Você certamente já ouviu a máxima “quem não é visto, não é lembrado”. Em um mercado tão concorrido como o de negócios fitness, conhecer diferentes dicas de marketing para academia e aplicá-las em estratégias distintas é quase obrigatório para se destacar e manter a competitividade.
Por conta disso, neste artigo, trouxemos uma série de dicas de marketing para academia para que você saiba quais decisões tomar na hora de investir nessa estratégia. Acompanhe para saber mais!
O que é marketing para academia?
O marketing para academia contempla uma série de estratégias para conquistar novos alunos, fidelizar os atuais, maximizar a imagem do seu negócio, posicioná-lo como especialista em determinada modalidade, capturar leads, entre tantos outros objetivos.
No marketing para academia, é necessário usar diferentes técnicas, como identificar seu público-alvo, pesquisa de mercado, promoção em redes sociais e outros, de acordo com os resultados esperados.
Qual a importância das ações de marketing para academias?
Com uma estratégia de marketing para academia eficaz, você aumenta as chances de tornar o seu negócio conhecido e reconhecido. Além disso, ao promover seus serviços e desenvolver um relacionamento com os membros, sua marca ganha maior visibilidade.
Entretanto, o principal benefício do marketing para academia é que, a longo prazo, seu negócio obtém estabilidade e as oportunidades de crescimento aparecem. Por essas razões, vale a pena investir seu tempo e recursos nesse aspecto.
Como criar um plano de marketing para academia?
A criação de um plano de marketing para academia demanda conhecimento e dedicação. Mas, além disso, é preciso ter clareza em relação ao que você espera em troca desse investimento, para que os resultados sejam assertivos e eficientes.
Sendo assim, a seguir, listamos uma série de etapas que não podem ficar de fora da criação de um planejamento de marketing para a sua academia. Confira!
Como desenvolver uma identidade visual para a academia
Uma das dicas de marketing para academia mais procuradas certamente diz respeito ao visual atrelado ao seu negócio. E não é à toa! Segundo um estudo da Confederação Nacional das Indústrias, 75% das empresas que investem em design aumentam suas vendas, e 41% diminuem os custos, de forma paralela.
No entanto, a jornada que faz com que um cliente reconheça sua marca apenas pelo visual demanda um trabalho de criação de identidade criterioso, que começa na definição da imagem que a sua empresa deseja transmitir aos alunos, profissionais e outros stakeholders. Estamos falando, principalmente, do posicionamento, missão, valores e definição de público-alvo.
É a partir dessas premissas que podemos começar a pensar nas cores, tipografias e elementos visuais que representam essa imagem, personalidade e sensação. E, com isso, você pode usar softwares disponíveis gratuitamente, como o Canvas, ou contratar um parceiro especialista em criação de identidade visual, para criar a sua!
Logotipo, visual e mensagens-chave da identidade da sua academia definidos? Agora é hora de estampar seu espaço, uniformes, redes sociais, site e outros locais conectados com a sua academia, para apresentar a sua identidade ao mercado, fortalecer a relação com seus clientes e criar uma memória de marca essencial para fortalecer seus resultados.
Público-alvo
Como antecipamos acima, a definição sobre o público que você deseja receber na sua academia faz toda a diferença na hora de criar uma identidade visual. E, consequentemente, um plano de marketing.
E aqui vale uma dica especial: apesar de, muitas vezes, desejarmos atender o mundo todo, quanto mais específica for a sua identificação de público-alvo, melhor.
Isso vai fazer com que as estratégias de marketing para academia possam ser segmentadas. E os resultados, ainda melhores!
Sendo assim, além de características básicas, como gênero, idade e localização, identifique quais são os principais objetivos, necessidades e características dessa parcela de potenciais clientes.
A importância do branding para academias
Sabe o que faz com que um chinelo torne-se Havaianas, uma esponja de aço seja um Bombril e uma lâmina de barbear, uma Gillette? O nome disso é branding! A mesma estratégia que faz com que tantas pessoas conheçam e confiem em nomes como Smart Fit e Blue Fit, por exemplo.
O branding é uma estratégia de criação de identidade única e memorável, que diferencia uma empresa no mercado, por meio do conhecimento e reconhecimento da marca. Por meio do branding, promovemos a aproximação e conexão dos clientes com a empresa, facilitando a percepção positiva e favorecendo a escolha pela marca em questão.
Sendo assim, podemos afirmar que o branding tem total relação com os resultados de uma academia, capaz de potencializar não apenas as vendas, mas também a experiência e engajamento dos alunos.
Estudo de mercado
Realizar um estudo de mercado para uma academia permite saber como ela se destaca entre os concorrentes e identificar oportunidades para ações de marketing.
Como realizar um estudo de concorrência para academias
Antes mesmo de identificar quais concorrentes você deseja conhecer melhor, sugerimos que defina as metas desse estudo, por exemplo, descobrir os pontos fortes e fracos da concorrência que atraem seu público-alvo.
Depois, estabeleça quais métodos são mais viáveis para você obter as informações. Considere a possibilidade de realizar uma busca por meio de canais digitais ou com pesquisa presencial para entender as preferências e opiniões dos clientes de outros negócios.
Compare os tipos de serviço e modalidades oferecidas, estrutura de preços, pacote e planos, além das propostas de valor que diferenciam cada um dos seus concorrentes. Em uma pesquisa mais avançada, você também pode descobrir como cada empresa se comunica com seus alunos e potenciais clientes, identificando traços da estratégia de marketing em questão.
Com todas as informações que você precisa capturadas, invista em um relatório analítico e comparativo, que possa contribuir com insights relacionados às áreas de diferenciação e oportunidades percebidas. E, por fim, desenvolva um plano de ação baseado nessas análises, lembrando de avaliar os resultados de cada iniciativa implementada.
Objetivos
Os objetivos de marketing para academia devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo definido. Em outras palavras, eles precisam ser determinados com informações que você possa acompanhar.
Por exemplo, é possível estabelecer aumentar a quantidade de alunos em 20% nos próximos seis meses. Também pode planejar manter a taxa de retenção em 10% até o final do ano. No entanto, esses números precisam ser próximos da sua realidade.
Estratégias e táticas
Uma vez que saiba onde pretende chegar, planeje como fará isso.
Se, no momento, a meta da sua academia for atrair novos membros, campanhas com anúncio podem ser uma boa opção. Contudo, se estiver com orçamento limitado, estratégias orgânicas de marketing digital, pode ser uma ótima solução.
Por outro lado, para reter os frequentadores atuais, uma boa alternativa é fortalecer o engajamento com programas de fidelidade, aulas exclusivas e participação em eventos especiais.
Liste todas as opções que você consegue utilizar no curto, médio e longo prazo, mas dê prioridade as mais acessíveis.
Mídias
A escolha da melhor mídia para a sua estratégia de marketing para academia dependerá do seu público-alvo, dos objetivos e do orçamento disponível.
Por exemplo: a propaganda tradicional em rádio, televisão e jornal costuma ter um grande alcance, porém exige alto investimento.
Na internet, por outro lado, a publicidade pode ser direcionada para o público mais específico. Esse modelo pode ser pago, como no caso dos anúncios, mas com custo menor – ao comparar com as mídias tradicionais. Também há opções com baixo investimento, como as redes sociais, e-mail, blogs e outros.
Além disso, pense na possibilidade de fazer parcerias com empresas locais, por exemplo, lojas de alimentos saudáveis, spas e clínicas.
Investimento
E, falando em investimento, é preciso estabelecer um orçamento viável para gerar retorno financeiro que demonstrem resultados efetivos. Uma estratégia que ajuda a estimar esse valor consiste em analisar dados de campanhas de marketing anteriores da sua academia e comparar com o investimento realizado – o famoso ROI.
Outra tática corresponde a limitar os custos a um percentual da receita. Embora não haja uma regra fixa, geralmente as empresas destinam de 5% a 10% do faturamento mensal para ações de marketing.
Métricas de desempenho
Para saber se essas dicas de marketing para academia vão ajudar a alcançar suas metas, acompanhe os indicadores e monte projeções.
Por exemplo, verifique se há crescimento ou diminuição no número de novas matrículas na academia, após uma campanha de marketing. Ou, no formulário de inscrição, pergunte às pessoas como conheceram seu estabelecimento. Também avalie quantos cancelamentos e ausência de alunos existem por semana ou por mês.
