Montar um box de CrossFit pode ser um desafio e tanto! Mas, com uma gestão adequada, o empreendedorismo fica muito mais assertivo. Um exemplo disso é o Tai CrossFit que, em três anos de parceria com a Tecnofit, saltou de 120 para mais de mil alunos. E segue contando!
Para inspirar outros gestores que também querem construir uma história de sucesso no segmento, convidamos o fundador do Tai CrossFit, Lucas Americano, para uma entrevista!
O início da jornada de empreendedorismo no box de CrossFit
Comecei no CrossFit em 2011. E, de cara, me apaixonei pela intensidade, liberdade e paixão promovidas por essa modalidade. Não demorou muito para decidir mudar completamente de profissão, vender meu apartamento e investir nesse modelo de negócio!
Para me desenvolver, fui para os Estados Unidos, berço da modalidade, na época. Visitei mais de 92 Boxes e voltei com as certificações, vivências e a experiência que precisava para abrir o meu sonho: o Tai CrossFit!
Minha missão sempre foi impactar positivamente a vida das pessoas por meio de mudanças verdadeiras nos seus hábitos. E esse foi o motivo por trás da materialização do sonho! Hoje, completo mais de décadas dedicadas ao esporte, também organizando competições por todo o país. Além do Tai, sou presidente da Federação Esportiva Nacional e Mentor de Gestão para negócios Fitness.
Quais foram as maiores dificuldades ao montar um box de CrossFit?
Empreender significa melhorar 1% a cada dia: é preciso praticar, estudar e entender tudo ao seu redor, para conseguir crescer. E, no início, eu não sabia ao certo como – estava sobrecarregado com diversas funções da empresa, sem tempo para a minha família, fiz escolhas de gestão ruins e gerei dívidas pessoais e profissionais. No fundo, eu só queria poder dar minhas aulas e ver meu negócio crescer, mas não era realidade.
Quando você começou a perceber o sucesso do seu box de CrossFit?
Começamos bem: em três meses, já tínhamos mais de 100 alunos. E, em um ano, atingimos a lotação de 300 alunos no box. Mas o crescimento acelerado – e sem a gestão adequada – também pode trazer alguns problemas: veio a pandemia e perdemos mais da metade das mensalidades.
Depois desse período, eu tinha entendido que precisava investir em gestão! Montei um time engajado, contratei uma ferramenta especializada e, juntos, crescemos novamente. Chegamos a 920 alunos um ano depois da reabertura da pandemia e, tempo depois, alcançamos mais de 1.200 alunos em quatro unidades – com potencial de crescer ainda mais!
A que você atribui o sucesso do seu box de CrossFit?
Tenho orgulho das pessoas que estão aqui! A estrutura de um novo box é apenas tijolo e equipamento; faturamento são apenas números; mas nada seria possível sem as pessoas que passam pelo Tai. São elas que fazem a roda girar, a empresa crescer e impactam o mundo com mais saúde e felicidade.
Nosso sucesso está atrelado a nossa cultura e comunidade: às pessoas, ao propósito e aos processos bem definidos.
Quando percebeu que precisava de um sistema de gestão para o seu box de CrossFit e por que escolheu a Tecnofit?
Eu vi na Tecnofit uma empresa com visão de crescimento, disposta a ouvir as sugestões e evoluir junto com o meu negócio. Por exemplo: assim que contratei a ferramenta, sugeri a lista de espera e outras funcionalidades – todas foram atendidas e desenvolvidas pelo sistema.
Quais são as principais ferramentas que você usa no sistema Tecnofit para o seu box de CrossFit?
Usamos quase 100% do sistema financeiro, desde a recorrência, lançamento das vendas, até o controle financeiro do DRE e conciliação bancária. Isso me trouxe profissionalismo, organização e visão estratégica para o negócio. Além disso, usamos a timeline de forma frequente, enviando comunicações e engajando nossa comunidade.
Como a Tecnofit ajuda a alcançar os objetivos do seu box de CrossFit?
A Tecnofit é a base da organização do meu negócio! Todo o crescimento do Tai foi lado a lado com o crescimento do sistema! A lista de espera me ajuda a controlar a lotação das turmas, os relatórios são precisos e me dão os dados que preciso para tomar as decisões certas!
Como montar um box de CrossFit?
