Se você já assistiu a alguma palestra, vídeo ou depoimento de Greg Glassman, fundador da marca CrossFit, sabe que ele costuma comparar a modalidade a um bote salva-vidas.. Mas, além disso, Greg também se refere à comunidade de CrossFit como uma “religião liderada por uma gangue de motoqueiros”.
E para bom entendedor, algumas referências em comum já são o bastante.
Por mais que algumas pessoas pensem que o poder da comunidade CrossFit veio ao acaso, a verdade é que essa modalidade já foi criada de forma intencional, por meio de uma grande comunidade global, com pessoas que se identificam pelo estilo de vida, hábitos e padrão de consumo.
Além disso, todos os benefícios, eventos e momentos proporcionados para os membros dessa comunidade fortalecem a importância de uma rede de apoio. Seja para construir um box de sucesso ou simplesmente para motivar a conclusão de um WOD.
É daí que surgem as micro comunidades, formadas por atletas de boxes locais que, por sua vez, contribuem com a conexão do elo macro, criando um ciclo de engajamento virtuoso.
Essa mobilização é um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento sustentável de um box de CrossFit. E é por isso que vale a pena investir em comunidades engajadas. Neste artigo, a gente te conta um pouco mais sobre como fazer isso na prática. Vem com a gente!
A importância da comunidade no CrossFit
Levando para o lado do empreendedorismo, quanto mais engajadas forem as comunidades de CrossFit, maior é o índice de fidelização do negócio. O que faz com que os responsáveis pela gestão desses estabelecimentos tenham mais previsibilidade, garantia de receita e resultados positivos, como consequência.
No entanto, fazer parte de uma comunidade de CrossFit também pode ser transformador para os praticantes da modalidade. Abaixo detalhamos alguns motivos para isso:
Motivação e suporte mútuo
No CrossFit, as comunidades são responsáveis pela motivação entre os membros. Por mais que o treino e os resultados sejam individuais, você pratica e disputa com seus colegas, criando uma energia coletiva e um espírito de competição saudável entre as pessoas.
Além dos objetivos fitness, também é muito comum que as pessoas ofereçam suporte emocional aos seus colegas de treino. E todo esse cuidado e carinho pode ser essencial para manter o engajamento e superar os desafios cotidianos, dentro e fora de um box!
Criação de laços e sentimento de pertencimento
Sentir que você faz parte de algo ajuda a aumentar seu compromisso com aquilo. E é aqui que os boxes de CrossFit ganham com a fidelização. Além disso, os treinos, encontros e eventos oferecidos pela comunidade de CrossFit possibilitam a criação de novas amizades.
É muito comum que os membros do CrossFit sintam-se motivados a “vestir a camisa” do box em que treinam, seja em uma competição ou no dia a dia. As pessoas sentem orgulho de representar uma marca tão forte, o que também ajuda na satisfação dos atletas e no marketing orgânico para o estabelecimento.
Compartilhamento de conhecimento e experiência
Trocar dicas, técnicas e referências, seja em relação ao treino ou à vida pessoal, também é uma das características que tornam as comunidades de CrossFit ainda mais fortes. Isso ajuda os alunos a se aproximarem dos seus objetivos de forma mais rápida e eficaz, contribuindo com o engajamento.
O que é uma comunidade CrossFit engajada?
Se você tem, administra ou faz parte de um box de CrossFit, provavelmente já se perguntou como saber se a sua comunidade é engajada ou não. Ou o que precisa ser feito para torná-la ainda mais forte.
E a verdade é que há uma série de maneiras de mensurar o engajamento de uma comunidade de CrossFit. Ao final deste artigo, vamos detalhar algumas delas, para que você possa aplicar no seu box.
No entanto, vale antecipar que uma comunidade de CrossFit engajada é aquela que demonstra compromisso com os resultados individuais e coletivos relacionados à modalidade. Que interage e participa das iniciativas promovidas pelo box, contribui para o apoio mútuo entre os membros e para uma experiência ainda melhor, tornando a marca muito mais forte.
Benefícios de uma comunidade de CrossFit
Se você ainda não se convenceu sobre a importância de investir em comunidades de CrossFit, listamos abaixo mais alguns benefícios relevantes para os alunos e para o empreendimento. Confira:
- Ampliar a possibilidade de conquistar e reter os alunos: pessoas engajadas tendem a manter seu compromisso e indicar o espaço para os seus conhecidos.
- Melhores índices de engajamento: aumentando as chances de garantir feedbacks importantes para tomar decisões estratégicas para o negócio.
- Novas oportunidades de aumentar a receita: por meio da venda de ingressos e participações em eventos, desafios e outros momentos em comunidade.
- Economia com comunicação e marketing: já que a comunidade ajuda a promover o local de forma orgânica, com o marketing “boca a boca”.
- Uma experiência positiva: criada a partir de um ambiente inclusivo e seguro, em que as pessoas ajudam e motivam umas às outras.
- Resultados mais rápidos e eficientes: o compartilhamento de metas, técnicas e motivação ajuda a alcançar os objetivos fitness, individuais e em grupo.
Como construir uma comunidade de CrossFit?
Agora é hora de colocar em prática as nossas dicas para garantir o máximo de benefícios para o seu box, por meio de uma forte comunidade de CrossFit. Vem saber mais!
Criação de eventos e competições internas
Além dos eventos locais, nacionais e internacionais tão conhecidos pela marca, você pode maximizar o engajamento da sua comunidade por meio de desafios menores e internos.
Que tal promover um reconhecimento anual do box, dia do CrossFit em família, criar equipes com base nas características dos alunos ou outras ações que ajudem a promover a competição saudável e o fortalecimento de laços entre os seus clientes?
