O ano de 2022 trouxe de volta o movimento dos treinos presenciais, que tinham sido deixados de lado por conta da pandemia. E isso foi uma das ações que contribuíram com o retorno da ascensão do mercado fitness no Brasil e no mundo.
Mas as tendências não param por aí. Recentemente a 17ª edição da Worldwide Survey of Fitness Trends, divulgada pelo American College of Sports Medicine (ACSM), trouxe as tendências do mercado fitness para 2023, contando com a colaboração de mais de 4.500 profissionais do setor de saúde e fitness.
Vale dizer que a pesquisa mostra as tendências, ou seja, aquilo que tem grande chance de performar em alta em 2023. Então, se você souber surfar essa onda, estará deixando o seu negócio fitness em boas condições. Acompanhe este artigo para saber mais!
O que é o mercado fitness?
Considerado um dos mais promissores da atualidade, o mercado fitness consiste em uma área ampla que engloba negócios voltados à saúde e bem-estar de modo geral.
Academias, box de CrossFit, studios, quadras para locação, centros de lutas e escolas de dança são exemplos de negócios que se enquadram no mercado fitness, por exemplo.
Como funciona o mercado fitness?
Basicamente, o mercado funciona das seguintes formas: novas empresas, licenciamentos e franquias. Para abrir uma academia, por exemplo, o empreendedor não precisa ser formado em Educação Física, mas é importante ter conhecimentos em administração de empresas.
Se o negócio for criado do zero é preciso que o proprietário invista em marketing e ações para a sua inauguração. Por isso, muitos empreendedores optam por iniciar com uma franquia, por ser uma marca já consolidada.
Independentemente da modalidade escolhida, o mercado fitness tende a ser bem democrático e proporcionar que profissionais de diversas áreas cresçam.
Quais os principais setores do mercado fitness?
Conforme citamos anteriormente, o mercado fitness abrange uma série de setores democráticos e diferenciados. Conheça melhor alguns dos principais:
Academias
Conhecidas como os empreendimentos mais tradicionais do mercado fitness. São ótimas opções para treinamentos regulares, principalmente em cidades em que o espaço ao ar livre, como parques e praças, é escasso.
Podem oferecer desde equipamentos para treinos de musculação até aulas e treinamentos específicos para potencializar os resultados de públicos-alvo segmentados.
Moda Fitness
Contempla as marcas e lojas que oferecem vestimentas e acessórios para os treinos. Normalmente investem em tecnologia na produção para tornar as roupas mais confortáveis.
Nutrição
A escolha da alimentação está diretamente conectada ao mercado fitness. Por isso, cada vez mais encontramos com facilidade nutricionistas, consultorias e produtos dedicados à suplementação disponíveis no mercado, com o objetivo de potencializar os resultados dos treinos.
Restaurantes
E falando em alimentação, também têm crescido as opções de locais focados em pratos fitness, equilibrando o sabor e a nutrição. Podemos encontrar locais que oferecem desde alta gastronomia com baixas calorias até as marmitas fitness, para o dia a dia.
Estética e cosméticos
Saúde, autoestima e bem-estar andam sempre lado a lado, por isso, os produtos e procedimentos de estética e cosméticos que prometem melhorar a aparência dos consumidores também integram o mercado fitness.
Como é o mercado fitness no Brasil?
Com cerca de 35 mil unidades oficiais, o Brasil é o segundo país com o maior número de academias do mundo – ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Quando falamos em faturamento, de acordo com o levantamento da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil alcançou, em 2019, a marca de US$ 2,1 bilhões com o mercado fitness, tornando-se o terceiro colocado entre os países das Américas.
Em relação à quantidade de alunos, fica em quarto lugar, com aproximadamente 9,6 milhões de usuários. No entanto, esse número representa menos de 5% da população, mostrando o potencial de crescimento do mercado fitness no país.
Como é o crescimento do mercado fitness no brasil?
Há aproximadamente seis anos, o Brasil estava na lista das 10 nações com maior mercado fitness do mundo – que vinha se consolidando desde meados de 2010 com a entrada de grandes empresas, como as franquias Bodytech e SmartFit. Nessa época, o foco era atrair a maior quantidade de clientes, aplicando valores agressivos de mensalidade, com modalidades tradicionais de musculação, aeróbico e funcionais.