E aí, inspirados com a história e os resultados surpreendentes do Lucas Americano e todo o time do Tai CrossFit? E se a gente te contar que você também pode alcançar o sucesso com um box de CrossFit, assim como ele? Para começar, listamos oito passos para abrir esse tipo de negócio de forma sólida e eficiente. Confira!
1. Faça o projeto do seu box de CrossFit
O estudo Causa Mortis, feito pelo SEBRAE, apontou que um dos fatores determinantes para a consolidação de uma empresa é executar um planejamento adequado. E, falando do seu box de CrossFit, um bom plano de negócios deve conter:
- sumário executivo (tributação, fonte de recursos, dados da empresa e do empreendedor);
- análise de mercado, avaliações estratégicas e de múltiplos cenários;
- plano operacional, financeiro e de marketing;
- demandas exclusivas do setor fitness – como prover documentação e licenças apropriadas;
- e custos específicos da modalidade CrossFit, como afiliação, capacitação dos instrutores e enquadramento aos padrões técnicos exigidos pela marca.
2. Encontre o espaço ideal para o seu box de CrossFit
Para isso, considere visitar e estudar diferentes localidades, de acordo com o público-alvo, concorrência e demanda na região. Lembre-se, também, de buscar um local que suporte a estrutura de um box de CrossFit, com recepção, vestiário, banheiros, isolamento acústico, ventilação e que permita exercícios de vários segmentos, com cargas elevadas e impacto no piso, além de aparelhos que devem ser fixados em paredes e vigas.
3. Prepare a documentação e licenças necessárias
Documentos como Alvará de Funcionamento, registro da Vigilância Sanitária e Certificado de Conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros devem estar atualizados e visíveis no estabelecimento, além de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Seu box de CrossFit também deve estar regularizado junto a órgãos como Receita Federal e Previdência Social, além do Conselho Regional de Educação Física (CREF), que exige a presença de ao menos um profissional com certificado.
O CrossFit exige que o Head Coach ou um dos coaches responsáveis possua certificação LEVEL I, aplicado pela própria marca, com validade internacional. E, por fim, é preciso estar em dia com outras obrigações de um afiliado CrossFit Inc. Além de recolher uma taxa anual de filiação.
4. Adquira os equipamentos necessários para um box de CrossFit
Prepare estruturas para modalidades variadas, como Levantamento de Peso Olímpico (LPO), movimentos ginásticos e pliométricos, espaço para corrida e aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios. Um box bem equipado deve dispor, em número adequado à capacidade de alunos por aula, dos seguintes equipamentos:
- barbell (barra olímpica masculina/feminina e barra técnica);
- anilhas (de 1 a 25kg);
- presilhas;
- bastão ( madeira ou PVC);
- kettlebells ( 6 a 24kg);
- dumbells ( 8 a 25 kg);
- medicine balls ( 8 a 20 lbs);
- box pliométrico ( 20 e 24 pol);
- racks para barbell e rig ginástico acoplados à parede;
- argolas olímpicas e cordas de escalada bem fixadas ao teto;
- máquina de remo, air-bike e sky-erg;
- cordas Speed-Rope;
- corda naval;
- elásticos, colchonetes e acessórios para aquecimento, alongamento e recovery.
5. Contrate profissionais qualificados
A responsabilidade do gestor fitness ou do Educador Físico abrange o compromisso com o bem-estar, a saúde e a integridade física do aluno. Tal cuidado reflete a ética da empresa e da profissão, item fundamental na evolução do condicionamento físico respeitando os limites do corpo.
No momento de formar a sua equipe, invista em profissionais qualificados, com as certificações necessárias, boas experiências e referências. Isso fará uma enorme diferença no engajamento e comprometimento do time com o box, além de contar pontos na retenção de alunos.
6. Planeje a gestão do seu box de CrossFit
Uma gestão eficiente é imprescindível para ter sucesso e ampliar os lucros da empresa. Não tenha medo de aliar tecnologia e praticidade e invista num sistema de gestão voltado para box de CrossFit, que te permitirá controlar de maneira segura e confiável todos os aspectos do seu box.
O Tecnofit Box é um sistema de gestão feito por um time de pessoas apaixonadas e especialistas na modalidade. Não à toa, é a solução número 1 para boxes de CrossFit e crosstraining, pois atende a todas as necessidades específicas desse segmento.
7. Elabore os WODs ou agenda de aulas do seu box de CrossFit
É de responsabilidade do Head Coach, com o auxílio dos demais coaches, montar uma agenda de aulas alinhada à prática do esporte, que se propõe a variar constantemente os estímulos, modulando intensidade, grupos musculares e objetivos de treino.
