O universo de marketing e vendas, seja ele físico ou online, conta com uma série de ferramentas para trabalhar cada produto ou serviço, mercado e público-alvo. Um exemplo disso é o funil de vendas para negócios fitness.
O funil de vendas é um modelo muito usado para desenhar e ativar a jornada de relacionamento com um potencial cliente, com ações específicas para cada um dos pontos de contato do consumidor com a empresa, desde o momento em que ele desperta o interesse pelo produto ou serviço, até o pós-venda.
Trata-se de um funil exatamente pelo fato de precisarmos segmentar o público-alvo a cada fase desse relacionamento. Em um primeiro momento, em geral, buscamos impactar uma audiência muito maior – e a cada passo dessa jornada, os esforços de comunicação, marketing e vendas são segmentados apenas para os verdadeiros potenciais clientes – que em determinada etapa do processo, chamamos de “leads”.
Neste artigo, contamos um pouco mais sobre como funciona um funil de vendas para negócios fitness e como aproveitar o melhor dessa ferramenta para maximizar os resultados da sua empresa. Acompanhe para saber mais!
Principais fases de um funil de vendas para negócios fitness
Na literatura é possível encontrar funis de vendas com quatro, seis, sete, e até nove fases. Tudo depende da complexidade e dos objetivos esperados na estratégia em questão. No entanto, em geral, podemos dividir um funil de vendas para negócios fitness em quatro principais etapas. Abaixo, detalhamos cada uma delas:
Atrair
O primeiro passo de um funil de vendas para negócios fitness é atrair a atenção do potencial cliente ou aluno, seja por meio de redes sociais, pesquisa orgânica, ou anúncios, por exemplo.
O objetivo é fazer com que mais pessoas conheçam seu estabelecimento. Por isso, o alcance a ser considerado tende a ser muito maior – afinal, sabemos que nem todos vão, realmente, contratar um plano no final dessa jornada.
Mas a primeira fase do funil de vendas para negócios fitness também não significa que você deve “atirar para todos os lados”. Muito pelo contrário, afinal, atrair potenciais clientes de forma errada, além de caro, pode ser totalmente inefetivo. Por isso, é importante considerar:
Público-alvo
No plano de negócios, você provavelmente definiu qual é o público-alvo da sua empresa, o qual deve ser considerado para atrair as pessoas para o funil de vendas.
Canais de marketing
Conhecendo o público, o segundo passo é identificar quais são os canais de marketing mais eficazes para ele. Isso pode ser feito por meio da criação de personas, pesquisas com seus clientes e até mesmo estudos de mercado.
Vale dizer que as opções são variadas: desde e-mail até anúncios pagos em sites de buscadores, como o Google, por exemplo. Por isso, quanto mais assertivos forem os canais, melhores serão os resultados.
Criação de conteúdo
É aqui que começa a ação, de fato. Afinal, é por meio da criação de conteúdo de qualidade, que promove conexão com o público-alvo, que essas pessoas serão atraídas para os canais de comunicação com o seu estabelecimento. A dica aqui é planejar uma série de conteúdo relevante, fortalecendo também o seu posicionamento como marca especialista no assunto.
SEO
Na hora de distribuir o conteúdo para o público-alvo, é possível investir em anúncios direcionados, em campanhas para aumentar os seguidores das suas páginas ou implementar estratégias de SEO para aumentar a visibilidade orgânica do seu negócio.
Segundo um levantamento do Hubspot, 75% das pessoas que fazem pesquisas no Google param na primeira página. E as estratégias de SEO (Otimização de Mecanismos de Busca), entre outras coisas, servem justamente para garantir um excelente posicionamento dos seus conteúdos nesses buscadores.
Ofereça algo em troca do contato do seu lead
Cada vez mais as pessoas têm se preocupado em dividir seus dados pessoais com empresas e organizações, principalmente pelo alarmante cenário de crimes cibernéticos. Por isso, dificilmente sua empresa conseguirá o contato do seu público-alvo sem garantir o tratamento correto desses dados, via LGPD, e sem oferecer algo em troca.
A dica aqui é ofertar algo que realmente faça sentido para receber um lead, como um cupom de desconto, materiais ricos ou brindes, por exemplo.
Converter
Falando em lead, a segunda fase do funil de vendas para negócios fitness consiste justamente na transformação de um potencial cliente em um lead. Ou seja, alguém que, além de demonstrar interesse no estabelecimento, aceitou dividir os seus dados em troca de mais informações.
Sendo assim, essa etapa tem como objetivo atuar na manutenção do contato, até que possa ser realizada uma venda.
Qualificar leads
Um dos principais passos para converter um potencial cliente em um lead é a qualificação desses contatos. Para isso, são usados critérios relacionados à disposição e prontidão para compra. Em geral, eles são classificados em quente, morno ou frio – e há uma estratégia específica para cada um desses grupos.