Análise ainda o engajamento nas redes sociais, como curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques nos links das postagens.
Como usar dados analíticos para otimizar suas campanhas de marketing
Números como esses, citados anteriormente, são conhecidos como dados analíticos. Trata-se de informações que ajudam a entender comportamentos, padrões e tendências. E que, por consequência, auxiliam na tomada de decisão muito mais estratégica e assertiva!
E quando falamos em dicas de marketing para academia, a análise dos dados analíticos contribui com uma visão muito mais clara sobre quais estratégias estão gerando os melhores resultados – como taxa de conversão, engajamento ou comportamento dos usuários.
E, assim, você pode fazer otimizações de orçamento, personalização de mensagem ou segmentação para garantir um retorno ainda melhor.
Como fazer marketing para academia?
Agora que você conhece o passo a passo de um planejamento de marketing para academia – etapa responsável pela criação de todo o plano de fundo necessário para aplicar, de fato, o seu investimento -, é hora de conhecer algumas técnicas que você pode experimentar para promover da melhor forma seu negócio. Vem com a gente!
Apareça no Google Meu Negócio
Ao cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio, quando alguém pesquisar por academias na sua região, ele terá mais chances de aparecer nos resultados.
Sua academia também será exposta no Google Maps quando um usuário fizer busca por um endereço próximo. Dessa forma, as pessoas terão facilidade para saber o horário de funcionamento, telefone, site, por exemplo.
A opinião de frequentadores e as estatísticas para análise são outras vantagens oferecidas pela plataforma, e sem custos.
Então, acesse google.com/business, clique em “começar agora” e entre na sua conta do Google. A partir daí, basta inserir as informações da sua empresa para em poucos minutos finalizar essa tarefa.
Crie e participe de eventos
Eventos permitem que você promova sua academia para um público mais amplo, seja em feiras de bem-estar e saúde ou festivais esportivos da sua região.
Nessas ocasiões há uma excelente oportunidade para coletar dados de contato de possíveis clientes. Ofereça brindes, como amostras grátis, descontos e sorteios em troca das informações.
Outros benefícios de usar eventos como estratégia de marketing para academia são as parcerias com outras empresas ou influenciadores fitness. Por exemplo, conceder descontos para alunos indicados por um estabelecimento parceiro.
Conheça o seu público
Para obter informações sobre o perfil dos seus alunos e realizar campanhas de marketing para academia mais eficazes, faça pesquisas. Por meio de formulários, entrevistas ou questionários online, ou presencialmente. Converse com os frequentadores atuais e descubra as preferências, objetivos, interesses e motivações deles.
Também avalie as academias concorrentes na região, descubra que tipo de público elas atraem e quais são os diferenciais que apresentam. Com isso, você pode identificar lacunas e oportunidades para atingir o seu público específico.
Crie um programa de indicações
Baseados no princípio do marketing boca a boca, um programa de indicação é uma excelente maneira de conquistar novos alunos e fidelizar os existentes.
E para motivar os membros a indicarem outras pessoas, uma boa dica de marketing para academia é oferecer recompensas atraentes. Podem ser descontos, brindes, treinamento personalizado ou bônus para aproveitar serviços extras na academia.
Contudo, ao fazer isso lembre-se de deixar todas as regras claras para os participantes e divulgar em todos os meios de comunicação. Além disso, torne o processo de indicação o mais fácil possível.
Crie uma lista de e-mails
Se você utiliza o e-mail como canal de comunicação e relacionamento com seus potenciais alunos e clientes, também é possível aplicar diferentes dicas de marketing para academia por este meio.
Por exemplo, enviar promoções e descontos exclusivos para ex-alunos. Também permite passar informações relevantes sobre os eventos, aulas especiais, dicas de saúde e fitness, lembretes de agendamento, programas de fidelidade e mais para frequentadores atuais.
Contudo, tenha em mente que é obrigatório obter consentimento das pessoas para encaminhar esses e-mails. Isso pode ser feito por meio de um formulário de inscrição em seu site, redes sociais ou no próprio estabelecimento. Além disso, ofereça alguma vantagem para que os alunos se interessem em passar esse dado.