No entanto, nos últimos anos, o Brasil tem recebido a tendência de empresas menores e segmentadas, como as marcas Spin n’Soul e Action 360. Outro grande movimento foi apoiado pela rede Gympass, em 2012, que promove o acesso à rede de academias parceiras por meio de uma mensalidade única.
Todas essas tendências garantiram o aumento da prática de exercícios físicos no Brasil – combinado com o crescimento de produtos e serviços complementares do mercado fitness. Como consequência, cada vez mais vemos a modernização dos negócios, com destaque para as franquias desse setor.
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Quais as tendências do mercado fitness em 2023?
Agora que você sabe mais sobre o mercado fitness, quais são as oportunidades de investimento e a relevância desse setor no Brasil, é hora de conhecer o que podemos esperar em relação às tendências para 2023.
1. Tecnologia Wearable
As anotações na ficha de treino ficaram para trás! Cada vez mais veremos a presença de equipamentos e acessórios, como pulseiras e relógios inteligentes, que monitoram a quantidade de calorias queimadas, frequência cardíaca, qualidade do sono e prática de exercícios físicos.
2. Treino de Força com Pesos Livres
São os treinamentos com uso de barras, halteres ou kettlebells e foco no movimento certo, repetições, séries, ritmo, carga e definição de exercícios para conquistar resultados de aptidão muscular.
3. Treino com Peso Corporal
Não usar equipamentos também é uma tendência do mercado fitness para 2023. É também uma oportunidade que requer menos recursos, tanto para a academia quanto para o aluno.
4. De olho na Terceira Idade
Vai ao encontro de uma forte tendência sociodemográfica: as pessoas estão vivendo mais – e desejando estarem saudáveis e fisicamente ativas até o final da vida. Por isso, os programas fitness focados nos idosos também são boas opções para investir em 2023.
5. Treino Físico Funcional
São os treinamentos com o objetivo de melhorar a capacidade física, como força, flexibilidade, resistência, mobilidade e estabilidade.
6. Treinos ao Ar Livre
Depois de um bom tempo sem poder sair de casa, as pessoas querem mais é respirar o ar puro! Essa tendência permite a oferta de atividades em grupo, como caminhadas, corridas e até os famosos “Aulões nos Parques”, por exemplo. São boas opções para despertar a atenção e interesse daqueles que ainda não são alunos da academia.
7. HIIT: Treinamento Intervalado de Alta Intensidade
São programas de repetições de sessões de exercícios com alta intensidade, seguidos por períodos de descanso. Podem ser usados em diferentes modalidades de exercícios físicos.
8. Foco na Perda de Peso
A tendência é a combinação de programas de perda de peso com a prática de exercícios, como dietas, serviços nutricionais e cursos de culinária, por exemplo. Sempre pensando no benefício complementar do treinamento.
10. Certificação de Profissionais
O consumidor – e, consequentemente, o mercado – está cada vez mais exigente. Por isso, além da obrigatoriedade do curso superior em Educação Física e registro no CREF, é importante avaliar com atenção a possibilidade de especialização e certificações em áreas específicas.
11. Personal Training
A necessidade de acompanhamento, avaliação e determinação de objetivos individuais segue como uma tendência para este ano. O profissional Personal Trainer oferecem instruções técnicas para a realização das atividades e monitoram de perto o desempenho e progresso de cada aluno.
Quais os desafios do mercado fitness?
Um dos grandes desafios do mercado fitness é garantir a abertura e funcionamento dos negócios mantendo o cuidado constante e todas as medidas de segurança para evitar o contágio da Covid-19.
Como a pandemia ainda não foi completamente controlada, o desafio é estendido à incerteza da gravidade do cenário, que pode orientar o fechamento das academias a qualquer momento.
Por isso, mesmo com as tendências orientadas para o lado positivo, é fundamental fazer um bom planejamento financeiro e garantir a oferta de produtos e serviços alternativos sempre que possível.
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Conclusão
Com previsão de crescer muito mais nos próximos anos, o mercado fitness é um ótimo caminho para quem deseja empreender nessa área. E, tendo conhecimento das principais tendências do segmento, fica mais fácil ainda crescer.
E aí, agora que você já sabe as tendências para o mercado fitness em 2023, está pronto para fazer histórias neste ano?