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Promoção de inverno academia: como atrair e reter clientes?
Alunos e Retenção

Promoção de inverno academia: como atrair e reter clientes?

Confira dicas importantes para manter o engajamento dos alunos no período mais frio do ano!

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Temperatura caiu, barulho de espirro, o cobertor já está fora do armário: é, o inverno chegou. Mas isso não é (ou não deveria ser) desculpa para deixar a rotina de treinos de lado. E você, enquanto gestor, precisa estar preparado para lançar promoções de inverno para a academia e outras ações para esquentar o engajamento no período mais frio do ano. 

Para não deixar o frio azedar o seu faturamento, trouxemos, neste artigo, uma série de dicas de promoções de inverno para academia. Confira, inspire-se e saiba como melhorar os índices de previsibilidade do seu negócio, para não ter nenhuma surpresa no termômetro. 

O desafio da sazonalidade no inverno: como atrair clientes para a academia?

De acordo com a ACAD (Associação Brasileira de Academias), o movimento dos estabelecimentos fitness costuma cair até 20% no inverno. E apesar de ser um período esperado, esse cenário exige que os gestores se preparem para evitar problemas no fluxo de caixa. 

A boa notícia é que existe uma série de estratégias para estimular a retenção dos alunos e até mesmo conquistar novos clientes nessa época do ano. Detalhamos algumas delas a seguir:

Entendendo o comportamento do consumidor no inverno

Mesmo que indiretamente, o tempo pode influenciar muitos dos nossos sentimentos e decisões, como o humor, vontade de socializar e até mesmo as formas de consumo – no nível emocional, na escolha do produto ou serviço e no método de compra. 

Apenas para exemplificar essa reação com algumas estatísticas, uma pesquisa realizada em 2010 por Kyple B.Murray, professor de Marketing da Alberta School of Business, revelou que as pessoas estariam dispostas a pagar 56% a mais por uma mensalidade de academia em um dia de sol. 

Outro estudo, Google Brasil, e divulgado no Meio & Mensagem, mostrou que as buscas por compra no Google aumentam 10% no inverno; a procura por receitas cresce 10% de março a agosto; e mesmo que não esteja frio, a demanda por roupas aumenta 30% no período. 

Dados como esse comprovam que é preciso conhecer o seu público-alvo – e o seu comportamento, antes de começar a investir em uma promoção de inverno para a academia. 

E isso implica em entender suas motivações, limitações, objeções de matrícula, entre outras informações que possam ajudar a tornar qualquer iniciativa de engajamento muito mais assertiva. 

A importância de promoções de inverno para atrair clientes para a academia 

O principal motivo pelo qual é importante investir em promoções de inverno para a academia é o aumento (ou ao menos a estabilidade) dos índices de retenção, um indicador fundamental para um negócio tão volátil. 

Mas ainda assim é uma oportunidade de conquistar novos alunos, em momentos em que a concorrência pode não querer dedicar os esforços em marketing e promoções. 

Aumento da frequência e fidelização de alunos

Cá entre nós, é muito fácil trocar os aparelhos de musculação por um sofá com filme e cobertor em dias gelados. Por isso, uma promoção de inverno para academia tem o potencial de estimular a adesão e frequência, gerando valor para a decisão de sair de casa. 

E, como consequência, uma boa experiência de treinos mesmo em um dia frio pode ajudar a criar percepções positivas na mente dos alunos, que tendem a fidelizar sua relação com a academia. 

Incremento da receita durante a baixa temporada

É comum que os gestores esperem os dias mais frios do ano como períodos de baixa procura. No entanto, uma promoção de inverno para academia pode atuar na mudança desse cenário, dando destaque para uma opção acessível e atrativa, perante aos concorrentes. 

Além de promover a competitividade do mercado, que pode ser fundamental em outras épocas do ano, também é uma oportunidade de aumentar a receita durante a baixa temporada. 

É bom treinar no frio? Benefícios da manutenção da atividade física no inverno

Outra forma que pode ser muito eficaz para estimular os alunos a treinarem no inverno é deixar claro quais são os benefícios da prática da atividade física nos dias frios. Listamos alguns abaixo: 

  • Mais calorias queimadas: no inverno, o nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido. E a prática de atividade física ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo com o gasto calórico, o que ajuda a evitar o ganho de peso, comum nessa época do ano. 
  • Evita o risco de lesões: é comum que o inverno acelere algumas dores articulares. A falta de exposição ao sol também contribui com a saúde óssea. Mas o fortalecimento dos músculos pode ajudar a mudar essa situação, estabilizando as articulações e ajudando a evitar lesões. 
  • Melhora a qualidade de sono: apesar de dormir normalmente não ser um problema durante o inverno, a atividade física contribui com um sono reparador, ajudando a reduzir a tensão e o estresse do dia a dia. 
  • Deixa o humor melhor: um estudo do MIT Technology Review comprovou que o frio deixa as pessoas menos felizes. No entanto, a prática de exercícios físicos contribui com a produção de endorfina, hormônio relacionado ao prazer e à felicidade. 
  • Aumenta a imunidade: para muitas pessoas, o inverno é quase sinônimo de gripe! Mas ao praticar atividades físicas, não deixamos apenas nossos músculos mais fortes, mas também o organismo, melhorando a imunidade para combater doenças sazonais. 