Estude e aplique o marketing sensorial
O marketing sensorial refere-se a estimular os sentidos dos frequentadores da academia para que eles tenham uma experiência ainda melhor. Ele serve tanto para fidelizar os alunos atuais quanto para encantar novos membros.
Algumas técnicas que você pode usar nesse sentido são:
- Colocar vibrantes com imagens inspiradoras de pessoas saudáveis e em forma.
- Investir em espelhos, que permitem ver os movimentos e trazem uma energia positiva.
- Incluir um sistema de som de qualidade e criar uma playlist com músicas energéticas.
- Manter os equipamentos, tapetes e toalhas sempre limpos.
- Investir em um local para que os alunos possam realizar um lanche saudável.
Em websites, redes sociais, aplicativos, vídeos e anúncios procure criar uma experiência imersiva e memorável. Use elementos atraentes e envolventes, como imagens de alta qualidade, vídeos, animações e design visualmente agradável que capture a atenção dos usuários e transmita a mensagem da sua marca de forma eficaz.
Faça o planejamento
Além do planejamento inicial para desenvolver estratégias de marketing para academia, lembre-se de se preparar para o cotidiano. Assim, é possível encontrar novas oportunidades, adaptar-se às mudanças e acompanhar a concorrência. Portanto, procure realizar análises periódicas e desenvolver técnicas que promovam seu negócio.
Descubra o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Acompanhe mensalmente indicadores, como novas matrículas, número de ausências e outros. Escute as pessoas, responda os comentários deixados em redes sociais e solicite aos funcionários que se mantenham atentos para qualquer necessidade do cliente.
Faça parcerias e co-marketing
Estabelecer parcerias e fazer co-marketing para academia é uma excelente estratégia para expandir a base de alunos e fortalecer a presença do seu negócio no mercado.
Pense em empresas relacionadas ao seu segmento. Por exemplo, lojas de suplementos, spas, nutricionistas e fisioterapeutas, que podem indicar seu estabelecimento.
No entanto, antes de entrar em contato, descubra como é a reputação de seu provável parceiro. Também formule um acordo que seja vantajoso para ambos, considere a possibilidade de criar ofertas especiais, descontos cruzados, eventos conjuntos e compartilhamento de recursos.
Já pensou em ter um parceiro para transformar a gestão da sua academia? Clique aqui e descubra como a Tecnofit pode ser o apoio que você precisa para alcançar o sucesso!
Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo implica no desenvolvimento de materiais ricos com a intenção de atrair e fidelizar alunos interessados em assuntos relacionados ao setor. Para isso, pesquise sobre dúvidas que as pessoas tenham a respeito de saúde, fitness, e assuntos relacionados. Depois, faça publicações que apresentem soluções para cada uma dessas questões.
Você também pode compartilhar informações úteis e valiosas com seu público, como dicas de treinamento e nutrição em diversos formatos: vídeos, textos, tutoriais, infográficos, podcasts ou e-books.
Também é indicado conhecer e usar as técnicas de SEO – ou seja, otimização de páginas em buscadores (como o Google), para alcançar os resultados esperados.
Aplique técnicas de re-marketing
O re-marketing visa alcançar pessoas que demonstraram algum interesse em frequentar a academia, porém não chegaram a converter em uma matrícula. Ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads possuem recursos que permitem rastrear as atividades de visitantes do seu site e montar anúncios segmentados para esse público.
Outra opção consiste em reunir uma lista de e-mails de membros antigos para aplicar essa estratégia. Tanto nas mensagens, quanto nas propagandas, apresente promoções exclusivas, como treinos gratuitos, descontos especiais ou até mesmo um período de teste. Reforce esses estímulos com depoimentos de frequentadores.
Segmente o seu público com anúncios estratégicos
É uma ótima ideia separar seus alunos por grupos e direcionar os anúncios de acordo com cada perfil. Há diversas características a se considerar, como localização, idade, gênero, objetivos, tipos de condicionamento físico, estilo de vida e outros.
Trabalhe estratégias de redes sociais
Existem várias táticas de marketing para academia que você pode implementar nas redes sociais para atrair o interesse dos usuários e destacar a qualidade do seu negócio. Nesse sentido, algo que costuma gerar muito sucesso é postar conteúdo sobre exercícios, receitas saudáveis, treinamentos, depoimentos de alunos, entre outros.