Considerando o aspecto da disponibilidade de horários, é importante entender quais tipos de público frequentam seu box, e quais horários são favoráveis para cada um deles.
Acompanhe a frequência em cada horário e distribua melhor os alunos na grade, redirecionando coaches mais capacitados e populares ou oferecendo planos acessíveis para preencher horários menos disputados, maximizando o rendimento de cada aula.
8. Faça o marketing para seu box de CrossFit
Invista em estratégias de marketing para seu box, aliando vantagens do marketing digital aos modelos tradicionais: faça sua marca aparecer nas redes usando tráfego pago e marcando presença nas redes sociais. Gere conteúdo de qualidade em um blog ou site próprio, agregando status de autoridade e referência no segmento fitness ao seu box.
Fidelize clientes fazendo parcerias com empresas do ramo fitness que os beneficiem, reforçando o compromisso do box com o bem-estar dos alunos.
Quer levar a gestão do seu box de Crossfit para outro patamar? A Tecnofit pode ser o parceiro que você precisa para atingir o sucesso. Clique aqui e veja como podemos ajudar!
Orientado por esses passos, você está mais perto de concretizar o projeto de montar seu box. Mas ainda restam algumas perguntas importantes para responder.
Qual o tamanho ideal para um box de CrossFit?
Tudo depende… da quantidade de alunos que você pretende atender, do seu orçamento, da disponibilidade de instrutores, perfil do público-alvo e mais algumas variáveis. Mesmo assim, considerando tudo isso, vale dizer que a área ideal para treino, proporcionando conforto e segurança, é de 4 a 6 metros quadrados, com revestimento emborrachado de qualidade.
A altura do espaço deve bastar para fixar de forma segura cordas de escalada, que variam entre 4,5 e 5 metros. Além disso, considere o volume de alunos atendidos diariamente para planejar o tamanho adequado de vestiários, banheiros e estacionamento.
Quanto custa abrir um box de CrossFit do zero?
O orçamento para montar um box de CrossFit é bem flexível, e depende do tamanho do projeto, que será delimitado pela quantidade de público que se pode atrair.
Sem contar os custos da capacitação e da taxa de filiação exigidas pela CrossFit, gastos com estrutura, folha de pagamento, manutenção e demais itens comuns aos estabelecimentos fitness são muito similares, oscilando de R$ 35 mil a R$ 100 mil.
O diferencial está no custo dos equipamentos. Em média, equipamentos utilizados na prática de CrossFit saem mais em conta do que aparelhos de academias tradicionais.
Vale a pena abrir um box de CrossFit em 2025?
Qualquer negócio pode valer a pena de acordo com o investimento e a gestão adequados. No entanto, vale dizer que o mercado fitness – e, principalmente, o treinamento funcional (que é o caso do CrossFit), segue em tendência de crescimento.
Mesmo com uma queda no número de box de CrossFit filiados à marca nos últimos anos – cujas hipóteses giram em torno da alta do dólar, declarações racistas do fundador da marca e consolidação de empresas não filiadas, vale dizer que a CrossFit tem feito ações com o objetivo de trazer os afiliados de volta no Brasil, como redução do valor da filiação, parcelamento e novas ações relacionadas aos cursos da modalidade no país.
Em resumo, o cenário é promissor! Mas antes de tomar uma decisão como essa, recomendamos fortemente o planejamento de negócio para avaliação da viabilidade financeira e econômica do seu possível empreendimento.
Qual é o faturamento de um box de CrossFit?
Considerando um ticket médio de R$ 300 e uma taxa de matrícula de 200 alunos, distribuídos em grades com dez horários diários, o faturamento de um box de CrossFit pode chegar a R$ 60 mil mensais, com médias de lucro de 35%. Mas é claro que, assim como outras perguntas deste artigo, essa resposta também pode mudar de acordo com uma série de variáveis!
Quantos alunos são necessários para um box de CrossFit ser lucrativo?
Esse, inclusive, é um dos fatores com maior impacto na pergunta acima. Esse número varia de acordo com uma série de questões – entre elas, os custos fixos e o valor da mensalidade.
