O recém divulgado Relatório App Annie mostrou que, somente em 2020, foram lançados 71 mil aplicativos voltados para saúde e fitness. Além disso, plataformas como Zoom, Instagram e YouTube tiveram um “boom” de lives fitness. Com o isolamento social, treinar em casa foi a única solução. Mas como criar treinos online memoráveis?
Desenvolver e aplicar um treino online é uma tarefa completamente possível. No entanto, fazer isso com excelência, de forma que motive os alunos e os mantenha com a matrícula ativa, que é o grande desafio.
Fonte: Google Trends
A imagem acima foi retirada do Google Trends, para as buscas da palavra-chave “treino online” nos últimos 12 meses. Como é possível ver, essa palavra teve um pico lá nos meses de junho e julho de 2020. Depois, voltou a apresentar um alto número de buscas em dezembro de 2020.
Mais recentemente, na última semana de janeiro e na primeira semana de março, novamente, tivemos picos de buscas. Se você refletir um pouco nessas datas, vai perceber que são os momentos em que as restrições foram aumentadas aqui no Brasil.
Enquanto essas restrições seguirem no país, as buscas por aulas e treinos online continuarão altas. Por isso, é uma ótima oportunidade para você aproveitar e surfar nessa onda.
Separamos 06 dicas para você criar treinos online memoráveis, que vão fazer seus alunos ficarem engajados e nem pensarem em cancelar a matrícula.
1. Invista em uma boa conexão
Essa dica pode até parecer meio bobinha, porque todo mundo fala sobre isso. Mas é fundamental ressaltar esse ponto.
Pense em uma sessão de pilates presencial e em toda interação que você tem com o seu aluno. Agora pense o quanto isso seria prejudicado se a comunicação entre vocês não fosse clara. É exatamente o que acontece quando sua internet está instável.
A Luiza Queiroga, co-fundadora da Hama Pilates, bateu um papo com a Tecnofit e contou alguns dos desafios da transição do presencial para o online. Você pode conferir essa conversa completa aqui.
Com uma internet que tenha entre 10 e 40 Mbps, por exemplo, você já consegue realizar transmissões com qualidade 1080p em Full HD sem que a mesma fique travando. Mas o ideal é que alguns minutos antes da transmissão, você faça alguns testes.
2. Capriche nos bastidores
Câmera, microfone, ferramenta de transmissão, tudo tem que estar funcionando redondinho na hora da transmissão!
Invista algumas horas para estudar sobre as melhores plataformas de aulas online, entenda quais são os melhores horários para os seus alunos e como eles querem essas aulas.
Reserve um espaço adequado para essas aulas, como um cômodo da sua casa ou a própria unidade da sua academia, box ou studio.
Cuidado com os barulhos exteriores também, como buzinas ou membros da sua família chamando por você. Todos esses detalhes, por menores que sejam, podem estragar a experiência do seu aluno.
3. Opte pelas transmissões síncronas
A grande vantagem do treino online síncrono é que o profissional fitness pode ver o que os alunos estão fazendo do outro lado da tela. Ou seja, se algum exercício for executado erroneamente, é possível corrigi-lo.
Depois da transmissão ao vivo, você até pode disponibilizar a aula gravada para os alunos que não puderam comparecer. No entanto, foque nos alunos presentes naquele momento.
Já pensou em ter um parceiro para transformar a gestão do seu negócio fitness? Clique aqui e descubra como a Tecnofit pode ser o apoio que você precisa para alcançar o sucesso!
O ideal é você criar uma agenda com várias aulas síncronas espalhadas ao longo do dia. Dessa forma, alcançará um número maior de alunos e todos poderão participar ao vivo.
4. Entenda o momento
Lá em março de 2020, no início da pandemia, os treinos online eram uma novidade para muitas pessoas. Na verdade, era novidade até mesmo para os gestores.
No entanto, depois de um ano inteiro de isolamento social e várias empresas inovando nas aulas online, a régua de qualidade subiu um pouco. E, assim como a qualidade subiu, a motivação dos alunos pode ter caído.
Logo, é fundamental que você entenda o momento dos seus alunos. Procure trabalhar com aulas em grupos menores, de uma forma que você possa dar a devida atenção para cada um dos participantes.
Evite aulas monótonas ou repetitivas, pense em meios de sair da caixa e engajar seus alunos. O momento que estamos passando logo chegará ao fim, mas não podemos deixar a peteca cair.
5. Cuidado com a intensidade
A ideia é engajar os alunos, não espantar. Então, cuidado com a intensidade!
Os treinos online servem para manter os alunos ativos durante o período de isolamento, sendo assim, não é o momento ideal para treinos muito intensos.
O grande problema da intensidade é que, se um simples movimento for executado de forma errada, pode gerar um problemão, como uma lesão. Tudo o que uma pessoa menos quer, no atual momento, é ir para o hospital passar por algum procedimento cirúrgico.
Foque em treinos mais leves, que possam ser executados com materiais que temos em casa mesmo, como cadeiras, vassouras e sofá. Deixe os exercícios mais intensos e complexos para quando você estiver próximo do aluno e puder dar todo o suporte necessário.
6. Marketing é a alma do negócio
Não adianta você ligar a câmera e falar “estamos ao vivo”. Infelizmente, os alunos não irão brotar na sua transmissão.
Esse é o momento de você criar estratégias de marketing para atrair esses alunos para as aulas. Você pode usar desde as redes sociais do seu negócio até criar uma comunicação via e-mail.
Com o sistema Tecnofit, por exemplo, você tem uma ferramenta de CRM completa. Sendo assim, você consegue enviar e-mails e mensagens SMS para os seus alunos, avisando sobre as aulas online e, até mesmo, permitindo o agendamento online.
Aqui no blog da Tecnofit temos um post com 5 ferramentas de transmissão online e uma das ferramentas que citamos foi o Instagram. Ou seja, você pode usar a rede social para chamar os alunos para os treinos e, inclusive, para os próprios treinos online também.
Conclusão
Os treinos online são ótimos para os alunos que buscam a prática de exercícios mesmo em tempos de isolamento. Além disso, pode funcionar como uma fonte de renda para o seu negócio fitness.
Você pode criar pacotes especiais para as aulas online, assim como oferecer condições especiais para quem busca essa modalidade. Esse modelo pode, inclusive, continuar mesmo após a pandemia.
Sabemos que muitas pessoas não vão treinar presencialmente pela questão da distância ou de não poderem ficar muito tempo fora de casa. Treinando em casa, essas questões caem por terra e mais pessoas poderão se exercitar.
Aproveite esse momento para estruturar seus treinos online, mas sempre pensando que ele pode se tornar uma receita recorrente para a sua academia, box ou studio.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou nos procure em nossas redes sociais. Até a próxima!