Outra boa técnica consiste em compartilhar fotos e vídeos atraentes que mostram suas instalações, equipamentos, aulas e treinadores. Incentivar a interação ao fazer perguntas, tirar dúvidas e responder comentários ajudam a criar um relacionamento com os seguidores. Por essas plataformas ainda é possível estabelecer parcerias e divulgar eventos, por exemplo.
Utilize as vantagens do YouTube
Muitas pessoas que desejam aprender a fazer exercícios acessam o YouTube – uma grande oportunidade de conquistar novos clientes. Além do mais, os vídeos dessa plataforma são facilmente compartilhados em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e incluídos em blogs, por isso vale a pena usá-lo como estratégia de marketing.
Então, monte um canal para sua academia e grave tutoriais de exercícios, dicas de nutrição, entrevistas com instrutores, histórias de sucesso, entre outros. Considere a possibilidade de investir em anúncios para divulgar os vídeos para um público mais amplo. Aliás, é possível segmentar essa publicidade por localização, idade e interesses.
Aplique, monitore e adapte suas estratégias
Acompanhe as métricas de desempenho para avaliar o sucesso das suas estratégias de marketing. Entre outros dados, verifique o número de pessoas interessadas nos seus serviços, percentual dos que se matriculam, quantidade de participantes em eventos, engajamento nas redes sociais e taxa de cancelamento de inscrições.
Com base nas análises dos dados coletados, ajuste as ações de marketing para a academia. Identifique o que tem trazido mais benefícios e o que é necessário modificar ou descartar. Teste diferentes abordagens e mensagens para melhorar continuamente seus resultados.
Utilize testemunhos e depoimentos
Até aqui, compartilhamos uma série de técnicas de marketing para academia que consideram o seu negócio como principal “locutor” das suas vantagens e diferenciais. No entanto, contar com depoimentos dos seus alunos, professores e demais stakeholders também pode fazer toda a diferença na hora de conquistar um novo membro para o seu negócio. Saiba como:
Divulgue histórias de sucesso inspiradoras
É muito comum que os potenciais alunos sintam-se inspirados quando conectam-se com histórias reais. Identifique, na sua academia, pessoas com jornadas inspiradoras, com resultados impressionantes, e convide-as a contarem um pouco sobre como conquistaram seus objetivos com apoio da sua academia.
Incorpore os depoimentos em diversos canais de marketing
Além da rede social, aproveite essas histórias para o seu site, avaliações do Google Meu Negócio e até mesmo a criação de filmes para campanhas que podem ser veiculadas em outros canais.
Use os depoimentos em anúncios e campanhas publicitárias
Além das peças com informações tradicionais sobre o seu negócio, os depoimentos também podem fazer parte dos anúncios publicados no Google, Facebook, Instagram, Youtube e outros canais identificados com potenciais resultados para o marketing para academia.
Para isso, sugerimos contar com um parceiro especializado nessa disciplina, para criar artes e conteúdos interessantes, atrativos e convidativos, que vão proporcionar ainda mais valor para os depoimentos.
Destaque os depoimentos em seu site
Crie uma aba no seu site apenas para compartilhar depoimentos dos seus alunos. Além de contribuir com o ranqueamento da sua página no Google e demais buscadores, essa estratégia de marketing para academia vai ajudar a criar valor para a sua empresa quando os interessados buscarem informações nesse local.
Use depoimentos de diferentes perfis de alunos
Essa é uma dica essencial para que você tenha bons resultados com as histórias dos seus alunos. Afinal, para conectar, um depoimento precisa ser representativo! Dessa forma, converse com diferentes públicos, com objetivos, cenários e resultados distintos, a fim de mobilizar o máximo de pessoas possível.
E lembre-se de tratar qualquer dado pessoal dos seus alunos, como nome, foto e depoimento, dentro das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e garantir o consentimento de todos em qualquer veículo de divulgação.
Utilize influenciadores
Além de usar os seus próprios alunos como influenciadores e embaixadores de marca, de forma orgânica, contratar influenciadores também é uma excelente estratégia de marketing para academia. Inclusive, usada de forma abrangente e poderosa por grandes redes, como a SmartFit, por exemplo!