Ideias de promoção de inverno para academia

Agora que você já sabe o quanto uma promoção de inverno de academia pode ser benéfica – tanto para o seu aluno, quanto para a sustentabilidade do negócio, é hora de colocar algumas ideias em prática para evitar a queda de faturamento. Vamos às dicas?

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Crie promoções e ações temáticas de inverno

Que tal entrar no clima? Literalmente! Uma boa dica pode ser não fugir do assunto e aproveitar a temática do inverno para criar promoções e outras iniciativas que “conversem” com os seus alunos de forma prática e direta. Listamos algumas opções abaixo:

Descontos em planos de longa duração 

Uma dica para que os alunos não deixem de treinar durante o inverno é estimular a contratação de planos recorrentes: trimestrais, semestrais ou anuais! Além de melhorar a previsibilidade de receita, ainda contribui com os índices de retenção, mesmo nos períodos mais frios do ano. 

Aulas e workshops exclusivos de inverno

Já que o frio está lá fora, que tal esquentar o clima dentro da academia? Você pode proporcionar aulas diferenciadas de atividades aeróbicas, por exemplo, para que os alunos nem lembrem que estão no inverno. Palestras e workshops sobre nutrição, cuidado com a saúde e bem-estar na sazonalidade também podem ser boas pedidas!  

Descontos em produtos e serviços relacionados ao inverno

Não tem pré-treino melhor do que um “look” novo! E um kit de inverno, com roupas, suplementos e outros itens temáticos podem ser um excelente motivador para voltar a treinar. Outra ideia interessante é fechar parcerias com lojas de roupas e acessórios fitness para gerar ainda mais valor aos seus clientes. 

Promoções para famílias e grupos

Treinar em grupo também é um bom motivo para não parar. Afinal, em família ou amigos, um estimula o outro. Sendo assim, proporcionar condições diferenciadas para que os alunos fechem um plano em grupo pode ser uma excelente opção de promoção de inverno para academia. 

Descontos progressivos para novos membros

E para tudo ficar ainda melhor, que tal aumentar o desconto à medida que os alunos indicam novos membros para treinar no seu espaço? Essa é uma forma de conquistar mais clientes e ainda reconhecer aqueles que contribuem com o sucesso da sua academia, fortalecendo a fidelização. 

Pacotes de treinamento especializados para o inverno

Quase todo mundo tem o seu projeto verão. Mas que tal lançar um projeto de inverno? Incentivar que os seus alunos criem metas específicas, como perda de peso ou fortalecimento da imunidade para esse período pode ser uma excelente forma de garantir a retenção. 

Incentive a participação em aulas experimentais

Já que manter a rotina de treinos pode ser mais difícil no inverno, outra dica é convidar seus alunos a experimentarem aulas diferentes. Começar algo novo pode ser um estímulo para sair de casa mesmo no frio. E, com isso, você cria oportunidade para aumentar a receita da sua academia. 

Organizando desafios fitness de inverno

Desafios e competições são sempre ótimas dicas para engajar os alunos. E a dica aqui é: quanto mais difícil for o desafio, melhor deve ser a recompensa. Dessa forma, para que os alunos continuem sua rotina de treinos durante o inverno, planeje algo realmente atrativo e lembre-se de evidenciar os alunos que toparem participar!

Recompensas e programa de fidelidade para o inverno

E, falando em recompensa, um programa de fidelidade, que reconhece os alunos que permanecem treinando durante o inverno, também pode ser uma boa dica para estimular a retenção. E para deixar tudo “no clima”, busque recompensá-los com itens relacionados à estação, fortalecendo a memória e experiência criada nessa iniciativa. 

Crie campanhas de marketing digital para divulgação das ações e promoções de inverno na academia 

Para que todas essas dicas de promoção de inverno para a academia tragam os resultados esperados, é preciso que elas cheguem até os alunos e potenciais clientes. E investir em campanhas de marketing digital, seja com o disparo de e-mails, produção de conteúdo nas redes sociais ou anúncios pagos, pode ser uma excelente estratégia. 

Isso porque o marketing digital tem potencial de alcançar um público-alvo mais segmentado, trazendo resultados mais eficientes. Ou seja, você pode focar os seus anúncios no objetivo de retenção de alunos ou na aquisição de novos clientes durante o inverno. 

Mas aqui vale um cuidado. Afinal, apesar de prometer bons resultados, ainda trata-se de um investimento. E momentos de baixa nem sempre são propícios para investir. Por isso, é preciso garantir uma gestão adequada a longo prazo para ter certeza de que esses recursos não serão necessários em outro lugar. 

Conclusão: mantendo a academia ativa durante o ano todo

Mais do que criar uma promoção de inverno para academia, o sucesso dos seus resultados está na gestão e controle do seu negócio fitness durante o ano todo! Por isso, além de seguir as dicas compartilhadas neste artigo, queremos que você conte com o Sistema Tecnofit para apoiar o gerenciamento da sua academia de forma simples, personalizada e eficiente! 

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O Blog da Tecnofit está recheado de artigos relacionados à fidelização dos alunos em qualquer época do ano, seja por meio de estratégias de marketing, promoções ou aulas temáticas, por exemplo. Confira algumas opções para continuar a aprender sobre o assunto: