mercado fitness pós-pandemia?
Essa mudança de perspectiva também trouxe muitos desafios que não podem ser ignorados pelos negócios, abaixo elencamos os principais.
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Gestão financeira
Fazer um bom controle financeiro na academia, box e studio é fundamental para se sair bem em momentos de crise, a pandemia provou isso para todos os negócios.
Saber todas as despesas, custos, etc… é uma ótima maneira de ter uma visão geral do negócio, elencando os pontos fortes e fracos.
Além disso, também é preciso investir mais para conseguir fidelizar os alunos e oferecer uma ótima experiência a todos que entrarem no seu negócio fitness.
Previsibilidade do mercado
É preciso ter um processo previsível, escalável e replicável, como olhar estruturado para todo o negócio.
Acompanhamento a longo prazo é fundamental, pois estamos em um mercado altamente competitivo, em que o nível de profissionalismo é maior e não há espaço para os velhos padrões e comportamentos.
Investir em marketing digital
Sem marketing digital não existe possibilidade de crescimento. Visitantes espontâneos, que são aquelas pessoas que não vêm para a academia sem que você invista, são muito difíceis de conseguir, por isso, ter uma boa presença nas mídias sociais, investir em tráfego pago são ótimas maneiras de atrair mais clientes.
Muitos gestores se sentem inseguros ao investir em marketing porque eles não têm a visão geral do que está sendo investido e o que será retornado, conhecer as estratégias, saber o custo por leads é fundamental para se sair bem nesse novo momento.
Concorda com tudo o que viu até aqui? Não esqueça de deixar o seu comentário neste artigo e de acompanhar todas as redes sociais. Até a próxima!