Apenas para termos uma ideia da relevância dessa estratégia, de acordo com o The State of Influencer Marketing Benchmark Report 2024, o Marketing de Influência valerá US$ 24 bilhões até o fim de 2024. E mais de 85% das empresas participantes vão separar um orçamento para o Marketing de Influência no mesmo ano.
Compartilhamos abaixo algumas ideias de como usar os influenciadores nas estratégias de marketing para academia. Confira!
Selecione influenciadores alinhados com sua marca e ideais
Em primeiro lugar, assim como toda e qualquer parceria, a escolha dos influenciadores ideais deve considerar a conexão com a sua marca – valores, propósito e ideais. E aqui vale um cuidado especial, afinal, estamos falando de pessoas.
Qualquer comentário, posicionamento e atitude que vá contra o que você quer representar enquanto empresa, pode trazer resultados extremamente negativos e difíceis de reverter.
Desenvolva parcerias autênticas e de longo prazo
E quando falamos em conexão, é interessante entender se a sua marca realmente pode fazer parte da rotina dos influenciadores a longo prazo, para que a parceria não seja percebida apenas como um contrato de publicidade. Para chamar atenção e mobilizar os seguidores desses influenciadores, os conteúdos precisam ser autênticos e verdadeiros!
Crie conteúdos exclusivos e colaborativos
Crie uma relação de confiança com os seus influenciadores e incentive-os a criarem conteúdos inovadores e exclusivos, mesmo que às vezes seja necessário entrar nas tendências das redes sociais para “surfar uma onda” relevante para o seu negócio. E lembre-se de compartilhar essas publicações nas duas páginas, referenciando a colaboração entre marca e influenciador.
Ofereça benefícios exclusivos para os seguidores dos influenciadores
Outra boa tática de marketing para academia atrelada aos influenciadores é o oferecimento de cupons de desconto, isenção de taxa de matrícula, entrega de brindes ou outros benefícios exclusivos para quem comprovar que segue ambos os perfis – de marca e influenciador. Assim, você promove uma relação ganha-ganha, em que todas as partes interessadas são beneficiadas!
Incentive avaliações da academia no Google meu Negócio
Conforme apresentamos no início deste artigo, ter as informações da sua empresa no Google Meu Negócio é uma importante estratégia de marketing para academia. Isso porque facilita o acesso aos dados procurados por potenciais clientes, como local, contato, horário de atendimento, modalidades oferecidas, endereço do site e avaliações, por exemplo.
E, falando em avaliações, esses comentários são cada vez mais analisados para que um potencial cliente possa entender um pouco mais sobre a experiência das pessoas no seu estabelecimento e tomar decisões em cima disso. Sendo assim, convidar seus alunos a compartilharem suas percepções nessa plataforma, pode ser uma importante estratégia!
A importância das avaliações para a academia
Mesmo que você não conheça as pessoas que avaliam determinado local, ler os comentários faz parte da jornada da tomada de decisão dos clientes nos mais diferentes setores. E para as academias, não é diferente. Saber a percepção de outros clientes pode ajudar a entender um pouco mais a experiência do local, além do compromisso com a saúde, segurança e objetivos dos alunos.
Uma avaliação positiva certamente vai contribuir com a tomada de decisão por diferentes espaços para treinamento.
Como pedir avaliações de forma eficiente
E para que o Google Meu Negócio da sua academia esteja recheado de avaliações positivas, é importante conversar com seus alunos e solicitar essa ação por parte deles.
Você pode fazer esse contato de diversas formas, mas quanto mais fácil for o acesso, maiores são as chances de que eles atendam o seu pedido. Sendo assim, certifique-se de orientá-los sobre como fazer, com um passo a passo simples e didático, além do link de redirecionamento.
Ofereça incentivos para avaliações
Outra forma de garantir as avaliações dos seus alunos é oferecendo incentivos ou benefícios em troca, como desconto na mensalidade, isenção da taxa de matrícula, brindes personalizados e exclusivos, entre outros. Avalie o que pode ser atrativo e invista na criatividade para convencer os seus clientes.