Considere um cenário em que os custos de um box de CrossFit giram em torno de R$ 19 mil e uma mensalidade de R$ 300 por aluno. Nele, seriam necessários, no mínimo 65 alunos para cobrir os custos e gerar lucro – mesmo que pequeno. Agora, se o empresário desse negócio preferir, ele pode aumentar a margem de lucro desejada – e, para isso, também deve considerar os custos variáveis e demais imprevistos da empresa.
Como definir o preço da mensalidade no box de CrossFit?
E agora que você já sabe que a mensalidade tem impacto direto no lucro do seu box de CrossFit, é importante conhecer o passo a passo para a sua definição correta, a qual depende de uma combinação de:
- Lista de custos da operação: o valor da mensalidade precisa, no mínimo, cobrir todos os custos fixos e variáveis do seu box de CrossFit – além de gerar lucro, de acordo com o retorno financeiro que você espera – e coloca – na sua empresa.
- Pesquisa de mercado: entenda o valor praticado pelos seus concorrentes diretos e indiretos, como outras academias, por exemplo. Isso vai te dar uma luz sobre o quanto os seus possíveis clientes estão dispostos a pagar.
- Identifique os seus diferenciais: preço é diferente de valor! Por isso, entenda quais são os benefícios exclusivos que podem ser percebidos como valor agregado pelos seus potenciais clientes. Isso pode ser transformado em um acréscimo na mensalidade.
- Diferentes planos e mensalidades: você não precisa (e nem deve) praticar apenas um preço. Considere planos flexíveis que possam ser otimizados de acordo com a fidelização do aluno, como pacotes semestrais ou anuais, pagamento à vista, pacotes de aulas por semana, entre outros. Quanto maior o desconto, mais atrativo será o seu serviço.
Melhores estratégias para captar alunos em um box de CrossFit
E, falando em atratividade, há uma série de técnicas de marketing que podem ser usadas para aumentar a visibilidade e conversão dos potenciais alunos do seu box de CrossFit. Listamos algumas abaixo, confira:
1. Estratégias de marketing digital
Esse formato inclui desde os anúncios pagos em plataformas como Google, Facebook e Instagram, até a criação de conteúdo que gere valor para o seu público-alvo – como dicas para evitar lesões nos treinos, por exemplo. Também é importante contar com uma página otimizada com as técnicas de SEO e atualizada com todas as informações sobre o seu serviço, como local, horário de atendimento, preço dos planos, entre outros.
2. Parcerias locais e indicações
Essa é uma excelente alternativa para aumentar a visibilidade do seu negócio por meio de empresas e marcas que se conectam com o seu propósito. Você e a marca parceira podem oferecer descontos ou outros benefícios exclusivos para os clientes de ambas as empresas.
Além disso, um programa de indicações com recompensas utiliza um dos formatos mais tradicionais de marketing para converter novos alunos: o boca a boca – e promete excelentes resultados, já que as pessoas tendem a confiar ainda mais em indicações de quem conhecem.
3. Testes gratuitos e promoções
As famosas aulas experimentais ou descontos de introdução podem ser boas maneiras de atrair novos alunos sem um alto compromisso financeiro inicial, quebrando uma das principais objeções de matrícula. Vale investir para que os potenciais alunos tenham uma ótima primeira experiência e queiram apostar no seu negócio para continuarem o treinamento.
4. Presença nas redes sociais
Cada vez mais as redes sociais ganham relevância como ferramentas de busca e comprovação da qualidade de determinadas marcas e serviços. Por isso, vale muito a pena criar e atualizar suas páginas com frequência e consistência.
Aposte em conteúdos relevantes, que possam ajudar a posicionar sua empresa, como histórias de sucesso, depoimento dos alunos, atualizações do box, dicas de saúde e por aí vai!
Como reter alunos em um box de CrossFit?
E, além da atratividade, um dos indicadores mais importantes para garantir o sucesso de um box de CrossFit é a retenção de alunos. Pelo menos uma vez na vida você já deve ter ouvido falar que conquistar novos clientes pode custar até 7 vezes mais do que manter os atuais. Além disso, clientes fieis tendem a ser ótimos promotores da sua marca, fazendo indicações de forma espontânea e ajudando a atrair mais alunos sem que você tenha que investir nisso.
Para trabalhar a retenção, há diversas estratégias que você pode colocar em prática, entre elas:
- Alinhar expectativas com o público-alvo
- Investir no treinamento da sua equipe
- Ficar de olho nas faltas
- Oferecer uma experiência fora de série
- Apostar em premiações e recompensas
Quais os desafios de manter um box de CrossFit lucrativo?