Nutrição e educação de leads
Com os leads qualificados, é importante planejar uma sequência de ações com o objetivo de nutri-los com informações sobre os seus produtos ou serviços. Podem ser enviados e-mails, mensagens ou outros formatos de conteúdo com detalhamentos relacionados às modalidades oferecidas, opções de planos, formas de pagamento, entre outros.
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Incentive a conversão
Além de enviar informações específicas sobre o seu estabelecimento para os leads, é interessante estimular a jornada para a venda. Isso pode ser feito por meio do oferecimento de uma aula experimental, avaliação gratuita, desconto ou promoção especial, por exemplo.
Aqui é interessante usar gatilhos mentais para promover, principalmente, sensações de urgência e exclusividade – a fim de estimular o relacionamento com o lead.
Canais específicos de conversão
De acordo com o objetivo de conversão e “moeda de troca” disponível, é possível criar canais específicos para o contato ainda mais direcionado para determinados leads. Por exemplo: uma landing page com um formulário para fazer o download de um e-book com dicas fitness ou uma página que oferece cupons de desconto para a matrícula de modalidades específicas.
Vender
A terceira fase do funil de vendas para negócios fitness contempla a venda em si. É o momento de esclarecer todas as possíveis dúvidas e alinhar expectativas.
Aqui podem ser realizadas negociações e outras formas de contato ativas com o lead qualificado, a fim de converter para a realização da matrícula. Por isso, a responsabilidade da manutenção do relacionamento pode ser transportada para o time de vendas da sua empresa.
Apresente seus produtos
Neste momento, não podem restar dúvidas! Por isso, encontre maneiras de apresentar os produtos e serviços da sua academia, box ou studio de forma clara e convincente, oferecendo soluções que se conectam com as necessidades e expectativas do futuro cliente.
Crie processo de vendas eficiente
Capacite os profissionais da sua empresa para que sigam um processo de vendas eficiente, que facilite a conversão e promova uma excelente experiência mesmo antes da compra.
Opções de pagamento
Certifique-se que o potencial cliente não deixe de converter por conta da uma opção de pagamento não existente – busque oferecer alternativas completas para atender as necessidades mais variadas, seja no formato ou nas condições de pagamento.
Upsell e cross-sell
O momento de negociação é ideal para implementar estratégias de upsell e cross-sell com o objetivo de aumentar o ticket médio. Upsell consiste no oferecimento de versões avançadas ou mais sofisticadas do serviço. Enquanto cross-sell refere-se à venda de produtos ou serviços complementares.
Fidelizar
Engana-se quem pensa que a jornada do funil de vendas para negócios fitness acaba com a venda de um produto ou serviço. Afinal, o segredo do sucesso desse tipo de empresa normalmente está na fidelização, processo que começa, justamente, no pós-venda!
Programa de fidelidade
Esse tipo de programa é indicado para recompensar clientes frequentes, que pagam a mensalidade em dia, investem em diferentes produtos e serviços, renovam a matrícula todos os anos, entre outros. É possível premiá-los com pontuações para troca de produtos, descontos ou outros benefícios, promovendo a fidelização.
Benefícios exclusivos
Os clientes fidelizados também podem ser recompensados com outros benefícios exclusivos, como a aula de determinada modalidade de forma gratuita, brindes personalizados do estabelecimento, entre outros.
Relacionamento
Mais do que o reconhecimento físico, também é fundamental manter um relacionamento constante com essas pessoas, compartilhando informações úteis e importantes sobre o estabelecimento e as vantagens de fazer parte, como cliente.
Escute seu cliente
Outra forma de fomentar a fidelização é promovendo a melhor experiência possível para os seus alunos. E uma das dicas para garantir isso é por meio de pesquisas de satisfação e feedbacks, como é o caso do Termômetro de Satisfação, uma das funcionalidades do Sistema da Tecnofit, a partir da pesquisa de NPS.
Funil de Vendas dentro do Sistema Tecnofit
Falando em funcionalidades do Sistema Tecnofit, chegou a hora de apresentar um recurso disponível no Tecnofit PRO: o Funil de Vendas. Por meio dele, é possível organizar e dar ritmo ao atendimento e nutrição de potenciais alunos.
Na última atualização, além de ser possível adicionar novas colunas (e sua ordem) ao funil, também é permitido personalizar os nomes dos leads, tornando a ferramenta cada vez mais eficiente e personalizada para cada modelo de negócio.
Conclusão
Com este artigo foi possível entender um pouco mais sobre as vantagens e importância do funil de vendas para negócios fitness. E, de quebra, ainda compartilhamos uma dica bônus ao usar a plataforma da Tecnofit para garantir resultados ainda melhores com essa ferramenta.
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