Utilizando redes sociais para engajamento
Pode pesquisar: uma comunidade de CrossFit engajada certamente tem, por trás, uma rede social engajada! Essa é uma excelente ferramenta para promover a participação dos seus alunos, seja por meio de histórias, depoimentos, compartilhamento de fotos, parcerias, entre outras estratégias – que muitas vezes, podem ser orgânicas.
Lembre-se de fazer parte ativamente dessa rede, respondendo comentários e mensagens e incentivando que os alunos compartilhem suas conquistas e percepções.
Programas de recompensa e reconhecimento
Um programa de fidelização estruturado, que reconhece os alunos em troca do seu compromisso com o estabelecimento, também contribui com os índices de engajamento de uma comunidade de CrossFit.
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E aqui tem uma dica extra: lembre-se de promover o grupo e não apenas de forma individual, criando gatilhos coletivos que destravem premiações para todos os membros da comunidade.
Coaches como líderes comunitários
Muito além de indicar os exercícios ou técnicas corretas de um WOD, os Coaches de CrossFit são responsáveis por intensificar a cultura positiva de um box. Isso pode ser feito por meio da conexão com os alunos, com atendimento personalizado, comunicação efetiva e atuação como exemplo.
Para isso, lembre-se da importância de desenvolver esses profissionais com as tendências e melhores técnicas do mercado. Eles são atores fundamentais na fidelização de uma comunidade de CrossFit
Buscando feedback e implementando melhorias de forma contínua
Outra forma de garantir o engajamento de uma comunidade é por meio de feedbacks! Quando perguntamos aos alunos sobre suas percepções, opiniões, sugestões e experiência em um box, mostramos o quanto eles são importantes para o desenvolvimento do local. Dessa forma, também reforçamos o sentimento de pertencimento e compromisso.
Você pode solicitar um feedback por meio de uma conversa com os alunos, entrevistas estruturadas, pesquisas de NPS ou outras ferramentas que funcionem para a sua estratégia.
Comunicação clara e consistente
Manter a sua comunidade de CrossFit engajada por meio da comunicação, com as informações atualizadas, acesso às novidades e mudanças na programação, faz toda a diferença!
Para isso, sugerimos contar com um sistema que facilite a troca de mensagens com os seus alunos e entre eles, com a possibilidade de notificações automáticas, entre outras facilidades que contribuam com a conveniência para os seus clientes.
Programas de mentoria
Nós já falamos sobre a importância da conexão de um Coach de CrossFit, mas a verdade é que os líderes informais também podem impactar positivamente na criação e manutenção de uma comunidade.
Para isso, uma dica é criar programas de mentoria, em que os atletas mais experientes possam compartilhar histórias, referências e servir como exemplos de motivação e engajamento para os mais novos, criando uma integração ainda mais forte no seu grupo de alunos.
O papel do ambiente no box de CrossFit
Uma estrutura física que permita os encontros da comunidade além do treino, com um espaço acolhedor, seguro e motivador, também pode influenciar positivamente a atmosfera do box de CrossFit. Sendo assim, invista em um espaço inclusivo, em que todos sejam bem-vindos e acolhidos, independentemente das suas habilidades na modalidade.
Iniciativas de responsabilidade social
Promover ações de impacto na sociedade também ajuda a criar ainda mais sentido para os membros da comunidade de CrossFit. Para isso, incentive a participação de eventos de responsabilidade social nos arredores do box, crie momentos de doação e apoio às instituições parceiras e oportunidades de voluntariado.
Como mensurar o senso de comunidade no CrossFit?
Conforme antecipamos no início deste artigo, há uma série de maneiras para descobrir se a comunidade do seu box de CrossFit está engajada. E conhecer esse resultado é fundamental para que você possa tomar decisões e criar um plano para maximizar o potencial da comunidade. Saiba como fazer isso:
Fazer pesquisas internas
Você pode aplicar pesquisas de NPS, de satisfação, de engajamento ou com outros propósitos, de forma estruturada e por meio de formulários com diferentes perguntas para os seus alunos. Certifique-se, apenas, de que a pesquisa seja acessível e fácil de responder.
Observação do engajamento social
Acompanhe o engajamento das pessoas nos momentos-chave de ativação dessa jornada. Indicamos fazer isso de forma documentada, para que possa ter insights relevantes para analisar alguns pontos, como:
Frequência da participação em eventos
Identifique a quantidade de ingressos vendidos, performance dos alunos e quantidade de pessoas que eles convidaram para a torcida, por exemplo.
Interações online
Acompanhe os números das redes sociais, incluindo comentários, curtidas, publicações e compartilhamentos. Compare com outros períodos para identificar padrões ou tendências.
Suporte mútuo – interações entre os alunos durante e após o treino
Crie momentos de observação nos treinos para identificar a relação entre os alunos, tanto no aspecto técnico, quanto emocional. Uma boa dica também pode ser contar com a percepção dos treinadores e profissionais que trabalham no seu box.
Taxa de retenção
Esse é um indicador que indica a frequência de cancelamentos e permanência dos alunos. Acompanhá-lo ajuda a criar insights sobre o engajamento e satisfação dos membros do seu box e tomar decisões urgentes em relação à melhoria na experiência.
Fidelização
Para complementar os índices de retenção, avalie se os membros mais antigos continuam frequentando o box e participando ativamente dos eventos e demais atividades. Eles podem ser responsáveis por engajar ou não os alunos mais novos.
Conclusão
Esperamos que, após esse conteúdo, você tenha tudo o que precisa para investir no potencial da comunidade do seu box de CrossFit. Mas a gente ainda tem uma dica final! Para garantir uma excelente experiência, é importante que a gestão do seu box esteja em dia. E nada melhor do que contar com um parceiro de confiança e qualidade para isso, como a Tecnofit!
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