Certamente você já ouviu falar no ditado “a primeira impressão é a que fica”. E quando falamos no espaço físico, a recepção da academia é responsável por fazer com que a experiência do aluno seja diferenciada desde o momento da sua chegada.
A recepção da academia é o portal de acesso dos clientes e visitantes que estão à procura de um novo lugar para se exercitar, onde eles possam se sentir seguros para conquistar todos os seus objetos fitness, de saúde e bem-estar.
Sendo assim, a recepção de uma academia bem planejada, funcional e esteticamente agradável contribui com a percepção dos potenciais clientes e, consequentemente, com o volume de novos contratos e vendas do seu estabelecimento.
Para você ter certeza de causar uma primeira impressão verdadeiramente positiva em quem visita o espaço, nós elencamos os principais aspectos para transformar a recepção da sua academia em um habilitador da imagem da marca, além de apontar dicas adicionais para impulsionar suas vendas. Acompanhe para saber mais!
Qual é a importância de uma recepção para uma academia?
Quando falamos na experiência presencial, a recepção de academia é o primeiro ponto de contato entre os clientes ou potenciais clientes e a empresa. E, sabendo que as pessoas tendem a construir opiniões em poucos segundos, com base em em sinais visuais, comportamentais e verbais, esse local tem total influência na decisão de conversão.
Além disso, principalmente para quem ainda não conhece o seu negócio, a recepção da academia pode ajudar a construir uma relação de confiança com os novos membros, ao transmitir as principais qualidades da sua marca.
E, pensando de forma prática, é na recepção de academia em que normalmente são gerenciados os agendamentos, compartilhadas as informações sobre planos e serviços, além de contar com profissionais responsáveis por resolver desafios cotidianos de forma rápida e eficiente, organizando o fluxo de pessoas. Tudo isso ajuda a criar um ambiente motivador e acolhedor, que contribui com os índices de fidelização do estabelecimento.
O que uma recepção de academia de sucesso tem?
A verdade é que não existe só uma receita para que uma recepção de academia possa proporcionar excelentes resultados para a sua empresa. No entanto, alguns atributos certamente podem fazer a diferença ao influenciar positivamente a experiência dos alunos e visitantes no seu estabelecimento. São eles:
Design e cores da sua marca
Essa característica é capaz de fortalecer a identidade da sua academia, refletindo os valores e posicionamento do negócio. Com um visual forte e motivador, os visitantes e clientes tendem a criar uma conexão mais rápida com a sua marca, acelerando a decisão de conversão.
Mantenha a recepção organizada
É essencial que a recepção da academia esteja sempre limpa, organizada e, principalmente, funcional! Isso vai fazer com que o trabalho dos profissionais responsáveis por esse setor possa ser muito mais fácil e prático, proporcionando ferramentas acessíveis para os membros e potenciais clientes, além de um fluxo eficiente para a movimentação das pessoas.
Tenha uma recepção instagramável
Quem nunca se apaixonou por um ambiente a ponto de querer fotografar (e postar) cada cantinho? Investir em um local visualmente convidativo, com áreas decoradas e elementos criativos também pode ajudar a influenciar positivamente a decisão de compra.
Além disso, com uma recepção de academia instagramável, você incentiva seus alunos a compartilharem fotos do local nas suas redes sociais, contribuindo com o marketing orgânico.
Mantenha sua equipe treinada
E, voltando a falar de funcionalidade, é crucial que os profissionais responsáveis pela recepção da academia sejam capazes de promover um atendimento eficiente, rápido e acolhedor. Eles devem ser constantemente treinados para lidarem com desafios e situações diversas, ao mesmo tempo que fortalecem o relacionamento com os clientes e potenciais alunos.
Para isso, além de uma contratação de qualidade, é preciso investir em capacitação!
Como contratar uma equipe de recepção de alta performance?
Muito mais do que divulgar uma vaga nas redes sociais da sua marca ou mandar uma mensagem no grupo de WhatsApp da família, contratar (e manter) a alta performance na recepção de academia exige um processo cuidadoso e criterioso de seleção e treinamento.
Para isso, é preciso criar uma lista de atributos e habilidades indispensáveis para esses profissionais, além de conectar os valores do seu negócio com a dos candidatos, a fim de criar o “match” perfeito para preencher essa vaga. A experiência com o mercado fitness também pode ser muito bem-vinda!
