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Como aumentar a retenção de alunos em uma academia?
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Como aumentar a retenção de alunos em uma academia?

Conquistar novos alunos é de cinco a sete vezes mais caro do que fidelizar um cliente já existente. Conheça boas dicas para investir nessa prática e maximizar os seus resultados!

Como aumentar a retenção de alunos em uma academia

Se você é dono de uma academia ou trabalha em um estabelecimento fitness, provavelmente já deve ter se deparado com o mistério do sumiço de alguns alunos. Num dia, eles aparecem felizes e motivados para treinar e, no outro, parece que foram abduzidos. E com a quantidade de motivos que podem levar a esse desaparecimento, a retenção de alunos em uma academia se torna uma estratégia ainda mais importante para garantir o sucesso do seu negócio! 

A boa notícia é que existe uma série de ações que podem ser tomadas para melhorar a satisfação e, consequentemente, a fidelização desses alunos. E aqui, neste artigo, a gente te conta como aumentar a retenção de alunos em uma academia. Vem saber mais! 

Importância da retenção de alunos para o sucesso da academia

Você já deve ter ouvido falar que fidelizar clientes é cinco a sete vezes mais barato do que conquistar um novo. Essa frase é de Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”. Para ele, a fidelização também está atrelada à ideia de valor. 

Uma pesquisa da Harvard Business Review vai além: a fidelização pode ser até 25 vezes mais econômica do que o investimento para conquistar um novo cliente.

Mas apesar de esses números serem surpreendentes, a verdade é que a retenção de alunos em uma academia vai além da otimização de custos. Essa estratégia é capaz de construir uma base de clientes sólida e engajada, que contribui com a reputação da sua empresa, além de garantir uma previsibilidade de receita essencial para a tomada de decisão e investimento em melhorias. 

Aliás, em um universo tão concorrido quanto o mercado fitness, a previsibilidade é ouro! 

Estratégias para aumentar a retenção de alunos em uma academia 

E já que estamos falando sobre a importância de implementar estratégias para aumentar a retenção de alunos em uma academia, que tal conhecer algumas delas? Confira abaixo e comece a planejar aquelas que fazem mais sentido com a sua empresa! 

Automação de comunicação personalizada

A personalização é uma tendência cada vez mais forte em todos os quesitos de um atendimento de qualidade – desde a criação de um treino até os formatos de comunicação com os seus alunos. 

E fazer isso de forma automatizada, por meio de um sistema apoiado pela  inteligência artificial, além de garantir bons resultados de satisfação dos alunos – com respostas imediatas, contato frequente e relevante, ainda permite que você economize tempo do atendimento manual, para investir em uma experiência ainda melhor para os seus clientes.

Como a comunicação personalizada impacta o engajamento

A comunicação, por si só, é uma ferramenta fundamental na criação de vínculos entre academia e alunos. É por meio da comunicação constante que os clientes podem ficar sabendo sobre as atualizações do estabelecimento, eventos, horários, novidades nas aulas, entre outras informações. 

Fazer isso de forma personalizada, considerando não apenas as informações pessoais dos alunos, mas também as suas preferências, ajuda a fazer com que eles se sintam ainda mais especiais nessa relação. A academia consegue demonstrar, por meio da comunicação personalizada, o cuidado e preocupação genuínos, além da valorização de cada aluno. 

Como consequência, o engajamento, satisfação e retenção de alunos em uma academia são melhorados ao longo do tempo. 

Criação de programas de fidelidade

Falando em valorização e consequência, outra forma muito comum de maximizar a retenção de alunos em uma academia são os programas de fidelidade. Funciona assim: a academia cria objetivos e/ou missões para que os alunos cumpram. E, como recompensa, eles ganham descontos, brindes exclusivos ou acesso à aulas especiais, o que faz com que queiram permanecer treinando naquele espaço por mais tempo. 

Benefícios dos programas de fidelidade para os alunos

Para a academia, o benefício dos programas de fidelidade é claro: aumentar os índices de retenção e aproximar os alunos da sua empresa. Mas para os clientes, esse tipo de iniciativa também apresenta uma série de vantagens reais, potencializando a ideia de valor (lembra daquela história de Philip Kotler?). Conheça as principais:  

  • Recompensas financeiras: como um desconto na mensalidade, serviços adicionais gratuitos ou acesso a aulas exclusivas.
  • Comprometimento reconhecido: a valorização do compromisso dos alunos cria um sentimento de pertencimento, que melhora a autoestima e a satisfação em relação aos serviços e atendimento. 
  • Benefícios exclusivos: da mesma série de produtos e serviços personalizados, os benefícios exclusivos, eventos especiais, prioridade no agendamento de aulas ou outras experiências diferenciadas fazem com que os alunos sintam-se ainda mais especiais. 
  • Resultados fitness mais rápidos e efetivos: tudo isso contribui para que o aluno veja seus resultados de forma mais ágil e efetiva, promovendo ainda mais consistência e compromisso com os treinos. 
  • Criação de um vínculo com a academia: o aluno também deve começar a perceber que faz parte de uma comunidade forte e engajada, capaz de contribuir com o seu desenvolvimento e outros benefícios da socialização. 