Como responder as avaliações de forma profissional
E, mais importante do que solicitar as avaliações, é respondê-las de forma cordial, profissional e educada. Mesmo que não sejam percepções 100% positivas, faça questão de responder reafirmando o seu compromisso com o bem-estar, saúde e segurança das pessoas que frequentam a sua academia.
Use essa plataforma como uma estratégia de feedback e invista em melhorias para que os alunos e potenciais clientes percebam o valor agregado em contribuírem com as suas avaliações.
Como fazer marketing digital para academia?
Pela internet, você tem a opção de aproveitar várias plataformas para realizar as ações de marketing para academia. Sendo assim, confira na sequência algumas ferramentas para promover sua academia de forma digital!
Instagram para academias
Suas campanhas de marketing no Instagram terão mais sucesso se realizar determinadas ações. Por exemplo, configurar uma conta comercial para obter acesso a recursos adicionais, como análise de dados e a capacidade de criar anúncios pagos.
Usar hashtags relevantes nas postagens também pode aumentar a visibilidade das suas páginas. Sendo assim, pesquise hashtags populares relacionadas à fitness e saúde e inclua-as nas publicações. Isso ajudará pessoas interessadas nesses tópicos a encontrar sua academia. Fora isso, não se esqueça de utilizar o recurso dos stories, enquetes, destaques, reels, fazer parceria com influenciadores.
YouTube para academias
Crie um canal e defina quais são seus objetivos e o público pretende atingir para, por fim, desenvolver um bom conteúdo. O Youtube também conta com alguns detalhes que favorecem seu sucesso.
Procure postar vídeos com boa qualidade, para favorecer a percepção de sua academia e influenciar no interesse dos espectadores. Use uma câmera e um microfone adequado, preste atenção à iluminação e ao som. Insira as palavras-chave nos títulos, descrições e tags das postagens.
O papel dos vídeos de treinamento no marketing de academias
A publicação de vídeos de treinamento da sua academia no Youtube tem um importante papel de reforçar o posicionamento da sua empresa como especialista, fortalecendo o cuidado e compromisso com a saúde e objetivos fitness dos alunos.
Isso porque, os vídeos no Youtube são formatos visuais e envolventes para demonstrar, de forma prática, a eficácia dos treinos – assim como a atuação dos instrutores. Permite, também, que os usuários conheçam melhor a filosofia da academia e um pouco da experiência no local.
Sendo assim, os vídeos contribuem com a transparência, confiança e credibilidade, elementos importantes para atrair a atenção dos potenciais alunos e melhorar os resultados de conversão.
Facebook para academias
No Facebook, uma das dicas de marketing para academia é configurar uma página de negócios. Nela, é possível compartilhar informações como horários de funcionamento, serviços oferecidos, fotos e depoimentos de alunos. Caso queira, há a possibilidade de gerar anúncios segmentados a um baixo custo.
Outras dicas de marketing para academia no Facebook consistem em efetuar transmissões ao vivo de aulas de exercícios, sessões de treinamento ou eventos especiais.
Também indicamos participar de grupos e comunidades com conselhos úteis e respostas às perguntas de usuários que ajudam a posicionar seu negócio, como uma autoridade na área.
Google Ads para academias
O Google Ads é uma plataforma de publicidade online oferecida pelo Google. Por meio dela são exibidos anúncios em uma variedade de formatos em diferentes canais digitais.
Por meio do Google Ads, há a possibilidade de direcionar a publicidade para pessoas em uma determinada localização, interessadas em certos termos. As propagandas podem ser apresentadas após pesquisas no Google, em display ou vídeos dentro de sites. Outras vantagens são os recursos de remarketing e a otimização das campanhas para dispositivos móveis.
Sites para academias
Um site é uma ferramenta muito eficaz de marketing digital para academias. Ele permite que você se conecte com o seu público-alvo, destaque os diferenciais do seu negócio e incentive as pessoas a se inscreverem. Portanto, é aconselhável incluir informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, como aulas, equipamentos, horários e instrutores.
Crie um cronograma para postar conteúdo relevante com frequência e certifique-se que ele esteja de acordo com as regras de SEO. Também facilite o processo de inscrição e auxilie os novos alunos a se matricularem de forma online.