E lembre-se sempre que o desenvolvimento de uma equipe de recepção de academia funciona como uma via de mão dupla. Ou seja, além de esperar que os profissionais se dediquem a evoluir em seus conhecimentos e habilidades, é preciso investir em capacitação com diferentes técnicas, ferramentas e tendências de mercado, para que eles possam garantir o melhor atendimento possível aos seus alunos.
Quais são as principais atribuições de quem trabalha como recepcionista?
É na recepção da academia que se iniciam e se concluem os processos de fechamento de contrato. Por isso, é fundamental contar com profissionais capacitados, que tenham propriedade ao falar das vantagens da sua marca, dominem a grade horária, valores de planos e demais detalhes relacionados aos serviços.
Além disso, os profissionais que trabalham na recepção da academia devem ter conhecimento e experiências relacionadas à atividade física e principais equipamentos usados durante os exercícios, para que possam explicá-los com detalhes durante a apresentação dos serviços da academia.
Outras atribuições de recepcionistas de academia podem ser: fazer a cobrança de mensalidade e taxa de inscrição, informar sobre as principais políticas e regulamentos do espaço a novos clientes e aplicá-los quando necessário, registrar prazos de manutenção nos equipamentos de ginástica, agendar aulas e sessões com treinadores exclusivos, vender produtos da academia, como suplementos ou roupas esportivas, entre outras tarefas administrativas e financeiras.
Quais as principais habilidades e competências necessárias para trabalhar na recepção da academia?
Além de receber os alunos e potenciais clientes com gentileza e cordialidade, demonstrar empatia e interesse para apoiá-los com possíveis dúvidas e representar a imagem da marca, algumas habilidades e competências que garantem destaque nessa função são:
Organização
Para agendar aulas, receber pagamentos, cobrar mensalidades, avisar os alunos sobre datas importantes. O balcão e espaço físico da recepção também devem permanecer limpos e organizados, para otimizar a experiência na recepção e causar uma boa impressão nos alunos e visitantes.
Comunicação
Que significa, além de saber como se expressar da melhor forma com diferentes perfis de aluno, saber ouvir com atenção e dedicação plena, para entender as principais dúvidas e expectativas do futuro cliente, a fim de esclarecê-las com direção e clareza.
Proatividade
Muitas pessoas confundem a proatividade com fazer algo que você não é contratado para… mas, na verdade, essa habilidade tem a ver resolver problemas ou apresentar soluções de forma autônoma e antecipada. E essa pode ser um ótimo diferencial para otimizar os resultados de vendas de uma academia.
Habilidades interpessoais
São características relacionadas à criação e manutenção de um bom relacionamento com as pessoas, gerando resultados positivos a partir dessa troca, como: empatia, clareza, cordialidade, paciência, entre outros.
Qual é o salário de um recepcionista de academia?
O valor pago a um recepcionista de academia pode variar de acordo com alguns quesitos, como a experiência, o tamanho da academia, volume de clientes, localização, especializações, entre outros.
No entanto, segundo o Glassdoor, especialista em insights profissionais, o salário médio de recepcionistas de academia no Brasil é de R$ 1.350 a R$ 1.500 por mês. As estimativas têm como base informações enviadas de forma sigilosa ao site.
O que fazer para a recepção vender mais?
Agora que já tratamos dos principais pontos para montar uma recepção moderna, efetiva e apta para proporcionar a seus clientes uma experiência única, vamos entender como melhor utilizar esses recursos para uma das mais importantes missões: aumentar suas vendas.
Capriche na primeira impressão
Nesse tópico, o design do local e a organização são as chaves do sucesso. Diariamente, confira se tudo está devidamente de acordo com o padrão que você deseja demonstrar aos seus clientes. Além disso, reforce com sua equipe para que os cuidados com limpeza e a boa disposição dos materiais, da mesa do café e demais itens sejam observados com rigor.
Ofereça atendimento humanizado
Certifique-se de que sua equipe entrega um atendimento de ponta, humanizado e acolhedor, praticando escuta ativa e procurando estar sempre disposto a solucionar qualquer dúvida do cliente.