A retenção de alunos, conforme trouxemos acima, é um dos grandes desafios de manter um box de CrossFit lucrativo, considerando a competitividade desse tipo de negócio – e do mercado fitness, em geral. Além dela, é importante ficar atento a:
- Gestão do negócio: principalmente na questão financeira, com acompanhamento, controle e visibilidade da saúde dos custos, despesas e receitas.
- Sazonalidade: e a previsibilidade correta para garantir que o seu negócio não seja impactado pela baixa adesão em períodos mais frios do ano, em que os alunos tendem a desistir de treinar.
- Engajamento dos alunos: criar e sustentar uma comunidade engajada exige uma série de investimentos. Mais do que uma boa experiência, os alunos precisam sentir que fazem parte da sua marca, ser convidado para momentos de reconhecimento e desafios, para que possam se desenvolver junto com a conexão com o seu box.
Quais são os erros mais comuns ao abrir um box de CrossFit?
Listamos acima apenas alguns dos desafios mais comuns ao abrir e manter um box de CrossFit. No entanto, existe uma série de erros que, ao serem cometidos pelos seus responsáveis, podem causar problemas sérios para o sucesso desse tipo de empreendimento. Conheça os principais e fique atento para evitá-los!
- Falta de gestão: apesar de parecer algo óbvio, muitos empreendedores negligenciam uma gestão adequada e acabam pagando um preço alto com surpresas negativas, como um custo inesperado ou falta de receita.
- Um plano de marketing ineficaz: quanto maior é o acesso às ferramentas de marketing, mais fácil é de um empreendedor cair na pegadinha de assumir uma responsabilidade da qual não se tem experiência. Pode parecer fácil, mas uma estratégia de marketing eficaz demanda alta expertise na área.
- Falhas na contratação e retenção dos profissionais: o alto índice de turn over é um dos principais perigos de empresas do mercado fitness – provocado, principalmente, pela alta concorrência e baixos investimentos de retenção. O problema é que esse público é responsável pela criação de uma conexão ainda maior com seus alunos, o que faz com que o box de CrossFit possa ter problemas de fidelização na troca constante de profissionais.
Como escolher os melhores equipamentos para um box de CrossFit?
Assim como outros tópicos que compartilhamos aqui neste artigo, uma boa pesquisa é altamente recomendada para escolher os melhores equipamentos para o seu box de CrossFit. Além disso, é importante considerar as necessidades e particularidades do seu público e espaço disponível. Vale, também, priorizar equipamentos de alta qualidade, mas que ofereçam o custo-benefício que caiba dentro do seu orçamento. E, por fim, considere a possibilidade de comprar equipamentos versáteis, que possam ser usados para diferentes exercícios, otimizando o seu investimento.
Dicas para diferenciar seu box de CrossFit da concorrência
Tudo o que trouxemos até aqui deve contribuir (e muito) para a sua jornada de empreendedorismo com um box de CrossFit. Mas, como também já adiantamos, neste mercado tão concorrido, a diferenciação é chave para o sucesso! Para concluir nossas dicas, trouxemos algumas táticas que podem ser usadas para você sair na frente da concorrência:
- Crie uma comunidade sólida: e motivos para que os seus alunos sintam que pertencem ao grupo, com eventos, competições internas e desafios para potencializar a conexão e relacionamento entre os colegas de treino e com a marca.
- Ofereça serviços inovadores: e acompanhe as tendências fitness para otimizar a sua proposta de valor, com atendimento personalizado, nutrição, experiências voltadas à recuperação muscular, entre outros.
- Tecnologia para gestão do negócio: invista em um sistema de gestão completo, personalizado e líder no setor – ou seja, o Tecnofit! Você pode fazer um teste gratuito na nossa ferramenta para comprovar todas as funcionalidades.
O que aprendemos por aqui:
O segmento de CrossFit e treinamento funcional, em geral, é promissor, rentável e de público fiel. E a gente tem exemplos claros que comprovam isso! Se você está interessado em abraçar essa oportunidade, compartilhamos tudo o que precisa para abrir um box de CrossFit – desde um bom plano de negócios, até possibilidades de diferenciação.
E, de quebra, ainda trouxemos uma dica de outro para apoiar, não só na abertura, mas na sustentação do sucesso e crescimento da sua empresa: o sistema Tecnofit. Esperamos que possa aproveitar o melhor dessa ferramenta e conquiste excelentes resultados.