Mantenha o seu site atualizado com informações sobre eventos especiais, aulas experimentais gratuitas, descontos e promoções.
Como criar e gerenciar um blog para a academia
Em geral, os sites das academias também são muito úteis para armazenar uma página de blog. Essa ferramenta, por sua vez, tem como principal objetivo melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores, como o Google, por exemplo. Ao mesmo tempo, promovem a conexão com os clientes e potenciais alunos, por meio do compartilhamento de conteúdo rico.
Se você entender que criar um blog pode ser uma boa dica de marketing para a sua academia, listamos abaixo um passo a passo ideal para implementar essa ferramenta. Confira:
- Crie uma estratégia para o blog da sua academia: identificando quais são os principais resultados esperados com essa ferramenta, o público-alvo e a mecânica ideal para que você consiga alimentar essa página.
- Escolha a melhor plataforma e aprenda como usá-la: prefira soluções fáceis de trabalhar e monitorar, com acompanhamento intuitivo e permissão de atualizações.
- Crie um calendário constante e consistente: a palavra-chave do sucesso de uma página de blog é a consistência. Você precisa mostrar para as ferramentas de busca que seus conteúdos são úteis e importantes para os usuários.
- Produza conteúdo de qualidade, otimizado para SEO: em artigos de blog, você pode usar texto, depoimentos, imagens, vídeos e outros elementos que contribuam com a melhor experiência possível dos seus alunos e potenciais clientes na ferramenta. Estude e identifique as melhores práticas de SEO para garantir a otimização desse conteúdo com qualidade.
- Acompanhe os resultados e faça mudanças necessárias: por meio de ferramentas de mensuração, como o Google Analytics, por exemplo, identifique o padrão, comportamentos e tendências das suas páginas de blog. E, com esses insights, faça as devidas mudanças na rota para garantir os melhores resultados possíveis.
Forme uma lista de e-mails
Você também pode construir uma lista de e-mails com base nos interesses e necessidades dos alunos. Por exemplo, é possível separar as pessoas que tenham interesse em perda de peso, treinamento de força e aulas de condicionamento físico. A partir daí, basta enviar mensagens direcionadas e relevantes para cada grupo.
Encaminhar newsletters para informar sobre as últimas notícias, eventos e promoções na sua academia consiste numa boa estratégia de marketing digital. Também compartilhe dicas de exercícios, receitas saudáveis, histórias de sucesso e mantenha os membros engajados.
Novas tendências de marketing para academias
A tecnologia tem impulsionado a forma como nos comunicamos, trabalhamos e vivemos. Com o marketing para academia não é diferente! Podemos acompanhar uma série de tendências que prometem otimizar e maximizar a experiência das pessoas com as marcas fitness, melhorando os resultados. Conheça algumas:
Experiência personalizada através da tecnologia
O treino personalizado é, por si só, uma forte tendência fitness. E, com a ajuda da tecnologia – seja por meio da Inteligência Artificial, dispositivos wearable ou aplicativos de treino – podemos ter acesso a dados em tempo real, que contribuam com recomendações e programas personalizados, que possam potencializar a experiência dos alunos, por meio de estratégias de marketing.
Lives e conteúdos ao vivo
Você já deve ter visto ou ouvido falar de lives de lançamento de produtos. Essa é uma estratégia que tem sido cada vez mais usada para garantir alto impacto e conversão em momentos importantes para diferentes tipos de negócio. Isso porque elas aproximam o cliente e criam espaços de interação, como sessões de perguntas e respostas, reações em tempo real e outras experiências, tornando as lives uma excelente ferramenta de marketing.
Gamificação e desafios fitness
Essas tendências ajudam a criar a experiência da atividade física muito mais envolvente e divertida. Por meio de desafios, as academias podem inserir “moedas de troca”, como descontos, promoções e outras recompensas que aumentem as chances de conversão – ao mesmo tempo que ajudam os alunos a cumprirem suas metas.
Conclusão
Como você pode perceber ao longo deste artigo, as estratégias de marketing desempenham um papel fundamental para atrair e reter os alunos, apoiando o sucesso de um negócio no longo prazo.
Sendo assim, não perca tempo: aproveite as dicas de marketing para academia desse texto e comece já montar o seu planejamento para alcançar o sucesso.