De preferência, os recepcionistas devem ter prática em identificar de antemão qual serviço ou produto melhor atende às necessidades do cliente em questão, para potencializar as chances de conseguir uma venda ou fechar contrato.
Aposte em técnicas de vendas
Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que sempre incentivamos que, além da contratação de profissionais especializados na função em que vão atuar, os empreendedores fitness invistam em treinamentos constantes para potencializar as habilidades desses colaboradores.
No caso da recepção da academia não pode ser diferente! É fundamental que os profissionais sejam submetidos a capacitações com foco na conversão – para que, além de atender com empatia e cordialidade, ajudem a aumentar o volume de vendas. Entre as principais técnicas a serem treinadas, podemos citar:
- Condução estratégica: a criação de um roteiro inteligente para vendedores que contempla perguntas específicas para entender o que o cliente precisa e, em seguida, mostrar como o produto ou serviço pode contribuir com a sua necessidade.
- Facilidade de adaptação: envolve a mudança de abordagens de venda de acordo com o perfil do cliente e encaminhamento da conversa.
- Redução de objeções: maneiras de lidar com preocupações dos potenciais clientes de forma persuasiva, ao mesmo tempo que demonstra interesse e empatia.
- Aumento da taxa de conversão: consiste em diferentes técnicas e abordagens com foco na conversão.
Capacite além dos recepcionistas
Essa é uma dica de ouro, que pode até ir um pouco além do escopo deste artigo, mas faz toda a diferença na construção de uma experiência positiva completa na sua academia. Afinal, não são apenas os recepcionistas os responsáveis por conhecer o negócio, seus principais serviços, tirar dúvidas dos visitantes e alunos, e até mesmo converter uma venda.
Cada vez mais são necessárias habilidades e conhecimentos completos e estratégicos para a formação de excelentes profissionais. Por conta disso, considere investir na capacitação de todo o time da sua academia, pensando em garantir o sucesso do negócio ao aumentar as vendas!
Converta visitantes espontâneos
É comum a academia disponibilizar visitas agendadas e aulas experimentais para conquistar clientes, e tal recurso geralmente é bem aproveitado, pois o cliente está disposto a fechar negócio.
Porém, um volume muito maior de visitas ao espaço são aquelas espontâneas, onde o cliente aparece sem nenhum aviso prévio. É preciso aproveitar adequadamente esse tipo de visitante, pois é possível que não haja uma segunda chance para impressioná-lo e convertê-lo em aluno.
Os seus colaboradores devem estar aptos a lidar com as objeções e desculpas que frequentemente são apresentadas por esses visitantes para evitar fechar contrato. Nesse ponto, é válido utilizar todo método de persuasão disponível e empregar gatilhos mentais adequadamente.
É importante focar os esforços em criar um vínculo com a pessoa, para garantir a possibilidade de um contato futuro e um possível agendamento para uma segunda conversa.
Com a ajuda de um sistema de gestão como o Tecnofit Gym é possível cadastrar esses visitantes espontâneos e então ir “guiando” essas pessoas pela jornada de compra. Para isso, é possível criar regras automatizadas e enviar mensagens para incentivar aquele potencial cliente a fechar um plano em sua academia.
Não invista tempo em leads frios
Um lead frio é aquele visitante que já demonstrou chances baixíssimas ou nulas de fechar contrato ou efetuar uma compra, ao declarar, por exemplo, a falta de vontade – ou de necessidade – de obter o produto ou serviço, ou limitação financeira.
Apesar de manter o tratamento cordial, é importante que os recepcionistas tenham sensibilidade para ler tais condições e evitar perder tempo insistindo em uma venda para esse cliente em questão.
O tempo dos seus profissionais é valioso, e deve ser empregado para melhor atender aquele visitante que manifestou possibilidades mais concretas de fechar contrato ou fazer uma compra.
Conclusão
A recepção de academia tem um potencial enorme de converter prospects e visitantes em clientes verdadeiramente conectados com sua marca.
Mas tudo pode ficar ainda melhor ao aliar nossas dicas e estratégias de vendas a um sistema de gestão completo, inteiramente pensado para cuidar de cada aspecto de sua academia, elevando o nível da gestão e do seu empreendimento e ampliando seu rendimento de forma estruturada e escalável, com assistência integral dos especialistas Tecnofit.
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