Monitoramento de presença e acompanhamento de desempenho

Como aumentar a retenção de alunos em uma academia sem conhecer os dados de frequência da presença dessas pessoas? Um dos primeiros passos para investir na fidelização é identificar padrões e tendências na presença e performance dos seus clientes. E, a partir daí, criar estratégias personalizadas para estimular a evolução desses indicadores. 

Como o monitoramento otimiza a experiência do aluno

Com o monitoramento constante, a academia tem acesso a informações sobre o engajamento ou períodos de baixa procura e frequência. Por meio delas, é possível criar ações para celebrar as conquistas dos seus clientes ou intervir para reconquistá-los, a fim de impactar positivamente nos índices de retenção de alunos em uma academia. 

A partir dessas ações, a experiência do aluno deve ser otimizada, com comunicação constante com a academia, criação de um ambiente dinâmico e acolhedor – que influencia na satisfação e, consequentemente, nos resultados fitness dos seus clientes. 

Importância de oferecer conteúdo relevante

Como você pode perceber com essas sugestões, a retenção de alunos de uma academia pode ser estimulada com uma série de ações atrelada à experiência e qualidade do serviço. No entanto, oferecer conteúdo relevante, com base nas necessidades e preferências dos alunos, também contribui com a reputação e com a fidelização dos seus clientes. 

Isso porque os alunos passam a confiar, cada vez mais e com evidências, no trabalho realizado pela sua academia. Percebem a experiência completa e especializada, e colocam a marca como autoridade no assunto, aumentando as chances de permanecer treinando no seu espaço. 

Utilização de feedback para melhorar a experiência dos alunos

Uma das melhores formas de investir na retenção de alunos em uma academia é ouvi-los. Para isso, é importante promover ferramentas e espaços para que eles contribuam com suas percepções e feedbacks, seja de forma orgânica, em conversas com os profissionais da academia, ou por meio de pesquisas NPS, por exemplo. 

Esses insights são extremamente valiosos e ajudam a identificar os principais pontos de melhoria que impactam na retenção dos alunos. Dessa forma é possível priorizar as ações com maior relevância e resultados mais rápidos. 

Criação de um ambiente acolhedor e motivador

Quanto melhor os alunos se sentirem dentro do seu espaço, maiores são as chances de retenção. Sendo assim, além de garantir uma infraestrutura segura e saudável, para que os alunos possam treinar, é importante se certificar de que todos os profissionais do seu estabelecimento contribuam para que os clientes se sintam respeitados, encorajados e motivados a superarem os seus desafios, com o acolhimento necessário sempre que precisarem. 

Estratégias de gamificação para manter os alunos motivados

Assim como o clube de fidelidade, a gamificação é outra excelente estratégia para desafiar os alunos a conquistarem diferentes metas, em troca de recompensas. Com esse tipo de iniciativa, são introduzidos elementos de jogos no contexto dos treinos, com atividades divertidas e dinâmicas. Os alunos podem participar de forma individual ou em grupo – o que também contribui com o fortalecimento da comunidade. 

Além de criar uma competição saudável entre os alunos, a gamificação também estimula a continuidade e o engajamento dos alunos, impactando positivamente na retenção. 

Capacitação dos instrutores para uma melhor interação

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que sempre incentivamos a contratação de profissionais qualificados como uma das melhores estratégias para garantir a retenção de alunos em uma academia. 

Além de serem responsáveis pela orientação técnica dos alunos, os instrutores também devem oferecer um atendimento personalizado, criar conexões, promover a imagem da marca e a reputação da empresa e motivar cada um dos alunos de forma individual, de acordo com os diferentes perfis. Em geral, o relacionamento com os professores também faz com que os alunos queiram permanecer treinando no seu espaço por muito mais tempo. 

Técnicas para superar barreiras emocionais no treino

E falando em motivação individual, o motivo pelo qual um aluno deixa de ir treinar também pode ter relação com algumas barreiras emocionais, como a falta de motivação, medo ou decepção em relação aos resultados não obtidos. 

E o acompanhamento, comunicação constante e trabalho de relacionamento dos instrutores são poderosas ferramentas para superar esses obstáculos, fazendo com que os alunos sintam-se bem em fazer parte dessa comunidade, que se preocupa e torce pela sua evolução!

Como usar a tecnologia para personalizar o atendimento

Muito além de uma comunicação automatizada, como explicamos no começo deste artigo, a tecnologia pode ser uma excelente aliada para otimizar e potencializar os resultados da grande maioria das estratégias para retenção de alunos em uma academia, como as citadas por aqui!

Por meio de um sistema de gestão completo e personalizado, por exemplo, você tem o controle de frequência e presença dos seus alunos, permite que eles compartilhem feedbacks em tempo real, administra os profissionais da sua academia e performance de cada um, cria e gerencia programas de fidelidade e muito mais. Tudo isso por meio de uma interface simples e intuitiva, na palma da mão. 

Todas essas funcionalidades estão presentes em nossas soluções: sistemas de gestão personalizados para empresas fitness. Faça o teste agora mesmo e comprove como o Tecnofit Gym pode ajudar a otimizar os seus processos e estratégias de retenção de alunos, garantindo resultados ainda melhores!